sábado, 8 de maio de 2010

[Review] 9x20 #Hostage


Minha resenha de hoje será mais curta. Não pelo episódio ter sido ruim. Nada disso. Foi bom, embora morno. Não teve muito a acrescentar, a não ser as revelações sobre Martha Kent ser a Rainha Vermelha (EU DISSE!) e o que o Livro de Rao pode fazer. Confirimos também a volta de mais dois personagens: Perry White e Maxwell Lord.

Bem, o episódio começou com Clark descobrindo que o Livro de Rao havia sumido do lugar onde Jor-El o deixara (em "Kandor"). Além de estar atarefado com o problema envolvendo os kandorianos, Clark acabou tendo uma pequena discussãozinha com Lois. Desentendimento esse que foi interrompido pela chegada surpresa de Mamãe Kent e seu novo namorado, Perry. O encontro dos dois casais já foi constrangedor, pra não falar no jantar. Houve de tudo: gafes, piadinhas, indiretas e até o rompimento de Clois. Clark ainda tentou conversar com Lois, mas a repórter está mesmo com dificuldades pra levar adiante tanto seu namoro como o abandono de seu super-herói preferido.





Com isso, percebemos que as coisas entre Martha e Perry não tudo maravilhas. Martha ainda não esqueceu seu finado marido. Jonathan Kent é um fantasma que ainda vive dentro dela, assim como podemos afirmar que é uma das forças motivadoras de Clark no seu dia-a-dia. A conversa entre mãe e filho no celeiro foi legal. Relembrar, juntamente com a senadora, aqueles momentos agradáveis em família das primeiras temporadas foi muito bom. Me emocionei de verdade quando apareceram as luvas de Jonathan no celeiro e, mais tarde, Perry de costas vestindo a jaqueta do Sr. Kent. E a frase de Martha sobre as coisas não serem mais como eram antes e jamais voltarão a ser resume bem aquilo que alguns fãs da série TEM de entender: aquela fase inocente e ingênua das primeiras temporadas se foi. "Smallville" criou sua própria mitologia? Criou. Mas respeitando vários pontos da mitologia e sendo mais épico do que jamais foi em todos esses anos. Portanto esqueçam o Clark ingênuo do colegial, suas preocupações com futebol, provas finais, freaks e seu conturbado relacionamento com Lana Lang. O que temos hoje é Clark Kent repórter em Metrópolis, aceitando seu destino, namorando Lois (ou "estava", pelo menos) e a um passo de definitivamente se chamar Superman. Quem não entende isso, não conhece e nem aprecia o personagem de Superman, e portanto está assistindo a série "errada".





Com o trailer da semana passada e a presença de Martha, com a trama ainda abordando a busca pela Rainha Vermelha, tava na cara que era a Martha (EU DISSE!). Afinal, ainda não sei exatamente o que pensar disso. Não pelo fato de se distanciar da HQ (saibam que nas HQ's TUDO é possível!), até porque depois dos finais de Lana e "Jimmy" na 8ª temporada, espera-se de tudo, até Chloe ser a Lois, Lois ser a Cat Grant, Clark o Batman e Oliver o aprendiz de Clodovil. Mas as cenas envolvendo a Chapeuzinho Ver...ops, digo, a Rainha Vermelha ficaram muito forçadas. Ora, Martha Kent, ex-dona de casa e fazendeira, mulher frágil e dócil virar uma agente secreta pulando telhados e combatendo Xeque-Mate? ¬¬ Acho que não precisava toda aquela pompa, um casaquinho e saia vermelha (sem capuz e etc) com uma postura mais "senadora" já bastava. Mas não...ainda bem que meu medo não se concretizou e Martha também não voou (afinal, todos voam, menos Clark). Só não foi mais forçado do que Clark descobrindo que sua mãe era a Rainha (e afinal, pra que não se revelar pro filho naquela cena do carro?)




Ok, foi muito bom ver Martha em cena (as cenas como "Martha", é claro) e como ela disse, eu espero que se cumpra: "Voltarei em breve, meu filho".
Acho que a relação dela com Perry foi apenas desculpa para os dois ressurgirem juntos na série e, na próxima vez que um deles aparecer de novo, não creio que estarão juntos.

E por falar em Perry, gostei da volta dele também. Desde a conversa dele com Clark até sua parceria com Lois para decifrar o mistério do Livro de Rao, o personagem agradou e gostaria muito que ele retornasse fixo (ou em alguns episódios, pelo menos) na 10ª temporada. Foi bom ver citações de sua primeira passagem na série (Smallville adora SE homenagear) como quando Perry diz a Clark que não bebe mais por causa dele, ou quando ele acaba na mesma posição fatal da 3ª temporada, pendurado e ainda relembra: "Foi o que eu fiz da última vez". Aliás, Perry cumpriu sua promessa a Clark na 3ª temporada "dando uma mãozinha no Planeta Diário", e assim recolocando ele e Lois em suas vagas no jornal.





A parceria entre Perry White e Lois Lane foi bem legal. Só não entendi até agora como os dois sabiam sobre o Livro de Rao? Rainha Vermelha? É muito informação pra esse povo!
Como disse antes, seria legal ver Perry outras vezes. Não sei o que a 10ª temporada reserva, mas com certeza os fas adorariam ver Michael McKean outra vezes, seja em ação ou apenas mandando em Lois ou Clark.








Outro que deu as caras novamente foi Maxwell Lord. O Rei Negro voltou, mais ousado e próximo do que vimos na saga "Crise Infinita" da DC Comics. As cenas envolvendo ele, Tess e o falso Oliver ficaram muito boas. Cenas cheias de adrenalina. Gostei do modo como as cenas foram produzidas com fúria. Ficou parecendo um blockbuster de ação ou até um game de PS2, por exemplo. Ah, só olhando pra você me entender. Espero ver Max, Amanda e Xeque-Mate de volta na 10ª temporada, alé de algum outro supervilão!












Enfim, foi um bom episódio. Reviveu lembranças do passado da série e trouxe alguns novos ingredientes para o final da temporada. Clark descobriu que sua mãe era a Rainha Vermelha e, com isso, ganhou o Livro de Rao, que, segundo Martha, pode transportar todos os kandorianos para outra dimensão, porém isso o levará junto, pois Clark também é kryptoniano. Talvez seja esse a grande escolha que os produtores se referiram. Mas como conhecemos bem o Clark, ele vai preferir isso a ter que matar Zod. Aliás pena que Zod não apareceu. Ficou parecendo um buraco entre o final espectacular de "Sacrifice" e a aguardada season finale "Salvation". Também vimos nessa temporada um pedido de desculpas de Chloe para Clark, por todas as vezes que mentiu para ele, e também vimos que a Torre de Vigilância está ON novamente. Ok, uma arma a mais contra os kandorianos.









É isso. Sem mais delongas. Que venha "Salvation"! (E LOGO!)

NOTA 3,5/ 5

11 comentários:

mrhide disse...

3,5 esta blz

Anônimo disse...

Foi bacana a conversa de Chloe e Clark.
Depois dela, dá pra ver que é Chloe que morre no fim da temporada.

mrhide disse...

agora quem nao quer q. ela morra sou eu

justhlollie disse...

Sinceramente?Esperava mais do penúltimo ep da temporada.
Não que tenha sido ruim, mas ele tem mais cara de meio de temporada que final.

Sei lá, é que estou com tantas expectativas pra esse season finale, que acho que foi até melhor, pra dar uma baixada de bola.

Depois da 8º temporada, onde teve o décimo ep digno de um ultimo episódio sendo melhor que o próprio, melhor ficar esperta.

Mas falando sobre o 9x20. Pra mim a unica coisa que salvou foi a conversa Chloe e Clark. Chloe se dando conta de que tem que ter uma vida além da Torre de Vigilância (graças a Oliver, Ah)e o que Clark disse foi muito legal, mesmo achando que faltou da parte dele um pedidinho de desculpas. Afinal Chloe perde o marido e ele que fica ofendido. Mas ok!Valeu assim mesmo.

mrhide disse...

eu acho q foi proposital por causa do filme do homem de ferro, tanto é q já no clip do epsidio mostrava quem era a rainha vermelha, assim o espectador nao perdia nada

justhlollie disse...

Será que foi isso?Poxa.
Podiam ter parado então uma semana...Não, não, não, quero ver o season finale logo, bola pra frente.

Mais sabe o que eu acho?Que podiam ter dado uma enxugada na história. Ficou muita coisa junta e sem ser dinâmico. Seria legal se tivesse mostrado de cada lado a procura pelo livro, Zod e Clark, deixando o gancho pro ultimo ep.

Anônimo disse...

Ohh, mrhide, tambémn não quero que Chloe morra não.Acho que as cenas mais reflexivas dessa temporada foram justamante as conversas dela com Clark.MAs agora que ela é importante pro Clark, pra Oliver e pra Lois,acho que a morte dela trará mais impacto num fim de temporada ou se não no capítulo 200.

mrhide disse...

aff q bi polaridade Rob kkkk , veja bem acho q foi proposital sim. tidpo qdo a onda recua antes do tsunamie q espero que seja o proximo episodio.

Chloe morrer? não creio ela tem muito seguidores devotados e acho q até ela merece uma serie sé dela. tipo Chloe e os super caras

Isma-El Kavallera disse...

Não acredito que Chloe morre (quem dera!)...Esse enrola-enrola é só pra causar...não matam ela nunca ¬¬

Acho que nessa quem vai é a Tess, mas não aposto todas as fichas nela. Essa "morte" tá muito misteriosa...

justhlollie disse...

hahaha...se fosse para escolher pela qualidade poderia ter esperado uma semana, mas estou tão ansiosa pelo season finale que deixo de ligar tanto assim.

Ai eu concordo com vc, Chloe merecia um spin off dela. As vezes Clark me da nos nervos e já falei pra umas amigas que assistem que ela devia levar Oliver o resto da Liga e deixar Clark pra lá.

Sério se Chloe morrer eu deixo de assistir Smallville. Mas ainda tenho a teoria de que no fim, seja quando for, vão dar outra identidade pra ela.

mrhide disse...

bom na verdade ela deve ir p o 24 h kkkkkkk
bom vc tem q ver q a serie tem muitas liberdades entre elas CK sem óculos

tambem acho q se ela morrer muita gente para de ver, para mim tanto faz

o misterio q é legal