quinta-feira, 13 de maio de 2010

[Especial] Clark e os kryptonianos - Parte 3


Chegamos ao fim do "Especial Clark e os krtptonianos", mostrando os principais encontros do Superman com seus conterrâneos em diferentes mídias (cinema, TV e HQ). Mas não fique triste. Amanhã, confiram no blog um dossiê especial sobre o General Zod!

"Nova Krypton" é um arco de histórias do Superman escritas por Geoff Johns, James Robinson e Sterling Gates com arte de Gary Frank, Alex Ross, Renato Guedes, Igle Jamal e Pete Woods e publicado pela DC Comics. O arco é um cruzamento-entre-títulos publicados em Action Comics, Superman e Supergirl.

A história se passa logo após o arco "Braniac" (de Geoff Johns e Gary Frank) e apresenta o Superman tentando lidar com a morte de seu pai adotivo, Jonathan Kent, e ao mesmo tempo lidar com 100.000 kryptonianos vivendo na Terra como resultado do arco "Brainiac". Esta história juntou um mix nas revistas Action Comics, Superman, Supergirl e como parte dos seus planos coletivos da DC Comics para o Superman e seu elenco de personagens ao longo de 2008. Os acontecimentos desta história levam diretamente para a segunda parte dessa saga, publicada em 12 edições, intituladas "Superman: World of New Krypton".

NOVA KRYPTON


Na sequência dos acontecimentos dO arco "Brainiac", toda a cidade de Kandor agora reside perto da Fortaleza da Solidão, no Pólo Norte, povoada por 100 mil Kryptonianos .

Embora atordoado com a morte recente de seu pai adotivo, Jonathan Kent, Superman tenta ajudar os kryptonianos em sua adaptação com o resto da Terra, algo que muitos poucos Kryptonianos parecem interessados. Liderando esta colônia estão Zor-El e Alura, pais da Supergirl.

Após primeira reunião entre o presidente dos Estados Unidos (George W. Bush) e uma delegação de Kandor ser interrompida pelo surgimento de Apocalypse (Doomsday), Zor-El e Alura formam uma força-tarefa determinada a deter qualquer ameaça futura contra Kandor, capturando os piores vilões do Superman e aprisionando-os na Zona Fantasma. No entanto, vários policiais humanos são mortoss quando eles se recusam a entregar o Parasite, o que irrita o Superman.

Ao mesmo tempo, Lex Luthor, que tem sido recrutado pelo general Sam Lane (pai de Lois Lane) para travar a "invasão de Krypton", ganha o controle de Brainiac e libera seu exército de robôs de dentro das profundezas da sua nave, indo diretamente contra Kandor. Durante a luta, Metallo e Reactron, que estão trabalhando para Lex Luthor e o General Lane, são levados até Kandor como cavalos de Tróia, contendo kriptonita. Reactron consegue matar o pai da Supergirl, Zor-El.

Cheia de raiva, Alura declara guerra contra a humanidade. Os membros da Liga da Justiça e Sociedade da Justiça chegam a Kandor, liderados pelo Guardião Dourado, exigindo que a cidade entregasse aqueles que assassinaram os policiais, evitando assim um confronto indesejado. Porém, não é isso que acontece e a guerra explode, com Superman bem no meio dela. Isso tudo so termina quando os cientistas kryptonianos gerenciam a utilização da tecnologia de Brainiac para levantar Kandor pra fora da Terra e criar um planeta totalmente novo debaixo dela, chamado "Nova Krypton", do outro lado do sistema solar, em frente à Terra e, portanto, oculto pelo sol.

Alura diz a Superman que ele não é bem-vindo em New Krypton. Supergirl vai embora com sua mãe para Nova Krypton. No final, Alura liberta o General Zod da Zona Fantasma para ajudá-la a conduzir seu povo.

-------------------------------------------
O novo planeta Krypton é criado por cientistas kryptonianos supostamente usando a tecnologia de Brainiac, juntamente com a tecnologia de crescimento de cristais de Krypton, um planeta a crescer abaixo da cidade de Kandor, que reside debaixo de um campo de força.

O próprio planeta é muito parecido com o Krypton de Superman:O Filme, uma vez que é um planeta inteiramente coberto de gelo, com uma cidade em cima de uma camada do Pólo Norte.

Sua posição, no nosso Sistema Solar, em oposto a Terra, escondido pelo sol, vem da década de 1940 na rádio-bnovela do Superman.

Também é inspirado na Rokyn pré-crise, que também foi restaurado pelos kandorianos. Ao contrário de New Krypton, Rokyn orbitou o sol vermelho, assim os seus habitantes não têm superpoderes.
------------------------------------------------

O MUNDO DE NOVA KRYPTON


Originalmente, esta série seria escrita por Andrew Kreisberg. No entanto, pouco antes da primeira edição ser lançada, Kreisberg desistiu do título, a fim de se concentrar em seu trabalho como roteirista na série de TV Fringe, assim como seus outros compromissos nos quadrinhos de "Green Arrow/Black Canary". Ele foi rapidamente substituído por James Robinson e Greg Rucka, que simultaneamente assumiram as revistas "Superman" e "Action Comics".

Durante todo o ano de 2009, "World of New Krypton" foi o único título da DC Comics que o Superman apareceu, deixando "Action Comics" sob o comando de Asa Noturna (Chris Kent) e Flamejante, e o Guardião Dourado e Mon-El em "Superman".

Logo na 1ª edição da série, Superman, aparentemente, concorda com sua tia Alura em renunciar à sua fidelidade à Terra e rompe os laços humanos para viver em Nova Krypton com o seu povo. Antes, ele instrui seu amigo Mon-El a "assumir para ele", e tem conversas com o Guardião e Jimmy Olsen antes de viajar para Nova Krypton. Superman pretende viver entre os Kryptonianos, na esperança de aliviar as tensões com a Terra e ensinar os kandorianos a utilizar os seus poderes com responsabilidade.

Quando ele chega no planeta, ele recebe uma recepção morna dos membros das forças armadas de Krypton. Ele é abertamente recebido por Alura, que lhe pede para escolher um clã, ao qual será identificado, enquanto estiver no planeta. Enquanto ele está decidindo isso, lhe é revelado que o General Zod foi libertado da Zona Fantasma e é louvado como um grande líder e um herói. E mais: Zod é chefe das forças armadas de Krypton. Quando Superman o encontra, Zod sustenta que ele não tem mais nenhum motivo para odiá-lo, uma vez que os demais kandorianos já o aceitaram. Ao decidir qual clã irá se registrar, Superman atacado pelo ex-amigo de seu pai Jor-El e discípulo de Zod, o lobotomizado Non. Superman derrota-o rapidamente, e torna claro a todos que, enquanto os Kryptonianos são hostis e estão em constante aprendizado de seus poderes, ele teve anos para equilibrá-los e demonstra-se com habilidade de combate muito superior e controle absoluto de seus poderes.

Quando Alura pergunta a seu sobrinho que clã ele escolheu, o homem de aço admite que não está confortável em nenhum. No entanto, Zod o declara membro do Clã Militar e lhe atribui o posto de comandante. Comandante El é designado para o comando dos "Red Shard", uma unidade responsável pela aplicação da lei e da defesa civil. Sua 2ª em comando é a tenente Asha Del-Nar, com quem desenvolve uma admiração e amiazde. Juntos, eles recrutam membros para sua nova unidade, dentre eles Non. Através das edições, vemos novas facetas que do Superman que nunca haviamos visto antes em suas aventuras na Terra. Ele realmente incorpora o espírito de liderança e não só age com pulso firme diante de seus sbordinados, como revela-se um ótimo estrategista e um verdadeiro embaixador da paz. É muito divertido vê-lo comandando sua tropa em missões de reconhecimento, como quando confrontam um bando de animais selvagens que ameaçam uma colônia kryptoniana, quando lidera o exército kandoriano numa defensiva contra os thanagarianos, ou quando Kal-El serve de mediador numa revolta da cidade. Nessa questão, um membro do Clã Trabalhista sequestrou membros da liderança de Nova Krypton, incluindo Alura. O Comandante Gor, responsável pela morte de vários policiais em "New Krypton", chega com seu pelotão e ameaça matar a todos no local se o reféns não forem libertados. Superman tenta convencer o General Zod a não permitir que o comandante Gor execute os prisioneiros do Clã Trabalhista. Zod é implacável, mas acaba cedendo. Como sinal de boa fé, Superman se permite ser atingido com a energia solar vermelha de um rifle Archer, que anula os seus poderes por trinta minutos. Superman vai para a Gala, onde o líder trabalhista, Tam-Ou, mantém o governo provisório em cativeiro. Kal-El apela para sua tia, Alura, e pede-lhe para considerar as necessidades do clã, em troca da liberação dos reféns. Tam-Ou acaba pedindo apenas que os membros do Sindicato do Trabalho tenham tempo para descansar e ver as suas famílias, ao invés de trabalharem como escravos dia e noite. Alura finalmente concorda em considerar o pedido e a situação é resolvida. Assim, Comandante El consegue resolver a situação pacificamente antes do prazo dado por General Zod. Comandante Gor, no entanto, não acata a ordem de Zod para se retirar e dispara um tiro destinado a Tam-Or, que é apanhado pela Supergirl antes que ele possa atacar seu alvo. Comandante El retorna à sede do Clã Militar e atualiza Zod sobre os acontecimentos. Comandante Gor, tendo nutrido uma antipatia pelo Superman já há algum tempo, dá um chute nas costas dele. Pelo protocolo do Clã Militar, um duelo oficial é declarado. Uma vez que ambos os comandantes têm super poderes, Kal-El confia em seu treinamento de combate e vence Gor.




Outras histórias se sucedem como quando Kal-El é preso por Zod sob acusação de traição e levado a julgamento perante o Conselho. Ali, ele descobre uma conspiração orquestrada por Zod para pôr à prova a sua lealdade para com Nova Krypton. Ao final dessa situação, o povo aplaude o Comandante El, porém um rebelde dispara contra Zod, que cai mortalmente ferido diante de toda a cidade. Enquanto a cidade entra em polvorosa devido ao ocorrido, Zod nomeia Kal-El como General provisório, que sai com alguns soldados em direção a Terra, atrás do terrorista, que, na verdade, está metido em um complô com o General Lane para causar uma guerra devastadora contra Nova Krypton. A rápida visita do Homem de Aço ao seu planeta adotivo marca a aprição de seu uniforme clássico vermelho e azul e um encontro com Lois.


Assassinatos. Conspirações. Traição. Política. Guerra. Tudo isso são ingredientes para o bolo que é "World of New Krypton". As participações de outros personagens DC como o Lanterna Verde Hal Jordan e Adam Strange ajudam a aumentar a tensão envolvendo a misteriosa ameaça por trás dessa saga. Tam-Ou é o principal suspeito de um assassinato. General Zod (já recuperado) não acha que ele é culpado. Há muita conversa sobre "a análise da trajetória" e "o trabalho dos clãs", além de uma misteriosa praga (doença) com que se preocupar. Claro, é tudo apenas uma distração da trama principal, que é sobre as maquinações políticas que envolvem Zod e o Conselho, tentando fazer com que Kal-El seja visto como um traidor.

Temos de dar crédito a Greg Rucka e James Robinson, que fizeram de General Zod um personagem muito interessante. De um vilão frio retratado por Geoff Johns, Richard Donner (diretor de "Superman: O Filme") e Adam Kubert no arco "The Last Son" (O Último Filho) em "Action Comics" até aqui? Pela primeira vez vimos um lado completamente diferente do General Zod que nunca tivemos antes. Observar o Superman e Zod ganharem respeito um pelo outro era a parte mais inesperada de "Superman: World of New Krypton".

O desfecho dessa saga na edição nº 12, com a resolução dos assassinatos e um quebra-pau rolando solto, serve também para preparar o terreno para "Superman: Last Stand of New Krypton", próxima mini-série que concluirá a saga do Superman fora da Terra. Uma experiência interessante, sem dúvida, que figura entre os clássicos do Homem de Aço e deixa o gostinho de quer-mais.

3 comentários:

ednilson disse...

pra se ver como cada superman tem uma mitologia diferente tanto nos hqs quanto nos cinemas ou séries de tv e olha k nunca abordaram toda essa saga completa por isso sempre acho k smallvile é diferente em varios pontos já pensou se fosse abordar td isso aki descrito? haja efeitos especiais e dinheiro pra bancar isso td, quem sabe algum dia, alguém com dinheiro suficiente keira fazer isso td mas só o tempo dirá, e por isso k num reclamo de smallvile num acompanhar 100% da história do superman antes disso elogio pork smallvile marcou um nosso passo ou nova mitologia sobre o superman e esperar k esse ka-el ( tom welling) possa se tornar o grande super k todos esperam acontecer pork a série em si criou sua mitologia, seus personagens, lex, lana, pete, chloe, martha, jonathan, dentre tantos outros k passaram e deixaram sua marca nessa histótia fantastica chamada smallvile e k venha a 10ª, e tbm deixo meu agradecimento aos amigos desse blog k faz mt mais do k apenas colocar spoilers ou fatos e sim mostram verdades k pouco se encontra sobre esse k sem duvida é o maior herói de todos os tempos: SUPERMAN.

mrhide disse...

é

Unknown disse...

Simplesmente espetacular, mas até hoje não me acostumei com a idéia de Superman viver longe da Terra. Sou muito clássico, as histórias do Super na Terra me intrigam mais. Mas não há histórias do Super que não sejam boas?
Viva Shuster e Siegel!!!