quarta-feira, 12 de maio de 2010

[Especial] Clark e os kryptonianos - Parte 2


Dando continuidade a nossa série de especiais pré-"Salvation", vamos relembrar um conjunto de episódios da extinta série "Lois & Clark", onde sobreviventes kryptonianos criaram uma Nova Krypton e agora o Superman deve escolher a qual raça pertence. Lembrou alguma saga dos quadrinhos?

Os episódios em questão são justamente os dois últimos da 3ª temporada (3x21 "Through A Glass, Darkly" e 3x22 "Big Girls Don't Fly") e os dois primeiros da 4ª temporada (4x01 "Lords of the Flys" e 4x02 "Battleground Earth"). Apesar da série focar mais (bem mais) no relacionamento de Clark Kent e Lois Lane, transformando o Superman num personagem secundário, e não ter quase ligação alguma com as histórias do Homem de Aço, esse conjunto de episódios apresentou algo que ainda não havia sido explorado nos quadrinhos (até recentemente), uma colônia de sobreviventes kryptonianos e o fato de Kal-El ter de escolher apenas um lar. Mais tarde isso seria melhor explorado na mega saga quadrinística "New Krypton"/"World of New Krypton" (que está atualmente nas bancas brasileiras).


Em 3x21 "Through A Glass, Darkly", duas pessoas aparecem na vida de Lois e Clark. Tenente Ching (Jon Tenney) e Zara (Justine Bateman) estão testando a força do Super-Homem (Dean Cain) e sua moral. Quando os resultados são satisfatórios, eles concluem que ele é digno de ser "o único". Em 3x22 "Big Girls Don't Fly", Ching e Zara se revelam sendo Kryptonianos e revelam que estão aqui para trazer Kal-El de volta a Nova Krypton. Revela-se que um punhado de Kryptonianos conseguiram escapar antes de seu planeta explodir e se instalaram nu novo planeta (na verdade, uma enorme nave). No entanto, as famílias dominantes estão em conflito e Lady Zara e Lord Kal-El, já casados desde o nascimento (conforme a cultura kryptoniana), devem voltar para New Krypton para governar o planeta. Se não, Zara será forçada a se casar com Lord Nor (um militar inescrupuloso que, na série, é o equivalente ao General Zod). Essa situação deixa Clark e Lois (Teri Hatcher) com uma difícil decisão em suas mãos, devendo decidir em conjunto se ele voltaria para salvar seu povo, uma ação que poderia significar que ele não poderia ver Lois, nunca mais. É importante ressaltar que, nessa época, Lois e Clark já eram um casal, tendo inclusive ela descoberto seu segredo. Por fim, o senso de justiça prevalece e Clark concorda em encontrar seu povo a fim de salvá-los. O final do episódio mostra o Superman fazendo sua despedida no Planeta Diário e voando pela janela com Ching e Zara.


A 4ª temporada começa bem, com 4x01 "Lords of the Flys" mostrando Kal-El (trajando uma roupa preta) dentro de uma nave com Zara e Ching, aprendendo sobre sua cultura e seus costumes, antes de embarcarem na grande nave que serve de palácio da Nova Krypton. Aliás, para uma série que não apresentava efeitos especiais tão empolgantes quanto de "Smallville", as cenas onde aparece a tal nave são muito bem realizadas, não devendo nada para outras produções de TV como "Battlestar Galactica", "Star-Gate" ou "Jornada nas Estrelas".
Na Nova Krypton (que apresenta alguns aspectos como vestuário até bem medievais), Clark é recebido como rei, com todos os súditos se curvando perante ele (o que, obviamente, é algo que ele não gosta muito). Após a cerimônia de casamento entre ele e Zara, um mensageiro avisa que Lord Nor fugiu de Nova Krypton e está rumando com seu exército para uma conquista na Terra, começando com Smallville, Kansas. As cenas de invasão dos kryptonianos à Terra são até interessantes. Destaque também para a cena em que, apoiado por seu exército, Nor (Simon Templeman) fala aos cidadãos que tomou posse da cidade e manda-os se ajoelharem perante ele (se isso não te lembrou Zod...). Outra cena legal é quando o exército americano tenta deter Nor e seus homens e, com a visão de calor, dois soldados simplesmente evaporizam os soldados e também seus jipes e tanques, deixando vivo apenas o general.

Sob a ordem do Comandante Kal-El (bem parecido com Comandante El de "World of New Krypton", não?), Zara, Ching e alguns membros do Conselho de Kryton vão a Terra a fim de impedir os planos de Nor. Kal-El volta a ser Clark e visita Lois, que andava totalmentetriste com a partida de seu noivo. Os Kent (Eddie Jones e K Callan) são mantidos reféns por Nor e, imediatamente, Clark começa a traçar um plano para libertar os cidadãos. Porém, Nor descobre que Kal-El está na Terra e quando ameaça degolar Jonathan e Martha na frente de todos, Clark é obrigado a se revelar.


O desfecho acontece em 4x02 "Battleground Earth", quando Lord Nor consegue levar Kal-El a julgamento por caso de traição. Pior, Nor consegue provar que Kal-El e Zara não consumaram seu casamento e nem tem intenção de cumprirem com seu dever, além de uma conspiração para assassiná-lo (Nor). A sentença do Conselho para Kal-El é o banimento. Clark é preso numa câmara onde suas células serão desintegradas e espalhadas pelo univrso. Porém, quando o processo já está em andamento, Ching descobre uma falha no sistema judiciário de Nova Krypton, onde afirma-se que Clark tem o direito de desafiar Nor para um duelo.
O cenário pós-apocalíptico nas ruas de Metrópolis que serve de arena para o duelo do Superman (sim, ele volta a vestir o uniforme clássico) contra Nor foi bem montado. Aliás, para um série que apostava só no romance e deixava cenários e efeitos especiais um pouco de lado, caprichou nesse arco de histórias, sendo com certeza o melhor trabalho de produção da série.
Enquanto isso acontece, os militares tem outros planos. Eles estão convencidos de que o Kryptonianos tem um plano para dominar a Terra e decidem matar a todos, mesmo se o Superman também for ferido ou morrer. Por fim, o Superman consegue derrotar Nor com um golpe especial que aprendeu com Ching (Ching? Isso é nome de kryptoniano?).




Apesar de ser uma série instável, com poucos episódios prestáveis em suas 4 temporadas, este arco foi muito bem produzido e merece destaque na memória dos fãs do Homem de Aço. Entre as demais participações que aparecem nesse arco, vale destacar o ator Lane Smith, que, na opinião de muitos (e desse que vos escreve) é o melhor Perry White da história do Superman. Uma curiosidade: no episódio seguinte, aconteceria o casamento de Clark e Lois, conciliando com o mesmo evento que acontecia nos quadrinhos naquela mesma semana (mas isso já é assunto para, talvez, uma outra oportunidade).


Elenco:
Dean Cain - Clark Kent/Superman
Teri Hatcher - Lois Lane
Simon Templeman - Lord Nor
Justine Bateman - Lady Zara/Sarah
Eric Allan Kramer - Conselheiro Drull
Mark Kiely - Tenente Ching
JG Hertzler - Conselheiro Trey
Richard Grove - Coronel Cash
Lane Smith - Perry White
Justin Whalin - Jimmy Olsen
Eddie Jones - Jonathan Kent
K Callan - Martha Kent
Roger Daltrey - Taz
Dan Hildebrand - Ran
François Giroday - Jor-El

Direção:
Chris Long (3x21 "Through A Glass, Darkly")
Philip Sgriccia (3x22 "Big Girls Don't Fly", 4x01 "Lords of the Flys" e 4x02 "Battleground Earth")

Roteiristas:
Chris Ruppenthal (3x21 "Through A Glass, Darkly")
Eugenie Ross-Leming e Brad Buckner (3x22 "Big Girls Don't Fly", 4x01 "Lords of the Flys" e 4x02 "Battleground Earth")

5 comentários:

mrhide disse...

boa

ednilson disse...

esse seriado é legal sim assisti algumas vezes mas nunca até o fim e agora sabendo dessas novidades acho k posso aproveitar essa folga smallviliana de alguns meses pra baixar as temporadas desse seriado um tanto diferente desde seu 1º episódio, lex era cabeludo, mais velho, e o famoso desejo por lois e kerer saber sobre o superman, soa familia embora neste caso quanto a small tenha um lex careca e apaixonado ou obssecado por lana mas com a grande questão de sempre quem é clark kent e sem contar k foi apenas eu diria o basico nada de super vilões ou grandes inimigos apenas o casal k trabalhou juntos e depois soube do segredo mas esse final realmente merece ser assistido sem duvida vlw amigo por mais essa informação como disse nosso outro aki este blog tbm é cultura.

mrhide disse...

seriadinho fraco ...

Gustavo Delamarques disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gustavo Delamarques disse...

Esta série estreada na decada de 90, não foi convicente aos olhos do publico, este episódio "New Krypton" estava focado fora da história dos sobreviventes de krypton da cidade de Argo City tanto nas Hqs como no cinema. os nomes de kryptonianos estavam muito esquizitos também, vou dar um exemplo aqui:
* Todo nome masculino kryptoniano é apresentado em forma de hífen como ou 3 letras: Kal-EL, Kim-SO, U-Ban, Van-ZEE, Lar-VOR, Gor, Zod, Ak-VAr, Su-KA e etc.

* Nomes de mulheres kryptonianas, já é direto com sobrenome dos pais e dos maridos quando ficam viúvas:
Alura In-ZE, Byma Ru-THA, Kara Zor-EL, Kyra Hor-NO, Aethyr KAR, Morina ZEL, Lara Lor-VAN, Ilia O-fal e etc.
Apesar de smallvile ser uma série regular, ainda não atingiu o brilho sobre krypton, esperamos uma série futura para poder mostrar mais isso, sem fugir da tradição da história sobre krypton.