domingo, 2 de maio de 2010

[Review] 9x19 "Sacrifice"

NEM TODO SACRIFÍCIO GERA PAZ...AGORA É GUERRA!!!

A palavra "sacrifício" teve muitas abordagens diferentes nesse episódio. Já que quase todos os personagens no episódio se sacrificaram, simbolicamente, e alguns foram sacrificados literalmente.

Após os eventos do episódio 9x16 "Checkmate", Chloe fortaleceu ainda mais a Torre, sendo quase impossível invadi-la. "Quase" mesmo. Porque assim que Chloe passa pelos sistemas de segurança, ela é abordada com uma arma por Tess, que anda fugindo da Xeque-Mate. Tess diz que quer excluir os arquivos sobre os kandorianos, mas as duas se pegam no tapa de novo (e dessa vez Chloe teve sua revanche!)
Porém a briguinha de mulher gerou um incidente, que causou o desrregulamento da Torre, confinando as rivais dentro do prédio. Chloe acabou presa na própria armadilha.






Enquanto isso, vimos Clark e Oliver trocar algumas farpas também (será que todo final de temporada vai ser assim?). Clark conta que está atrás de Zod e pede a ajuda do Arqueiro, mas avisa para deixar Chloe fora disso, pois não quer colocá-la em perigo.
Parece que Clark ainda não curou o fato de Oliver ser um "assassino", mas o playboy afirma para o amigo que os kandorianos não são a única família dele na Terra. Isso aí!

Clark vai até o esconderijo de seus conterrâneos e presencia um ritual kryptoniano, no qual Faora parece ser o centro dele. Participa também desse ritual a irmã dela, Vala, que retorna após sua participação em 9x14 "Conspiracy". Após o término da "sessão", os demais kandorianos se retiram, deixando Faora a sós com Clark. O homem de aço, então, finalmente revela que Zod adquiriu poderes há semanas. Faora sente-se traída e chora. Clark então descobre o significado do ritual e percebe que Faora está grávida...de Zod. Uma traição que dói ainda mais, pelo fato de ter em seu ventre o filho de um tirano que destruiu seu próprio planeta e planeja destruir outro traindo seus irmãos.








Quem também anda sentido pela "traição" é o outrora nerd, agora agente durão Stuart "Stu", que após levar um tiro a queima roupa de Tess em 9x09 "Pandora", volta como um agente especial da Xeque-Mate (e por quem Amanda Waller parece nutrir uma admiração profissionalmente). Ah sim, que se diga, ele agora atende pelo nome Agente Phillip, e quer a todo custo pôr as mãos em Tess e consumar sua vingança, nem que para isso tenha de desobedecer as ordens da Rainha Branca!



Confinadas na Torre, Tess e Chloe acabam meio que se entendendo, com direito até a Tess dando conselhos a Chloe e torcendo por ela e Oliver. Mas o mais interessante dessa cena é quando descobrem que há um ship implantado no corpo de Tess, mas não um ship qualquer, pois quando Chloe tenta tirá-lo (fazendo um corte no ombro de Tess), descobrem que é algo que se move pelo corpo de acordo com batidas cardíacas e foi inserido pela Xeque-Mate. Já que, no amor e na guerra vale tudo, as rivais se unem para tentar uma fuga da prisão onde se encontram. E aqui Chloe terá de sacrificar algo pelo qual ela batalhou tanto e sabe que poderia ser de vital importância na guerra contra o mal: a Torre de Vigilância. Liberando resfriamento no sistema da Torre, elas congelam a porta de aço da Torre e a explodem, conseguindo assim escapar antes que os agentes da Xeque-Mate chegassem.








Um dos momentos mais esperados no episódio era o "confronto" entre Arqueiro Verde e Zod. Seguindo as pistas de Clark, o Arqueiro Verde invade a mansão Luthor atrás de alguma pista deixada por Tess ou os kandorianos. Nisso, se depara com a chegada de Zod, que matou um dos guardas da mansão, queimando o rosto dele. Após falarem sobre a Xeque-Mate, Zod convida o Arqueiro para se unir a ele contra o inimigo comum. Mas o herói, em resposta, mira seu arco no alien. Zod usa sua supervelocidade e com um soco joga o Arqueiro contra a parede (nem precisa dizer o quanto isso deve ter doído, né?)
Mas Zod também tombou, ao perceber que fora alvejado com um dardo de kryptonita na perna. Nas palavras do Arqueiro Verde: "Me ensinaram que a precisão é mais importante que a velocidade". Boa. Finalmente Oliver dá sinais de querer virar inteligente kkk











...apesar de que na cena seguinte ele marcou bobeira. Além de mostrar seu rosto para Zod (não que uma visão de raio X não ajude), Oliver se descuida ao falar pelo celular com Clark, e quando se vira...cadê Zod? Marcou bobeira, ô topera! Como ele acha que só um dardozinho vai deter Zod? E quando ele se depara com o vilão, Clark apenas ouve os gritos de seu amigo pelo telefone e corre supervelozmente. Ao chegar a mansão, Zod já fugiu e Clark encontra Oliver desmaiado, com um "Z" (não, não é Zorro) gravado com fogo no peito dele.





Bem, graças às informações obtidas na invasão de sistema da Torre de Vigilância, a Xeque-Mate localiza o esconderijo dos kandorianos. Após a saída de Clark, Faora exortava seu povo contra a tirania de Zod, quando foram surpreendidos pela invasão de Amanda Waller e seu capangas, que chegaram arrasando tudo, metendo o terror e rendendo os aliens. Faora tenta intervir e Amanda a chama para uma conversa a sós, enquanto dá sinal para seus homens liquidarem os demais (Vala está entre eles). Os kandorianos são encapuzados para a execução, mas o Borrão chega na hora, detendo os agentes e libertando Vala, enquanto pergunta onde está a irmã dela.







A sós, Waller revela que vários agentes já foram assassinados por alienígenas comandados por um Zod e que já passaram da linha de paz, tendo a guerra declarada entre os dois povos. Mas Faora está disposta a manter a paz, colaborando para o que for necessário. Nesse momento, Zod chega e de imediato arremessa Waller contra um carro (alguém lembrou aquela cena de Lex/Zod e Lionel em 5x22 "Vessel"?), deixando-a desacordada. O Borrão chega em seguida e arremessa Zod contra o prédio, mas o alien volta, afirmando que os humanos precisam ser punidos por sua injustiça. O Borrão se vira para conferir se Amanda está viva, e assim percebe, segundos depois, que Zod sumiu levando Faora consigo.






De volta à trama envolvendo Chloe e Tess, vemos as duas fugindo para o hospital, onde se escondem do Agente Phillips (Stu) e seus capangas. Em seguida, Chloe conta a Tess que o único jeito de deter o ship é parando as vibrações cardíacas de Tess. Em outras palavras, Chloe precisa matar Tess e depois ressussitá-la com atropina. Nas palavras da própria Chloe: "Você terá de confiar em mim!". Ok, algo meio arriscado, já que confiar em Chloe é quase o mesmo que confiar em Tess, Lex, Lionel, Hitler, o Diabo e etc. A loira ainda exita, mas acaba trazendo Tess de volta. (Depois alguns ainda dizem que Clark não exerce uma boa influência ¬¬).
Agora, quem terá de confiar é Chloe, já que Tess sabe os seus segredos. Acho que ambas terão de ficar de bico calado agora. E como, por ironia, disse Tess: "Você terá de confiar em mim!"








Levando Faora para seu antigo esconderijo, Zod a repreende por traí-lo e joga na cara que a salvou e dividiu sua cama com ela. Mas Faora não o vê mais com os mesmos olhos. O líder que ela considerava um herói, agora é o ser que ela mais enoja no universo. E vemos que Zod não tem escrúpulos, abraçando de uma vez seu lado mais sombrio e, quando Faora recusa se ajoelhar perante ele, o vilão a mata sufocada (alguém aí lembrou Anakin e Padmé em "Star Wars 3: A Vingança dos Sith"?)
Porém, após o ato, Zod descobre que Faora estava grávida, e a princípio, sente remorso, mas acaba usando isso em seu favor.






Zod espande sua raiva ao invadir a sede da Xeque-Mate, assassinando guardas e, por fim, disparando sua visão de calor contra Amanda e Stu, que correm para salvar suas vidas. A partir daí o que aconteceu com eles, não se sabe exatamente, apenas que o castelo foi destruído em chamas. E quando Clark, ao lado de Chloe, assiste o ocorrido na TV, ele expressa bem tudo o que o episódio deixou e aquilo que o restante da temporada abordará: "Com Oliver era pessoal, agora é guerra!"









E a guerra está declarada! Com um final como o desse episódio, não tem como não aguardar ansioso por um desfecho memorável nessa temporada! Não é a toa que os produtores disseram que essa seria a hora mais sombria na vida de Clark. As escolhas que ele tomou, tudo aquilo pelo qual ele batalhou desmoronou no final desse episódio e, agora, ele terá de tomar outras decisões, ter pulso firme, engolir seus sentimentos e se preparar para a maior batalha da sua vida pré-Superman. A cena com Zod e os demais kandorianos reunidos na Fortaleza, perante o corpo de Faora e o discurso mentiroso de Zod de que os humanos eram os responsáveis pela morte da mãe de seu futuro filho mostrou que os planos de batalha já estão sendo traçados. Aqui novamente uso o termo "no amor e na guerra vale tudo", e Zod está abusando desse ditado, usando um falso amor para propagar a maior guerra da Humanidade. Clark chega interrompendo o discurso e acusa Zod de mentiroso e assassino, afirmando que a última vez que viu Faora, ela estava viva e sozinha com Zod. Mas Zod sabe usar sua influência e, a essa altura, já envenenou a mente de seus soldados, inclusive Vala, que juram fidelidade ao seu major.
"Todos os humanos se ajoelharão perante Zod!", jura o vilão. Clark afirma que não irá permitir isso, mas ele sente a opressão das forças kandorianas ao seu redor, e frente a frente com Zod, é intimidado: "Você não poderá nos deter." Ao que os kandorianos, seguidos de seu líder, alçam vôo (numa cena que até demonstra superioridade sobre Clark), vemos nos olhos de Kal-El o fim de um sonho, de uma esperança, o medo do que está por vir, mas a certeza de que agora tudo mudou. E SE melhorar, antes irá piorar ainda mais!

NOTA 5/5












16 comentários:

mrhide disse...

Não me levem a mal foi o melhor episódio da temporada até aqui

Sacrificar a Torre de Vigilância, que foi um fator que ajudou contra os Kandorianos em pandora ocasionou um desequilíbrio para partes dos heróis;

Zod se mostrou mais perigoso agora, ainda mais com seu exercito.

felizmente como o Arqueiro disse ao Clark " os kandorianos não são a única família dele na Terra."

Sim concordo mas o que a LJA e a SJA poderão fazer contra Zod e Cia Ltda.? que ja mostraram parte do seu poder destrutivo.

- Clark não voa;
- Lois nao, o apoio emocional do heroi, sabe para quem correr;
- A torre destruída;
- Para usar as pedrinhas verdes tem que se chegar perto visão de calor não.
- So saberemos mais adiante

mrhide disse...

a humanidade está condenada!!!

ednilson disse...

grande episódio k mostrou mais uma vez k smallvile ainda tem mta koisa pra acontecer, chegou a hra, agora só chamar os super heróis, botar k verdes em suas armas e cravar no peito com letra S desses kandorianos, claro o borrão fez todo o possivel pra evitar isso td mas aconteceu basicamente como no sonho da lois, a gerra realmente acontecerá mas de uma forma diferente pork agora tem a quem ajudar, tem uma legião de super heróis, tem armamentos verdinhos só esperando a serem usados mas tbm ambos clark e zod sabem disso entaum fika a pergunta como se enfrentarão? vai ser um show esse final um epi com td pra ser o melhor até na audiência pork é o momento mais esperado da temporada mas acredito sim k agora num vai pensar em ser o bonzinho, ou o k tentou ser ao longo desse ano, vai usar força bruta msmo e claro zod ker derrota-lo e como fazer isso? é esperar pra ver agora quanto ao xeke mate por ser o penultimo pra mim acabou-se só faltava msmo mostrar a rainha vermelha a qual vai ser no próximo entaum depois o grande final o qual borrão sem voar enfreta zod k sabe voar mas prefiro pensar positivo k essa desvantagem pode ser uma arma e mais zod acha k clark ta sozinho num sabe dos demais LJA E SJA pra zod o borrão ta sozinho é ai k bem a surpresa e com mta pedrinha verde tome kandorianos num kiseram ser amigos azar o de vcs k só tem um grande lider enquanto k os humanos tem uma liga de lideres.

mrhide disse...

sei não ed, o grupo dos herois ta fraquiho pacas.. em todo por via das duvidas quem sabe se eu me aliar ao zod não ganho a Autralia?

ednilson disse...

australia amigo? srsrsrsrsrs bem tem belas praias, mulhere lindas, será k se zod ver isso ele desiste? se bem k num é chegado naum afinal matou a própria amada tem k ser mau msmo um cara como esse mostrou realmente k é o zod como naquele filme do superman dos anos 80 k chegou pra arrebentar mas falando sério amigo tem jeito sim desde k nosso amigo ck num pense em bancar o bonzinho desta vez e k use força msmo e claro uma ajuda é sempre bem vinda, afinal derrotar 10 kandorianos pelo menos com seus poderes sozinho? só zod acha isso mas sabemos k ele num ta sozinho só o marciano já da uma briga boa com varios deles e mais sabe com usar uma verdinha, halk man tbm pode forjar sua arma com pedrinha verde, star girl tbm pode usar seu bastão com verdinha e os demais amigos podem usar mta verdinha ixeeeeeeeeee vai ser uma chuva de meteoros verdinhos desde k num atrapalhem ck contra zod mas a maior vantagem é zod achar k ka-el esta sozinho e k vai de frente sozinho contra eles mas ta enganado completamente essa sim deve ser a grande final a qual esperamos anciosamente flw amigão. ( uma sugestão aos amigos do blog, dilvugar nas comunidades sobre smallvile tem varias e mtas somente com os vds seria interessante ter assuntos tbm pra debater com os demais fãs da série fika ai minha sugestão)

Unknown disse...

Olá gosto muito deste blog assisto a 9ª temp,através do download disponivél neste blog ,só que este epi9x19 baixei mais só tem até parte que clark descobre ou deduz que faora está gravida já baixei varias vezes e sempre só vai até 20 minutos alguém pode mim explicar o que pode ser? por favor ,olha parabens pelo saite gosto muuuuuito todos os dia eu acesso para ver as novas de smal.

Isma-El Kavallera disse...

Oi Lessinha,

Manda aí o link q vc tá tentando para nós excluirmos.

Já tentou em algum dos outros links?
Se não, dá uma tentada, certamente resoverá.

Eu indico o 1º link do Hotfile, foi oq eu usei.

Obrigado por nos acompanhar!
Divulgue-nos, se possível, para seus amigos q tbm curtem Smallville!

Um abraço;

mrhide disse...

le usa esse aki
http://www.seriestvix.net/2010/05/smallville-9x19-sacrifice.html

mrhide disse...

ed meu amigo Star Girl pode gerar radiação de sol vermelho com o cajado dela, por isso nem precisa da pedrinha
Ai fica facil derrota-los é so ampliar esse poder com os dos satelites em orbita e babau poderes dos Kandorianos

mrhide disse...

meu orkut
http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=12744485548567360071

Unknown disse...

Gente valeu consegui! valeu msm,olha eu estava tentando pelo megaupload !mais uma vez obrigada!!estava ansiosa para assistir rs!

mrhide disse...

blz veja sussegada e nem a pau vou dizer q o mocinho matou o bandido no filme

justhlollie disse...

Mais uma vez Chloe foi a mais fodona.
As melhores cenas foram dela e Tess.

Clark e sua escoterice irritante ferrou mais uma pessoa...Oliver.

Impressionante como todos os personagens coadjuvantes são mais interessantes que Clark.

Nem depois de Zod ter acabado com Oliver ele queria um confronto, queria conversar...Ah!

Aquele olhar da Chloe pra ele diz tudo, ele só causa.
Todos que confiam nele acabam mal.

mrhide disse...

bom na defesa do CK eu só posso dizer q ele queria evitar uma guerra Kandor X Terra, era essa a esperança dele até o final
Agora q tudo foi por agua a baixo é guerra

Dhionatas Bloger disse...

será que teremos uma referência aos quadrinhos The Fall OF Metropolis até o fim da Temporada?

mrhide disse...

sera q veremos a mulher maravilha???