domingo, 16 de maio de 2010

[Review] 9x21# Salvation {Season Finale}


AJOELHEM-SE PERANTE...CLARK KENT!

Acabei de assistir o tão aguardado episódio que quase me matou de enfarto (sério!), devido a tanta ansiedade. Quando li comentários sexta à noite de que o uniforme aparecia e de que o Superman dava as caras no globo do Planeta Diário, quase tive um enfarto mortalmente agoniante. Infelizmente, a cena não foi como eu imaginei, mas...paciência, já sabemos que em 2013 ele será o Superman (teremos 12ª temporada?)
Se você passar a cena pausadamnte conseguirá ver o icônico herói em seu colante tradicional. Coração de nerd quase estoura nessa hora!

Para quem não conseguiu ver o Super em ação, tá aí em cima a imagem capturada pausadamente (cortesia do meu brother André). Ah, e quanto ao uniforme que mamãe Martha deixou de presente, vejo 2 possibilidades:

1) ser realmente o uniforme clássico e acabar pegando poeira no celeiro até O dia que o Clark decidir se tornar o Superman.

2) ser um modelo novo de uniforme que o Clark usará na 10ª temporada, com as cores tradicionais.

Eu sinceramente aposto na 2ª opção.



Bem, o episódio foi dirigido com maestria pelo veterano da série, Greg Beeman. Desde o "previonsly on" até o "to be continued" (sim, tivemos a volta do "continua" uhuu), Greg foi o cara responsável por um dos melhores episódios da série, senão O melhor (apesar de que minha esperança ainda é que o Final da Série será O Melhor!). Bem que ele poderia voltar. Não há como não se maravilhar com o ótimo trabalho dessa fera das câmeras. O cara realmente manda muito bem no que faz.

O episódio já começa com a guerra declarada. Os soldados kandorianos estão espalhados pelo globo, deixando o símbolo de Zod gravado com fogo nos principais monumentos históricos, como o Parthenon da Grécia, a Muralha da China e as Pirâmides do Egito. Cenas incrivelmente bem feitas, entrando no hall das mais belas cenas já gravadas em "Smallville".

Quem também levou a marca do general foi Tess Mercer. No episódio, ela revela que havia usado John Corben/Metallo para guiá-la até a Fortaleza. Com isso, ela confrontou o General Zod (sim, aqui ele assumiu esse posto), usando uma soqueira carregada de kryptonita contra o alien. Ali vimos o imponente General Zod arrastar-se pelo chão com a cara ensanguentada, até que, afastando-se da kryptonita, pôs-se em pé e, num lampejo de raiva, vingou-se pela afronta, despejando sua visão de calor contra a moça. Mais tarde, Clark (em posse do Livro de Rao) chegou até a Fortaleza a fim de tentar conversar com Jor-El acerca da sua decisão sobre Zod e os kandorianos. Infelizmente, Zod já havia destruído o painel de controle da Fortalza, impossibilitando assim que Clark mantenha contato com seu pai biológico. Após a discussão com seu rival, Clark encontra Tess desmaiada, com metade de seu rosto queimado, e a leva para o hospital em Metrópolis. Foi duro vermos Tess naquele estado, num leito hospital, isolada por um cortina plástica em uma conversa sincera com Clark. Apesar de vilã, Tess era uma personagem ambígua, com momentos altruístas e outros totalmente egoísta. Mas é uma personagem que aprendemos a gostar. Pois, apesar de tudo, ela era uma pessoa tentando fazer a coisa certa, mas da maneira errada. Se você ainda não viu o episódio e está lendo essa review, deve estar achando que a personagem morreu. Bem, é. Mas, como em "Smallville" tudo é possívell, além do fato de que a morte dela não ficou totalmente explícita (apesar dos médicos dizerem), pois não a vimos morrendo, apenas agonizando. E aí entra um detalhe ainda mais interessante: o tempo todo em que vimos Tess no hospital, havia uma velha tricotando do lado de fora do quarto e, quando os médicos declararam a "morte", ela se levantou e entrou no quarto, fechando a porta em seguida. Muitos rumores apontam para que seja a Vovó Bondade (integrante e serva do temível Darkseid, rei de Apokolips). Há quem ache também que tenha sido alguma agente da Xeque-Mate disfarçada. Seja como for, a entrada da velha no quarto da suposta defunta é, sem dúvida, um dos ganchos para a próxima temporada.





Em relação ao Livro de Rao, Clark contou a Chloe sobre o real poder dele, porém ele agora sabe que seu destino é na Terra e não tem intenção de usar o objeto, nem de ir para outro planeta com os kandorianos. Ao contrário do que eu imaginava, Chloe incitou a idéia de que o verdadeiro teste de um herói era se sacrificar pelo bem de todo, apoiando assim a idéia de que ele deva usar o Livro de Rao, custe o que custar. Ok gente, qualquer um sabe que não sou um Chloe-fã (tô vibrando até agora com a possível "saída" da Allison Mack do elenco fixo), mas qual é? Concordo que no lugar do Clark eu me sacrificaria, mas é nessas horas que a gente espera um apoio dos amigos e não um "ah é mesmo? que pena, vá com Deus". Falemm o que quiserem, Chloe é o ser mais insuportável da TV (depois da Maísa, claro)! Ainda por cima, quando alguns heróis da Liga da Justiça e da Sociedade da Justiça aparecem nos monitores e fazem reverência ao sacrifício de Clark (sim, depois ele muda de idéia), aí então ela age como uma egoísta e sai chorando. (!) Ah por favor, tomara que dêem um jeito nessa personagem na 10ª temporada!

Falando na reverência dos heróis, esse momento foi muito bonito. Clark agindo como um verdadeiro líder, contendo a discussão e em seguida ser reconhecido como o maior herói dentre eles. Confesso: quase chorei nessa cena. Só uma pena que não tenham aproveitado melhor os heróis no episódio. Queria ver GUERRA! 2 minutinhos a mais no episódio não fariam mal, né?

Agora vamos para Lois Lane. Diferente da última season finale (8x22 "Doomsday"), a personagem teve uma participação maior e mais importante nesse episódio. Primeiramente, tomando do gancho deixado no episódio anterior (a carta do "Borrão"), Lois foi ao encontro do vigilante e acabou descobrindo (decepcionada) que Zod, suposto 'agente do FBI' e 'amigo' de Clark, era o vigilante. O alien usou bem do artifício e enganou a repórter. Ficou visível a decepção de Lois ao pensar que era mesmo Zod. E pra piorar: Zod consegue virar a cabeça dela contra Clark, dizendo que ele tem tentado destruir a sua verdadeira identidade e que ele não é quem diz ser. E o que Zod quer com isso? Não apenas destruir seu rival, mas pôr as mãos no Livro de Rao. Numa outra cena, Lois vai até o celeiro da fazenda e remexe no baú de Clark, encontrando por fim o diário do Dr. Virgil Swan (lembram dele? participação especial do Christopher Reeve). Surpresa, ela folheia as páginas do caderno e, além dos símbolos kryptonianos, ela acaba descobrindo uma página com o Livro de Rao desenhado nele. É ai que Clark chega e temos uma cena bem legal, quando o superboy "quase" revela seu segredo a Lois. Cansada de todas as mentiras e segredos, a repórter conta que recebeu uma proposta de trabalho na África de Perry White. Clark tenta contar seu segredo. Ele quer contar, pois vê que está perdendo o grande amor da sua vida. Mas ao mesmo tempo ele sabe que contar a verdade e logo em seguida partir para sempre, a machucaria, e no úlimo segundo, ele devia o assunto, desejando uma boa viagem para a colega e ainda afirmando que talvez seja melhor mesmo ela passar um tempo fora. Galera, vou confessar uma coisa: como fã/colecionador de Superman, pra mim o correto seria ele contar seu segredo somente após já ser o Superman. Porém, "Smallville" apresentou episódios muito interessantes abordando esse tema, como "Idol" (9x08) e "Charade" (9x18), e, apesar de até ter chegado a gostar da possibilidade do segredo ser revelado, não fui como muitos fãs que xingaram Clark por não dizer nada. Porém, em "Salvation", eu meio que me decepcionei na hora em que ele acabou fechando o cerco. Naquele momento, realmente quis que ele contasse, e me agoniei juntto com todos os demais fãs que sentiram o mesmo (principalmente no momento em que ele a abraça e diz "Seja onde estiver, eu sempre vou cuidar de você"). Bem, não posso reclamar, pois, de certa forma, a última cena deles no episódio foi ainda melhor.








Lois acabou furtando o Livro de Rao e levou-o para Zod, mas acabou desconfiando do falso Borrão, quando percebeu que o seu toque era diferente do verdadeiro Borrão e pela maneira que ele passou a agir quando ela mentiu que não estava com o objeto. No fim, Zod acabou confessando e demonstrou não dar importância alguma para a vida dela, arremessando-a do outro lado da rua. Nesse momento, Clark - o verdadeiro Borrão - surge em supervelocidade, aplica um soco em Zod que o arremessa em direção ao céu e depois segura sua amada nos braços, evitando que ela se choque na cabine telefônica. Essa talvez tenha sido a cena Clois mais aguardada (e discutida) pelos fãs nessa temporada: após ser salva, Lois acorda e se depara com o verdadeiro Borrão nas sombras. Ela pede desculpas por ter acreditado em Zod e lhe devolve o Livro de Rao, mas pede que ele lhe diga alguma coisa. Nesse momento, o herói a puxa para as sombras e a beija apaixonadamente. Após isso, o Borrão partiu velozmente e Lois, saindo das sombras, reconheceu o beijo como sendo de Clark. Essa questão agora fica em aberto até setembro, quando saberemos o desfecho dela, se Lois saberá o segredo de Clark ou não. Eu acho que o mais certo a se supôr seja de que Clark vai dar outra negativa pra ela. Vamos aguardar. "Smallville" tem surpreendido muito nesses últimos tempos...



Quando os produtores prometeram 4 ganchos no fim dessa temporada, todos os fãs tentaram especular, até teorizar, o que poderia ser. Bem, este foi um deles, e com direito a uma cena muito aguardada pelos Chlollies. Com todos os satélites da Terra desativados pelos kandorianos, Oliver (que até aqui havia sido inexpressivo no episódio) revelou para Chloe que havia projetado um satélite próprio para a Torre de Vigilância. Porém, o verdoso ainda precisava conectá-lo e, para isso, enfiou-se nos tubos de ventilação do prédio, até chegar ao local exato para ativar o satélite. Realizada a tarefa, Chloe detectou sinais vermelhos nos tubos, indo em direção ao Arqueiro. Numa tentativa desesperada de conseguir escapar dos misteriosos perseguidores, Oliver decidiu sacrificar-se para que eles não pudessem rastrear Chloe. Assim, Oliver despediu-se de sua amada com um "eu te amo". Frase que foi repetida pela loirinha e deixou seus fãs ao mesmo tempo felizes e apreensivos. Antes de desaparecer, o herói avisou Chloe que "não eram kandorianos". O que isso significa só saberemos em setembro. Seja o que forem, eram rápidos e fortes, e somando-se à suspeita da velha do hospital ser a Vovó Bondade, muitos fãs (inclusive eu) acreditam que os tais perseguidores possam ser parademônios, fortalecendo a teoria de que Darkseid seja o grande vilão da décima temporada.

Quando o Borrão finalmente vai para o alto da torre onde ativará o Livro de Rao, Zod chega voando e, em seguida, seus soldados inundem o céu para logo após aterrizarem no terraço, cercando o herói. O Borrão garante que o Livro de Rao não os matará, apenas enviará a todos os kryptonianos para um outro planeta desabitado onde poderão construir um novo lar. Zod se irrita quando seu rival volta a falar sobre a morte de Faora e o empurra contra a parede. Nisso, Vala e outros kryptonianos usam sua mega-audição e ouvem Zod confessar, sussurrando, para Clark que ele matou a futura mãe de seu filho. Quando o General percebe o erro que cometeu, ele ainda tenta contornar, mentindo que Faora era uma traidora e ia destruir a todos eles. Mas os kandorianos não se deixam mais enganar e arrancam as faixas vermelhas com o símbolo da Orbe de seus braços (isso lembra muito símbolo nazista). E, como um deles mesmo diz, os kandorianos cuidarão de Zod quando chegarem ao novo planeta. Com a permissão de todos, o Borrão insere o Livro de Rao no painel de controle sobre o terraço, ativando a liberação de um portal brilhante no céu que vai sugando um a um os kandorianos. Porém, antes que Zod e o Borrão possam ser levados também, o general saca um punhal feito de kryptonita azul, privando assim ambos de seus poderes.

Aqui começa o embate mais esperado da temporada. O Borrão ataca seu rival, ferozmente, que desfere um corte no peito do herói, e outro nas mãos dele. O Borrão retira seu sobretudo, ficando assim livre para se movimentar melhor e atacar seu inimigo. O que se vê a seguir uma série de socos e chutes, desferidos um contra o outro, numa luta equilibrada. Os fãs podem respirar aliviados depois da "mini-lutinha" mostrada na última season finale. Aqui, Greg Beeman abusou das câmeras (e da chuva) para mostrar takes e closes em vários pontos diferentes, tornando a luta mais épica. Se por um lado Zod é um soldado experiente e totalmente frio, Clark já provou várias vezes que luta melhor até sem os seus poderes (já que assim ele tem mais liberdade para brigar, sem se preocupar em ferir demais ou matar seu oponente). O estilo "luta na chuva" ficou muito bom (lembrou a ótima luta final de "Matrix Revolutions"). Confessem: Greg Beeman é um gênio! O combate feroz se intensifica, fica mais tenso no decorrer dos minutos (ainda mais sendo a última tomada do episódio), e à beira do precipício, tentando deter o punhal avançado por Zod, que afirma que irá escravizar a humanidade e fazer até sua amada se ajoelhar perante ele, o Borrão toma uma decisão inesperada. Um sacrifício pelo qual ele se submete para que ambos os povos, humanos e kryptonianos, vivam em paz. O herói puxa o punhal contra si mesmo, fazendo Zod acreditar que venceu a luta. Mas o plano de Clark se revela ao mesmo tempo em que, afastando-se da k-azul Zod retoma seus poderes e assim acaba sugado através do portal e desaparece da Terra. O sacrifício foi feito. A batalha foi ganha. E o Borrão cai para o abismo de braços avertos, simbolizando o maior de todos os sacrifícios. Aquele que apenas alguém cheio de amor se submeteria. E assim, apaga-se a luz. Mas não é o fim. Apenas o início do fim e um novo começo, que os fãs aguardarão ansiosos até a próxima temporada. Para o alto e avante.

NOTA 5/5







5 comentários:

mrhide disse...

Infelizmente, a cena não foi como eu imaginei, mas...paciência, já sabemos que em 2013 ele será o Superman (teremos 12ª temporada?)

1) ser realmente o uniforme clássico e acabar pegando poeira no celeiro até O dia que o Clark decidir se tornar o Superman.
MORTE E A SERIE NESSE CASO

2) ser um modelo novo de uniforme que o Clark usará na 10ª temporada, com as cores tradicionais.

Eu sinceramente aposto na 2ª opção.

IDEM

o Final da Série entrando no hall das mais belas cenas já gravadas em "Smallville".

CONCORDO


2 minutinhos a mais no episódio não fariam mal, né?

É TODO MUNDO DIZ ISSO ATÉ 20 M

Lois, saindo das sombras, reconheceu o beijo como sendo de Clark.

SHOW MUITO SHOW

"não eram kandorianos"

SERA QUE ERAM CORINTIANOS CONFUNDINDO O ARQUEIRO COM UM PALMERENSE

só saberemos em setembro.

UMA LOOOOOOOOOOOOOOGA ESPERA


QTO A CHLOE BOM ELA ESTAVA NUM SENTIMENTO AMBIGUO DIVIDIDA ENTRE A HUMANIDADE E SEU MELHOR AMIGO, POS SEJA QUAL FOSSE A DECISAO DE CK ELA SAIRIA PERDENDO

mrhide disse...

teremos 12ª temporada?
TOMARA Q SIM E QUE A WARNER DE MAIS GRANA P ESSE SERIE

Dani disse...

Gosto muito dos seus resumos de episódios, sempre bem comentados, ressaltando os acontecimentos e fazendo comparações com o mundo de Superman (gibis)!
Confesso q tinha deixado de assistir Smallville, mas retomei na 8ª, e mesmo sendo uma temporada fraca, sou brasileira e não desisto nunca, segui a 9ª e não me decepcionei.
E vamos aguardar a 10ª, e se Deus quiser, tão boa quanto essa.

mrhide disse...

valeu agradecemos a preferência e o comentario

Isma-El Kavallera disse...

Vlw Dani pelo elogio!
Tdo oq fazemos aqui é no esforço de oferecer o melhor para vcs q acessam o blog. De fã para fã ;D

Abraços