segunda-feira, 31 de maio de 2010

"Smallville" deixa sua marca na indústria cinematográfica de West Coast


Quando elenco e equipe se reunirem nesse novo semestre para produzir a 10ª temporada de Smallville, irão fazê-lo com o coração pesado. A série, sobre a vida e a formação de Clark Kent em Superman num pequena cidade do Kansas, foi um dispositivo elétrico na rede CW (antigo The WB) por uma década. Mas isso tudo chega ao fim na próxima primavera, porque a 10ª temporada cantará o canto do cisne.

Espectadores vão perder um amigo. Os 200 figurantes da Colúmbia Britânica e os membros da tripulação que trabalham até nove meses de trabalho a cada ano da série vão perder mais do que isso.

"Smallville será lembrado como uma das mais bem sucedidas séries da TV", disse Paul Klassen, representante comercial para a Aliança Internacional de Empregados Locais de Teatro e Palco (IATSE), alguns de cujos membros trabalharam na produção desde o primeiro dia. "É uma produção fantástica e um destaque da nossa indústria".

"Não são muitas séries que completam 10 temporadas", disse Klassen. "Isso não acontece muitas vezes na televisão".

Richard Lucas, presidente da agência Vancouver Agency Lucas Talent, disse que a série representava a definição de um ato da classe.

"Eles ofereceram oportunidades para muitos, muitos atores de Vancouver, e sempre pagavam muito respeitosamente, o que [muitas] produções não fazem. Eles têm sido uma parte muito respeitada e respeitadora da nossa indústria por muitos anos", disse Lucas, cuja lista de talentos inclui 32 atores. "Há muitos poucos dos clientes que represento, que não foram lançados no show".

Um desses benefíciados foi a atriz Kristin Kreuk.

Kreuk era um adolescente que teve papéis em um filmes de TV da ABC e na série teen canadense Edgemont quando ela fez o teste para o papel de Lana Lang, namorada de um adolescente Clark Kent. Ela co-estrelou a série pelos primeiros sete anos, aparecendo em cinco episódios durante a oitava temporada.

"Smallville foi a primeira coisa que fiz que me deu reconhecimento tem, e ele fez tudo para minha carreira", disse Kreuk. "Me preparou de forma consistente para o início da minha vida adulta."

"Smallville tinha um cast enorme de atores locais, o que era realmente grande. Era um ambiente muito agradável para trabalhar, dentro da produção foi incrível, e era como uma família. Ao contrário de estar em LA, você não está em um lote. Você é um com o outro, não há mais ninguém lá, e você vê um ao outro mais do que você vê qualquer outro alguém em sua vida."

"A série tinha o incrível apoio de todos lá", disse Kreuk, que agora co-dirige com dois amigos (incluindo a amiga e ex-colega de Smallville, Allison Mack) a empresa de produção Parvati Creative. "Nós todos realmente parecíamos um com o outro e cuidavam uns dos outros, e assim a série criava um ambiente maravilhoso para se crescer. Eu essencialmente cresci nessa série."

A supervisora de scripts, Beth Mercer, que trabalhou em Smallville desde o primeiro episódio, disse que ela viu muitos dos principais atores da série evoluírem.

"Kristin e Allison tinham 17, 18 anos quando elas começaram", disse Mercer. "Foi maravilhoso vê-las crescer não só como atrizes, mas como pessoas."

Mesmo que muitas vezes Mercer tenha de trabalhar 14 horas por dia, há muitas vezes que não parece trabalho.

"Nós gastamos muito do nosso dia rindo", disse Mercer. "É muito tempo, mas quando você está com um bom grupo de pessoas assim, isso realmente ajuda."

A atriz de Vancouver, Camille Mitchell, interpretou a xerife Nancy Adams, durante cinco anos até que sua personagem foi assassinada, em seguida, retornou para mais uma temporada como uma personagem em um universo paralelo. Ela lembra que quando sua personagem estava prestes a morrer, os membros da equipe técnica ficavam em volta dela.

"O diretor foi tão doce. Ele ficava dizendo, 'Você está bem?' ", conta Mitchell. "Ele estava muito preocupado."

Uma memória se destaca para Mitchell. Em uma pausa no tiroteio em um dia quente de verão na fazenda Kent em Aldergrove, ela olhou para ver o seu filho Charlie, de 12 anos, jogando bola com o ator que interpreta o jovem Superman, Tom Welling.

"Aquilo foi tão Smallville", disse Mitchell.

Embora muitas pessoas tenham perdido um emprego estável, há uma boa chance de muitos encontrarem emprego em outra série da CW. A rede produz atualmente a primeira temporada de Hellcats (produzida por Welling), no qual o episódio-piloto traz muitos da mesma equipe que trabalham(ram) em Smallville.


FONTE: The Vancouver Sun
TRADUÇÃO & ADAPTAÇÃO: Isma-El Kavallera

Nenhum comentário: