domingo, 31 de outubro de 2010

[Review] 10x06 "Harvest"

[image] [image]
[image] [image]


Não é a primeira vez que "Smallville" aposta numa história de terror (apesar que pode ser a última). Da 4ª temporada para cá, já tivemos os episódios "Spell" (4x08), "Tomb" (5x14), "Rabid" (9x03), "Escape" (9x15) e agora "Harvest". "Tomb" é simplesmente um lixo. Já os demais foram bem construídos, com tramas mais interessantes e de qualidade acima da média (destes, pra mim, "Rabid" é o melhor).

A diferença agora é que "Harvest" não mostrou espíritos vingativos nem qualquer outro tipo de monstro, literalmente. Mas nos mostrou mais uma vez que o ser humano pode ser a espécie mais cruel e assustadora. Com uma premissa parecida com alguns elementos de "O Homem de Palha", "Colheita Maldita" e "A Vila", "Harvest" mostra uma colônia escondida onde vivem estranhos fazendeiros religiosos...só ai já dá pra perceber o que vem a seguir.

O episódio começa com Clark e Lois, numa viagem de carro pela estrada, em meio a um cenário belíssimo. Aliás, um dos maiores destaques deste episódio foi a fotografia e cenários, com certeza o melhor trabalho nesse quesito desde as últimas duas temporadas. Como é bom ver cenários diferentes em "Smallville". Bem, durante a viagem, eles conversam sobre o segredo de Clark, com ele revelando algumas coisas como a nave de Kara (que Lois testemunhou em 7x02 "Kara"), Apocalypse (8x10 "Bride"), etc. Eles estão indo cobrir um festival colonial, mas na verdade Clark só queria evitar que Lois fosse ao protesto anti-heróis em Metrópolis. Nisso, o pneu do carro fura, sem eles saberemos o que atingiram. Clark troca um dos pneus (sem ajuda de ferramentas mecânicas, claro), quando surge uma garotinha oferecendo ajuda a eles. Como não pode usar seus poderes na frente da menina, Clark, a contragosto, tem de seguir a pé pela estrada até a próxima oficina, enqunato Lois fica com a menina. Um tempo depois, ele retorna supervelozmente e se apavora ao ver que Lois e a garotinha desapareceram. Nisso, ele descobre um pedaço de madeira cheio de pregos no chão e desconfia de algo errado ali. O que se comprova, já que Clark acaba se cortando! Nesse instante, surge um policial que, a princípio, parece desconfiar de Clark, mas acaba aceitando ajudá-lo a encontrar sua namorada.

Eles adentram a mata, mas não encontram nada além de uma velha cabana abandonada. Ali, Clark descobre a fonte de seus problemas: a água daquele lugar está contaminado por kryptonita azul. O policial, então, conta que há alguns anos houve uma chuva de fogo do céu (isso lembra alguma coisa?) e a água acabou misturada ao meteorito azul. Clark se espanta ainda mais ao ouvir que nada de ruim aconteceu com as pessoas, pelo contrário, todos estão bem e não adoecem, além de suas plantações serem prósperas. Nisso, Clark ouve sinos tocarem, e de surpresa, é golpeado pelo rifle do policial.




Enquanto isso, Lois chega de charrete com a menina até a vila onde ela mora. Novamente, um ótimo cenário. Pena nem sempre termos esse capricho em todos os episódios.
Logo, a família de Charlotte recebe Lois e a convida para o jantar, com a promessa de levarem-na até a cidade após a refeição. À mesa, Lois descobre a tragédia que aconteceu na cidade, anos atrás, quando a chuva de meteoros atingiu a vila e matou a filha mais velha do casal, quando esta tentava alertar a todos tocando o sino. Porém, desde então, a vila se tornou próspera e, desde então, todos os anos, os moradores oferecem um sacrifício ao seu Senhor. É ai que Lois percebe o perigo em que se meteu, já que a "oferenda" deste ano será ela.

Trancada numa casa, ela reecontra Clark, que revela estar sem seus poderes. Por sorte, eles descobrem um porão e escapam dali, vestidos como os coloniais. Ainda assim, acabam descobertos e antes que cheguem ao portão da vila, são parados por um habitante, a cavalo, vestindo uma máscara de espantalho. Então, Clark acaba atingido mortalmente por uma foice, que lhe corta o estômago, para desespero de Lois, que é arrastada, aos prantos, por outros moradores.

[image] [image]
[image] [image]

[image] [image]


Prestes a ser sacrificada, Lois tenta concientizar os moradores sobre a atrocidade que estão cometendo, uma vez que isso não se trata de sacrifício mas assassinato, e que a filha do casal se envergonharia do que eles estão fazendo em nome dela. Contudo, é tarde, e as duras palavras de Lois só acirraram ainda mais o ódio do líder da comunidade.

Longe dali, após ser enterrado, Clark "volta dos mortos", uma vez que não há ninguém infectado pela k-azul, perto dele e, com uma espingarda, vai de encontro ao local do sacrifício, atirando sem exitação e ordenando que soltem sua amada. No entanto, a ordem é dada e uma caldeirão de fogo azul é despejado sobre Lois. Mesmo sem poderes, Clark corre em direção a ela e consegue chegar a tempo de cobrir Lois e deixar o fogo ser despejado sobre suas próprias costas, queimando-o. Achei muito linda essa cena, onde vemos o sofrimento de ambos. Clark por cima recebendo toda a dor física e urrando de dor, e abaixo, Lois em lágrimas sofrendo pelo amado.











Contudo, os colonos ficam perplexos ao verem Clark ainda de pé e vivo. Lois aproveita para usar a famosa "psicologia reversa" nos moradores e afirmar que Clark é "o enviado" e está disposto a castigá-los por seus crimes. Muito engraçada essa cena, Lois agindo como uma paranóica e Clark dizendo "amém". Em seguida, com seus poderes recuperados, Clark pega Lois nos braços e saem em supervelocidade, resultando na parte mais engraçada da cena, com todos caindo de joelhos, inclusive o seu líder, com uma cara de bocó assustado.

Passado tudo isso, o casal se encontra no celeiro, onde Clark entrega seu diário kryptoniano a Lois e afirma que ela é a mulher certa e quer compartilhar absolutamente tudo, sem segredos.
A cena resulta num beijo apaixonado, que culmina no apartamento de Lois, onde ambos tem sua primeira noite de amor. Sei que muitas fãs enlouqueceram com essa cena. Verdade é que com Clark tendo revelado seu segredo a Lois antes de se tornar o Superman e agora isso, "Smallville" finca a estaca e assume ser uma adaptação mais "elseworld", no caso como uma realidade alternativa. Até aqui eu defendi ser apenas mais uma adaptação da saga do Superman, como qualquer outra, mas depois disso, é impossível negar (e negar isso é ignorância) que a série realmente criou sua própria mitologia e não está nem aí para os fãs nerds e raivosos das HQ's.
Que ainda é a melhor "adaptação" do Superman, pra mim é. Só espero que não deixem de focar na trajetória e transformação de Clark como o Superman para focar somente em Clois, visando mais audiência, que é o que parece estar acontecendo nessa temporada, infelizmente. Uma prova disso é o novo uniforme do Borrão. Tudo bem que eu achei feio, mas qual a razão de criá-lo se ele nunca o usa?

[image] [image]
[image] [image]
[image] [image]
[image] [image]


"Ambush" vem aí, e seguido dele, "Abandoned", "Patriot", "Luthor" e "Icarus", que prometem ser um episódio melhor que o outro, aparentando ter mais ação a história voltada a Clark, heróis e Esquadrão Suicida.

...



Ok, pensaram que eu tinha esquecido do pequeno Lex? NUNCA!
Pra mim, a sub-trama de Tess e Alexander foi o ponto altíssimo do episódio.
Vimos que os efeitos colaterais da clonagem já ganharam proporções maiores, tendo o pequeno Luthor envelhecido 4 anos em 2 semanas, além de já ter pleno conhecimento das memórias do Lex Luthor original. No decorrer do episódio, vimos Tess tentando achar a cura para o garoto, com a ajuda de uma cientista que trabalhou para Lex e agora, assim como Tess, busca redenção.
Foi muito emocionante e perturbador, Alexander desenhando o símbolo do Borrão pela casa e, após revelar suas memórias para Tess e jogar na cara os seus próprios erros, ela lhe dar um tapa no rosto. Mais tarde, Tess encontra Alexander no celeiro de Clark, olhando para as fotos deles, lembrando definitivamente de tudo, até dos pequenos detalhes, como quando Clark disse que queria que fossem irmãos e ele respondeu que sua amizade seria lendária. Tess ainda tenta uma última vez "salvá-lo", mas o garoto setá convencido que Clark é mau e quer matá-lo, e joga:

- "Não me chame de Alexander. Meu nome é Lex".

Mais tarde, descobrimos que a cura foi descoberta, mas Tess acaba destruindo-a no fogo, já que acredita que Lex não tem mais volta e o jeito é esperar que, após 6 semanas, ele sofra os efeitos colaterais e morra. Cruel e frio, mas é isso que Tess acha ser o certo a fazer.





E a cena final não poderia ser melhor. O pequeno Lex, na frente do espelho, raspa seus cabelos, ficando totalmente careca e, por fim, esboça um sorriso malígno para si mesmo.

NOTA 4,5/ 5

33 comentários:

Lorena Welling/Ackles/Knowles disse...

gostei muito desse episódio...aff...eu sempre digo isso...rsrsrs.
mas enfim, ao terminar esse episódio me veio uma coisa a cabeça. Eu acho q o michael rosembaum pode voltar a série, pelo fato de o alexander estar crescendo rapidamente. Aonde eu quero chegar e que o devido esse crescimento acelerado a volta de lex q nós tanto esperamos pode acontecer, seis semanas deve ser o suficiente para ele chegar na forma do lex adulto.
bom, isso pode ser só a vontade de ver o lex nesta última temporada...mas nunca se sabe o que se passa na cabeça desses produtores de smallville.

Lorena Welling/Ackles/Knowles disse...

que milagre...
comentei primeiro q o mrhide
rsrsrsrs

mrhide disse...

ALGUMAS OBSERVAÇÕES

destes, pra mim, "Rabid" é o melhor
CONCORDO

Clark se espanta ainda mais ao ouvir que nada de ruim aconteceu com as pessoas, pelo contrário, todos estão bem e não adoecem, além de suas plantações serem prósperas.
E SE TORNARAM PSICOPATAS HOMICIDAS

. Em seguida, com seus poderes recuperados, Clark pega Lois nos braços e saem em supervelocidade,
COMO ELE RECUPEROU OS PODERES?? ERA P ELE TER MORRIDO ALI

Que ainda é a melhor "adaptação" do Superman, pra mim é. COMPARADO COM ESSAS NOVAS É SIM

Uma prova disso é o novo uniforme do Borrão. Tudo bem que eu achei feio, mas qual a razão de criá-lo se ele nunca o usa?
TAMBEM ACHO CADE O UNIFORME???

Pra mim, a sub-trama de Tess e Alexander foi o ponto altíssimo do episódio.
COM CERTEZA

Lorena Welling disse...
que milagre...
comentei primeiro q o mrhide
rsrsrsrs
EXPLODA-SE VC!! QUE OUSADIA POSTAR PRIMEIRO QUE EU

mrhide disse...

O UNIFORME É BONITO ISMALE Q TEM MAL GOSTO

Emanuele Kent disse...

ADOREI o episodio, pena que o CLOISSEX foi muito rápido, aff aff e tive pena da Tess, pow gente ela tava se esforçando e não merecia tamanha desilusão. E cada vez que acaba um episodio A CERTEZA que essa é a ultima temporada dói mimimi
poxa, realmente tao focando em Clois e eh bem merecido, mas achei interessante a historia de Harvest =)
so que precisamos ver a liga, a Lois se metendo numa furada e saindo dela sem a ajuda de CK...por que cá entre nós agora so ele a salva...e CK vestindo a jaqueta ao menos, esse CK de smallville é muito BLUR o_O afffff
eu doida pra ver ele de uniforme do superman HUAHUAHAUHAUHAUAHUAHAU

Lorena Welling/Ackles/Knowles disse...

credo mrhide! que horror mandar eu me explodir só porq eu comentei primeiro q vc...
kkkkkkk

Thainá disse...

Boa Isma!!!!
bom epi, como Ck sobreviveu ao fogo? bOOOOa pergunta!!
alguem ja elaborou alguma resposta???
Apoiado!!Lois faz parte da historia do Ck mas ha` outros arcos a serem abordados!!! Meu povo, uniforme [feio,mas fazer o q ne`]ele vai usar no proximo episodio,na promo exibida sexta-feira da pra ver,
qm piscou nem viu, entre 10 e 12 segundos da promo, ta la a roupa a la` Geoge Jatson!!!

Isma-El Kavallera disse...

Opa,

Atenção, pessoal: a 1ª briguinha do casal CLOREN!

KKKKKKKKKK

Thainá disse...

Opsss!! momento tenso no relacionamento Cloren!!

mrhide disse...

credo mrhide! que horror mandar eu me explodir só porq eu comentei primeiro q vc...SOU RANCOROSO FAZER O QUE E MAIS UMA COISA!!

casal CLOREN! é a @#$%!!!Q @$¨&*!!

Lorena Welling/Ackles/Knowles disse...

ei, eu também quero saber como o clark não se queimou com aquele fogo azul? alguém pode explicar? menos o mrhide porque ele mandou eu me explodir...

Lorena Welling/Ackles/Knowles disse...

mrhide vc parece o Lex...

Isma-El Kavallera disse...

Não, o Lex é um pouco mais equilibrado mentalmente doq o Mrhide =D

Lorena Welling/Ackles/Knowles disse...

kkkkk...verdade. ^.^

mrhide disse...

FURO NO ROTEIRO OU A K-AZUL NÃO É MAIS A MESMA
E MENTALMENTE DESEQUILIBRADO É A VOVOZINHA

mrhide disse...

LEX LUTHOR, Não me compare a esse careca incompetente q nao consegue matar um reles ET mais cheio de pontos fracos q o chapolim colorado e o dracula juntos !!!

Thainá disse...

aposto em furo no roteiro pq a 5 episodios atras a k-azul quaaase levou Ck dessa pra uma melhor!!!

Lorena Welling/Ackles/Knowles disse...

esse cara já ta me assustando... Clark me salvaaaaa!!!
ashuashuashuashua

Lorena Welling/Ackles/Knowles disse...

aaah, e o lex não consegue matar um simples ET porq esse "ET" é o superman!!!
e eu te comparei ao Lex porque vc mesmo disse q é rancoroso...

mrhide disse...

tenha medo muito medo

Pedro Enrico disse...

Hei galera episodio muito bom mesmo parabens.
Tenho uma pergunta se o Lex Junior envelheceu 4 anos em 2 semanas e a Tess achou ele com uns 5 ou 6 anos ele provavelmente foi criado um mes antes dos acontecimentos de Lazarus mas se o Lex Original morreu a 2 anos atraz numa explosão de caminhão porque continuarão fazendo clones ????????

mrhide disse...

boa pergunta

ednilson disse...

lois lane impressionante essa mulher realment merece ser a esposa do clark kent, sensacional feito dela, em todo o episódio ela deu show, se mostrou forte nos piores momentos e quando percebeu as grandes verdades sobre o blur nem seker ficou assim surpresa falou até do domsday, foi realmente demais e no final o momento mais esperado desde a 4ª temporada o grande amor de ambos explode num momento mágico onde clark mostra o seu diario de quem realmente é ele e diz k ker compartilhar todos os segredos memoravel esse foi da lois, merece o nome de lois lane e quem pode aparecer em? lex lutor? ou aquele lex clone? afinal esse tende a desenvolver raiva por clark e já sabe seus segredos, essa 10 ainda promete fortes emoções LOIS E CLARK O CASAL PERFEITO INDISCUTIVELMENTE TEM K TER UM CASAMENTO DE AMBOS NO FINAL E CLARO FALTA ELE VOAR COM ELA AINDA COMO NAQUELE MOMENTO DO 1º FILME DO SUPERMAN É AGUARDAR e só lembrando aos demais colegas e amigos k a azul apenas lhe tira os poderes momentaneamente se fosse um banho de k verde dai sim clark tava fudido mas como foi apenas azul é o famoso efeito do 1º episódio ao qual lois tira a faca de clark e ele volta ao normal com seus devidos poderes mas foi bom sim e esse momento tão aguardado do amor de ambos entaum foi algo espetacular visto desde as lembranças de lois na 9ª temporada claro falta aparecer agora o blur em sua atividade e com o famoso óculos como esta no epi 200 falta apenas isso e claro vestir algo mais cores azuis e vermelhas contudo foi demais gostei essa 10 promete ser especial e ainda alcançando números expressivos chegando a 3º lugar pra chegar no primeiro tem k colocar clark pra voar com sua roupa azul e vermelha mas k num seja no finalzinho e sim ao longo dessa temporada e k venha 11 temporada tbm afinal o k podemos esperar dum seriado tão esptacular assim? o k se pode esperar de outros? mas aprovado realmente cumpriram o k prometeram k a partir do epi 200 td mudaria.

luloispes disse...

Oi Pessoal!!
Muito boa essa review!!
Hoje assisti ao epi novamente, e tem uma parte da legenda que ta equivocada é aquela cena em que a Lois está amarrada e o Lider da Comunidade diz a Lois que “ Todos os anos, há quinze anos, uma jovem mulher é sacrificada através do fogo” . Se vocês ouvirem novamente o trecho, vão perceber que ele fala “twenty years” e não “fifteen years”, até porque no inicio do epi, o cara que está disfarçado de policial diz ao Clark que as pedras azuis foram devido a chuva de meteoros em l989. E foi nessa época que a filha do casal “Esther’ foi atingida pelos meteoros.
Ah!! Acho que não houve um furo ref. a Kripto azul, tem uma cena que o Clark diz a Lois que está sem poderes porque a água do lugar está contaminada com pedra de meteoro azul e eles bebem há anos. - E tem mais Lois eles estão infectados,quando estou perto fico sem poderes.
- Tenho que sair de perto para meus poderes voltarem.
e a Lois emenda, “Pedra de Meteoro” "Por isso que você se curou quando tirei a lança azul”
Depois disso o Clark é ferido com aquela foice e é enterrado. Pode-se observar que logo após o casal que o enterrou se afasta da cova, os poderes do Clark voltam.
Ele se cura, porem quando chega perto das pessoas perde seus poderes novamente, então ele corre pra salvar a Lois do fogo feito de pedra de meteoro que cai sobre eles. Clark fica em carne viva. Um homem grita, "este é um sinal",e o povo se afasta com medo, então a Lois percebe que quanto mais o povo se afasta mais forte o Clark fica, e grita meio alucinada - "Sim, é um sinal, vão pra longe, muito longe, afastem-se dele.Aliás acho que a Erica fez essa cena perfeita, com aquela cara de louca, rsrsrs... ficou muito boa...rsrsrs. " Não são dignos de ficar na presença dele" - "Largue a arma e implore por perdão" "Ele usará a visão de calor e o sopro para acabar com a vila e as plantações" kkkkkk...E o Clark falando amém!!! Isso foi demais...kkkkkkk... O povo ficou morrendo de medo... Ai que meda.kkkkkk.. Foi hilário!!
Na verdade acho que a unica parte trágica do epi, foi o garoto se tornando Lex!! Dessa vez teremos um vilão pra combater o Superman.

é isso aí!!
Bye!!

Anônimo disse...

pedro isso comfirma minha teoria...
se vc perceber tb lex morreu na 8 temp como o lex junior se lembraria de zod + tess....

gente acorda awe ta muito obvio o lex ser esse clone...

luloispes disse...

Aff!! desculpa aí Pessoal... minha net saiu fora... acabou publicando em duplicidade!!

Blz....

ByeBye!!

mrhide disse...

e eu pensando que estava vendo dobrado

luloispes disse...

" Vendo dobrado" rsrsrsrrs..
Você é um cara legal mrhide!!
Gosto do seu estilo!!

Unknown disse...

Essa historia da vila, me lembrou um episódio de Supernatural, onde uma cidade cultuava uma divindade que trazia prosperidade para a mesma, e em troca uma vez por ano sacrificava um jovem casal....
QUALQUER SEMELHANÇA E MERA COINCIDÊNCIA...

mrhide disse...

é a TV nada se cria tudo se copia

Kryptoniano disse...

Muito bom esse episódio. A parte mais importante, foi a interação da Tess Mercer com o Jovem Lex Luthor.
E também concordo, que a série tem se focar mais em ação. Está faltando isso. Tem que unir a Liga da Justiça para novos combates. Aí sim, a série vai ficar mais legal ainda.

Ps: Ainda quero ver a Erica Durance posar nua na Playboy. QUE MULHER GOSTOSA!!!

mrhide disse...

PARE DE DAR EM CIMA DA MINHA MULHER !!!

ClarkKentLane disse...

Só faltou zombies, porque gostei tanto quanto gostei de "Rabid", mais até. Gostei das tramas do Lex jr. com a Tess, das cenas envolvendo a trama da "cidade do terror", e das cenas CLOIS, que foram de arrasar corações.

D++, up up and away superman/clark kent/smallville/clois/lex luthor/ +todos os heróis :).