sexta-feira, 14 de maio de 2010

[Especial] Zod em "Smallville"


"Ajoelhe-se perante Zod." - General Zod para Clark Kent (6x01# Zod)

General Zod é um dos sobreviventes kryptonianos. Seus objetivos são de conquista e poder. Ele foi parcialmente responsável pela destruição de seu planeta Krypton.

Durante a juventude de Zod, amostras de sangue foram colhidas do soldados Kryptonianos como parte de um experimento para preservar a raça de Krypton no caso da destruição do planeta. As amostras foram armazenadas no Orb, e em 2009, Tess Mercer abriu o Orb, liberando um clone de Zod e um batalhão de soldados Kandorianos na Terra.

Anos antes, Zod e sua esposa Faora foram presos na Zona Fantasma por ajudar Zor-El a destruir Krypton, mas não sem antes colocarem seu "bebê" na mesma nave em que Kal-El foi enviado à Terra. Muitos anos depois, Zod tentou escapar da Zona Fantasma, com a ajuda do Brain InterActive Construct (Brainiac) com Clark Kent como o seu receptáculo, mas Chloe Sullivan interveio e interrompeu o processo.

Meses mais tarde, Zod escapou com a ajuda de Brainiac. Desde que Clark se recusou a ser o hospedeiro de Zod, Brainiac escolheu Lex Luthor para ser "o corpo de Zod". Após a posse de Lex, Zod prendeu Clark na Zona Fantasma. Felizmente, Clark escapou da Zona e usou o Cristal de El para arrancar à força o espírito de Zod pra fora do corpo de Lex.

O paradeiro atual deste Zod é desconhecido.


APARÊNCIA FÍSICA


Em sua juventude, Zod não tem o cabelo facial. Ele ocasionalmente usava um uniforme militar Kryptoniano. (ver 9x07 "Kandor")

Mais tarde, Zod foi despojado de seu corpo e se tornou um errante na Zona Fantasma. Antes, seu corpo foi destruído, ele tinha barba e era conhecido por vestir preto e outras peças de vestuário escuro Kryptoniano.

Quando Zod foi libertado da Zona Fantasma e possuiu Lex Luthor, ele assumiu sua aparência física. Embora possuindo Lex, Zod usava um longo casaco de couro preto e roupas escuras demais.

PERSONALIDADE

Zod é cruel, tirano, manipulador e destrutivo, estando imperturbável pela morte e destruição na Terra causado por Brainiac ao vírus.

Zod influenciou muitas pessoas para sua própria vantagem, convencendo-os a lhe ajudar no seu objetivo principal de assumir Krypton, ele virou Zor-El contra o Conselho de Governo e corrompeu a programação Brainiac. Depois de sua prisão e libertação da Zona Fantasma, tudo que Zod queria era a re-elaboração da Terra em uma Nova Krypton.

Apesar de ser casado com Faora, Zod (em sua versão na 6ª temporada) só estava interessado em mulheres humanas para conceberem seus herdeiros. Mesmo ele tendo criado Doomsday (Apocalypse) para ser seu filho, ele provavelmente não o via como seu herdeiro legítimo e descartou essa idéia em favor de um híbrido Kryptoniano/humano para continuar sua linhagem.

Zod manteve rancores contra aqueles que se opuseram a ele, em especial, Jor-El e outros membros da Casa de El. Depois de ser libertado da Zona Fantasma, ele se vingou de Jor-El, enviando seu filho Kal-El (Clark) à Zona Fantasma, devido ao fato de Jor-El ter sido o responsável pela sua prisão (de Zod) na Zona. Mais tarde foi revelado que o rancor de Zod contra Jor-El começou depois de Jor-El ter se recusado a recriar o falecido filho de Zod, após isso, Zod declarou o fim de sua amizade com Jor-El.

PODERES E HABILIDADES

Como um fantasma possuindo um ser humano preparado como um vaso Kryptoniano, Zod teria todos os poderes de Clark, ao se expôr no sol amarelo. Ele mostrou as seguintes atribuições:

* Super força: Zod é um guerreiro preparado. Com superpoderes, ele é quase imbatível. (Vessel, Zod, Pandora)
* Super velocidade: Zod pode se mover a velocidades incríveis, seus reflexos lhe permitem mover-se a uma velocidade que o olho humano é incapaz de perceber. Ele pode correr e voar a velocidades incríveis. Zod mostrou que ele é perfeitamente capaz de manter um ritmo consistente rodando com Clark. (Vessel, Zod)
* Vôo: Zod domina o poder de voar. (Zod, Conspiracy, Upgrade, Sacrifice)
* Invulnerabilidade: Zod é invulnerável a maioria das formas de dano, podendo-se notar que a invulnerabilidade de Zod só pode ser penetrada por kryptonita. A pele dura de Zod não pode ser penetrada por balas, explosões de energia, e outros ataques. (Vessel, Zod, Escape, Sacrifice)
* Visão de calor: Vimos ele destruir carregamentos de kryptonita, marcar seu símbolo no peito do Arqueiro Verde e destruir a sede da Xeque-Mate com a visão de calor. (Upgrade, Sacrifice)
* Sopro congelante: Em conjunto com Clark, eles assopraram contra Metallo, prendendo-o num cubo de gelo por alguns segundos. (Upgrade)
* Mega-audição: Já o vimos utilizar esse poder na 9ª temporada.


VULNERABILIDADES

Como qualquer Kryptoniano, Zod é vulnerável a vários tipos de kryptonita. Ele foi finalmente derrotado por Clark (em 6x01# Zod) usando o Cristal de El, que foi capaz de exorcizar seu fantasma do corpo de Lex.

BIOGRAFIA

Zod nasceu em 1935 e cresceu no planeta Krypton.


Como um adulto, Zod se juntou aos militares de Krypton, onde subiu ao posto de Major. Ele era o melhor amigo de Jor-El, foi casado e teve um filho pequeno. Na fronteira de Kandor, Zod e seus soldados estavam a ter amostras seu sangue retirado por um médico uma vez que travou uma guerra contra o Black Zero. Assim como Zod estava prestes a ter seu sangue colhido, Jor-El parou o médico e informou que este projeto estava interrompido. Zod e Jor-El, em seguida, presenciaram a destruição de Kandor, e Jor-El teve que segurar Zod, que ficou arrasado ao ver sua esposa e filho morrerem na destruição de Kandor.


Quando Jor-El foi levado a julgamento pelo Conselho de Anciões e condenado à morte por sua obstrução do suprimento sangüíneo, Zod interveio e pediu ao Conselho que Jor-El fosse poupado, o que eles concordaram em que tanto Jor-El e Zod doassem seu sangue para o Orb. Zod depois pediu a Jor-El que utilizasse as células de seu filho morto para recriá-lo, mas Jor-El recusou e colheu sangue de si mesmo e Zod. Irritado, Zod declarou que Jor-El, assim como seu filho, estava morto para ele. Uma vez que Zod não tinha ainda seu DNA extraído, seu clone iria partilhar essa memória, bem como o seu ódio por Jor-El.

Anos mais tarde, Zod subiu ao posto de General, e construiu um exército com o objetivo de usá-lo para assumir Krypton. Ele casou-se novamente com uma soldada chamada Faora, e os dois viram como seu destino assumir Krypton. Eles começaram a sua campanha e tentaram conceber um herdeiro, mas descobriram que Faora era incapaz de ter filhos. Em conseqüência, Zod e Faora tiveram seu DNA fundido e juntamente com outras formas de vida violentas criaram seu filho, "o último destruidor". Eles também perceberam que poderiam governar a Terra com os poderes adquiridos no âmbito de um sol amarelo .

Quando Jor-El criou sua própria versão de Dax-Ur 's Brain InterActive Construct, Zod foi capaz de danificar o seu sistema, ganhando uma vantagem em sua guerra com o Conselho.

Tendo sua força tendo se tornado algo tão grande, Zod deu papéis importantes na guerra a seus discípulos mais próximos, Nam-Ek e Aethyr. Ainda semeando seu ódio por Jor-El, Zod contactou Zor-El (irmão de Jor-El) e pediu-lhe para ser seu aliado, usando o ódio de seu irmão para sua vantagem. Aethyr e Nam-Ek planejaram ataques em várias grandes cidades Kryptonianas após comunicar-se com Zor-El, o que lhes daria o conhecimento dentro dos planos do Conselho e os pontos fracos em suas defesas.

Zod e Faora anexaram seu "filho", que era material genético simples naquele momento, a nave de Kal-El que foi definida em um curso para a Terra.

Antes de Krypton explodir, Zod e Faora foram capturados por Jor-El e o Conselho de Krypton, que destruiu seus corpos físicos e colocaram suas essências na Zona Fantasma, onde a única maneira de qualquer um deles conseguir escapar era se encontrassem outros organismos para habitarem.


5ª TEMPORADA

"Você tem olhos de seu pai. Olá, Kal-El." - Zod (possuindo Lex) para Clark em 5x22# Vessel.

Como Zod, seus discípulos foram derrotados e presos na Zona Fantasma. No entanto, Nam-Ek e Aethyr escaparam de Krypton no interior de uma nave negra (que também continha Brainiac) pouco antes do planeta explodir. Depois, a sua missão tornou-se clara em libertar Zod na Terra, no entanto, esta missão levaria anos para se realizar. Aethyr e Nam-Ek foram alertados sobre a localização das pedras do poder quando o sangue de Genevieve Teague foi manchado em uma dessas pedras (ver 4x22 "Commencement").


Quando Nam-Ek e Aethyr chegaram na Terra durante a segunda chuva de meteoros, eles imediatamente partiram para a conquista do planeta em nome de Zod a fim de refazê-lo como uma Nova Krypton, mas foram impedidos por Clark Kent, da Casa de El. Quando os discípulos de Zod não conseguiram completar sua missão, Brainiac criou uma extensão de si mesmo que assumiu a identidade humana de Milton Fine e definiu a liberação de Zod. Devido às maquinações de Brainiac, Clark quase libertou Zod da Zona Fantasma, mas ele fechou o portal pouco antes da chegada de Zod. De acordo com Brainiac, Clark foi originalmente destinado a ser o receptáculo de Zod, mas o espírito de Jor-El mostrou-se muito forte em Clark, assim Brainiac foi obrigado a virar em outro lugar.


Brainiac finalmente escolheu Lex Luthor para ser o novo receptáculo de Zod, e alterou o corpo de Lex, para que ele possuisse poderes kryptonianos. Para evitar o retorno de Zod, Jor-El entregou um punhal kryptoniano para Clark e avisou que ele teria de matar Lex. Entretanto, Clark não conseguia fazer isso, e em vez arremessou o punhal contra Brainiac, esfaqueando-o no peito. No entanto, com Brainiac acessando a Fortaleza da Solidão através do punhal, o espírito de Zod foi liberado para o corpo de Lex. Quando Clark quis saber o que tinha acontecido com Lex, Zod respondeu que Lex estava morto, e ofereceu a Clark a oportunidade de se juntar a ele na conquista da Terra. Quando Clark recusou, Zod o prendeu na Zona Fantasma.

6ª TEMPORADA

"Zod não recebe ordens. Ele as dá." - Zod (Lex) para a Lana, em 6x01# Zod


No corpo de Lex, Zod absorveu sua inteligência humana, sentimentos e memórias. Zod sequestrou Lana Lang e a manteve cativa com uma ordem que ela lhe produzisse um herdeiro para que ele começasse a transformar a Terra em um novo Krypton. Quando Lana tentou impedir Zod, ele prendeu a mão dela em uma parede com uma barra de ferro. Mais tarde, Lana obteve o punhal de Krypton e tentou esfaquear Zod, mas Zod era muito rápido e muito forte, e jogou Lana no chão, para em seguida quebrar o punhal no meio.


Clark conseguiu escapar da Zona Fantasma, com a ajuda de Raya e confrontou Zod, destruindo a caixa preta Kryptoniana que Zod que estava usando para transformar a Terra no processo. Infelizmente para Clark, Zod era um soldado treinado, e facilmente o superou. No final, Zod ofereceu um acordo: Se Clark jurasse fidelidade a ele, então, Zod permitiria que aqueles próximos a ele pudessem viver. Clark pareceu concordar, mas depois de tomar a mão de Zod, apertou-a com o Cristal de El, separando o espírito de Zod do corpo de Lex.

Uma vez que o espírito de Zod foi embora, Lex perdeu os poderes kryptonianos, talvez devido ao poder do Cristal de El. Embora, após a queima de sua mão pelo cristal, a ferida cicatrizou logo em seguida, possivelmente devido aos efeitos persistentes do complexo viral administrado a Lex por Brainiac.

7ª TEMPORADA

Quando Brainiac voltou, Clark suspeitou da possibilidade de Zod e Zor-El terem formado uma aliança, no entanto Kara rejeitou a teoria, dizendo que a única coisa que seus pais tinham em comum era o seu ódio por Zod (ver 7x08 "Blue").

Em uma realidade alternativa, Brainiac, em sua forma humana de Milton Fine, manipulou Lex para exterminar a vida na Terra e destinou a utilização de Kara para libertar Zod da Zona Fantasma para recriar Krypton na Terra (ver 7x18 "Apocalypse").

8ª TEMPORADA

Após Faora escapar da Zona Fantasma e possuir o corpo de Lois Lane, ela encontrou Davis Bloome e revelou suas origens, dizendo que ele estava destinado a destruir toda a vida na Terra para que a linhagem de Zod podesse governar o planeta.

TRIVIALIDADES

* Zod uma vez foi o melhor amigo de Jor-El e o via como um irmão. Isso reflete o antigo relacionamento de Clark e Lex.
* Zod fala para Lana, "Zod não recebe ordens, ele as dita". Ursa ressaltou isso em Superman II.
* Acreditando-se vitorioso, Zod ordenou Clark: "Ajoelhe-se perante Zod". Este é o bordão do personagem, tendo ele dito isso frequentemente tanto em Superman II, bem como inúmeras vezes nos quadrinhos.
* Como antes, Zod estendeu a mão ao seu inimigo 'derrotado'. (Em Superman II, Superman esmaga sua mão, já no episódio Zod, Clark pressiona o Cristal de El em sua mão, o que elimina o espírito Zod de corpo de Lex).
* Durante a Era de Ouro dos quadrinhos, Zod foi preso na Zona Fantasma por criar clones de si mesmo e começar uma guerra.
* Quando Zod é retirado do corpo de Lex, percebe-se a aparência de um jovem Terence Stamp, que interpretou o General Zod de Superman: O Filme e Superman II, e atualmente interpreta a voz de Jor-El em Smallville.


(Traduzido do Smallville Wiki)

Nenhum comentário: