segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Smallville especial: O que o seriado fez de ruim?

Há algumas semanas trouxemos aqui um artigo originalmente publicado pelo site IGN Comics explorando o que Smallville tinha de bom e porque ela durou nada menos que 10 anos. Algumas pessoas discordaram de várias coisas e agora é hora de mostrar e explorar estes argumentos, traduzindo mais uma vez algo do IGN, explicando literalmente o que a série fez de errado. Vale lembrar, claro, que este blog não é responsável pelos argumentos apresentados abaixo e eles não correspondem, de forma alguma, às opiniões do Isma-EL e dos seus colaboradores…

VALORES POBRES DE PRODUÇÃO

Smallville tem uma problema muito sério com orçamento. Apesar de ser limitado, ele é extremamente mal aproveitado para sets, o que quer dizer que tudo que acontece em Metrópolis (ou às vezes até dentro de Smallville) parece ser no mesmo lugar, só com uma coisinha diferentes. Isso é mal aproveitamento do dinheiro que se tem.


Claro, histórias de super-heróis são caras de se transportar para a televisão ou para o cinema, por isso mesmo que as coisas começaram a melhorar para estas adaptações de uns 10 anos pra cá. Com personagens que podem voar, emitir raios de seus olhos e jogar tênis como se fossem bolas de tênis é necessário um dinheiro considerável para fazer com que isso seja convincente e crível para os telespectadores. Smallville fez um trabalho razoável de capturar o mundo de Clark Kent e seus poderes nas primeiras temporadas. Mas com Clark mudando para Metrópolis e com seus vilões ficando maiores e mais poderosos, a qualidade visual da série caiu consideravelmente.

Os valores de produção nas temporadas anteriores eram respeitáveis, em especial por ficarem sempre focados num único lugar. Agora as coisas sofreram um grande baque. Por mais que seja legal para os fãs de quadrinhos verem gente como o Gavião Negro e o Senhor Destino em carne e osso, poucos devem achar que o Gavião ficou tão forte e imponente como nas HQs. O mesmo vale para Apocalipse, Bizarro e vários outros vilões icônicos.

Smallville merece respeito por ter a ambição de mostrar um Universo DC grande em suas dez temporadas. Porém suas limitações funcionaram contra eles mesmos conforme o programa cresceu. Há uma razão para as batalhas épicas destes super-heróis serem mostradas mais nas páginas impressas do que em qualquer outro lugar. Eles são difíceis de serem transportados para a tela, enquanto no papel a limitação é apenas a imaginação.

NÃO SABER QUANDO PARAR
Quando Smallville saiu ele prometia documentar os anos de formação de Clark Kent. O programa seguiria Clark em seus anos de colégio, explorando os eventos que formaram o futuro herói. O entendimento era que o programa acabaria com Clark movendo-se para Metrópolis, com seu uniforme, tornando-se o maior super-herói do mundo.


Deve ter acontecido algum erro de comunicação no meio do caminho, pois a série já está em Metrópolis faz tempo – e continua. Isto é um problema por várias razões. Enquanto a DC já publicou várias origens do Superman, todas concordam com uma coisa: a jornada de Clark até a cidade grande coincide com ele se tornando o Superman. Em alguns casos a identidade é até estabelecida antes mesmo de ele mudar para a cidade.

A ideia é representar a evolução de Clark como personagem. Uma vez em Metrópolis ele já está crescido e conseguindo usar todos os seus poderes. Forçando Clark a continuamente lidar com os mesmos problemas e imaturidades, os caras por trás de Smallville estão sugerindo que ele nunca vai ser nada além de confuso, daquele jovem cheio de conflitos que aparecia no começo da série. Mesmo no quesito visual o ator Tom Welling já tem maturidade para interpretar Superman. Aliás a falta de desenvolvimento e evolução de personagens é um problema comum na série. Clark e outros parece que estão batendo a cabeça num muro constantemente. Personagens como Lana Lang e Chloe Sullivan foram forçadas a direções no mínimo bizarras nos últimos anos.

Do elenco principal apenas Lex Luthor saiu da série com graça. O arco de seu personagens foi o mais rico e teve conclusão no ano sete. Talvez esta mesma filosofia seja finalmente aplicada ao restante do elenco. Smallville durou além do ponto em que o crescimento dos personagens seja natural e orgânico. A história precisa de um fim para que estes personagens finalmente movam-se para outros níveis de suas vidas.

CADA VEZ MAIS ATRAPALHADO

Smallville parece que empacou oferecendo arcos longos demais e deixando sempre o mesmo status quo pra todo mundo. Novos telespectadores podem não conhecer o desenvolvimento de cada personagem, mas o programa permaneceu acessível, de forma geral, para as pessoas que quisessem pegar o bonde andando. Os melhores quadrinhos mainstream são os que conseguem estabelecer esta nível de narrativa também – o que já não acontece faz tempo.


Curiosamente, com o passar dos anos, Smallville foi ficando cada vez mais difícil de se entender, em especial depois que o foco passou a ser Metrópolis. Antes a série focava na vida de Clark e de quem estava em volta dele. Hoje o programa inclui uma tonelada de personagens, lutando com kryptonianos, General Zod, os esquemas de Brainiac, a vingativa Tess Mercer e até o Xeque-Mate.

Smallville perdeu sua simples elegância com a adição de uma quantidade imensa de vilões e conflitos. Mesmo personagens familiares passaram por situações terríveis e confusas. Por exemplo: no decorrer da série Lana Lang casou-se com Lex, aparentemente morreu, retornou de sua morte fictícia, tornou-se uma espiã corporativa, recebeu altos níveis de radiação e partiu em definitivo da vida de Clark. Muito pouco disso tem base nos quadrinhos. Uma vez mais o seriado forçou os personagens a caminharem além do natural e tomou decisões deploráveis de história.

Com a chegada da décima temporada Smallville não é mais um programa que abraça novos fãs. Quantas vezes ouvimos que quadrinhos também são tão inacessíveis quanto? Mais e mais vezes há leitores descontentes com tomadas insulares de algumas revistas construindo uma mitologia inapropriada.

Personagens bons e sólidos formam a fundação de um longo drama. Smallville teve suas grandes dinâmicas no inicio. No coração do show estava a amizade de Clark Kent e Lex Luthor. O programa dificilmente era tão bom quando não tinha o laço amigável deles ou a interminável e obsessiva busca de Lex que o levaria ao caminho da vilania. A perda de Lex deixou uma parte do show vazia até hoje.

Mas ele não foi o único personagens importante a partir. Pete Ross também foi embora deixando Clark sem o benefício de ter um melhor amigo. Lana saiu mais recentemente. Agora Chloe também se foi. De muitas formas adições como Lois Lane e Jimmy Olsen não conseguiram preencher os vazios desses.


Os leitores de quadrinhos constantemente comentam que é impossível se simpatizar com o Superman devido ao exagero de seus poderes. O que descobrimos com o passar dos anos é que a sua grande vulnerabilidade são os seus próximos, amigos e amadas. Mesmo o Superman não pode estar em todo lugar ao mesmo tempo. Algumas das melhores histórias do herói tocam neste tema como, por exemplo, Brainiac, de Geoff Johns e Gary Frank.

O que Smallville falhou constantemente em prover foi um elenco de apoio que gerasse um drama mais forte, deste nível citado pra cima. Muitos da velha guarda foram substituídos de alguma forma. Enquanto Clark continuar em sua fase de transição, novos personagens como Lois e Jimmy nunca vão poder assumir os papeis centrais de suas vidas como nos gibis.

CADÊ O BATMAN?
Como mencionado anteriormente Smallville fez um bom trabalho inserindo vários personagens do Universo DC dentro da série. Pudemos ver gente como Impulso, Arqueiro Verde, Aquaman e muitos outros. Por outro lado, o Flash de verdade, Batman e Mulher-Maravilha não deram as caras.

A ideia geral da Warner Bros. é que colocando estes personagens as pessoas confundiriam suas versões televisivas com as franquias de filmes. Eles não querem um jovem Bruce Wayne aparecendo no seriado com ele aparecendo assim no primeiro filme de Christopher Nolan, Batman Begins, de 2005. O mesmo funciona para os outros heróis, mesmo que Flash ainda vai levar tempo e a Mulher-Maravilha, ironicamente, também vai virar série de TV. Com o filme do Lanterna Verde saindo ano que vem é óbvio que Hal Jordan também não pode aparecer – nem nenhum outro lanterna.

Estes personagens são os maiores que a DC tem. Que fã de quadrinhos que não ficaria feliz em vê-los nas telas, mesmo que ainda sem suas mascaras? Mas, mais importante que isso, eles são um link com Clark para todo o seu potencial em uma interação muito boa. Clark e Bruce em particular têm métodos diferentes, aquela relação toda das HQs que já conhecemos. A Mulher-Maravilha, por exemplo, seria um par romântico que finalmente teria as mesmas capacidades físicas que ele.

Smallville tentou criar uma espécie de Bruce Wayne quando colocou o tal Adam Knight na série. No fim das contas a presença de Adam apenas iluminou a falta de Bruce ali.

PLOTS MAL DESENVOLVIDOS
Uma das forças primárias de Smallville era a habilidade de apresentar arcos extensos que se desenvolviam naturalmente no decorrer da temporada ou mesmo em mais de uma temporada. Era o grande desenvolvimento da relação Clark-Lana-Lex, seja juntos ou separados. A ascensão de poder de Lex foi a mais bem desenvolvida de todo o programa.

Todavia a série nem sempre conseguiu cuidar disso. Com o passar dos anos o seriado foi ganhando um ar de desorganização com cada um competindo por um lugar ao sol, em especial uma quantidade muito alta de vilões. Quem é o inimigo atual de Clark? Zod e seus asseclas? Ou o Xeque-Mate? É o grande Darkseid, que aparecerá nesta temporada? Difícil dizer e este é o problema.


Pior que isso é a conclusão da maioria dos plots. Supergirl apareceu na temporada 7. Mesmo que seu personagem mostrasse muito potencial para o futuro, ela simplesmente foi tirada do show. Ok, ela apareceu rapidamente recentemente, mas e daí? Não foi nada demais. Outros personagens aparecem e se vão enquanto os plots continuam vazios. Aquele senso de elegância que permeava a série no começo simplesmente sumiu.

E mais uma vez: a série trocou sua simplicidade por uma abundância de conceitos e conteúdo, a maioria à toa.

O HERÓI ATRASADO

Uma das ideias mais ridículas do seriado é forçar todos a acreditarem que um Clark Kent com quase 30 anos (o ator já passou disso) ainda tem um último passo a dar para se tornar o Superman. Um grande número de heróis da DC apareceu durante o seriado, geralmente já com suas identidades e métodos. Por que ele continua nessa? Por que ele está condenado a ser o último herói da DC a colocar uma fantasia? O sobretudo não conta.

Superman sempre foi tido como o primeiro herói de todos, o que inspirou quem veio, tanto no mundo fictício dos quadrinho como comercialmente falando no início da indústria. Superman é um líder de homens, não um seguidor de todos. Mas Smallville faz você acreditar no oposto. Mesmo nos primeiros anos o seriado adquiriu um hábito de apresentar personagens do Superman sem Clark nem imaginar quem seria um dia. Atualmente no décimo ano quase todo mundo possível (e até impossível) já apareceu. Quando será que todos vão somar dois mais dois?

Uma vez mais Smallville acaba vítima de sua própria falta de cuidado. Um adulto Clark Kent persiste em lidar com os mesmos problemas do jovem Clark. A transformação em Superman já deveria ter acontecido. E quanto mais a série enrola mais o atual Clark parece-se com um tolo.

E você leitor do blog, o que acha de tudo isso?

Fonte: Multiverso DC

21 comentários:

ClarkKentLane disse...

Cara, sei não. Tá meio que tendencioso esse post, pra que remoer o passado =D, se o presente/futuro se mostram melhores =D??

A verdade é que alguns personagens demoraram DEMAIS pra sair do show, e ponto. Creio que esse tipo de matéria deveria estar em sessões especiais, foruns e afins, porque muitos fãs não são lá muito ponderados como eu, ao rebater uma crítica...
Smallville está se acertando mais do que nunca nessas 3 últimas temporadas, e nessa 10ª em especial(excluíndo aquela burrada que fizeram no meio da 8ª com a volta da mosca morta detestada por muitos, claro).
Criou sua própria mitologia e é isso que vem recebendo elogios, pelos foruns gringos e brazucas,e nos mais diversos sites, sobre a 10ª temporada. Smallville vence atualmente no romance romântico, no rumo heroísmo/sociedade e idealismos(coisas bastantes tocadas atualmente), etc.
Não é o seu caso cara, mas tem uns aí que só criticam porque ainda se prendem ao passado cheio de erros de outras temporadas, ou porque são algum grupinho diminuto de fãs nerds e raivosos de hqs(como disse o isma-el em uma review passada), ou porque são inconformados com o sucesso de personagens próximos ao Clark que vem fazendo a diferença, essas pessoas que querem ignorar coisas icônicas, daí vc já sabe de que personagem eu falo a partir dessa passagem, hehe.

Capiche =D?

ClarkKentLane disse...

E vamos que vamos décima!!!!

Vem aí "Luthor e "Icarus"(esse eu quero ver), chegando pra enfeitar nossas árvores de Natal =D. Vlw galerinha??

ClarkKentLane disse...

E tem outra, o pequeniníssimo grupo que critica atualmente, é aquele que se prende ao Clark imaturo, sem confiança, e medroso do passado.

Agora Clark mais do que nunca vem mostrando confiança, coragem, maturidade, convicção no que quer como herói e na vida pessoal, tudo se encaixando como deve em diversos quesitos. Melhor que isso nem o Natal, como dizem, hehe.

Eduardo Leal disse...

gente... para com isso... Vamos pensar, e se possível comparar, smallville de antes com smallville de agora, e eu n to falando de clark de antes n, to falando do seriado smallville. Smallville não chega nem a 50% da qualidade que tinha antes, dos efeitos perfeitos, das histórias que prendiam vc na telinha, e mas, atraía até quem não era fã...
afinal pq que vcs acham que smallville tem baixa audiência hoje em dia? Pq já perdeu milhares de fães que gostavam muito do seriado pelo seu realismo, pela magia que tinha antes, ação envolvendo Clark. Pra mim Clark kent já era superman antes, era só tirar as duvidas dele e pronto...
hoje o Clark ta tão frocho, que não sabe cuidar nem dele mesmo todo dia ele tem que ser salvo, só não é morto porque não pode morrer se n, n teria série...
tem que ser salvo toda vez... imaginem ele de super... n dura um mês... mas antes ele era super de verdade enfrentava vilôes e saia por cima...


só uma palavra, decepção... só assisto na esperança de voltar a me empolgar como antes na série...
e isso começo des da metade da sétima temporada, dai só veio descepção... pena...

ClarkKentLane disse...

Haha eu não disse que esse post era tendencioso a essas coisas, já já apareceria um ou outro pra falar besteira. Para cada crítica como essa, 10 elogiam. Meus caros...

...O Clark Kent do passado é exatamente como eu disse acima, no meu 3º comentário. Como isma-el vem dizendo nas suas reviews(mais especificamente desde o 4º episódio), poucos ainda querem negar o desenvolvimento e evolução contínua dos personargens(e importância) e ficam se apegando ao passado da série.

E só pra relembrar, o presente que vem se mostrando a algum tempo e o futuro são melhores que nunca, isso eu discuto com qualquer um(é a velha comparação da água e do vinho, se é que me entendem). Não vamos ficar remoendo o passado não...digo, as coisas más do passado, deixa pra lá =D.

Smallville de antes (tirando as tramas que envolviam Lex/Lionel/outros vilões vs Clark) nem se compara com Smallville de hoje. Principalmente porque tinham tramas que seguravam personagens que saíram muito mais tarde do que deveriam. Para bom entendedor meias palavras bastam.

E não vou falar muito porque não gosto de posts assim fazendo esses tipos de comparações =D, já falei o que tinha que falar logo acima.

mrhide disse...

para mim Smallville é uma realidade paralela ou um mundo alternativo

- Lex sai ? blz so serviu para mostrar q o Superman não tem um único vilão lutando com kryptonianos, General Zod, os esquemas de Brainiac, a vingativa Tess Mercer e até o Xeque-Mate.

- Para mim o nona foi até agora a melhor de todas as temporadas e o episódio 200 perfeito

-CADÊ O BATMAN? & VALORES POBRES DE PRODUÇÃO
* Isso eu sempre reclamei aqui da burrice da DC comics isso jamais aconteceria na Marvel, uma serie q tem masi de 3 milhões de espectadores merecia um tratamento melhor

Eduardo Leal disse...

"Smallville de antes (tirando as tramas que envolviam Lex/Lionel/outros vilões vs Clark..."

é justamente o que falta e o que faz de "Antes" melhor que agora, pois n adianta a história evoluir e a qualidade diminuir senhor "ClarkKentLane".

e n ta sendo 10 elogiando e 1 criticando n... pois só vc ta defendendo enquanto já tem 3 que acordam para perceber certas realidades, pois é uma realidade infelizmente.

Nessa 10 temporada eu gostei do segundo ep, n sei se vcs repararam que aquele jeito smallville de antes voltou, vamos ver se continua... e outra coisa, eu to farto da kryptonita n aguento mais...é todo episódio agora pocha...

eu pensava que em pequenópolis tinha muita pq a chuva de meteóro foi lá e que com o tempo a kryptonita ia ficar rára mas a cada dia ta mais frequente...

Eduardo Leal disse...

e eu seui muito bem das mudanças grandeósas ocorridas em smallville sim.
mas ta faltando a qualidade... mas ação. Clark tem já q saber se virar sozinho...tem q ser salvo toda vez..isso n ta próximo de supermam n... mas to gostando da décima tirando isso..

Lorena Welling/Ackles/Knowles disse...

aff......eu como leitora do blog e fã de smallville odiei tudo isso :p
esses críticos tem é inveja do sucesso de smallville q já está no ar a dez anos...

Lorena Welling/Ackles/Knowles disse...

smallville é uma série q se baseia na vida do superman mas que caminha de forma independente.
idaí se algumas coisas estão diferentes dos quadrinhos, idaí se o clark vai virar o superman só no décimo ano da série...a série é boa e é isso que importa :P

mrhide disse...

Nesse temporada me respondam logo
Quando CK foi pego por fazendeiros fanaticos quem salvou ele? ou qdo a prisão explodiu ? ou qdo encarou a Vovó bondade?
bom eu acho q ele se salvou sozinho
agora
Bom pelo que me lembre Superman jamais derroutou o Dkside sozinho, salvo é claro qdo o vilão estava enfraquecido

ClarkKentLane disse...

É isso aí mrhide e Lorena. Eu odeio este tipo de post também Lorena, hehe.
Coisas que ve4m sendo mostradas mais do que nunca nessa épica décima temporada, e que tivemos amostras na nona temporada tbm: o trabalho em equipe, pessoas que vem fazendo a diferença absoluta na evolução do lado herói de Clark e do lado humano de Clark(Lois Lane), pra vc ver(eliminaram até aquele eterno conflito que ele tinha com Jor-EL). Tudo se acertando: vida amorosa do herói com sua parceira; auxílio para Clark de outros heróis em missões; grandes vilões se mostrando; e Clark vai se mostrando ao público(disseram que vem ao público em "Icarus", esse episódio promete uhuuu), tudo de bom. Resumindo, o tema da 10ª é: romance épico e leal, parceria, heroísmo/idealismos perante a sociedade/leis da sociedade, vilões poderosos, etc.

Epsiódio 10x10 e 10x11 vindo aí pra enfeitar as nossas árvores de Natal!!!!

ULISSES disse...

como nada nessa vida é perfeito, não podemos condenar smallville dessa forma grotesca, temos que separar o joio do trigo e ver o que tem mais, se todos nós sabemos que tem muita coisa boa e pouco a criticar, levemos isso em consideração. estamos no século 21, smallville tenta encaixar a historia do homem de aço em nossa realidade de hoje. o passado não cola mais

Daniel disse...

O problema é q as pessoas estão costtumadas a dar mais atenção aos erros do que aos acertos smallville teve erros? teve. Teve acertos? teve muito mais acertos do q erros. As pessoas deviam se concentrar nisso.....

Mas enfim não estou aqui pra falar sobre isso pq ClarkKentLane mrhide e lorena ja explicaram muito bem sobre isso

O que eu queria ressaltar é sobre os efeitos especiais para uma série de baixo orçamento smallville na minha opinião deu um show .Um exemplo disso é clark pegando o globo do planeta diario na premiere, salvando cat grant em shield até na cena em homecoming que mostra clark do futuro voando e detendo uma explosão nuclear
ah e o próprio Darkseid no final de lazarus
Isso mostra que mesmo com baixo orçamento smallville é capaz de surpreender

Abraços

ednilson disse...

ORÇAMENTO BAIXO ESSA É A PALAVRA CERTA, smallvile é uma ótima série, tinha td pra ser a melhor da década eu diria, mas por falta de mais dinheiro e bem mais por sinal deixou sim a desejar, eles fizeram o impossivel pra ter uma série excelente com tão pouca verba assim, mas esse foi o grande mal de smallvile não confiaram no show, não deram devida e mta atenção tanto k mudaram o programa k era até a 8ª as quintas (5ª) e depois jogaram pra sexta (6ª) o k causou um indice imenso abaixo das expectativas na audiência nesse ano 9 tanto k vi aki msmo ano passado varias vezes k os números da tempo 8 eram altissimos e na 9 então despencaram, uma pena infelizmente isso acontecer, não é culpa dos produtores, não é culpa nossa nem dos atores k estão fazendo seu melhor, mas sim da emissora, só como exemplo: a série CSI LAS VEGAS FORMA 3 SÉRIES CONJUNTAS E ESTA NA SUA 11ª TEMPORADA PORK SERÁ? CSI MIAMI, CSI NY, SÃO 3 DERIVADAS DE ONDE? FAZEM SUCESSO? SIM, INVESTEM PESADO FINANCEIRAMENTE? SIM TANTO K ESTA NA SUA 11ª MAS QUAL CANAL É FEITO? CSI: Crime Scene Investigation (br: CSI: Investigação Criminal / pt: CSI: Crime Sob Investigação) é uma popular série dramática norte-americana exibida pelo canal CBS. A série é centrada nas investigações do grupo de cientistas forenses do departamento de criminalística da polícia de Las Vegas, Nevada. Estes cientistas desvendam crimes e mortes em circunstâncias misteriosas e pouco comuns.
A série, criada por Anthony E. Zuiker, estreou em outubro de 2000 nos Estados Unidos (em abril de 2001 no Brasil). Foram criados dois spin-offs da série: CSI: Miami e CSI: NY.
É a série dramática de maior sucesso nos Estados Unidos. Seus roteiros inteligentes e casos sensacionais fazem com que CSI seja para muitos a melhor série do gênero policial. agora pergunto pork smallvile num podia ser assim? fazer esse sucesso todo? ir pra sua 11ª temporada? pork infelizmente como disse no inicio falta VERBA, INVESTIMENTO NO SHOW ISSO SIM eu adoro smallvile já assisti e reasisti todas as temporadas, mas me lamento profundamente chegar nesse ponto onde clark kent ainda não se tornou o grandioso superman td bem k nas temporadas passadas nem era a prioridade isso, principalmente na 8 e 9, mas é uma pena ser assim acredito sinceramente se a parte financeira investissem mais poderiamos caminhar pra 11, 12, 13 enfim pork seria sucesso absoluto e mais ainda ao invés de ficaram kerendo colocar um cara k parece o mister bean como superman pork num coloca que mais representa, que mais se parece, se tornou pra nós fãs o grande super quem? clark kent e sua amada inseparavel lois lane precisa mais? enfim essa é minha modesta opinião a série é ótima mas infelizmente não deram o devido e merecido valor principalmente financeiro e vamos aguardar os próximos k kem sabe tenhamos mais algo especial.

Júlio César disse...

Galera!

Não estou aqui para falar se tem mais erros, ou se tem mais acertos... vamos aos fatos...

1° Smallville chegou ao décimo ano, só de ter essa longevidade, já fica complicado sanar todas as questões (pq uns saem, e entram outros q nem fazem tanta diferença no universo super-man).

2° Óbvio, que os produtores mudaram no decorrer dos anos a metodologia e toda a sequenciação da série... poxa, a série alcançou status elevadíssimo de audiência, quiseram e puderam alongá-la mais.

3° Orçamento baixo? Fato. Mas nesse mesmo post ai ó, os caras deixam bem claro da dificuldade de colocar nas telas toda a trama q envolve os quadrinhos.

4° Opinião minha agora blz? Se o Rosenbaum, fica fazendo charminho, dane-se ele... pois quem mais perde é ele mesmo como ator... momento como esse dificilmente ele terá novamente em sua carreira de ator (pensem, uma série que atravessou quase duas gerações 2001/2011)de começar, e ainda poder dar a maestria do término. Esse cara é um babaca.

5° e último... a décima temporada esta boa, mas mesmo que estivesse toda em frangalhos, eu como fã desde os primórdios da série, jamais deixaria de acompanhá-la (afinal é melhor uma série com começo, meio e fim... do que séries que começam, desenvolvem, e fica no vácuo por causa de uma ou outra questão...).

Bem galera, essa é minha opinião, não espero que todos simpatizem com ela, mas a acho bem coerente em relação à grande série que foi, e que é Smallville.

Daniel disse...

é isso aí julio césar disse td

Unknown disse...

é o seguinte...smallville esta na sua decima temporada....uma série para durar tanto tempo ....tem qe ser boa......ñ importa ci tem gente qe critica.....enquanto houver critica..é sinall...qe ah sucesso.

ps:...ancioso..por Icarus..

Emanuele Kent disse...

Julio César faço das suas AS MINAHS PALAVRAS! assino embaixo, do lado hauhauhauhauha aonde der.
pow gente nao vale so meter o pau na serie, né? erros foram cometidos, mas acho que nenhuma série ta livre disse LOST que o diga ¬¬ sobreviveu nem sei como que perdeu o foco e a graça, na minha opiniao.
enfim bjks
passem pra ler a fic e comentem neh?! o_O
bom fim de semana (caso eu nao apareça antes)

Samuka_7 disse...

Eu nunca tinha pensando nesses focos q vc deu no post...concordo mais nw levo tao a serio...smallville mostrou historias de superman mostrando origens e explicando-as mais faltou conclusoes....

concordo muito com o post sobre o desenvolvimento de personagens e conclusao deles....lana ngm sabe o fim q levou..Pete tbm falou q nw ia ficar tanto tempo longe de clark e desapareceu...impulse,supergirl e outros superherois nw deram um fim na historia deles pra eles seguirem e se transformarem nos superherois q vao formar futuralmente a liga...


Mais vamos espera o 10 e ultima temporada tem para nos mostrar

luloispes disse...

NÃO GOSTEI DESSAS CRITICAS!!
ASSISTO SMALLVILLE HÁ DEZ ANOS E CADA VEZ MAIS QUERO QUERO VER O PRÓXIMO CAPÍTULO.
COMO É QUE UMA SÉRIE QUE PASSOU A SER TRANSMITIDA AS SEXTAS-FEIRAS PODE TER UMA AUDIÊNCIA DE 4 MILHÕES DE PESSOAS ASSISTINDO.
DEPOIS AINDA FALAM QUE A SÉRIE É RUIM.
QUE FAÇAM MELHOR ENTÃO!!
AH!! E TEM QUE FAZER DURAR VINTE ANOS... PORQUE O RECORDE DE DEZ ANOS A SÉRIE JÁ BATEU!!

QUERO VER "LUTHOR" "ICARUS", LOIS LANE CASANDO COM CLARK, CLARK DE UNIFORME...

AH!! IA ESQUECENDO ELES USARAM O NOME DE BLUR SÓ PORQUE TEM AQUELA DISPUTA DA FAMÍLIA DOS CRIADORES DO PERSONAGEM, POIS A PARTIR DO SURGIMENTO DO BLUR, PRA MIM O CLARK JÁ É O SUPERMAN COM UM APELIDO NOVO....
VALEU GENTE ATÉ A PRÓXIMA.