domingo, 7 de novembro de 2010

[Review] 10x07 "Ambush"

Até que enfim! Finalmente, a temporada recobrou a trama envolvendo os vigilantes e o Esquadrão Suicida, e, consequentemente, tendo mais ação. Pra quem estava pensando em desistir da série (logo em sua última temporada) pode retornar sem medo. Teve romance? Teve, mas isso até perdeu o brilho perto de toda a trama construída nesse episódio. Com o retorno do General Sam Lane (Michael Ironside) e Lucy (Peyton List), pela 1ª vez juntos no mesmo episódio, o casal mais querido (e icônico) da série teve uma boa história pra contar.

[image] [image]
[image] [image]
[image] [image]
[image]


Na véspera do Dia de Ação de Graças, Clark e Lois são interrompidos num "momento caliente" por papai militar e irmãzinha rebelde. Se até aqui, o episódio parece que será outro "Hostage", logo você perceberá que é muito melhor.

A dinâmica entre Sam e Clark (Tom Welling) foi muito boa. O pai militar e super-protetor que detesta super-heróis versus o genro certinho e educado que na verdade é um super-herói. Só isso já renderia um episódio pouco melhor que os anteriores, mas Don Whitehead & Holly Henderson conduzem muito bem o roteiro, sabendo dosar perfeitamente o humor e a tensão.
A direção de Christopher Perry está impecável, com ótimas cenas envolvendo os cenários e também as cenas de ação.

Não demora para Sam começar a "pressionar" o novo namorado da filha, o que inclui uma listinha de tarefas impossíveis. Mas o ponto alto dessa relação é quando Sam declara abertamente sua participação no Ato de Registro dos Vigilantes, o que imediatamente cria uma rixa entre os dois. Clark defende que os heróis ajudam as pessoas, mas Sam rebate que eles são terroristas que se acham acima da lei, e cita a explosão da Torre RAO por um "super-infectado". E se o general já não estava simpatizando com Clark, logo ele começa a desconfiar dele, quando o mesmo desaparece após chegar as compras, e Lois diz que ele subiu para o quarto, mas então Clark ressurge pela porta trazendo mais uma parte da compra, tudo isso ao mesmo tempo que a TV ligada mostra um incêndio que é apagado pelo Borrão. Quando Clark recebe uma ligação urgente de Oliver e precisa sair, Sam comunica aos seus oficiais para ficarem de olho nele.



[image] [image]
[image] [image]

Enquanto isso, Oliver e Tess descobriram que estão sendo vigiados. Após chegar de um salvamento, ferido, Oliver é tratado por Tess, que descobre que ele possui uma tatuagem de caveira gravada dentro da pele dele. E pior: o símbolo pertence ao Esquadrão Suicida, liderado pelo velho "amigo" de Oliver, Rick Flag. Oliver acaba descobrindo que Clark também possui um (lembram disso em "Shield"?)

[image] [image]

Na fazenda, Lucy não pára de se meter em confusões e, após roubar um beijo de Clark e ser flagrada pela irmã, a caçula acaba manipulada por Flag, que vem rastreando o General e, disfarçado de soldado, entrega um envelope a ela e uma caneta rastreadora, ambas para o pai dela. Com a intenção de fazer algo certo e ser bem vista pelo pai, Lucy cai direitinho na emboscada.

[image] [image]

E as coisas continuam tensas entre Sam e Clark. O rapaz acaba "emboscado" no próprio porão da fazenda, onde o general o interroga sobre seu envolvimento com os heróis, mostrando-lhe fotos dele com Kara (o conteúdo do tal envelope). Clark, então, começa a defender-se e a julgar os propósitos de Lane, e afirma que ama Lois e não vai desistir dela. Porém, o General afirma que esta será a última vez que ele a vê. Até aqui, Lois havia se mantido neutra, sem defender um ou outro, apenas apaziguando os lados, porém, mesmo amando Clark, ela não quer decepcionar o pai e acaba acatando a sua ordem de ir embora com ele e Lucy.

Nesse momento, Rick Flag e seus comandados rastreiam a família Lane até o apartamento no Talon. Lá, Lois volta atrás e afirma ao pai que ama Clark e já está cansada dos joguinhos dele, que ela voltará para Clark, ele querendo ou não. Sam leva o 2º choque do dia (o 1º foi a coragem de Clark ao enfrentá-lo) e decide ir embora, levando Lucy. No entanto, a caneta fica para trás.

Enquanto isso, Clark se reune com Oliver e Tess na Torre de Vigilância e descobre que o Esquadrão Suicida está rastreando Sam, pois ele está a favor do Ato de Registro, e o Esquadrão não aprova tal Lei. Com isso, Clark corre para salvar a amada.

Dentro de um comboio, Rick dá a ordem para dispararem um míssel em direção ao apartamento, sem saber que Sam não está mais lá. O míssel atinge o prédio, para desespero de Sam. Clark chega supervelozmente (e de uniforme!) e salva sua amada, levando-a para fora com sua família. E em seguida, o símbolo do Borrão é gravado numa parede, para fazer Sam se lembrar disso todos os dias.



Dentro do comboio, Rick descobre que Sam não estava no prédio e, nisso, o comboio treme e é girado, como se tivesse capotado. Em seguida, o Borrão arrebenta a porta e entra, juntamente com o Arqueiro Verde. Rick explica que o Ato de Registro é uma farsa para caçar, aprisionar e destruir os Vigilantes que precisam fazer alguma coisa, pois o povo já está ficando contra eles. Clark afirma que violência não é a resposta e que eles vão reconquistar o povo. Mas Rick garante que outros heróis já o estão apoiando e, nisso, seu ajudante o segura e ambos se teletransportam dali.

Depois de todos os perigos vividos ao longo do episódio, é hora das pazes serem refeitas. Lois e Lucy, finalmente, parecem se acertar e se abraçam. Clark e Sam tem uma conversa amigável, onde o general pede desculpas ao futuro genro e afirma que ele tinha razão sobre tudo o que falou. Além disso, ele desabafa e garante que, apesar de seu orgulho em servir e proteger o país, se ele pudesse voltar no tempo, passaria mais tempo com a família. A noite culmina na Ação de Graças, num momento de paz, alegria e união entre esta mais nova família.

Enquanto isso, o movimento anti-Registro continua e, nas palavras de Flag, "a guerra está declarada", com um prédio anti-vigilantes sendo explodido.

[image] [image]

Ótimo episódio. Como eu disse antes, retomou uma das histórias principais da temporada. E devo dizer, até aqui, dentre todas as tramas (Darkseid, Lex Luthor), a dos vigilantes e Esquadrão Suicida tem sido a melhor. E pelo visto, os próximos episódios só tendem a dar continuidade ao bom ritmo desse episódio.

NOTA 5/5

Até o próximo!

8 comentários:

ClarkKentLane disse...

Esse episódio está muito bom falando de família, amor Clois, romance, esquadrão suicida, vigilantes e heroismo, embate entre entre Clark e Sam, que acabam tendo uma conversa muito amigável e saudável, etc. Muito bom.

Abbandoned promete tbm. Tocará mais nesses aspectos de família da Tess, da Lois e do Clark tbm, trazendo vovó bondade com a Tess, a mãe da Lois, e os pais biológicos de Clark na fortaleza. Quem sabe vejamos o uniforme naquele cubo de gelo denovo, hehe.



ps: e a pergunta de Clark dps da conversa com o General, bem sugestiva :)...

Lorena Welling/Ackles/Knowles disse...

ótima review para um ótimo episódio. =)
smallville está caminhando no rumo certo...

Exterminator_27 disse...

Isma-EL,
Você só esqueceu de comentar, apesar do ótimo review, que ao final da conversa entre o General Lane e o Clark, em que ele queria fazer um 'pedido' ao General sobre Lois....parece que seria um pedido não é ???
Será que isso vai ser explorado em outros episódios ?? Será que é o anunciado noivado ??

Forte abraço,
Fernando

Isma-El Kavallera disse...

Ótima observação, Fernando!

Confesso que nem dei importância pra esse detalhe, nem passou pela minha cabeça essa idéia.

É algo que podemos explorar aqui no blog!

Forte abraço
e grato pelos elogios, pessoal!

ClarkKentLane disse...

O pedido("...sobre Lois e eu, gostaria de pedir uma coisa...") da mão da filha/permissão, em boa hora dps de uma conversa amigável.

No episódio "Abbandoned" terá mais desse tema de família no caso da Lois, a mãe, no caso do Clark, os pais biológicos na fortaleza, que a dupla visita. Deve falar relacionamentos, amor , Clark investigando com Tess sobre o orfanato da Vovó Bondade,etc.

Já no "Patriot" teremos a trama dos vigilantes e da fraude do ato registro de vigilantes. E tbm, a volta do Aquaman para dar aquela ajuda ao Borrão/Clark, agora com sua >esposa<. E spoilers dizem que Clark olhará para eles pensando sobre seu futuro amoroso com Lois. O spoiler do episódio 11 "icarus" indica um rumo "inesperado".

A pergunta/pedido/permissão dps da conversa com o general, em "Ambush", não tem pra onde correr, estamos caminhado pra um "engagement" antes do natal :).

Smallville está acertando no quesito romances, ação, e todas as tramas dessa temprada.

ednilson disse...

mt bom msmo, um clima aspero do genro como era de se esperar mas como clark sabe lidar com essas koisas respondeu a altura impressionando o papi lane e assim conquistando de vez e pra mi foi o famoso pedido mas poderia ser 2: apenas o jantar em familia k lois adorou pode se ver nos olhos dela como brilham de felicidade e tbm pork não um pedido de casamento essa temporada promete msmo prometeram mudanças a partir do episódio 200 e se esta confirmando essa sim vai ser uma grandiosa temporada e até o ultimo segundo kero acreditar k num vai ser cancelada podem dizer isso hj mas até quando vai? temos mt chão pela frente ainda então fiko aki com minhas esperanças.

Pedro Enrico disse...

Hei Isma-El gostei muito do episodio mas a sua revisão esta meio digamos assim
vc disse muito a historia do episodio e avaliou eles (elenco, cenario,relções de um personagem com outro) muito pouco nao é atoa q com meu comentario essa review vai te 8 comentarios enquanto a do episodio anterior 33
bem só queria disser para contar menos a episodio(afinal nos assistimos) e avaliar mais o povo

ClarkKentLane disse...

Nem revisão é, é resumo do episódio + crítica, ou seja, resenha. OU seja ele faz comentários dentro do resumo, e nós aqui postamos e comentamos tbm :).

E o episódio foi muito bom, só pra lembrar xD.