segunda-feira, 15 de novembro de 2010

[Review] 10x08 "Abandoned"


AGORA É QUE SÃO ELAS!

Desde que a 10ª temporada estreou, temos acompanhado um fio condutor nesta história toda. Alguém que, diretamente ou indiretamente, está sempre ligada aos principais acontecimentos da trama, e, de certa forma, conduz a história e o espectador nesta fase final da trajetória de Clark Kent, rumo a se tornar o Superman. Quem é essa pessoa? Ora...Lois Lane!

Desde o episódio-duplo "Absolute Justice", quando o Dr. Destino havia dito que Lois era "a chave" do destino de Clark, essa afirmação, embora significante e icônica, ainda estava meio vaga.

Porém, nessa última temporada, onde os produtores ousaram fazer com que Lois já saiba o segredo do herói, antes mesmo dele se tornar o Superman, percebemos o quanto ela é importante para Clark e sua jornada. Em todos os episódios até aqui, ela mostrou ser a protagonista absoluta, depois de Clark, envolvida em todas as tramas, todos os segredos, todas as peças-chaves para o desdobramento da história.

Sem falar que as mulheres dominaram esse episódio: Lois, Tess, Vovó Bondade, Fúrias, Teri Hatcher (Ella Lane), Lara...e o Clark sem camisa. Essas garotas devem ter tido um enfarte mesmo =D

A produção, como sempre, estava impecável, com cenários diferentes e uma boa iluminação. Um dos destaques dessa temporada, pra mim, é a diferenciação de cenários. Isso é bom, pois ficar resumido a WatchTower, Planeta Diário, Fazenda, Mansão Luthor e Apartamento já estava me enojando. E, se em "Harvest", tivemos uma bela paisagem verde dos campos, aqui tivemos a imagem exterior de um lindo orfanato.

Mas antes de falarmos sobre Lois e seu papel ao lado do Superman...vou abordar o que, pra mim, foi o ponto alto (e mais esperado) de "Abandoned": a origem de Tess Mercer!

Desde sua estreia na 8ª temporada, para ocupar o lugar de Lex Luthor (Michael Rosembaum) na mansão e na empresa, a personagem dúbia, ora boa ora má, parecia ter caído de para-quedas na série, numa tentativa desesperada de preencher o espaço deixado pelo careca. Apesar de gostar da personagem e de sua bipolaridade (bem ao estilo Luthor), ela nunca realmente foi uma "substituta" de Lex, sendo sempre uma vilã secundária (e, por vezes, terciária!). Sem falar que, diferente dos demais personagens, não tínhamos sequer uma noção sobre sua vida, quem ela era, o que aconteceu com ela, como ela conheceu Lex e o que, realmente, houve entre eles.

Após quase 3 temporadas fazendo parte do elenco fixo, os produtores resolveram abrir o diário da personagem e revelar QUEM É TESS MERCER.

O início do episódio já começou bem, num estilo suspense, mostrando uma visão do passado de Tess, quando ela era criança e como se sentia ameaçada por uma mulher, que hoje Tess diz não saber quem era. Após ver que esses sonhos estão ganhando formas assustadoramente reais, como a bailarina de brinquedo de seu sonho aparecer na mansão, Tess pede ajuda a Clark. Ambos, então, descobrem uma pista sobre um orfanato que é dirigido por uma senhora, conhecida como "Vovó Bondade".

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjF-QqLfyEh_lKHCv9l3dE4dhiaszoRqtrR3AUfnIBu6mE9-vkh_21yRYwOyrqjwq46n2P9SEQH_K6ofVzoxqVIz468vRIkHLRez7gBzDK_KqxfE-XvpFo6J2sO26Kh2d8MGHxjfuouPBXN/s1600/12.jpg

Toda essa idéia de Tess ser uma das fúrias da Vovó ficou bem legal. Só me faz pensar que Tess está se tornando uma "Chloe" da vida, pois já foi tudo nessa vida: bióloga, presidente da LuthorCorp, agente secreta do Xeque-Mate, substituta da Chloe na Torre de Vigilância e, agora, uma Fúria. Ô mulherzinha ocupada!
Ainda assim, gostei da idéia. Pois, na verdade, o grande trunfo disso estava cavado um pouco mais fundo. Como ela chegou ali. As fúrias são guerreiras letais, sem misericórdia, e todas tiveram suas memórias de infância e sentimentos apagados. Isso explica porque Tess não se lembrava daquelas cenas quando criança, nem saiba quem realmente eram seus pais.
E como foi comentado aqui e em outros fóruns, a teoria de Tess ser uma Luthor se comprovou.
Lutessa Lena Luthor, filha de Lionel Luthor e Pamela Jenkins. Resta saber quais serão as consequências disso para a personagem e para a série. Afinal, Tess é irmã de Lex, o arqui-inimigo de Clark, que é seu colega e amigo agora. Aliás, gostei muito da camaradagem entre eles. Depois de tanto odiá-la, agora Clark a vê como amiga.

























CLARK: "Jamais te abandonaria. Você faz parte do meu time!"

A questão é: quando Tess (ou Lutessa) contará para Clark e Oliver sobre sua origem e o pequeno Lex? Torço para haver, pelo menos, alguma menção disso em "Icarus" (10x11) e "Collateral" (10x12). Sem falar que Tess ser uma "Luthor" levanta muitas hipóteses, como a possibilidade dela e Lex (sendo irmãos) terem até mesmo tido um caso, como se fazia pensar na 8ª temporada.

E as fúrias? Excelentes lutadoras, que podem trazer mais tensão para a trama e para os heróis. Espero que elas apareçam mais uma vez para vermos um confronto entre elas e a Liga da Justiça, ou pelo menos entre elas e Clark.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjPECtyZs6_3d1ERhIDnJM8Mq_4FHTeAlA70D76DniKnuhiT_GcRQwWiUTQcxnOp6HPUSIeJi_PJ6OKAtre7gi1OdjX5fVnDgJZm1FpIojk1E3QyYzVfLfASC5PdQAQ74CMQNb5F0Hr89qb/s1600/04.jpg

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhHvdSV1Gd-o67FsEm4WVRq8Toc9LypPKnW_UaGUh5xNM2goEoHj2LKFhKwTM1UrPcsKyPSEcDYFHkK-xKWcSM78zUyGwkhhjl4tXdJgu0b0w0gg21Bvp_gyIvf8ebQBrOT_eplDukJ-A0/s1600/02.jpg

Para vocês entenderem melhor, as Fúrias Femininas são um grupo fictício de vilãs da DC Comics, criadas por Jack Kirby, na revista Mister Miracle #6 (Fevereiro 1972). Trata-se de uma divisão militar formada somente por mulheres e comandada pela Vovó Bondade. Todas as mulheres das outras divisões militares de Apokolips sonham em entrar para as Fúrias. Todas as Fúrias tem força e resistencia sobre-humanas. Como todos os da raça dos Novos Deuses, elas são imortais.

E, como citei no início, as mulheres dominaram o episódio. Se o ponto alto, pra mim, foi Tess, ainda tivemos a ótima participação da icônica Lois, das já citadas Fúrias, da Vovó Bondade e até de Lara, a mãe biológica de Clark.

Acho que, para o "padrão Smallville", a Vovó Bondade ficou bem fiel a sua versão dos quadrinhos e seu encontro com Desaad e Gordon Godfrey é um anúncio das trevas que se aproximam na vida de todos na série. Aliás, muito bom saber que aquele de 10x03 "Supergirl", não era o Darkseid, afinal, mas sim Glorioso Godfrey incorporado em G. Gordon Godfrey. Assim, fica bem melhor.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgQ2fDY3J-L7e3a0F7IZ8W0h010YO1OwylxYyApFpcucKaBrp3HFdJemJ9np0xNBGLq-XcZoNicX2bFwwyrd8ToHg8YiBla3HDqi_NcFAuTHHGkhagkbXF-_OiYA3UgnF4anpmBvqMTCsln/s1600/13.jpg

Quanto a Lois, esta parece se superar a cada episódio, tendo cada vez mais relevância para a trama e, como eu disse, para a vida do futuro Superman. E dessa vez, soubemos um pouco mais sobre ela, ao assistir uma fita antiga gravada por sua falecida mãe. Ella Lane, aqui interpretada pela icônica Teri Hatcher, considerada pela maioria dos fãs do Superman, como a melhor Lois Lane. A sua breve participação (mais que) especial foi emcionante, tanto para a nova Lois como para nós, fãs...e como ela me lembrou a "sua Lois" de Lois & Clark nessa cena. Eu posso até não ser muito fã da série, mas Teri merece destaque e respeito por sua atuação na série.



E com isso, Lois fechou as feridas de um passado do qual ela tinha medo e, assim, pôde seguir em frente. E isso não vale somente para ela. Determinada, Lois percebeu detalhes da vida a qual ela não tinha consciência e percebe que precisa ajudar Clark a se livrar das mesmas correntes que a prendiam. E diferente de Lois, Clark ainda pode se acertar com seu pai biológico. Com isso em mente, Lois descobre a chave para a caverna e, assim, chega à Fortaleza de gelo.

E devo dizer que a cena na fortaleza, com Clark vendo a mensagem de seu pais, Jor-El e Lara, gravada pouco antes da destruição de Krypton, me emocionou mais do que a de Lois/Ella. Pois ali, vimos um Jor-El diferente da voz dura e, por vezes, ditadora. Vimos um Jor-El que era humano (ops, kryptoniano!), que tinha falhas e arrependimentos, mas acima de tudo, alguém bom e com sentimentos, disposto a se sacrificar para salvar a vida de quem mais amava. Algo que Clark precisa ver e ouvir. Afinal, o duro relacionamento dele com "a voz" de Jor-El estava corrompido e isso é algo que ainda estava prendendo Clark, uma das coisas que ainda o impediam seguir em frente e acreditar em si mesmo, como disse Lois. Ali, Clark teve a imagem de sua verdadeira família, num momento sentimental de amor e carinho, um laço que era unido pelo único filho do casal. A mensagem do casal foi comovente e pudemos ver o alívio de Clark ao esvaziar aquela amargura que ainda tinha de seu pai.

Sem falar que essa cena, em si, me lembrou muito uma cena do filme "Superman II", com o Homem de Aço (Christopher Reeve) e Lois (Margot Kidder) na Fortaleza, com a imagem dos pais do herói. É "Smallville" e sua forma de homemagear as diferentes mídias de sua mitologia.







Com isso, é impossível negar a importância de Lois na vida do Homem do Amanhã. Por mais que alguns poucos ainda queiram negar, Lois é "a chave" e daqui em diante, isso só tende a se intensificar. No próximo episódio, Lois deverá conhecer a Torre de Vigilância e, pela cena final do casal no episódio, com Clark segurando uma aliança e prometendo a Lois uma surpresa, parece que o mistério sobre qual casal de série vai noivar acaba de ser solucionado. Será que semana que vem veremos Clark fazer o pedido?

Aguardemos o próximo episódio, que promete muita ação e uma boa história. Acredito que "Patriot" (10x09) e "Icarus" (10x11) serão episódios inesquecíveis!

NOTA 4,8/ 5

22 comentários:

Pedro Enrico disse...

Grande Review Ismael , mas esqueceu de mensionar q tess tbm é a WatchTower agora...
otimo episodio e só melhorando, mas tenho uma duvida uma das furias diz q as armas delas eram feitas de k-verde e quando clark encontra tess ele se aproxima e derrota a furia do chicote sem dificuldade pq ?

Thainá disse...

É isso ae Isma-El, mulher arrazando em Smallville não faltou, parece até um especial de 8 de março!!!
^^
Lois é chave[1000]
Sr. Destino já disse!!!!
Produtores e roteiristas estão fazendo um bom trabalho!!!
\o/
"para o alto e avantee"

Emanuele Kent disse...

muito boa a review, Ismael...
Então, acho que a Tess vai contar sim ao CK e ao Ollie, mas como eles vao aceitar isso, é que deixa todo mundo em duvida...
Bom, respondendo ao Pedro, as armas eram sim de kriptonyta verde, porém aquele chicote eu acredito (pelo que vi) que não tinha kryptonita verde nele.

os produtores estao ARRASANDO e eu acertei sempre que pensei que Tess era algo dos Luthor *_________*
ver CK e Justin sem camisa #NAOtemPREÇO hauhauhauhauah e quero muito ver a cena de CK pedindo a mão de Lois #OMG

ClarkKentLane disse...

Cara fiquei com coceira nos olhos nesse episódio, emocionante em tudo. E a cena final?? Clark vai ter um vislumbre com Aquaman e Mera sexta-feira que vem, e em Icarus tem grandes chances dele fazer o pedido. Família, romance, história, desenvolvimento de personagens, esse episódio teve tudo!!

Thainá disse...

Concordo ClarkKentLane!!!
Só faltou uma musiquinha como d costume, além daquela da caixinha da Tess [ q por sinal me lembrou Harry Potter ¬¬']

Isma-El Kavallera disse...

Obrigado pelos elogios, galera!
Agradeço a cada elogio e crítica que recebo, pois isso ajuda a analisar e querer melhorar....mas ainda tenho muito pra aprender =D

Como eu previa, a temporada ganhou ritmo após "Ambush", e só tende a melhorar com "Patriot", "Luthor", "Icarus" e "Collateral".

"Abandoned" foi bom, pena que faltou mais ação e efeitos especiais. Mas ainda assim, vale a pena assistir.

Um ótimo feriado a todos!

ClarkKentLane disse...

Aproveitando, vcs estão indo lá na página da E! ?? Estou comentando com codinome "Metropolis" tem um carinha lá anticlois chamado "kc", hahaha.

ClarkKentLane disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
ClarkKentLane disse...

E só pra lembrar, ótima review, ótimo episódio, e eu adoro os 2 pricipais protagonistas, Clark e Lois, e os outros tbm, sendo que esse muito mais =D!!!

Unknown disse...

Alguém se deu conta de que a mãe de Clark, Lara, está sendo interpretada em Smallville por Helen Slater, que já foi a supergirl no cinema??? Adoro o jeito como Smallville homenageia os atores que já ajudarm a contar a história do SM na tv e no cinema
(Teri Hatcher (Lois Lane em "Lois & Clark"), Dean Cain (Clark Kent em "Lois & Clark"), Christopher Reeve, Anette O'Toodle (Lana Lang em "Superman 3"), Margot Kidder (Lois Lane em "Superman" 1,2,3 e 4)!

luciana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
luciana disse...

adorei o seu texto
muito bom
agora fizeram uma votação sobre a melhor lois lane
a érica ganhou disparado da teri
como melhor lois lane
e tem mais eu adoro as duas;hoje na minha opinião e de muitos a érica é melhor que a teri
mas adoro a teri;
sobre o GODFREY
ele é dessad
agora o episódio foi dominado pelas mulheres

lois lane,tess ,vovó bondade
arrasaram
lois lane é realmente a chave
ela que fará o clark se tornar o superman
pace

luloispes disse...

Muito bom esse episodio,principalmente as partes Tess Luthor, Lois Lane e Clark.

Foi muito bom comparar Superman 2 com Smallville!!
Falar em comparar eu me lembro que no final do filme Superman 2, o Clark beija a Lois e ela esquece tudo, inclusive que ele seria o Superman!! Prestem atenção na parte final do epi de Abandoned, na conversa com Dessad e Gordon a Vovó bondade diz que eles capturam pessoas para ela apagar as mentes e se tornarem um membro de Darkside.
Sei não, mas estou com receio que vai acontecer alguma coisa com a Lois,inclusive porque eles sabem que o Clark a ama. Eles podem usar isso contra ele. Apagando a memória da Lois.
Ou pode ser só uma hipótese, aliás espero que seja. Não quero ver Lois esquecendo do Clark .
Espero que os roteiristas encontrem um bom final para o casal e a missão do Super.

Emanuele Kent disse...

PASSANDO DE NOVO pra encher o saco de voces e dizer que VAO NO MEU BLOG DE FANFICS CLOIS GENTE o_O
http://fanfictions-smallville.blogspot.com/2010/10/cidade-do-sol-cap-01.html

Espero a visita de todos *_*
e falando no episodio, tive medo da VOVO que de BONDADE nao tem nada ¬¬
to com medo do CK cair nas mãos do Darkseid MIMIMI

Lorena Welling/Ackles/Knowles disse...

As mulheres dominaram nesse episódio!
mais uma vez a lois provou ao clark q ela saber seu segredo não iria atrapalhar o relacionamento deles, pelo contrário, ela está ajudando e muito o clark. Foram muito lindas as cenas em que lois via o video da sua mãe, quando clark via novamente seus pais e a mais fofa foi quando no finalzinho a lois acha aquele envelope com um bilhete da sua mãe dizendo: para o dia de seu casamento. E o clark fala q ela ficou vermelha ^^
aaah casamento em breve em smallville...êeeee!
Sobre a tess, eu já imaginava q ela tinha alguma ligação com o lex. até porque, o lex q era tão desconfiado com tudo e com todos, não deixaria a empresa dele nas mãos de quem nem era seu parente, então acho q ele sempre soube dessa sua irmã...então óbviamente lex e tess nunca tiveram um caso.
aaa Isma, mais uma vez vc fez uma ótima revisão =) parabéns!

ps.:boneca de cera concordo, ver o Ck e justin sem camisa não tem preçooo!

RockGirL disse...

Pessoal fiz um vídeo CLOIS
estou contando com a presença de todos lá, pra dizer se ficou bom...
To aceitando elogios e críticas ^^

http://www.youtube.com/watch?v=N2LD7xylRu0

Obrigada a todos pela Atenção =D

ClarkKentLane disse...

Tenham fé que a coisa anda!!! E mais uma vez digo, fiquei com os olhos vermelhos nesse episódio!! Emocionante mesmo. A Ella Lane, antes de morrer, acertou até a descrição do homem que Lois iria conhecer e se apaixonar, ela até riu, kkk! Sobre a cena final, tem a lembrançada da mãe da Lois, que parece ser a moldura de um porta retrato feito a mão(isso foi emocionante tbm) com um recadinho lá("...para o dia do seu casamento, com amor, mãe...", isso tbm foi emocionante), Clark quase chega mas ela esconde rapidamente sorrindo. Ai antes dele saírem tem aquele vislumbre daquela jóia(aliança com diamante) que é mais bonita que a sáfira "Coração do Oceano", de Titanic, pra quem lembra. Eu estou na fé que serão eles. E não podemos esquecer claro do emocionante reconciliamento de Clark e seus pais biológicos, o que seria impossível sem o auxílio de sua amada. Um salvando o outro sempre. Estamos caminhando e vendo um grande herói se formando, e a união de um grande casal icônico, cada vez mais em cada episódio, e tem esse suspense la na E! só pra matar os cardíacos, hehe. Gostei tbm das cenas da Vovó, que de Bondade não tem nada, haha. Os cenários foram belos nesse episódio.

ClarkKentLane disse...

Ancioso pra ver como será o retorno de Aquaman e sua esposa Mera; a trama do registro de Vigilantes, que foi abordada em Ambush na última vez(baita episódio); Lois conhecer a fortaleza e encontrar Tess lá; tudo isso em Patriot, haha.

Creio que teremos o mistério do noivado/casório nesta temporada de Smallville, logo logo. E que veremos o uniforme novamente tbm, logo logo. E essas boas coisas, juntas, rendem uma bela temporada.

ClarkKentLane disse...

E a citação do Darkseid, com a tropa do mal, os novos Deuses versão Smallvile, achei super legal tbm.

ednilson disse...

SENSACIONAL O CASAL MAIS PERFEITO DA TV, NEM DE LONGE CHEGA AOS PÉS DE LANA É COMPLETAMENTE DIFERENTE A SINTONIA, É ALGO MÁGICO K NOS ENCANTA QUANDO ASSISTIMOS SMALLVILE É A LOIS PERFEITA PARA O CLARK PERFEITO É O CASAL 20 DOS SERIADOS ANTIGOS MAS SENDO CASAL 20 DOS TEMPOS MODERNOS LOIS E CLARK OU CLARK E LOIS O DESTINO OS UNIU NUM AMOR K PERDURARÁ PRA SEMPRE MSMO K SEJA O ULTIMO ANO DA SÉRIE SEMPRE VAMOS TER ESSA LEMBRANÇA MAIS K ESPECIAL LOIS E CLARK UM AMOR ETERNO SÓ FALTA MSMO A CLASSICA CENA DO VOAR COM LOIS DAI SIM COMPLEMENTA AINDA MAIS COM NO FILME DO SUPERMAN 1 QUANDO LEVA LOIS A UM PASSEIO PELOS CÉUS CENA MAIS LINDA QUEM SABE NÃO POSSAMOS VER ALGO ASSIM EM SMALLVILE? CLARK USANDO SEU UNIFORME COM LOIS EM PLENO CÉUS COM UM RAIDANTE BJO APAIXONADO SERIA DEMAIS E ESSE VD POSTADO É UMA BELISSIMA HOMENAGEM AO CASAL LOIS E CLARK OU CLARK E LOIS REALMENTE LOIS NÃO É SOMENTE UMA CHAVE E SIM UMA CASA INTEIRA OU UMA FORTALEZA PRA CLARK OU MELHOR SUPERMAN.

Emanuele Kent disse...

Edinilson ARRASOU com o comentário =)

mrhide disse...

oi gente tem muita coisa acontecendo na serie por isso resolvi reativar o meu blog para comentar alguns eventos que eu e a Thainá observamos , se der passem por la
http://claudiopcampos.blogspot.com/2010/11/smallville-teorias-e-conspiracoes.html