sexta-feira, 26 de novembro de 2010

[Review] 10x09 "Patriot"


HERÓIS, EXPLOSÕES...E GOLFINHOS!


Galera, desculpem a demora em postar a resenha de "Patriot". Tive um final de semana e uma semana igualmente super corrida e ocupada. Minha banda foi classificada para se apresentar num importante festival aqui da minha cidade e isso tomou muito do meu tempo. Contudo, aqui está:

O ótimo desenvolvimento que a temporada vem tendo desde "Ambush" (10x07) se alastra neste ótimo episódio dirigido por Tom Welling (pra quem AINDA não sabe, o intérprete de Clark Kent). Heróis, Ato de Registro dos Vigilantes, explosões, romance e até golfinhos.

Um ótimo episódio que soube dosar tensão e ação. E, como vem sendo desde o início da temporada, a produção gráfica (cenários, efeitos especiais) está de parabéns! (destaque para a cena inicial de Aquaman e Mera).

O episódio trouxe de volta o rei dos mares Aquaman (ou Arthur Curry/ A.C) - que acabou ganhando também um novo nome (na verdade, seu verdadeiro nome), Orion - que não aparecia desde "Odyssey" (8x01). Mas desta vez, ele não só voltou casado, como bem mais sombrio, diferente daquele AC que já vimos em "Aqua" (5x05), "Justice" (6x10) e "Odyssey" (8x01).
Se o personagem já era um "ativista" radical que gostava de plantar bombas em "Aqua", aqui ele estava determinado a causar muitas, muitas explosões! Sua relação com Mera também refletiu n'outro casal da série, Lois e Clark, que se viram em situações totalmente opostas do casal atlantico.




A chegada do Coronel Slade (futuro Exterminador) também enriqueceu a trama, trazendo mais um vilão bem interessante para essa jornada significativa na vida dos heróis. Mais do que nunca, a jogada de Gordon Godfrey se mostra eficaz contra os vigilantes. O exército quer a todo custo acabar com os vigilantes e nomeia Slade, um devoto soldado americano como novo responsável pelo Ato de Registro, e ele não está para brincadeiras!




Os "atentados terroristas" de Aquaman e Mera contra instações submarinas do governo, só aumentam a revolta dos cidadõs contra o vigilantismo. Acontece que as tais instações eram, na verdade, prisões que estavam sendo construídas para os heróis. Ainda assim, a corda aperta pro lado dos mocinhos e, numa atitude inesperada e corajosa, Oliver se oferece para ser o 1º inscrito na lei proposta pelo governo, a fim de descobrir realmente quais as intenções do "Tio Sam", impendindo assim que Clark levasse adiante a sua idéia de se inscrever. Afinal, todos já conhecem o segredo de Oliver mesmo.







E como Arthur alertara, tudo não passava de um disfarce para prender, torturar e arrancar informações dos heróis, de seus companheiros, para assim exterminar de vez com os vigilantes.
Com Oliver e AC presos, restou a Clark e Mera salvarem os amigos, no entanto, Slade já tinha tudo preparado. Com uma bomba acionada por ele, o militar fica cara-a-cara com o Borrão, que acaba preso numa jaula de kryptonita. Negando-se a ser salvo, Slade demonstra seu ódio pelos heróis, afirmando que seu sacrifício valerá a pena. Sem chances de salvá-lo, o Borrão então solta a melhor frase do episódio:

- "Eu sou homem...e sou de aço!"

E nesse instante, a instação secreta, situada no Alaska, explode.

Todo esse confronto serviu de lição para alguns dos heróis. AC mudou sua perspectiva, ao notar que ele estava agindo como Slade, e não como um herói. E ao confrontar Slade, Clark percebeu que o poder de Darkseid é ainda maior do que ele imaginava, pois a mínima ponta de medo é o suficiente para deixá-lo se apossar de uma pessoa.






O episódio também serviu para dar mais um passo na relação Clois. Vendo o relacionamento entre AC e Mera, Lois notou que estava sendo deixada de fora. Clark ainda prendia-se ao medo de envolver Lois e deixá-la em perigo. Mas após uma conversa sincera, ele a levou para conhecer a Torre de Vigilância. Uma cena bem legal, inclusive, que ainda contou com Oliver e Tess (aliás, a reação da Lois ao ver que Tess sabia tudo antes dela foi impagável!)

Totalizando, confesso que eu esperava um pouquinho mais do episódio, mas ainda assim foi muito bom, um dos melhores desta temporada. Acredito que em "Icarus", o que faltou será compensado com extras.





O retorno de Slade no final do episódio, que aparece vivo após uma cirurgia que lhe deixa um tapa-olho, deixa a certeza que o embate envolvendo o Ato de Registro dos Vigilantes ainda tem muito pano pra manga! E ele volta em "Icarus", já como o Exterminador. Muita tensão à vista!

Pena que ainda teremos de esperar 1 semana para vermos "Luthor" e 2 para assistirmos "Icarus", o que só aumenta as expectativas.

É com esse mini-review (desculpem, essa semana faltou tempo MESMO!) que deixo minhas observações sobre "Patriot". Bom final de semana a todos!

NOTA 4,5 /5

7 comentários:

ClarkKentLane disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
ClarkKentLane disse...

Sensacional o episódio: desenvolveu a trama do ARV, nos apresentou o vilão Slade. Resumindo: ação, trama, vilões, romance, tudo de bom. E também tivemos o retorno de A.C e Mera, que contribuíram na solução dos problemas do episódio e tiveram boa participação, agora casados e mostrando um trabalho em equipe, deram uma luz para o nosso querido casal Clois evoluir mais e mais :).

Show de bola. como eu disse em outros posts, estou ancioso por "Luthor"(realidade paralela), mas por "Icarus" estou muito mais anciosos ainda =D, porque será um episódio agitado, com participação de heróis, volta de Slade já como Exterminador(que raptará Lois, Clark terá ajuda de Hawkman e Satargirl e heróis aparecem mesmo que de relance), e também contará com um momento bastante romântico, o noivado de Clark e Lois.

Só me resta aguardar sem ansiedade. Como disseram no cabeçalho de um post: missão impossível, hehehehe. Flw galerinha.


ps: teve tbm cenas engraçadas, como A.C chamando Clark de peixe-palhaço,foi cômico(A.C jogou o Borrão na piscina, hehe); Lois ameaçando/blefando para o Dr.Emil Hamilton, perguntando onde estava o Clark, foi ótimo hehe.

Lorena Welling/Ackles/Knowles disse...

realmente essa review demorou muuuuuito. Mas pelo menos foi por um bom motivo =) parabéns isma por sua banda ter sido classificada ;)
mas voltando ao assundo smallville...como eu sempre digo, amei esse episodio ^^
tom welling mostrou competência como diretor, com um episodio que envolveu de tudo um pouco: romance, ação, explosões, belos cenários e golfinhos! rsrs^^... e tudo isso ajudou bastante no desenrrolar da trama.
"Eu sou homem...e sou de aço!", concordo também a melhor frase do episódio! depois do uniforme clássico na fortaleza essa frase foi mais uma 'palinha' do superman que está por vir ^^
o arthur e a mera também foram muito bons, principalmente porq ajudaram CLOIS ^^...adoro o romance CLOIS! mas fica uma perguntinha: com toda essa coisa de registro de vigilantes será q o CK esqueceu de pedir a lois em casamento? eu achei que ia ser nesse episódio q eles iam noivar =(...
agora é aguardar q na próxima semana vem "LUTHOR" com sua realidade alternativa, e "ICARUS" com a volta de alguns heróis =) e em um desses dois episódios CLOIS vai noivar ^^...
PS.: "O ótimo desenvolvimento que a temporada vem tendo desde "Ambush" (10x07) se alastra neste ótimo episódio dirigido por Tom Welling (pra quem AINDA não sabe, o intérprete de Clark Kent)." ......é meio que impossível algum leitor do blog não saber quem é Tom Welling...rsrsrsrs^^

ClarkKentLane disse...

É em "Icarus" Lorena :), um produtor revelou, até postaram a notícia aqui no blog já. "Icarus", logo depois de "Luthor", daqui a 2 semanas, só nos resta morrer de ansiedade aguardando.
Eu disse bem porque estou no aguardo nos meu comentários acima.

Pedro Enrico disse...

Hei pessoal vim aki pra vcs me ajudarem a tirar umas duvidas 1º como Slade sabia sobre Kryptonita ?
2º Como Clark sobreviveu a explosão e salvou Slade se tava preso numa jaula de K ?
é isso quem puder responder obrigado.
exelente episodio

mrhide disse...

. Minha banda foi classificada para se apresentar num importante festival aqui da minha cidade e isso tomou muito do meu tempo.
PARABENS !!
É TAMBEM ESPERAVA MAIS
PEDRO EU RESPONDI ISSO NO MEU BLOG, MAS A TEORIA Q TENHO É ALGUEM CONTOU

CLARK DEVE TER SOBREVIVIDO PORQUE ELE ESTAVA NO MEIO DA CELA

Isma-El Kavallera disse...

Realmente peço desculpas ao pessoal pela demora! Mas semana que vem volto ao normal, junto com "Smallville" :D

Ah, vlw Lorena/Claudio
Nossa apresentação será hoje!
E será gravado um DVD do Festival!
À noite ou amanhã, posto um link com fotos aqui pra vcs conferirem no blog da minha banda.

Um ótimo sábado a todos!