sábado, 17 de abril de 2010

[Review] 9x17# "Upgrade"


HASTA LA VISTA, KAL-EL!

É, não foi bem assim. Metallo está de volta. Mas não o mesmo Metallo que você conheceu no segundo episódio da temporada. Dessa vez ele era o herói. O que? É...herói ¬¬
Ainda estou tentando absorver esse episódio. Ruim não foi, de jeito nenhum. Bons efeitos especiais e ótimos cenários, fotografias, como a torre em Seattle ou por dentro do ônibus.
Mas também não chegou perto de "Checkmate" (super-episódio da semana passada).

A re-introdução de Metallo, tão aguardada, ficou amena. Do nada, ele virou "o coitadinho", o cara bonzinho. E pior de tudo foi a Lois, depois de tudo que passou, simplesmente vira cúmplice do cara ¬¬

As cenas de Clark infectado pela kryptonita também ficaram bem aquéns das primeiras infecções nas primeiras temporadas, quando Tom Welling simplesmente arrasava na atuação.

Enfim, ok foi um bom episódio. Mas poderia (e era pra) ter sido melhor.


O episódio logo começa com uma cena 'a la filme de espionagem', com Lois dando ares daquela Lois Lane inxeridamente investigativa dos quadrinhos e de outras adaptações. Ali naquele laboratório secreto vimos que os cientistas de Tess trabalhavam numa experiência envolvendo kryptonita vernmelha. Bem, ainda não consegui entender a moral dela, afinal parece que os roteiristas só jogaram ela lá pra que o Clark pudesse se infectar, porque não teve ligação ou envolvimento na participação de John Corben (ou será por isso que ele tava todo escoteiro?!) Após a explosão, tivemos o retorno de Corben que...êh, salvou o dia ¬¬

Gostei da cena Clois no apartamento. Após "Escape" vimos o quanto Clark evoluiu quando se trata de relacionamentos, afinal ele não tinha toda aquela liberdade ou atitude com a "moça cujo nome não irei citar". Mas também vimos uma fórmula que não deu certo antes, e também não dará certo aqui: segredos. Sim, eles, os grandes rivais de um relacionamento sincero e saudável. Lois continua a receber chamadas do "falso Borrão" (Zod) e tem escondido isso de Clark, que já está desconfiado, e até pediu ajuda de Chloe para seguir os passos dela.






Falando na loirinha, não sei o que achar da participação dela no episódio. Pra mim foi simplesmente "mais uma participação". Tudo bem, ela levou uma prensa do "Clark infectado", mas sua participação mais uma vez se resumiu a aparecer na frente de um PC, trair Clark e continuar ambígua nessa história toda. "Ambígua" sim, pois ela quer a atenção e confiança do Clark, mas não dá motivos pra isso. Mesmo após a rápida conversa deles em "Checkmate", ela continuou com as mesmas atitudes. Sinceramente, já sei que isso vai acabar em pizza: Chloe apronta, faz o escárceu, mas no último minuto da temporada será perdoada e posta num pedestal pelos produtores. Dessa vez até se uniu a Tess - que pelo visto vai continuar aprontando e sendo bipolar até o final da temporada (ou da série) - e ainda "envenenou" Lois com clorofórmio. Nesso quesito "bipolaridade", Lionel e Lex desempenharam um papel melhor que as duas.

Após infectado e descobrir que sua "amiga" o traiu com a armazenagem de armas de kryptonita, Clark perdeu a cabeça e após arremessar sua "aliada", marcou seu símbolo na parede da Torre com sua visão de calor e saiu. (Ok, agora vou concordxar com aqueles que criticam o Clark - por que a anta não destruiu os computadores ao invés de desenhar na parede? ¬¬ mais uma prova de que faltou sal no roteiro!)








Depois disso, o Borrão foi até um dos locais secretos (não tão secretos assim, afinal) das armas e lá se depara com John Corben, que estava se "recarregando" com kryptonita (a verde). Após se confrontarem visualmente, o caminhão onde o homem de lata estava explode. E o Borrão se depara com o responsável...Zod com poderes. A cena deles selando a união foi meio estranha...nos "tempos de ouro da kryptonita vermelha", Clark jamais se uniria a alguém, sendo ele autosuficiente. Mas não é o que vemos aqui. E logo os vemos destruindo os demais esconderijos, juntos. A cena dos dois kryptonianos na torre em Seattle ficou muito bem feita. Até o diálogo não foi dos piores, com o herói compartilhando seus desabafos com o outrora rival, que o compreende como é ser sozinho. Só achei meio nada a ver o Clark (Borrão) assoprar seu sopro-congelante no ar, resfriando a cidade (e assim entregando a localização deles para "Chless" (-no sentido "dupla", e essa ainda vai render mais!)

















Mas a melhor cena do episódio aconteceu na Fortaleza da Solidão. Tirando o papo religioso, onde Zod falou sobre a crença kryptoniana no deus sol Rao (pelo menos falaram do livro). Estranho que a voz de Jor-El não respondeu e a Fortaleza parecia...desligada. Quando Metallo (re-programado por "Chless") chega à fortaleza (através da caverna), tem início a melhor cena do episódio. O Borrão e Zod se unem para enfrentar o inimigo. Os dois kryptonianos assoprando fortemente contra Metallo foi show (apesar de que talvez a visão de calor fosse mais útil - ainda mais no coração!). Uma bela cena. O mais legal foi que a luta não terminou com Metallo congelado. Corben destruiu o gelo e arremessando Zod contra algumas rochas, foi de encontro ao Borrão e cravou-lhe um punhal de kryptonita, anulando assim o efeito da pedrinha vermelha. Após isso, o regenerado Metallo desaparece na estrutura do portal de gelo, deixando o normal Borrão sozinho, que percebe que Zod também se foi.




















A conversa entre Clark e Chloe não me convenceu muito. E como sempre Kal-El passando a mão por cima da terráquea, apesar de tudo. E aquele papo de o que salvou a todos no futuro em "Pandora" ter sido as armas, mentira deslavada, já que o que deteu tudo foi o víruas na torre e a única arma de kryptonita que serviu pra alguma coisa foi o punhal que Zod usou pra "matar" Clark. A verdade é que essa conversa (acho que ela não foi a definitiva) deveria ter sido mais longa (deveria ter tido um roteirista melhor!), onde os dois "ex-amigos" (pra mim aquela amizade acabou) deveriam expôr tudo o que sentem, verdadeiramente desabafar. Tentar resgatar uma fagulha que fosse "daquela" amizade que eles tinham (a qual a última fagulha que eu vi foi no final de 8x20 "Beast"). Também não vou reclamar tanto, afinal se a conversa tivesse acontecido como realmente era pra ser teria durado, no mínimo, metade do tempo do episódio.




Agora o que foi aquele drama entre Metallo e Lois?! Sério, precisava aquilo? Desde o início algo forçadíssimo. E como fica? Corben agora é um cara legal? Não existirá mais o "o vilão" Metallo? Gente, se alguém reclama do que fizeram com Lana, não chega nem aos pés do que fizeram com Metallo! Espero que o tragam de volta pra consertar isso. Quero ver Clark X Metallo!



Claro, não posso esquecer da cena final, com Zod e seus soldados leais reunidos na Fortaleza. Zod derramando o próprio sangue numa tigela para compartilhar o seu poder aos kandorianos ficou algo meio 'A última ceia'. Sinistro!







Enfim, não foi um episódio ruim, como eu disse logo no início da review. Foi legal até. Divertido. Principalmente pelas cenas (e A cena) entre o Borrão e Zod. Falando nisso parece que teremos alguma briguinha entre eles em "Charade".

NOTA 3/5
(Bom. Manteve o nível da temporada. É. Mas foi um episódio estranho)

12 comentários:

ednilson disse...

bem como eu disse no anterior comentário: METALO HERÓI? desde quando? mas a pior parte é sempre a famosa desculpa foi a k red é sempre assim, desde as outras k e vermelhinha aparecia ele mudava e no final? desculpas ou como esquecer do epi em k ele e lois tiveram um namoro quente e depois foram ao casamento do lex com lana e ele disse td k sentia? mas e se fosse um epi sem a vermelha como seria? entendo k como diz na entrevista ele vai encarar o momento mais negro da sua vida mas tbm estão exagerando ao ponto de precisar de pedra pra mudar e depois a famosa me desculpe foi a k red kem fez isso comigo, sinceramente naum entendo mas foi legal sim tbm concordo com sua nota amigo, merecido e arrisco meu palpite quem vai deixar ou é tess ou agora mais ainda zod.

ednilson disse...

tess? por todos os motivos do mundo, é uma cobra, só de olhar envenena, é traiçoeira, traidora, ambiciosa, e ainda ta na mira do xeke mate. zod é claro agora se declara definitivamente com um grande inimigo, estrategista, com os mesmos adjetivos da tess k acabei de citar e agora k todos terão poder vai ser uma luta daquelas ou apenas mais um passo pra voltarem ao orbe? e depois de metalo ser o herói do dia num duvido de mais nada até o ultimo final.

mrhide disse...

Mas não o mesmo Metallo que você conheceu no segundo episódio da temporada. Dessa vez ele era o herói. A re-introdução de Metallo, tão aguardada, ficou amena. Do nada, ele virou "o coitadinho", o cara bonzinho. E pior de tudo foi a Lois, depois de tudo que passou, simplesmente vira cúmplice do cara

Cara quero lembrar que no episodio em questão ele só ficou doidão por causa da Kryptonita e da transformação que fizeram nele, corrigido isso eu upgrade ele voltou ao normal.

por que a anta não destruiu os computadores ao invés de desenhar na parede?

Para deixar a sua marca e depois ele poderia a vir a utilizar os mesmos depois, computadores são armas eficientes hoje. Chloe é toda poderosa por causa deles.

Clark jamais se uniria a alguém, sendo ele autosuficiente.

Alguém humano e Zod soube manipulá-lo, Clark no fundo do S do seu peito de aço quer ser aceito pelos de seu planeta

Os dois kryptonianos assoprando fortemente contra Metallo foi show (apesar de que talvez a visão de calor fosse mais útil - ainda mais no coração!

Duvido que faria efeito, uma vez Clark fez isso e ficou cego e Metallo sobreviveu a explosão do caminhão, o que diz que ele é bem resistente ao calor e ao frio.

Isma-El Kavallera disse...

Ednilson,

Vlw kra!


Mrhide,

Lembre-se você que Metallo já odiava o Borrão ANTES/SEM a kryptonita! ;)

Quanto ao olho cego...isso foi na 3ª temporada e a bala vinha na direção de Clark. Quantas vezes ele já não destruiu krtptonita com visão de calor? Esqueceu quando ele queimou o anel da contraparte de Lex na 4ª temporada? Hehe atenção amigo ;)

mrhide disse...

odiar blz ter pensamentos psicoticos é beem diferente
cara dessa dele derreter eu nao lembro ...

mrhide disse...

agora venhamos e convenhamos derreter KRYTONITA NADA HAVER aff perde toda a graça

Isma-El Kavallera disse...

/\

Eu já acho uma idiotisse ele não usar a visão de calor sempre nesses casos..seria tão mais fácil

E o episódio que eu citei (e vc não lembra) é "O Vilão", da 4ª temporada, onde o Lex se divide em duas partes.

Debora disse...

Toda vez que esse pessoal daqui faz um review do episodio metem o pau na chloe. Pois bem, eu entendo a revolta de vcs. É que ela não faz parte da mitologia, mas ela dá um show, da um banho em quem faz parte, tnto que está desde a primeira temporada.Nunca tiraram ela porque a personagem é muito querida por muita gente.O bom dessa personagem é que por não fazer parte da mitologia é sempre um mistério sobre o rumo que a personagem vai tomar, o que é bem legal. Ao contrário da lois que todo mundo já sabe que é a mesma ladainha..lois em perigo, clark salva lois, lois em perigo de novo.ahh faça o favor. Vcs metem o pau nela, falam que é 2 caras, mau carater. Agora fazer fofoca e mentir é muito legal né? pois é o que a lois faz toda hora. inclusive o clark no proximo episodio descobre que a lois esta escodendo algo dele e corre direto pra chloe rastrear o telefone dela. pois é meter pau na lois ninguem mete. sem falar que ela sempre faz um doce quando esta com clark.ai tem que ser do jeito da lois o relacionamento. metam pau nisso tambem.

Debora disse...

a verdade é que a chloe e o oliver roubaram a cena de lois e clark.leiam outros sites e debates porque vcs esto por fora em relação a personagem chloe. vejam no youtube o comic con de smallville e vejam o quanto ela é aplaudida e de pé.

mrhide disse...

ok Debora eu até admito adoro a Lois, agora se hé perseguição contra a Chloe bom adoro Alisson tanto é ja escrevi um artigo sobre isso
"Não me levem mal. Adoro Allison Mack, a acho uma atriz muito competente, se bobear a melhor de Smallville."
"Seria até interessante uma serie de TV de uma pessoa normal convivendo com super heróis, observando seus altos e baixos enquanto tenta levar uma vida pessoal enquanto tenta administrar a Torre de Vigia, um gancho até para aparecer outros personagens da DC e uma visão humana dos caras que usam capa e roupa justa. Infelizmente a Warner e DC são muito obtusas para pensar nisso."
acho q uma serie com ela ia ser legal

Isma-El Kavallera disse...

Debora,

Respeito sua opinião, assim como espero que VC tbm respeite as demais.

Sou eu quem faço as reviews. Pq meto o pau na Chloe? Pq ela me irrita e é uma droga de personagem! A atriz: admiro Allison Mack. Se vc disse que não há argumentos contra Lois, é pq não lê direito as reviews, só focando sua mente na Chloe. Em "Upgrade" mesmo eu citei que não era um boa coisa Lois fazer segredos do Clark.

Dizer que estou "por fora" de alguma coisa? Me desculpe, mas tenho algo a lhe dizer: Este BLOG É REFERÊNCIA para outros sites, incluindo um de Portugal, sendo que algumas notícias recentes sobre o final da 9ª temporada fomos nós que conseguimos com exclusividade através de um "contato" que estava nos EUA durante uma comic-con.

Além disso, sinto lhe informar, mas: a série não gira em torno da Chloe, na verdade é sobre um cara que vai se tornar o Superman. Conhece ele? Um cara de capa vermelha e que voa. Ah, ninguém especial, só o maior super-herói dos quadrinhos... ¬¬

DIE CHLOE! DIEEEE!

Boa noite.

Anônimo disse...

Concordo com a Débora. Vai comparar esse review com o dos outros críticos que não escrevem tão errado quanto esse Ismael e todos dão os devidos créditos a Chloe, a personagem mais coerente do início até a décima temporada de Smallville. Destacando aqui que Chloe sempre errou, como um ser humano que é, mas a lealdade ao Clark esteve acima até mesmo de sua própria vida. Interessante é que você não vê esse "crítico apenas de Chloe" dizendo aqui o quanto a construção de clois foi forçada neste show. No episódio "A Besta" Clark triste com a partida da Chloe, dizendo que gastaria cada segundo para tentar salvá-la. No próximo ele dizer que não encontrou Lois como quem diz que comprou um sanduíche na esquina pra no seguinte não tirá-la da cabeça. Bem "sutil" esse fiasco de relacionamento. O cara acha mais coerente esse erro de continuidade grotesco a uma amizade de oito anos que foi um dos ingredientes que seguraram o show até a nona temporada para desenvolverem a mitologia e deixar pra trás Smallville. Quem assistiu toda a série e tem discernimento, sabe que o tom até a oitava temporada é um e nas duas últimas, completamente diferente. Clark então, mudou da água pro vinho. Só mesmo uma pessoa completamente parcial não consegue enxergar isso. A série nunca foi sobre o Superman, meu caro. Tanto é que o herói mesmo aparece apenas no último episódio. A série era sobre CLARK KENT. Tom Welling fala isso em inúmeras entrevistas. O show é sobre as experiências e todas as emoções humanas de Clark terem CULMINADO no herói dos quadrinhos, tanto que Lois é inexistente até a quarta temporada. Chloe de fato não é a protagonista, mas abaixo de Clark é uma delas. Imagina esse show inteiro com o Clark sendo o fodão da inteligência e tecnologia também, que tédio. Em qualquer história, o herói tem um sidekick e nesta foi a Chloe. Se você não enxerga isso, está precisando ter maturidade para colocar a coerência acima de suas paixões.