quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Superman: Earth One dividindo opiniões


O título original deste post seria “Superman: Earth One falha feio e deve vender muito mal” baseado na resenha que o IGN Comics liberou nesta quinta-feira do projeto de J. Michael Straczynski e Shane Davis. Por outro lado ao ler a resenha do mesmo produto no Ain’t it Cool News pôde-se ver uma opinião completamente diferente e enaltecendo os pontos cruciais modificados por JMS na origem do Superman. Sendo assim, vamos citar rapidamente o que cada site falou enquanto a obra não chega às comic-shops americanas de fato.

Para quem não sabe Earth One é um projeto da DC Comics cuja proposta é contar histórias fechadas no formato graphic novels e para leitores totalmente novos, formulando novas e atuais visões de seus maiores ícones. Superman ficou com JMS e Shane Davis enquanto o Batman fica com Geoff Johns e Gary Frank. Dependendo da receptividade de cada um no mercado outros heróis devem ganhar versões desse tipo.

Enfim, o IGN aponta que a história é extremamente pobre, dando uma nota 4,5 de 10. O crítico alega que JMS erra feia em mudar a visão do Super dando-lhe um Krypton extremamente superficial e que não tem valor nenhum para o roteiro, além de fazer do símbolo da esperança que é Clark Kent e seu “S” amarelo e vermelho em algo vingativo e até meio “Batman”. Pra completar o vilão da história (cujo nome não é revelado) é totalmente cartunesco e pateta; o crítico terminou dizendo que a graphic novel é tão ruim que o fez gostar de Smallville.

Já o AICN teve uma visão completamente diferente, alegando que a história realmente funciona para novos leitores e traz o Superman para o mundo real como ninguém tinha feito antes, dizendo que ela está no mesmo nível de Grandes Astros Superman e de Superman: Origem Secreta, sendo que estas duas referem-se à Era de Prata descontruída em nosso mundo enquanto a nova história é construída em cima da realidade de nosso mundo atual. O maior mérito do conto para este crítico foi a narrativa de JMS que explica os “por quês” por trás de toda esta nova mitologia, fazendo uma narrativa por muitas vezes poética e calcada no mundo pós 11 de Setembro.

Seja como for espera-se que Earth One saia em novembro/dezembro lá fora e então as opiniões começarão a ficar mais sólidas.

Fonte: Multiverso DC

2 comentários:

Isma-El Kavallera disse...

Eu estou muito ansioso para ler essa história.

Se não me engano, aqui no Brasil sairá num encadernado contendo várias edições (ou todas) de uma só vez

Se tiver de pagar mais de R$50,00 eu pago, pq a história parece realmente boa!

mrhide disse...

po Superman: Origem Secreta foi uma M