sexta-feira, 15 de outubro de 2010

[Do Baú] "Reckonning" - O 100º Episódio


Por Isma-El Kavallera

Ainda me lembro do tempo em que acompanhava "Smallville" pelo SBT, sem direito a internet ou spoilers - quando, de certa forma, não saber o que iria acontecer causava uma ansiedade ainda maior. Lembro dos primeiros (bem poucos) spoilers que li na net quando fiz meu 1º curso de informática. Mas houve um, em especiífico, que me perturbou de tal forma, deixando-me angustiado, pois como eu assistia pelo SBT, ainda teria de esperar quase um ano para assistir o tão ansiado e comentado "100º episódio".

Quando a 5ª temporada estreou na TV aberta, foram algumas das semanas mais empolgantes e tensas da minha história com a série. Ver o surgimento da Fortaleza da Solidão, o indício da vinda de Zod, as aparições de Brainiac, os primeiros passos de Lex como vilão, a pequena tensão entre Lois e Clark na boate e o super-salvamento de Clark com o "foguete da morte" - foram coisas incríveis. Porém, desde o começo eu sabia que alguém iria bater as botas. Eu tinha algumas suspeitas, como Jonathan, Martha e Lionel. Principalmente Lionel, pois sendo um personagem criado fora das HQ's, isso seria possível. Mas também acreditava em Jonathan e isso me dava medo. Afinal, Jonathan era o legítimo "paizão" e eu gostava muito dos momentos pai-e-filho. Com o decorrer dos episódios, eu ficava apreensivo. Primeiro, quase Martha ia dessa pra melhor...escapou. Depois, veio o atentado terrorista contra Jonathan. Ali eu realmente estava certo de que ele morreria e, no entanto, enquanto a bala ia na sua direção, eu estava em choque. Mas Clark chegou bem na hora. Foi aí que o 100º episódio chegou, e com ele o "Ajuste de Contas" (tradução de "Reckonning").

Logo nos três primeiros episódios da 5ª temporada, Jor-El deixou explícito que alguém pagaria com a vida pela ressurreição de Clark, que morrera em 5x03 "Hidden" devido a sua perca dos poderes no final de 5x01 "Arrival".

Naquela época, "Smallville" ainda estava no auge de seu sucesso (a maioria das pessoas que abandonaram a série, foi após essa temporada), contava com uma produção super-caprichada, ótimos efeitos especiais (mas, no geral, foi uma temporada fraca) e, com isso, todo mundo estava ligado para saber quem iria morrer.

O episódio em si é muito bom. É uma daquelas raras exceções quando não tem ação, porém a história em si compensa (e os efeitos especiais ajudaram) e, de quebra, ainda muda todo o rumo de uma série. Mesmo que aquela altura, a maioria já soubesse o que ia acontecer, acredito que ninguém estava realmente preparado para o que estava prestes a acontecer.

Para quem não se lembra ou, por algum motivo, não assistiu a 5ª temporada, farei uma recaptulação (o mais breve possível):

Logo no início de 5x01 "Arrival", o cristal arremessado por Clark no Pólo Norte (no 4x22 "Commencement") constrói a Fortaleza da Solidão, onde Clark inicia seu treinamento com a voz de Jor-El. No entanto, dois guerreiros kryptonianos chegaram à Terra numa nave, junto com a chuva de meteoros causada pelos cristais. Chloe e Lex estavam na caverna quando Clark juntou os cristais e foi teletransportado para o Pólo Norte. Chloe acabou indo junto e flagrou o amigo em meio ao treinamento de seu pai biológico. Num momento de perigo (com Chloe quase morrendo congelada na Fortaleza), Clark interrompeu o treinamento e levou sua amiga para um hospital, não sem antes Jor-El advertir-lhe que se ele não voltasse antes do pôr-do-sol, haveriam graves consequências. Resultado: Clark teve de salvar o mundo dos kryptonianos e também sua ex-amada Lana Lang e acabou não dando tempo de voltar. O resultado: perdeu seus poderes, tornando-se um humano qualquer.
Mas o que Clark achava que seria um recomeço e a chance de uma vida normal acabou não dando muito certo. Logo no episódio seguinte (5x02 "Mortal"), Clark e Lana, já namorados, foram feitos reféns por uma gangue de infectados por meteoro. Logo, o número de vítimas aumentou, somando os pais de Clark. O ex-garoto de aço, então, é obrigado a se virar como pode (sem seus poderes) para salvar aqueles que ama e invadir todo um sistema de sgurança da LuthorCorp para roubar um coquetel de drogas/vitaminas e entregar aos infectados para que assim libertem seus amigos. Com muito suor, quase nenhuma força e ainda ferido, Clark (com a ajuda de Chloe) consegue realizar o feito e ainda deter os sequestradores. No fim, acabou descobrindo que tudo não passou de um teste orquestrado por Lex para tentar descobrir o seu segredo (a amizade acabou ali - com direito a Clark dando socos no rival).
Em 5x03 "Hidden", Clark percebe que, com ou sem poderes, ele ainda é um herói e arrisca sua própria vida para tentar deter um ex-colegial terrorista que tomou posse de um míssel nueclear e planeja destroir todo o estado do Kansas para que assim possa destruir todos os infectados de uma vez. No processo, Clark acaba sendo baleado e morre no hospital. Lionel Luthor, que estivera numa espécie de transe desde o final da 4ª temporada, "desperta" sob o comando de Jor-El e, possuído pelo mesmo, arrebata o corpo de Kal-El até a Fortaleza e o ressussita, devolvendo-lhe também seus superpoderes. No entanto, a "troca" teve seu preço e Lionel/Jor-El avisou que a vida de alguém próximo a Clark seria tomada pela dele - o que o (de volta) garoto de aço nã concordou, mas também não pode fazer nada. No decorrer da temporada, (5x04 "Aqua") Clark ingressou na Faculdade, onde seu professor de história, Milton Fine, era na verdade o Brainiac. O mesmo tentou enganá-lo, revelando seus poderes e dizendo-se kryptoniano. Quando Martha foi acometida de uma rara e mortal doença kryptoniana (5x08 "Solitude"), o vilão afirmou (mentiu) que Jor-El era um tirano que havia sido responsável pela destruição de Krypton e que a única maneira de salvar sua mãe humana seria destruindo a Fortaleza da Solidão. Clark não exitou e ao (quase) destruir a Fortaleza, foi traído (e quase morto) por Brainiac que revelou seu plano sinistro de libertar o General Zod da Zona Fantasma e dominar a Terra. No fim, Clark conseguiu parar a auto-destruição da Fortaleza e "destruir" Brainiac, o que resultou na cura imediata e completa de Martha. Mais tarde, no 5x10 "Fanatic", Jonathan, que concorria ao senado do Kansas contra Lex Luthor, se tornou alvo de um grupo de seguidores/devotos/fanáticos do careca. Assim, durante seu discurso, ele acabou alvo de um atentado que, por muito pouco, não tirou-lhe a vida (a cena em câmera lenta de Clark correndo ao lado da bala e apanhando-a no último segundo foi de angustir o coração!)

Finalmente, o episódio 100, que tinha por título algo bem sugestivo: "Reckonning" (no português, "Ajude de Contas"). O tal ajuste era referente ao débito ou dívida pendente quanto a ressurreição de Clark.

No mesmo dia do resultado das eleições para senador, Clark, sentindo que perderia Lana senão fosse honesto com ela, decide revelar seu segredo. Após a estúpida música "Beautiful" de James Blunt, Clark leva sua namorada até a caverna Kawatche e, usando a chave octogonal, teletransporta a ambos para a Fortaleza. Toda essa sequência é uma das melhores cenas de toda a série, com um acontecimento inesperado e ótimos efeitos especiais dando cobertura.
Clark pega Lana nos braços e, num grande salto (que mais pareceu um vôo), leva-a para o alto da Fortaleza, onde tanto o casal quanto nós, telespectadores, temos uma ótima vista da Fortaleza. Nesse momento, o kryptoniano revela que é de outro planeta e que possui superpoderes. Após transformar um pedaço de pedra num anel com jóia, ele pede Lana em casamento.


A resposta só vem mais tarde, após tanto Clark quanto Lana, ambos ainda chocados pelo momento, refletirem exatamente sobre o que aconteceu. E a resposta é "sim" - o que foi uma grande surpresa para todos nós. No entanto, é a partir daí que o episódio avança a um ponto quase climático, onde, literalmente, quase (eu disse "quase") não há volta.
Jonathan Kent é eleito senador, enquanto o perdedor (e bêbado) Lex Luthor, indignado pela derrota e por saber que Lana vai se casar com seu rival, beija a garota, criando um momento constrangedor e repulsivo. Lana foge e é perseguida por Lex, de carro, pela estrada. Ela liga para o noivo, mas durante a ligação...algo totalmente inesperado e dramático acontece: o carro de Lana é atingido por um ônibus, capotando. Clark chega supervelozmente ao local, não se importando com a presença de Lex, que presencia seus poderes. A cena é forte e, francamente, emotiva. Clark vê o (até-então) amor de sua vida, ensanguentada, no chão e em meio ao seu desespero, é abraçado por Jonathan, que tenta controlá-lo, enquanto todos ouvem os gritos de desespero futuro super-homem. Confesso que fiquei totalmente em choque nessa cena. Sem palavras pra descrever o que eu senti nesse momento. Eu realmente fiquei em choque. [Só ressaltando que até essa época eu ainda era um "clana" - só a partir da 6ª temporada, quando começaram os indícios de um possível envolvimento "Clois" que eu aderi à tropa icônica vencedora =D ]


...

O episódio não acaba aí. Numa grande reviravolta, Clark consegue convencer Jor-El a reverter o tempo, mesmo que haja consequências (nessa época, Clark estava no auge das atitudes impensadas!)

Tudo volta no momento em que Clark e Lana se encontram no celeiro. O rapaz fica ligeiramente feliz em ver sua amada viva e a abraça seguramente. Porém, ele decide não mais contar seu segredo, o que acaba irritando Lana, que se queixa dele ainda fazer segredos e mentiras para ela.
Novamente, Jonathan vence a eleição, e Lana vai à mansão Luthor, dessa vez com outro propósito. Ainda assim, a cena se repete, porém, dessa vez, Clark chega antes e detém o ônibus, salvando Lana.

Mas...como todo ação tem uma reação (e isso é a única coisa que eu consegui aprender em Física/Química até hoje), o destino acha formas de "ajustar as contas". Após a notícia de sua vitória política, Jonathan recebe uma ligação de Lionel Luthor, convocando-o para uma reunião a sós. O patriarca da família Luthor havia financiado a campanha eleitoral de Jonathan, mesmo a contragosto do fazendeiro. No entanto, o assunto da conversa era outro. Jonathan descobre que Lionel sabe o segredo de Clark e, furioso, avança contra seu antigo inimigo...até seu coração (com problemas cardíacos) acabar prejudicado pelo aumento exaustivo de aceleração. Após Lionel rastejar dali, Jonathan caminha tonto para fora do celeiro. Nesse momento, Clark e Martha chegavam de carro, quando um novo choque balança o coração dos fãs. Jonathan cai na frente deles e acaba morrendo nos braços de sua família, na cena mais triste (e uma das mais lembradas) de toda a série.



E o destino vence. Uma vitória amarga e injusta, mas ainda assim uma vitória. Em toda a história da série, aprendemos que tentar mudar o destino é inútil e só piora as coisas.
Está feito. Uma perda lamentável, mas emocionante, que, inegavelmente, mudou os rumos da série, principalmente, a vida de Clark a partir dali.

Mesmo triste, o episódio 100 é memorável e um dos melhores da série. Cumpriu seu papel. Emocionou, chocou, surpreendeu. Quando penso na 5ª temporada, imediatamente a cena de Jonathan Kent tombando ao chão me vem à mente. Impossível não ter se emocionado com esse momento. Foi a perda mais sentida de toda a série, e por isso mesmo, a presença mais aguardada e comentada na 10ª e última temporada da série que contou a história de um jovem que, apesar de possuir poderes sobre-humanos, passou pelas mesmas (ou até piores) situações que nós, seres humanos normais.

O remorso de Clark pelo seu ato o consome até hoje, como vimos citado na 9ª temporada e recentemente na 10ª. O episódio 200 promete um roteiro mais voltado à mitologia do Superman e da própria série, homenageando-a a si mesma, mas ainda assim já sabemos que a morte de Jonathan Kent ainda ecoará neste, sendo parte até mesmo de algo significativo na vida de Clark, que promete mais uma vez tomar um no rumo, segundo os próprios produtores.

Vamos aguardar, pois ainda que não supere o 100º episódio, marca a excelência e qualidade de uma série, questionável para alguns, mas adorada por muitos. Um marco, uma vitória, que calca o sgnificado do maior de todos os super-heróis dos quadrinhos, em sua melhor e mais longeva adaptação. Lembrando que "Homecoming" (De Volta para Casa) marcará a série como a longeva das séries de ficção científica, deixando para trás grandes hits como "Jornada nas Estrelas", "Stargate", "Battlestar Gallactica" e "Arquivo-X".

Que mais uma vez possamos ser surpreendidos e nos emocionar com o melhor que a série tem a nos oferecer.