quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Smallville vs. HQ's


Por Luiz Fernando

Há quanto tempo, pessoal!

Nada como o regresso de um hiatus para matar as saudades de escrever nossa coluna, rs!

Com as mais recentes notícias falando em uma décima temporada mais “Superman” do que nunca, e com um número cada vez mais crescente de pessoas afirmando que só a partir da oitava temporada Smallville se encaminhou realmente a contar a saga do herói, dando inicio a volta do embate entre HQs e a proposta da série, resolvi escrever esta coluna, marcando o retorno de meu hiatus forçado do colunismo, rs (graças a minha internet banda larga que me deixou na mão por uma semana inteira, diga-se):

Dizer que Smallville distorceu ou contou de maneira ruim ou inferior a saga do Clark em relação as HQs é absurdo e só mostra que a pessoa que diz conhecer as HQs na realidade não sabe nada sobre elas.

Porque qualquer um que realmente conheça as HQs do Superman desde as histórias das fases mais embrionárias, sabe que nunca as HQs conseguiram coesão e profundidade e muito menos longevidade e continuidade para narrar uma saga como Smallville o fez.

Smallville teve seus próprios caminhos, o que não é um crime, já que nas HQs, a cada nova crise ou a cada nova história alternativa para corrigir o incorrigivel, cada roteirista seguiu seu próprio caminho para narrar a mesma coisa, e enquanto Smallville teve mais acertos que erros, as HQs são conhecidas por mais erros que acertos (por isso a necessidade quase psicodélica de recomeçar e recontar a história a torto e direito numa mesma mídia.

Nas HQs, os roteiristas sempre mudavam a história tentando corrigir os erros do roteirista anterior, abrindo margem para uma nova leva de erros que mais tarde seria corrigida por outro roteista, e assim sucessivamente. Smallville se preocupou apenas em narrar a sua versão da história, do inicio ao fim, pegando o melhor que as HQs tinham, e não tentando concertar o pior delas.

Mesmo com seus acertos e erros, para mim Smallville é a melhor e mais completa narração da origem do Superman comparando todas as mídias. Nem mesmo as tão endeusadas HQs conseguiram jamais fazer uma saga tão rica, e mesmo quando tentaram, não conseguiram chegar ao fim (como foi o caso de “As Quatro Estações“)

Smallville foi pela primeira vez na história do Super, do princípio ao fim de sua origem, com riqueza de detalhes que provavelmente não veremos jamais nas HQs nem nos filmes nem em outra série.

E a décima temporada vem aí para coroar tudo isso. Foram 9 anos preenchendo a lacuna que as próprias HQs deixaram sobre o Super. E o décimo ano é justamente o ano em que ficará claro que nada nestes 9 anos foi em vão.

Tudo fez parte do processo, mesmo o que isoladamente não nos pareceu tão legal. E se não fosse esse tudo, o processo não teria ficado tão completo como ele é hoje.

Em Smallville, tudo se interligou, dando a impressão correta de que a história do Super é totalmente linear, e não a concha de retalhos em um festival de crises e histórias paralelas como nas HQs, onde não parece haver continuismo nem interligação entre uma história e outra.

Smallville nos deu algo que as HQs jamais se preocupam em dar: uma verdadeira saga linear, com início, meio e fim, e mostrando que todos os personagens faziam parte, sim, de um mesmo universo. E acredito que isso merecia ser ao menos respeitado, ainda que cometamos o erro de não ser reconhecido.

O legal da décima temporada é justamente isso: a cada spoiler, percebemos que o que os produtores querem é reafirmar que Smallville é uma série só, do seu inicio ao seu final, e não uma série que dividida em 2, seja por roteirismo vs hqs ou Lana vs Lois ou todas essas birras internas.

Na décima veremos claramente que tudo o que vimos nas 9 temporadas se conversa entre si, sem problemas ou dramas.

Dizer que só agora Smallville está se encaminhando para a saga do Super é absurdo. O lance é que só agora aparecem elementos da saga do super que todo mundo conhecia. Mas a proposta de Smallville sempre foi contar a origem do Super, e não apenas narrar a etapa final do processo. Quando as pessoas entenderem isso, finalmente entenderão também o que é realmente Smallville.

As HQs de qualquer herói da DC com décadas de existência são um emaranhado de pontas soltas com as quais jamais se conseguiria juntar tudo de maneira coerente fazendo uma história de início, meio e fim. Então, porque Smallville, sendo uma saga linear, teria que seguir exatamente o que ditam as HQs, se elas mesmas se contradizem e se atacam entre si?

Hoje, podemos dizer que há uma coerência dentro da saga Smallvilliana. Apesar da grande quantidade de roteiristas com idéias diferentes que passaram pela série e que acabaram cometendo erros que os roteiristas das HQs tanto cometem de contrariar uns aos outros porque acreditam que sua idéia ou versão dos fatos é melhor do que a do colega que o antecedeu, no conjunto da obra, Smallville conseguiu a tão sonhada saga linear rica envolvendo todo o universo do azulão que o Super nunca havia conseguido antes.

E esse é o legado deixado por Smallville. Um legado que as HQs já começaram a se espelhar. Seja com uma aparição cada vez mais recorrente e importante de uma Lana antes ignorada pelas HQs, seja com a possivel chegada de Chloe Sullivan aos quadrinhos, seja pelo estilo smallvilliano de narrativa que Geoff Jonhs está empregando em seus roteiros também nos quadrinhos, Smallville ensinou as HQs uma nova, jovem e mais eficaz forma de contar Superman e narrar Superman.

Resta agora que os fãs de ambas mídias se harmonizem entre si, porque agora mais do que nunca uma é fonte de inspiração para a outra e vice versa.

E você? O que acha desta rivalização entre série e HQs? O que acha deste papo de Smallville vs história “original”?

Fonte: Braseries

2 comentários:

Thainá disse...

Smallville será um divisor de águas em tudo o que diz respeito a Superman!!
É claro que houveram altos e baixos, vimos roteiros de dar inveja a muitos escritores, entretanto tbm vimos histórias terríveis.
Polaridades a parte, a coluna do braseries é bem direta em relação a compreensão do que é Smallville -> contar a origem. "Quando as pessoas entenderem isso, finalmente entenderão também o que é realmente Smallville"
Claro que adaptações dos quadrinhos se fazem necessárias,creio que seja o que todos nós esperamos, e é o que é feito,talvez não da melhor forma sempre.
Lembrando que a série é um spin-off
vivamos em harmonia, rsrs
\o/

mrhide disse...

cara pior que Superman origem secreta é impossível, Aquilo sim é um samba do tico tico no fuba doido