domingo, 24 de outubro de 2010

[Review] 10x05 "Isis"

[image] [image] [image] [image] [image] [image] [image] [image]

Uma semana depois e, bom ou não, ainda estamos sob o efeito "200º episódio". Certamente um episódio que marcou e será lembrado sempre pelos fãs como um dos melhores episódios em 10 anos de série (para muitos, O melhor). Bem, com todo esse 'êxtase', é normal fazer comparações com os episódios seguintes a este. "Isis" não é o melhor da temporada, muito menos entra na lista da série, mas foi um bom episódio, acima da média e muito melhor que "Supergirl" (acho difícil daqui pra frente algum episódio desta temporada ser pior que "Supergirl").

Julgados por muito como filler (para os leigos, "encheção-de-linguiça"), "Isis" teve bons e maus momentos, mas com um final muito aguardado, principalmente pelAS fãs!

Mas já de início, temos um erro de continuidade gritante. Afinal, como o colar da deusa Ísis foi parar na bolsa de Lois, já que em "Shield", em nenhum momento ela mostrou interesse na jóia ou sequer a pretensão de roubá-la. Bem, talvez os roteiristas quiseram corrigir esse erro, mas acabaram criando um furo maior ainda quando "inseriram" uma cena de Lois, em "Shield", roubando o colar durante a recapitulação de cenas dos episódios anteriores (!) Não podiam ter criado um flashback NO episódio para explicar isso? É mais provável que muitos até nem tenham se dado conta da tal cena. Enfim, uma jogada brusca e infeliz, já que nunca vi uma série fazer isso antes. Todavia, voltemos à história em si, que é o mais importante.

Lois está disposta a revelar para Clark que sabe o seu segredo, e para isso, treina na frente do espelho. Enquanto isso, Clark toma a decisão de revelar seu segredo para Lois, mas não sem antes pedir a opinião de Oliver. Para nossa surpresa, ele aprova a idéia do amigo e o incentiva a fazer levar seu plano adiante.

Falando em Oliver, o playboy-confessado-vigilante, parece ter ganho a aceitação do público sobre sua verdadeira identidade e está promovendo um musical baseado na história de amor da deusa Ísis. Bem, é aí que o "furo" que eu citei no início se torna um buraco devastador. Junto ao musical, seria exposto o antigo colar da deusa egípcia, mas o mesmo acaba desaparecendo. Espera aí: SE Lois roubou-o no Egito, como o colar estava no museu? E quem o roubou? Lois?

Bem, de volta a história...numa cena no terraço, Lois encontra o colar dentro de sua bolsa e, ao pegá-lo, o mesmo se manifesta e a entidade presa dentro dele possui a repórter. Clark chega logo após isso e conta seu segredo a Lois. No entanto, ele descobre que essa já não é mais a sua amada, e assim Ísis alça vôo pelos céus de Metrópolis (mais uma que voa antes do Clark...)

O mais interessante, pra mim, do episódio nem foi a história ou as cenas de ação. Mas os relacionamentos. Digo: Clark/Lois/Cat......Clark/Oliver/Tess..... Clark/Oliver x Ísis.

Do meu ponto de vista, foi um dos maiores acertos sobre "relacionamentos" em toda a série. Toda a questão de coleguismo, parceria, amizade, união. Muito bem desenvolvido e interpretado pelos atores.

Clark/Lois/Cat: Muito boa a química entre os três jornalistas. De um lado, Lois a defensora dos vigilantes, do outro, Cat aquela que quer provar que todos eles são vilões. E, no centro disso tudo, Clark, o maior ícone dos vigilantes, apenas observando. A rixa entre Cat e Lois ficou bem legal, inclusive com a loirinha dando em cima de Clark pra fazer ciúmes na Lois. A química, principalmente, entre as duas garotas ficou muito boa. Eu já tinha gostado de Cat em "Shield" e, depois daqui, quero vê-la em todos os episódios!

[image] [image] [image] [image] [image] [image]

Clark/Oliver/Tess: Os dois líderes da Liga da Justiça tem uma nova aliada, Tess Mercer. Bem, não é exatamente isso que Oliver quer, afinal ele ainda guarda mágoa pelo ocorrido em "Checkmate" (9x17). E isso de certa forma foi o que mais contribuiu nesse relacionamento. Desde "Salvation" (9x22), Tess tem tentado ser uma pessoa diferente, auxiliando Clark em algumas casos, como em "Shield". Querendo ou não, ela está ocupando o lugar de Chloe na Torre de Vigilância e, ao meu ver, ela se encaixa muito melhor nisso do que a loirinha. Aliás, espero vermos mais essa interação conjunta entre os três mais vezes, assim como com Clark/Lois/Cat.

Clark/Oliver: Já estava na hora de ver um pouco de companheirismo, não? Na série, tivemos raros momentos de uniões entre heróis para derrotar um vilão ou cumprir um objetivo. Creio que só em "Justice" e "Absolute Justice". E a união entre Clark e Oliver para derrotar Ísis foi bem legal: Arqueiro Verde roubando o colar das mãos de Ísis com a flecha disparada e entregando-a na mão de Clark, para destrui-la com a visão de calor. É assim que a Liga deveria ser mostrada sempre que aparecesse. União. Combinação de poderes (ou habilidades). Aliás, desde "Homecoming", Clark e Oliver parecem ter, enfim, encontrado o amigo um no outro que tanto precisam. Espero ver mais momentos assim.

[image] [image] [image] [image] [image] [image] [image] [image] [image] [image] [image]

Por isso, volto a escrever. Esse episódio, pra mim, teve um grande mérito ao abordar de forma impecável o relacionamento e a química entre os devidos personagens. É algo que quero muito ver daqui pra frente, com mais frequência.

Outro detalhe que está sendo muito bem trabalhado pela equipe técnica de Smallville nessa (última?) temporada são os efeitos especiais e a produção fotográfica. Desde a estreia em "Lazarus" tivemos ótimos momentos (Clark x Lex, Clark salvando o globo, explosão no carro de Cat, o salvamento de Kara, a tentativa de vôo e a cena do helicóptero). Uma qualidade que espero, só aumente no decorrer da temporada, afinal, a temporada nem começou a esquentar ainda.

O único defeito, pra mim, é que a trama tinha potencial para se desenvolver de um forma ainda mais interessante. Mesmo assim, o saldo foi positivo. Só o fato de citarem uma possível manifestação de Osíris e o submundo de mortos na Terra (mesmo que isso nunca acontecesse na série) já fez meu coração bater acelerado. Imaginem se a série fosse produzida numa canal com mais recursos? Nos quadrinhos, uma história dessas seria fácil e bem interessante. Gostei também de Oliver e Tess revelando sobre o mito de Ísis. Por um momento, pareceu "Supernatural".

Para Clark Kent, o desafio foi em dobro: ao mesmo em que tinha de deter uma deusa capaz de feri-lo e causar um apocalypse na Terra, ele tinha que salvar a mulher que ama, mas sem deixar seus sentimentos interferirem quanto à humanidade.

Quem também tinha um grande desafio nas mãos era Tess, que tem escondido o pequeno Alexander na mansão desde "Lazarus". E parece que os defeitos dos outros clones também circulam este pequeno rostinho inocente, que parece envelhecer mais a cada semana. Preocupada, Tess contatou um médico para examiná-lo e tentar evitar que o pequeno garoto logo se torne no vilão que todos conhecemos. Mas, por fim, após suas experiências ao lado de Oliver e Clark na tentativa de deter Ísis e salvar Lois, a dúbia empresária parece ter amolecido seu coração de vez e cancela os exames, a fim de ela mesma cuidar de Lex da forma que ela acha mais correta...com amor. Sim, amor foi a palavra-chave desse episódio. Não aquele amor melodramático e forçado que vemos por aí ("Crepúsculo", alguém?), mas um amor maduro e sincero, que não é egoísta, mas verdadeiro. Ver Tess tratar Lex como se fosse seu filho e mimá-lo, contar-lhe uma história e este dizer a ela que a ama, foi com certeza, um dos pontos mais importantes da história. Prova de que, ao contrário do verdadeiro Lex, Tess fez o caminho inverso: saiu das trevas para abraçar a luz. A dúvida é: conseguirá Tess impedir que esta criança inocente cresca e se torne o maior inimigo da humanidade?

[image] [image] [image]

Cat também fez uma participação divertida nesse episódio. Além da rixa com Lois que por si só já é algo divertido, a loirinha presenciou Lois possuída por Ísis usando seu poderes e se convence que ela " é o Borrão", o que certamente a coloca numa enrrascada. Felizmente, Clark destrói as provas dela no final.

E chega o momento mais esperado por alguns: a grande revelação. Ainda exitando um pouco, por temer colocar Lois em risco, Clark finalmente revela que ele é o Borrão. A resposta de Lois foi um pulo no colo do amado, com ambos caindo sob pilhas de papéis. E a alegria no sorriso de Clark ao ver que Lois já sabia e mesmo assim guardou seu segredo. Enfim, está formado o casal icônico da mitologia. Que é uma jogada bem diferente e ousada dos quadrinhos, isso é, mas também pode render boas histórias, dependendo dos próximos roteiristas.

[image] [image] [image] [image] [image] [image] [image] [image] [image] [image] [image] [image] [image] [image] [image] [image] [image]


No aguardo de "Harvest" que promete ser um dos melhores episódios da temporada!

NOTA 4/5

27 comentários:

Anônimo disse...

parabens isma ja sao mais de 1500...posts

1521 rumo ao 2000...3000...

Isma-El Kavallera disse...

Vlw, brother!

Confesso que nem tava contando, mas é realmente interessante.

Mais uma vez, só tenho a agradecer a todos que acompanham diariamente o blog!

Tenham uma ótima semana!

Pedro Enrico disse...

Hei Isma bom trabalho exelente avaliação do episodio mas creio que um detalhe esta passando despercebido(até planeja fazer um post sobre esse pequenos mas importantes detalhes) bem o "detalhe" é q em Lazarus o clone de Lex mais velho e mais cruel que o original revela que o verdadeiro Lex realmente morreu na explosão do caminhão então se o Lex Original morreu como ele se tornara o maior inimigo do Homem de Aço ? Bem não sei se lhe ocorreu que talvez Tess descibra o cura para o envelhecimento de Alexandre mas demorou tempo demais para descobrir a cura e nesse tempo Alexandre se tornou Lex(na idade certa a que o Original teria se não tivesse morrido) e ao cura-lo ele pode ja ter se tornado mal voltar contra ela ou ele ainda vai se tornar mal se tornando o maior inimigo do Homem de Aço.
Eu acho que deixei mal explicado se alguem não tiver entendido favor me comunicar que vou tentar explicar melhor.

Isma-El Kavallera disse...

Pedro,

Não está despercebido.
Só estou esperando o momento certo para comentá-lo...acho que isso vai acontecer nessa próxima sexta, com "Harvest" que já trará o pequeno Lex um pouco mais velho.

Lembrando que, nos quadrinhos, há uma fase onde quem aparecia era o clone de Lex, após este ter forjado sua própria morte. No entanto, assim como na série, o cérebro e as memórias eram do verdadeiro Lex!

Lorena Welling/Ackles/Knowles disse...

Viu só porq eu tava tão anciosa pra ver o "review" de Isís... Isma vc tá de parabéns, a cada revisão vc se supera. Adorei a parte: "mais uma que voa antes do Clark..."kkkkk... é VERDADE né.
aaaa sem falar na parte: "Sim, amor foi a palavra-chave desse episódio. Não aquele amor melodramático e forçado que vemos por aí ("Crepúsculo", alguém?)..." mais uma verdade: CREPÚSCULO É MT CHATO, me desculpe se algum de vcs gostam disso mas aquele romance é mt meloso.
Romance legal de verdade é o do Clark com a Lois.=)

Lorena Welling/Ackles/Knowles disse...

mais de 1500 posts éh...meus parabéns então! Esse blog foi o mais legal q achei para me manter informada sobre smallville, obrigada pelas ótimas postagens q vcs fazem aqui. :)

ClarkKentLane disse...

Falou tudo Lorena. Além de legal é icônico.

Dani disse...

Como sempre, adoro suas reviews!!!
Vc consegue passar tudo o que rolou nos epis, com sinceridade, apontando os pontos altos e defeitos , sem ofender!!

PARABÉNS!!

Isma-El Kavallera disse...

Puxa, valeu mesmo galera!

Obrigado pelos elogios! Isso só me motiva a continuar. Tudo graças a vocês. Afinal, são vocês quem levam esse blog adiante!

Próximo objetivo do blog:
Chegar aos 100 seguidores, até o final da temporada (vamos lá, pessoal, faltam só 5!)

Uma boa semana a todos!

Exterminator_27 disse...

Ismael, também gostei muito do seu review, como sempre, muito completo e objetivo, além de retratar informações importantes a respeito do que trata a série.
Só tem uma informação, que fiquei na duvida, e ao rever o inicio do episódio Isis, a impressão que me passou é que Lois Lane não 'rouba' o colar, mas a impressão que dá é que ela se 'enroscou' com os pertences dela no Egito e caiu sem querer na bolsa dela.
Ao subir ao topo do Daily Planet, ela se ajeita, imagino eu esperando Clark, e ao olhar sobre uma janela, ela fala em "Essa é a hora do meu batom da sorte" e ao pegar o colar ela simplesmente se surpreende com o fato do colar ao dizer "Eu achei que tinha abandonado o Egito", até olhar sobre o sol e a energia solar soltar digamos assim o espirito de Isis.
Essa pelo menos foi a minha impressão.

Forte abraço,
Fernando

mrhide disse...

como sempre um otimo texto
so queria resaltar duas coisas


1) Lois, em "Shield", roubando o colar durante a recapitulação de cenas dos episódios anteriores (!) Não podiam ter criado um flashback NO episódio para explicar isso? É mais provável que muitos até nem tenham se dado conta da tal cena. Enfim, uma jogada brusca e infeliz, já que nunca vi uma série fazer isso antes.
ACHO Q A JOIA CAIU NA BOLSA ACIDENTALMENTE E BOM OS ROTERISTAS DISSERAM Q MUITA COISA FILMADA EM LAZARUS APARECERÁ MAIS TARDE

Arqueiro Verde roubando o colar das mãos de Ísis com a flecha disparada e entregando-a na mão de Clark, para destrui-la com a visão de calor.
TAMBEM ACHEI MANEIRO

Samuka_7 disse...

Bom se for olhar pra smallville pq agora nw sei mais q rumo a historia vai tomar ,a nw ser e claro clark virar o super .....mais desde q comecei a assistir smallville espera que clark se tornaria o superman do comecou dos Hqs e dos filmes,mais lois sabendo q ele e o Blur ja nw intendo mais nd....Se for olhar pra smallville como um historia a parte ate q e legal,mais se olhar para superman eu nw acho,pq superman q conta pra lois lane quem ele e,nw o Blur que nem e o superman ainda.....

E tbm Tess sendo a nova comandante de Watch Tower ,tipo eu nw sabia q tess existia mais quando vi acho q a morte de superman contra doomsday Tess era aliada de Lex tipo um braco direito ,agora se e pra ela ser o braco direito de Lex como ela pode ter acesso a tds Super-herois e saber quem e o superman ......


Bom olhando EM Historia de Smallville gostei mt do episodio,ainda mais do jeito q acabou,mais agora olhando pra superman nw sei mais oq esperar,pq no comeco de smallville falavam q smallvile era a historia do menino do comeco do primeiro filme do superman antes de ele se tornar superman mais se for assim nw tem nd haver com o filme.....

mrhide disse...

cara prefiro encarar a serie como uma terra paralela
como foram as HQ da Marvel milenio para a Marvel
tipo acho Smallville bem bolada, porq um oculos nao é um grande disfarce, agora vc ter uma companheira q ta ajuda é bem mais brilhante

Pedro Enrico disse...

Samuca_7 você fala que queria que Clark se tornasse o Superman do COMEÇO dos HQ's bem aqui vai mas não sei se você sabe mas os filmes do Superman quando foram feitos não estavam de acordo com os gibis da epoca 1º o Superman quando foi criando originalmente não voava só dava superpulos como Smallville mostra,2º nos gibis Lois Lane ja sabe o secredo do Homem de Aço e é casado com Clark Kent como Smallville mostra,3º Tess não existia mas como Chloe Smallville criou uma personagem,4º assim como os gibis se ajustaram com oque o filme Superman criou (tirando Lois saber o secredo que nos filmes ela não sabe mas nos gibis ela quase sempre soube) os gibis apos o filme se ajustam ao que os fãs gostaram no filme assim como a personagem criada por Smallville Chloe agora tbm faz partes dos gibis e a Nova Origem do Superman que ta nos gibis atualmente tem muita coisa de Smallville espero que o escritores de gibis continuem buscando coisas de smallville pois a serie é muito boa e espero que Smallville não tenha NADA a ver com os filmes apenas com os gibis.

PS: Ah esqueci de acordo com A Morte do Superman (a que o doomsday causou) o doomsday sai de debaixo da terra ja que Clark enterrou ele la anos antes e ele é capaz de se recuperar de qualquer ferimento, Smallville explica como ele foi para la.

OBS: Não que eu não goste dos filmes adoro todos mas não gosto que comparem SMALLVILLE/FILMES/GIBIS pois caba um tem sua mitologia e Smallville junta oque é de melhor nos filmes e nos gibis sendo assim a melhor narativa do Origem do Homem de Aço.

Thainá disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Thainá disse...

Boa review, Isma-El!!
Em relação ao colar d Isis nem vou falar, quando vc responder vai ser pra geral que fez a obs.
Epi massa!!!
@mrhide boa observação essa última,
\o/ Viva a esse spin-off q é Smallvile \o/

luloispes disse...

Oi Pessoal do Blog!!
A review foi demais!!
Gostei muito do epi, mas não acho que foi um furo da CW o colar de ISIS. Penso sim que propositalmente já inseriram como episódios anteriores, pois houve varias cenas filmadas que foram cortadas no inicio para aparecerem depois, como os proprios roteiristas haviam dito anteriormente. Bem como as cenas da Lois "roubando o colar" Acho que não foi assim, foi acidental, pois a Lois estava louca pra ir embora se encontrar com o amor da vida dela, depois que o Carter disse que ela era a shayera do Clark. Então, naquela pressa toda ela acabou por misturar suas roupas com aquele colar
Até tem uma cena que ela procura o Batom da sorte, aliás, pra que ela levou aquela mochila pro terraço pra conversar com o clark, acho que aquilo é que ficou estranho....kkkk... Mas voltando ela foi procurar o Batom e encontrou o colar e ficou surpresa, pois ela mesmo disse "Eu achei que tinha abandonado o Egito"
Então foi aquele jeitinho que a CW encontra sempre de fazer nos epi... sempre ocorrem os acasos..rsss..
Mas tirando isso, foi demais... até o finalzinho.. O Calrk contando segredo pra Lois , e ela beijando ele.... ahhh!! foi ótimo...
Agora!! vamos aguardar Harvest!! Que pelas imagens promete ser bom!!
Ah!! Ia me esquecendo ontem vi "Superman O filme" de l978, e tem uma cena que o Clark corre junto com um trem e cruza sua frente numa velocidade incrivel. E uma garota vê tudo contando a seus pais que não acreditam e sua mãe diz " Oh,Lois Lane!!, você tem uma imaginação de escritora" - Lois: "Ninguem acredita em mim!!"E o General Lane emenda "Lois, por favor leia seu livro" . É isso aí gente, Smallville não tá tão errada de fazer o Clark e a Lois se conhecerem ainda adolescentes!! Foi bem acertado..Aliás Smallville ficou melhor foi da quarta temporada pra frente com a aparição da Lois!!

é isso aí!!
Até semana que vem..
Bye!!

Rodrigo disse...

Sou mais um dos "dependentes" das "reviews".

Não basta assistir o episódio

Preciso ler sua review depois rs

Eu leio mais do que comento

Mas quero parabeniza-lo pela disposição em complementar para nós, que somos fãs, aquilo que o episodio mostrou e abordou.

Tenho muitas duvidas e colocações a fazer sobre a série, espero compartilhar mais neste espaço!

Abraços!

Samuka_7 disse...

Pedro Enrico....vlw pela resposta,tem muita coisa que vc falou que eu nw sabia por exemplo sobre o voo nw sabia q superman no comeco nao voava nos gibis.....
oq eu vou fazer agora é comecar a ver smallville como uma historia aparte.....

so uma coisa q ia comentar q vc falou ,e q lois so sabe q o superman e o clark kent dps q ele ja Superman....

e mais uma coisa que eu queria saber e sobre Tess no desenho superman vs doomsday ela aparece ,e é aliada do Lex,oq vao fazer sera sobre isso pq ela ate agora e amiga dos superherois....
e gostei mt como smallville colocou a historia de doomsday e como acabou ela,tipo nao da luta final,mais a historia do clark enterrar ele na represa..

OBS:Nw quero q pensem q nw gosto de smallville ou algo assim,Eu sou muito fãn de Smallville tanto que e minha serie favorita e sempre defendo smallville,so nesse aspecto de Lois saber o segredo e muitos saberem q fiquei meio assim pelo fato q esperava clark ser igual o do filme ele se tornando o superman igual o cristopher reeve....

Mais como uma historia aparte e visando o futuro da Historia Smallville foi bom Lois saber o segredo..

luloispes disse...

Oi!!
Assisti ao episodio novamente!!

Cenas hilárias:

Lois, Cat, Clark, provocação da CAt. demais...

Clark com cara de bobo vendo a Lois voar primeiro que ele...kkkk..

Cat tirando fotos da caneca de capuccino com creme..kkkkkkk...

CAt quebrando a estátua atrapalhando os planos de ISIS..rsss..

CAt furando a mão da LOis com a caneta....

E por último.... O Clark quebrando a camera da CAt sem ela perceber..rss...A Cat falando pra Lois que ela é o Borrão e a máquina se desintegrando no momento que ela vai mostrar as fotos...kkkk.. foi legal demais....

bye!!

mrhide disse...

foi sim kkkkkkkkkkkkkkkkkk

luciana disse...

na minha opiniao vc deu uma nota muito baixa
gostei do episodio
como nao esperava muito
fui surpreendida
sobre o colar
o colar caiu sem querer na bolsa de lois e ela nao roubou o colar
sobre o final
foi muito bonito
mostrando a quimica entre o tom e érica.
pace

mrhide disse...

4 foi bom

mrhide disse...

veja bem numa nota ate 5 é o maximo

Isma-El Kavallera disse...

Olá, pessoas!

Boa noite a todos!

Uau! Já estamos com 99 seguidores cadastrados (fora os vários outros que não sei porque, não cadastram)
Vamos lá, FALTA SÓ 1!
Agradeço desde já a todos que colaboram conosco!


Galera, sobre o caso do "colar roubado", assisti agora o trechinho inicial de "Isis" e, verdadeiramente, Lois não roubou, acabou levando por acidente mesmo.

AINDA ASSIM...não deixa de ser um furo decepcionante. Tudo bem que os produtores disseram que algumas cenas de "Lazarus" apareceriam mais tarde....MAS isso?!?! 1º que essa história foi em "Shield", depois jogar esta cena desse jeito no episódio? Inserido rapidamente num "previounsly", onde 95% com certeza nem repararam? GRITANTE! Que custava terem-na deixado em "Shield" ou terem feito um flashback no início do episódio?

Bem, de qualquer não chega a atrapalhar (muito) a história.

Sobre a nota, acho justo 4 (até um 3,5 seria justo). Foi bom, mas não pela história e sim, como eu citei na review, pelos relacionamentos.

Desde já, só pela sinopse e o trailer, acredito que "Harvest" deve ganhar um 5/5!

mrhide disse...

concordo c/ a nota / falta um aó p 100!!

Thainá disse...

Haha 100
\o/
ahh eu não seguia pq meu blog não é um blog, ¬¬'
é algo que eu criei e logo abandonei, mas se fazem tanta questão de um seguidor, ok!! está feito
99 + meu blog imprestável = 100