sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Superman e Batman – Inimigos Públicos


Na trama, baseada na HQ de Jeph Loeb e Ed McGuiness, o presidente dos EUA, Lex Luthor, usa a descoberta de um asteróide de kryptonita em rota de colisão com a Terra para culpar o Superman e coloca um prêmio de 1 bilhão de dólares pelas cabeças do Homem de Aço e seu suposto parceiro no crime, Batman. Super-heróis e vilões iniciam então uma implacável caçada à dupla.

Fonte: Omelete


A Warner acertou mais uma vez ao lançar o DVD (ou Blu-ray se você preferir) da animação “Superman e Batman – Inimigos Públicos”. De novo, a exemplo de outros produtos como “Lanterna Verde: Primeiro Vôo” ou “A Morte do Superman”, eles acertaram ao fazer uma animação que consegue agradar quem é fã e quem não é, sem ser muito infantil.












Antes de tudo, vale dizer que, na trama, um asteroide de kriptonita está em rota de colisão com o planeta Terra. É claro, Lex Luthor (como presidente dos EUA) aproveita a oportunidade para culpar o Superman, e com isso, colocar vários heróis e vilões em seu encalço (oferecendo uma recompensa de US$ 1 bilhão). Batman se junta ao seu amigo para tentar deter o asteroide, os inimigos e os planos maléficos do empresário malucão.

Essa história é baseada no arco de mesmo nome, publicado nos quadrinhos por Jeph Loeb (escritor) e Ed McGuinness (desenhista). Mas o roteiro da animação está por conta de Stan Berkowitz, com produção executiva do mestre Bruce Timm. Mesmo não sendo desenhado por ele, é fácil notar a influência de McGuinness no traço do desenho. Eu não curto o seu trabalho nos quadrinhos, mas essa “influência” não estragou o trabalho.


O grande mérito dessas animações do selo DC Universe Animated é não perder tempo explicando origens dos super-heróis e nem fazer uma versão “for dummies” dos seus personagens. É claro que a narrativa é diferente dos quadrinhos e algumas adaptações são necessárias para atingir vários públicos, mas isso não faz o produto final perder qualidade.

O desenho tem ação o tempo todo e a porrada come solta, sem frescura, entre os “melhores do mundo”, uma galeria de vilões, além de vários super-heróis da DC. Não sei se isso é spoiler para quem não leu a HQ, portanto, continue lendo essa frase por sua conta e risco: a luta entre o Superman e o Capitão Marvel (conhecido também como Shazam) é épica.

A animação “Superman e Batman – Inimigos Públicos” também apresenta algumas piadas e referências que só os leitores de quadrinhos entederão. Mas fiquem tranquilos, não é nada que faça se perder pelo enredo. Enfim, não tenho mais o que dizer, a não ser recomendar a compra deste produto. Diversão garantida para todas as idades.

Nenhum comentário: