segunda-feira, 16 de novembro de 2009

[Review] 9x08# "Idol"

SUPER-GÊMEOS ATIVAR!

Mais um ótimo episódio produzido para essa ótima temporada de "Smallville".
Para quem achou que a presença dos (toscos) Super-Gêmeos ia azedar a Temporada Perfeita, se enganou feio! Ok, Temporada Perfeita talvez seja meio precipitado, até por que ainda nem vimos "Pandora" (ansiedade mata!) e o episódio-duplo "Society"/"Legends" (Geoff Johns rulz!). Mas com certeza é a melhor apresentada até aqui!






O episódio já começa de forma quente! E isso se deve tanto ao sol exposto quanto ao casal que está deitado na cama! Lois acorda (nua!) e caminha, pensativa, até a janela. Em seguida, Clark também acorda e caminha até ela, abraçando-a.

CLARK - Eu queria ter mais tempo.

É o que diz nosso herói, com os braços envolvidos na musa da série. Mas...espere! Notaram algo diferente? A não ser que os dois estejam num motel muuuuuuito quente, a luz vermelha que irradia o local é, no mínimo, suspeita. E quando o casal troca um beijo apaixonado, vemos que eles estão diante de um sol vermelho. (A cena toda é muito similar a uma cena dos quadrinhos do Superman em "Pelo Amanhã").



WTF? Trata-se de uma das cenas (dessa vez, detalhada!) das visões de Lois. É...deve ter sido [in]tenso mesmo, para fazer Lois ficar 20min parada, sem piscar um olho.

E se não fosse por Clark ser um desastrado por natureza, diríamos até que derrubar o copo de café na própria mesa era pra chamar a atenção da colega...o que de qualquer forma não obteve resultado.

CLARK: Terra chamando Lois Lane!

A intrépida repórter volta a si, mas o clima entre ela e o estagiário (Clark ainda é estagiário?) "não é nem um pouco constrangido" [ironia mode-ON]
Desconfortável pelo que aconteceu na última vez que se viram, Lois tenta evitar Clark e se mostra contra abordar o "assunto".

Ok, outros assuntos necessitam da atenção do casal mais famoso de Metrópolis!

Uma caixa. Presente de natal? Se for, chegou cedo. E com certeza não é o que Lois esperava. Sem ninguém para receber o "embrulho", ela assina a papelada. Hora de abrir a caixa. Parabéns, Lois, "abriu a caixa sozinha, sem precisar da ajuda de Clark"! [ironia mode-OFF]

Qual é a surpresa de Clark e Lois ao se depararem com um bando de machos amarrados (e quase congelados) dentro de uma caixa enorme. Bandidos? Não, apenas policiais disfarçados de traficantes. Mas quem teria feito isso.

Reboliço na redação. Todos saem para ver algo. A dupla jornalística vai junto e, então, obtêm sua resposta. Um "S" gigante num prédio revela o autor da captura.
Ok, ok...seja quem fez isso, conseguiu deixar Clark p*** da cara!

Mas não pára por aí...enquanto dirigia pela estrada, um chefão da máfia é atacado por um puma. Em seguida, a estrada, misteriosamente, congela, detendo o carro. Os captores? Um casalzinho que, ao unir as mãos, ativam seus poderes, transformando-se em animais e ou objetos de gelo. Bons corações, bela iniciativa. Pena que "nem só de boas intenções viverá o herói". Devido a sua irresponsabilidade na hora de agir, os dois irmãos acabaram causando um corte de energia na cidade inteira, ao atingir a torre de eletricidade.

Adivinhem quem a cidade (ou melhor, as autoridades) estão culpando???
É, você acertou. No local do incidente, há a marca do Borrão sob o teto do carro. E pra piorar, até Lois está descontente com o guardião da cidade, chegando a insinuar que ele está arrogante, egocêntrico e irresponsável. Bem, como o murmúrio de Srtª Lois é mais pessoal (pelo fato de que o Borrão não liga pra ela desde 9x02# "Metallo"), nem dá pra levar em conta o que ela fala. Exceto que isso está machucando o herói por dentro. Clark tenta defender o Borrão, mas Lois parece estar mesmo decepcionada. Mas nem tudo está perdido. Clark encontra no local um celular, que certamente pertence aos super-gêmeos (isso fica evidente pelo adesivo do macaquinho Gleeck no aparelho! rs) Legal também a referência no toque do celular, que nada mais é do que a risadinha do macaco.

Com a ajuda da sua fiel "quebra-galho", o Borrão descobre que a dupla não só vem fazendo salvamentos em seu nome, como também criou contas para o Blur na Internet no twitter, facebook (e ele já tem 10 mil amigos lá!) e um blog.

CHLOE: Evoluiu muito deste que fizeram você de espantalho no colégio.

O Borrão localiza os irmãos gêmeos através de seu celular. Em algum lugar, Zan se culpa por perder o celular da irmão, qunto o seu aparelho toca. E é o número de Jayna. Hora de "super-gêmeos ativar". Mas o Borrão chega bem na hora e os separa, colocando sua mão entre os punhos dos gêmeos, que são arremessados cada um para um canto.

Ao acordarem, se descobrem num local diferente. E se deparam com ela. A misteriosa (em todos os sentidos) Chloe Sullivan. Eles ficam impressionados, e convictos de que ela só pode ser uma "ajudante" do Borrão. Logo, a lorinha explica que o Herói Misterioso os trouxe até ali para que ela ficasse de olho neles. Uma medida mais do que acertada, já que a "dupla explosiva" já causou danos de mais a reputação do herói.

Foi estranho e engraçado ver Lois consultando uma psicóloga para tentar decifrar seus misteriosos sonhos "quentes". Estranho porque a Lois de Erica Durance não só é forte e determinada, mas arrogante e egocêntrica (no bom sentido). Engraçado, porque a mesma Lois de Erica é a verdadeira veia cômica da série, protagonizando situações que até os mais fervorosos clanas e chlarkers não conseguem segurar o riso (ainda que muitos não admitam!) Lois descreve as visões como um sonho Nc-17 com muita violência e pele. Muita pele. Um Kama Sutra virtual entre ela e Clark. Interessante ver Lois falando de seus problemas com o Clark e o Blur para a psiquiatra já que isso também já aconteceu em Lois & Clark. Só faltou o chocolate.



Resumindo esses flashes, a intrépida repórter se vê em dúvida quanto a qual pretendente ela deve escolher. Se por um lado há o Clark covarde mas romântico e fiel, por outro há o Herói Misterioso que é corajoso na guerra mas parece esquivar-se do amor. Lois mostra todo o seu lado sentimental e confuso. A partir daqui será o triângulo Clark-Lois-Borrão? Bem, após semanas sem dar sinais, o Borrão liga para Lois, exatamente quando ela está na consulta. Mas ela o ignora e simplesmente desliga o aparelho. Tá magoada a guria! Mas Clark é kryptoniano e não desiste nunca! Na segunda tentativa, o coração de uma Lane não resiste!

Como se tudo o que está acontecendo já não fosse o bastante, graças a Zan que esbarra em um dos equipamentos que Chloe usava para Clark mudar seu tom de voz enquanto conversa com Lois como o Borrão, fazendo a voz de Clark ficar normal por alguns segundos e Lois reconhecê-la.

Ok, agora se antes Lois estava desconfiada do Borrão e não entendia o apoio convicto de Clark sobre o herói, agora ela não quer mais do que apoiá-lo, dizendo que ele pode confiar nela, ao mesmo tempo que está confusa em relação aos dois homens que ama pelo fato de serem um só.

Enquanto isso, um promotor público (que está com "fome" de ocupar a cadeira na prefeitura da cidade) promove uma colteiva ao ar livre, onde, na tentativa de desmascarar o Borrão (jogando o povo contra ele) e bancar o verdadeiro herói, desafia-o a aparecer em público e responder por seus atos. Para surpresa geral, Clark toma uma atitude surpreendente: revelar sua identidade em público. Ok, já vimos esse filme em "Infamous" (8x15), e Chloe tenta dissuadir o amigo a desistir dessa idéia, visto os danos causados na última vez que isso ocorreu.




É aí que determinada a provar seu apoio ao Borrão, Lois sobe no palanque e anuncia a toda a cidade que conhece o Borrão. Não só isso, dá um discurso de como o herói tem ajudado a cidade em todo esse tempo, de como ele deu esperança a população e de como seu símbolo influencia a todos a buscar serem um exemplo na sociedade. Quem não gosta nada disso é o promotor, que ainda tem uma carta na manga (só que esta não é tão..."diplomata"!)

Assumindo (na sua cabeça e diante do mundo) que conhece a identidade do Herói Misterioso, Lois também acendeu um alvo na sua cabeça. Agora sua vida corre perigo, já que como última forma de se promover, o promotor forja um encontro com a repórter em nome do Borrão, arrastando-a para uma armadilha que ao mesmo tempo a matará, culpará o Borrão e tornará esse crápula político num herói municipal.

Outra cena icônica da personagem Lois Lane. Lois pendurada num mastro correndo perigo de cair do prédio. Quem não lembra de uma cena exatamente idêntica em "Operação Blackout" em Lois & Clark? Aliás, essa não foi a única referência do episódio. O próprio blackout causado pelos Super Gêmeos e o fato de Lois se atrapalhar com uma máquina de escrever antiga e abraçando seu computador quando a energia volta, são claras referências da série anos 90. (Só faltou o Perry cobrando a matéria sobre o ombro dela!)




Ao ver um alvoroço se formar nas ruas da cidade, Clark corre para ver do que se trata. Sua expressão de terror ao ver Lois entre a vida e a morte no alto do prédio é inquestionável (e um deleite para os cloisers), e ele corre supervelozmente até lá. A cena seguinte, mostra Clark arriscando sua dupla-identidade para tentar salvar Lois. Porém, ela está fora de seu alcance, além dele temer pelo fato de se expor. Cena de total tensão. E o rosto de Clark mostra claramente o quanto ele se preocupa com Lois, e o quanto está desesperado por não saber o que fazer. Compartilha dessa emoção a própria Lois Lane, que, num ato de amor platônico (eu diria assim), pede que Clark a deixe cair para que ele não exponha seu segredo diante de todos. Uma cena bem emotiva e que acabou lembrando outra cena icônica. Dessa vez em "Superman II", quando Clark (de Christopher Reeve) meio que se atrapalha para tentar salvar a colega (Lois, por Margott Kider) sem revelar seu segredo, quando ela está em apuros após cair na represa.

Para sorte de ambos, Jayna estava observando tudo enquanto voava pela cidade transmutada num inseto. De volta a Torre de Vigilância, ela se une ao irmão, Zan, e juntos partem para salvar o dia. Transformando-se em água vaporizada, Zan cobre o prédio pela fumaça. Ao mesmo tempo, Lois acaba escorrendo e despenca para a morte certa. Essa cena também me lembrou a cena de "Action" (7x05), porém sem que Clark aparecesse. Vemos, então, Lois meio que "flutuar" entre a névoa e, em segundos, pousar em segurança no chão. Ao acordar, ela vê Clark correr em sua direção. Ela imediatamente o abraça e agradece por tê-la salvado. Porém, Clark disfarça, fingindo que pegou o elevador para chegar ali. É nesse momento que o telefone de uma cabine telefônica começa a tocar e, confusa, Lois ouve a voz do Borrão falando com ela enquanto Clark está ao seu lado (essa cena me lembrou um pouco a do beijo de "Hydro" onde Lois beijou Clark disfarçado de Arqueiro Verde enquanto Ollie observava a cena). Clark está tão confuso quanto Lois, sem saber quem pode tê-lo ajudado.

A aguardada cena do encontro dos Super-Gêmeos com seu ídolo, o Borrão. O herói se revela para eles e os encoraja a usarem seus dons para fazerem o bem.

BORRÃO: Metrópolis não precisa de mais fãs do Borrão. Precisa exatamente de pessoas que façam o que fizeram hoje.

Mais tarde, Clark descobre que foi Chloe da Torre da Liga com seu equipamento super avançado e que ajudou a gravar mensagens para emergências como essa. Mais uma manobra da loirinha, que está dando o que falar com essa atitude anti-ética. Não bastasse colocar uma câmera na calça (!) de Oliver, atirá-lo num "Jogos Mortais" de mentirinha e colocar câmeras na fazenda Fent, agora descobrimos que ela também anda observando o Planeta Diário e seus arredores. Tá, ou isso é um BBB psicótico ou quem sabe um experimento do governo para implantar monitoramento nas casas e acabar de vez com a privacidade humana! [mode conspiration ON]

E Chloe Sullivan só diz aquilo que é óbvio e todos nós já sabemos. Ela aconselha o amigo a escolher um disfarce logo antes que as pessoas comecem a desconfiar da dupla idêntidade dele. Já não bastasse todas as referências e homenagens no episódio, ainda surge ele. O tão discutido. O tão aguardado. O tão...óculos! Clark chama Lois até a sala de cópia para revelar seu segredo...que ele está usando óculos! (Clark já havia os usado em "Sussurro", "Noir" e "Apocalypse") A questão é se agora ele, de fato ele os adotará e passaremos a vêlo usando-os mais vezes seguidads. Bem, para não dizer que estamos no século XXI, Lois o lembra que existem lentes de contato, mas promete não provocá-lo muito chamando-o de 'quatro olhos'. Seria uma medida adotada na série? Espero que não!



Lois já caminha na direção da porta, quando decide parar, dá meia-volta, chuta uma caixa que estava no chão para os pés de Clark e, subindo neles, o beija ardentemente. A princípio surpreso, Clark retribui o gesto, deixando que o clima flue naturalmente entre eles. Isso até Lois acabar tendo uma espécie de convulsão, que culmina num "ataque de flashes" na cabeça da repórter. O episódio se encerra com Lois desmaiada nos braços de um preocupado Clark Kent.

O episódio sem dúvida nenhuma foi um deleite não só para os fãs Cloisers, mas também para os fãs da mitologia do Superman tanto nos quadrinhos como em outras versões. Sem contar que a presença dos Super-Gêmeos foi até que divertida, nos remetendo aos personagens do clássico desenho "Superamigos".



Embora Cloiser (afinal como vou negar o cânone?!), devo admitir que esses "saltos apressados" pode (e talvez já estejam) prejudicar o relacionamento do casal na série. Eu CONFIO e ADMIRO Brian Peterson & Kelly Soulders, mas acho que eles não deviam seguir muito o desejo dos fãs e pegar mais leve nessa melação. Sim, já tá virando melação e outra "lenga-lenga" (igual foi Clana exaustivamente por anos!) eu não vou suportar. A exemplo de "Crossfire", acho que poderiam ter feito o mesmo que em "Bride", um quase-beijo. Poderiam ter deixado o tal beijo para "Idol" ou então até mesmo para "Pandora". Bem, mas seja como for, espero que saibam mesmo o que estão fazendo, porque ao mesmo tempo que achei interessante essa idéia Clois de tentar dar uma chance em namoro, ao mesmo tempo me preocupa. Afinal, NINGUÉM quer ver um "Hypnotic" (5x16) denovo!

Enfim, que venha "Pandora" e humilhe os fãs nojentos que criticam muito, mas não valem nada! Smallville continua, ao lado de "Supernatural" e "Lost", sendo uma das melhores séries da TV!

NOTA 9,0


CRÉDITOS (Fotos & Referências): Ace Reporter

3 comentários:

Afonso França disse...

Realmente esse é o melhor blog de Smallville que eu conheço! continuem assim!!!

Renata disse...

ah, adoro seus comentários - não porque você é fã e fala bem da série, mas porque eles são bem humorados - ao nível de Michael Ausiello comentando 24 Horas na EW *.*

Isma-El Kavallera disse...

Obrigado, pessoal!

Seus comentários (elogios ou críticas) são muito importantes!

Ah, e Celeste...nunca li as resenhas do Ausiello, mas agora vc despertou meu interesse! ^^