sábado, 7 de novembro de 2009

[Especial] Dossiê Kandor (ATUALIZADO)

JOR-EL



Jor-El é uma personagem de história em quadrinhos que integra o universo DC Comics. O cientista é o pai biológico de Kal-El, o Superman, que ele enviou em direção ao planeta Terra, ainda bebê, em face da iminente explosão de seu planeta, Krypton.

O ator Marlon Brando interpretou Jor-El nas películas Superman - O Filme e Superman II. Algumas cenas excluídas deste último foram reaproveitadas em Superman - O Retorno.

Desde a 2ª temporada de "Smallville", o ator Terence Stamp (que fez o General Zod em Superman II) tem emprestado sua voz para o espírito de Jor-El na Fortaleza da Solidão. ONTEM À NOITE, o personagem ganhou uma versão mais jovem em carne e osso na pele do ator Julian Sands, com o episódio "Kandor" (9x07).


KANDOR



Na realidade Pré-Crise nas Infinitas Terras, a inteira cidade de Kandor foi miniaturizada e surrupiada por Brainiac, antes que o planeta Krypton explodisse (Ele já havia encolhido várias cidades de vários planetas previamente). Brainiac mantinha os habitantes de Kandor sem poderes por instalar um mini-sol vermelho no interior da cidade, a qual ele guardava dentro duma garrafa.

O vilão veio à Terra para encolher várias cidades, inclusive Metrópolis, armazenando-as em frascos. Ao combater Brainiac, Superman descobriu que o bandido tinha encolhido a cidade kryptoniana de Kandor. Para restaurar as cidades da Terra a seus tamanhos normais, os kandorianos sacrificaram sua restauração para ajudá-lo. Superman guardou o frasco com a cidade em sua Fortaleza da Solidão, prometendo achar um meio de retornar os nativos a seus tamanhos normais.

Na série "Nova Krypton" Kandor foi encolhida e roubada pelo vilão Brainiac, numa invasão à krypton a 35 anos atráz, 3 anos antes do fim do planeta. A cidade foi colocada dentro de uma bolha em forma de garrafão, oxigenando a cidade e dando suprimento de vida a ela e um gerador de luz infra-vermelho para que os habitantes de kandor ficassem sem poderes. Quando o vilão veio a Terra para invadir e encolher Metropólis, armanezando em sua coleção de cidades roubadas por ele, Brainiac foi derrotado pelo Superman, onde ele descobriu que havia uma cidade kryptoniana nos dominios de Brainiac, resgatando a cidade e revertendo seu tamanho original próximo a fortaleza da solidão. Mais tarde, toda Kandor deixaram a terra para fundar uma Nova Krypton, através de um novo planeta criado por eles distante da terra, e continuando no sistema solar.


ALTO CONSELHO DE KRYPTON



Fundado numa nova era de paz de Krypton, doutrinado pelo Erradicador. O Alto Conselho é composto por um governo liderando todo o mundo de Krypton.


GENERAL ZOD



O General Zod é um vilão fictício da filmes e quadrinhos do Superman, da DC Comics. Apareceu pela primeira vez em Adventure Comics #283 (April 1961). Assim como o Superman, é um dos kryptonianos sobreviventes à destruição de seu planeta natal. Zod teve várias versões.
Um militar, líder das Forças Armadas de Krypton, Zod comandou uma tropa na luta contra a invasão de Braniac. Na derrota de seu exército, ele viu a cidade de Kandor desaparecer, três (3) anos antes de ser banido para a Zona Fantasma por atos terroristas.


ZOR-EL



Zor-El é um personagem do Universo DC, criado por Otto Binder e Al Plastino. Sua primeira aparição foi em Action Comics #252 (Maio de 1959).

Nascido em Kryptonopolis, é o irmão caçula de Jor-El, descendentes de uma linhagem de grandes cientistas de Krypton. Mudou-se para Argo City após se formar na academia de cientistas de Kandor, devido a sua excelente graduação científica, foi o principal e importante cientista de Argo City, foi nomeado líder da cidade. Mais tarde, ele roubou a tecnologia coluana de Brainiac para salvar Argo City da destruição de Krypton, depois de ser anunciado pelo seu irmão Jor-EL.

Dez anos depois, Argo City foi invadida e destruída por Brainiac depois de rastrear o sinal positrônico da redoma de força. Zor-EL salva sua filha Kara enviando-a numa espaçonave em direção à Terra, foi um dos poucos sobreviventes de Argo City, junto com sua esposa Alura. Num sequestro de um Droid-zangão de Brainiac, foi levado como prisioneiro, em seguida miniaturalizado junto com os outros e enviado para Kandor numa coleção de cidades roubadas por Brainiac. Anos depois, quando Brainiac invadiu a Terra numa derrota com o Superman, Zor-EL, junto com os habitantes de Kandor foram salvos, onde Superman reverteu a miniaturalização de Brainiac, deixando Kandor no seu tamanho original no Pólo Sul, perto da Fortaleza da Solidão. Foi fundada então a Nova Krypton por ele na Terra liderando a nação de 100.000 kryptonianos sobreviventes. Mais tarde Zor-EL foi morto pelo Reactron numa sabotagem em Kandor.

Na versão de Smallville, Zor-El é um cientista do planeta Krypton, assim como seu irmão Jor-El. Ele envia a sua filha Kara para o planeta Terra para tomar conta de Kal-El. Zor-el era o arqui-inimigo do seu irmão Jor-el, assassino da sua esposa Alura e apaixonado por Lara Lor-Van, esposa do Jor-el, e aliado do General Zod, tornando-se inimigo do Superman, uma total anomalia fora dos padrões dos quadrinhos.


FAORA HU-UL



Chefe de segurança do alto conselho de Krypton, Faora Hu-Ul operava em um tipo de campo de concentração, repleto de homens a sua disposição. Os homens eram iludidos por sua beleza e assim era mantidos aprisionados. Faora resolveu matar muitos de seus prisioneiros. 23 homens foram mortos por ela. E assim foi dada a segunda sentença mais longa na zona fantasma (ao lado de Jax-UR).


NON



Antes, Non era membro do alto conselho, junto com seu amigo Jor-EL e Alura, sua aluna na época. A queda de Non veio a se desgraçar por causa de um conselheiro malévolo, causador de espalhar a noticia da descoberta de Jor-EL a respeito do fim iminente de Krypton. Non foi a caça desse falso conselheiro para defender seu amigo Jor-EL, porém caiu numa armadilha dele, onde sequestrou Non mantendo ele num laboratório secreto. Ele foi lobotomizado, numa cirurgia celebral danificando o seu cortex celebral. Desde então, ficou mudo e metalmente incapaz de formar muitos pensamentos sobre qualquer coisa. Foi deixado vagando num local deserto próximo a base militar do General Zod, onde foi levado até Zod, passando a se tornar aliado dele junto com Ursa, Non foi declarado um conselheiro perdido pelo alto conselho, foi desconsiderado por Jor-EL durante seu julgamento para a Zona Fantasma.

Non é um vilão fictício personagem das histórias em quadrinhos do Superman. Non foi interpretado pelo ator e ex-boxeador Jack O'Halloran no filme Superman II.


URSA



Ex-tenente das forças militares do General Zod. Antes de conhecer Zod, Ursa era uma militante graduada que trabalhava como chefe de segurança para o governo kryptoniano em Kandor. Conheceu Zod durante a invasão de Brainiac a Kandor, onde se aliou a ele, abandonando seu cargo para se dedicar ao poder de Zod. Foi acusada de heresia e terrorismo pelo Alto Conselho de Krypton. Foi sentenciada para a Zona Fantasma, junto com Zod, Non e tantos outros.


LOR-ZOD (ou CHRIS KENT)



Lor-Zod, também conhecido como Chris Kent, é o filho adotivo de Clark & Lois Kent. Ele foi concebido na Zona Fantasma, e foi enviado à terra por Zod como parte de um plano para que eles pudessem escapar da Zona Fantasma.

Após Zod, Ursa, Non e o resto dos membros da unidade militar dels terem sido soltos e perdoados, Chris, com a ajuda de Thara Ak-Var, escapou da Zona Fantasma, e junto com Thara, ele assumiu o manto de Nightwing, enquanto Thara se tornou Flamebird.

Flamebird & Nightwing são uma lenda sobre duas criaturas mitológicas que simboliza grande poder, amor, traição e tragédia. Estes dois sobreviveram a Traição e a Tragédia, e agora são os dois únicos super-herois abertamente Kryptonianos na Terra (que baniu toda a raça do planeta).

Por ter nascido na Zona Fantasma, os poderes de Chris são diferentes dos poderes usuais de um Kryptoniano. ele não é tão forte quanto sua raça, mas ele é bem mais resistente à Kryptonita e ele também possui Telecinese (assim como Con-El, clone do Superman, e mais conhecido como Superboy).


ZERO NEGRO



Foi um grupo de terroristas de Krypton, que não aceitou as clonagens feito pelo Erradicador, ampliando e fortalescendo mais o DNA dos kryptonianos para uma nova era, logo no ínicio da quarta era de Krypton. o zero negro era um grupo religioso e rebelde contra o idealismo do Erradicador, que acabou gerando uma grande guerra mundial que durou cerca de 100 anos que devastou toda krypton, criando uma poderosa bomba nuclear que varreu toda krypton para a destruíção, atingindo o nucleo do planeta que se transformou em kryptônio. ao decorrer dos tempos, o kryptônio gerou danos ambientais ao planeta, gerando o fim eminente de Krypton. (Wikipedia)

Formado por um grupo militar de elite de Krypton, liderado pela tenente Ursa, onde a maioria do grupo foi morto por sacrifício da defesa contra a invasão de Kandor. (Nova Krypton)

A QUEDA DE KANDOR

A seguir, a tragédia como relatada em Action Comics 866.









NOVO KRYPTON: DOIS MUNDOS DIFERENTES, UM SÓ DESTINO

Planeta dado a uma nova era de 100 mil sobreviventes de Krypton da cidade de Kandor, onde superman liberta a cidade sob os dominios de Brainiac, criando uma geneses entre eles, usando a tecnologia coluana para criar um planeta no sistema solar e bem distante da Terra.




A cidade kryptoniana, engarrafada e miniaturalizada por Brainiac, aos cuidados do Superman.



A QUEDA DA TROPA MILITAR KRYPTONIANA




FONTES:
* http://www.nova-krypton.blogspot.com/
* www.wikipedia.org

2 comentários:

Tess disse...

Adorei o dossiê Kandor! Otimo trabalho, este blog é ótimo.

Isma-El Kavallera disse...

Oi, Tess
Seja bem-vinda!
Fique ligada, pois na minha review de "Kandor", vem elogio aí pra você rsrs

Ah, só pra comentar ao pessoal:
* As seguintes fotos (Kandor e Zero Negro) são meramente ilustrativas, sendo que não foram exatamente retiradas de nenhum gibi, livro, filme ou qualquer outra mídia referente a mitologia DC do Superman.