terça-feira, 3 de novembro de 2009

[Review] 9x05# Roulette

"QUEM VOCÊ TENTOU DESTRUIR?"

Olá, caros smallvillmaníacos, cloisers, chalerkers, chlollies, etc. Após passar quase 2 semanas afastado, o Blog voltou com tudo e, finalmente, após assistir os episódios "Roulette" e "Crossfire" de uma só vez, inicio o review do primeiro.

Bom, pra começar, que saudades de Smallville! Essas quase 2 semanas sem internet foram piores do que 2 meses de hiatus! E o que posso dizer de "Roulette" lembra muito o que eu disse de "Echo": tiro meu chapéu!




Ok, lógico que não foi o melhor episódio da temporada, nem está incluído em nenhum TOP10 ou TOP5 da série, mas calou minha boca e apresentou sim um bom episódio. Apesar de estrelado pelo Gay Arrow, ops Oliver Queen. Na verdade, Oliver tem me surpreendido nesses últimos episódios. Teve uma boa participação em "Echo" (inclusive fiquei com pena dele) e ainda me fez olhar com outros olhos sua aparição em "Rabid". "Roulette" fechou o 'arco da manguaça'...hã, 'da cachaça'...'da garrafa'?...er...bom, fechou o arco deprimente de Oliver Queen. E por deprimente me refiro ao estado em que se encontrava o jovem milionário, pois os episódios até aqui foram muito bons. E acredito que só precisamos de "Kandor" para que ela seja a Temporada Perfeita.

Novamente, a equipe técnica se puxou nos cenários (fotografia) e teve bons efeitos especiais. Ok, tudo isso não foi tão chamativo quanto os episódios anteriores, mas pelo menos a qualidade de produção se manteve.

Após se jogar num ringue, se drogar e envolver-se com uma policial corrupta, "queimar" o Arqueiro Verde, viajar até o México só pra beber uma manguaça (além de arrumar briga) e ainda tentar se suicidar...bem, apostar muitos $$ numa roleta de cassino não é nada! O episódio começa com o playboy no tal clube e aí tanto ele quanto o espectador conhece Victoria Sinclair, vulga, Roulette. Nada mais sacia a angústia de Oliver e a jovem chinesa parece ter um novo jogo a lhe apresentar. Numa cena 'a la Matrix', Roulette oferece uma pílula para Oliver, que, claro, só ele pode decidir se a toma e entra no jogo ou não. Após tomá-la, Oliver sai do clube, tonto, e acaba desmaiando na rua, na sarjeta, sob a observação da japa. Em seguida, OLiver acorda preso dentro de um caixão. Fobia à parte, ele consegue se livrar, e então depara-se com um outro caixão, do qual há a voz de alguém clamando por socorro. Oliver vai até ele e, para surpresa, enxerga o nome "Alexander Luthor" gravado. O loiro não fica parado e decide ajudar Lex, mas ao abrir o caixão, depara-se apenas com um gravador, que emite uma risada debochada. Não, não é o Coringa. Nem Winslow Schott (Homem-Brinquedo) como o próprio Ollie pensa a princípio. Aí então surge uma voz, que avisa-o de que ele está num jogo. E como o Mr. Vodka não sabe a 'senha', terá de jogar o game até o final....isso se ele sobreviver até lá. De surpresa, um cão negro feroz pula a janela, estilhaçando-a. Oliver aproveita para fugir por ela e corre, desesperado, até refurgiar-se dentro de um carro abandonado. O que não parece ter sido uma boa idéia, quando um trem surge na sua direção e acerta-o em cheio.



É sexta-feira. Enquanto isso, outros aproveitam a vida de forma mais segura. Ou nem tão segura. Após um dia cheio (de salvamentos), o Borrão volta para casa, mas...depara-se com uma certa repórter na sua sala de estar. Por sorte, Lois estava de costas, e o herói pode trocar de roupa rapidamente e voltar a ser Clark Kent. Ainda assim, a surpresa não acabou e Clark depara-se com uma sala transformada em lavanderia, já que Lois parece ter trazido todas as suas roupas para a fazenda (mais precisamente 11 cestas de roupas!). Mas, como eu disse, é sexta-feira. Noite. Nada melhor do que um casal de amigos sentar no sofá e assistir uma cópia do clássico "Tubarão" (bem, na verdade, Clark foi 'sentado' por Lois). Mas parece que o filme tem de esperar. Clark ouve um grito de socorro com sua mega-audição e, com a desculpa, de ir buscar mais pipoca, o Borrão entra em ação mais uma vez e corre até Metrópolis para salvar uma mulher que estava sendo atacada por um bandido em seu próprio carro. Pronto. Clark está de volta. E com a pipoca. A sessão 'cine-farm' começa. O nervosismo de Clark perto de Lois (perna balançando agitadamente) é hilário. Ok, mas não é só Clark tem algo errado. Clark percebe que Lois está escondendo algo. A intrépida repórter então abre o jogo. Nesse dia era aniversário de Oliver e eles sempre comemoravam a data juntos. Confesso: esse nhê-nhém Loliie não me agradou. Puxa, quatro episódios e não pintou nada disso. Aí, do nada, resolvem trazer à tona esses sentimentos, bem quando a temporada é Clois, apenas pra chamar a atenção e tentar criar um triângulo-amoroso. Não é por ser Clois nem nada disso, mas a essa altura da série, voltar com Lollie seria regredir e azedar a temporada. Por favor, não voltem com aquela lenga-lenga que Clana tanto causou e frustrou a ponto de perder espectadores da série. Bem, Clark também não se ajuda e tem a 'brilhante' idéia de ambos fazerem uma visita ao playboy. Damas na frente, burros atrás.

Enquanto isso, Oliver acorda sob uma possa de água, no meio do local abandonado, que parece um misto de ferrovia abandonada com ferro velho. Um telefone público. Oliver corre até ele. Só não entendi por que ligar justamente para Chloe. Mas a ligação é interrompida e uma voz feminina avisa-o de que ele ainda está no jogo. Mais tarde, Oliver volta para o clube e reencontra a jovem Roulette (é sério, essa atriz não me convenceu para a personagem). Ollie, claro, desconfia dela, mas Roulette afirma que os homens que armaram para ele estão ali e irão matá-lo se não for embora. Tarde demais. Pancadaria à vista, a duplinha foge pelas ruas de Metrópolis, Victoria/Roulette tenta convencer o playboy de que ela foi obrigada a dopá-lo para não ser morta, quando uma bala a acerta. Uma viatura policial chega e Oliver, coberto de sangue, é imediatamente preso. Parece que dessa vez o loiro se deu mal!

Lois e Clark não encontram Oliver em sua mansão e vão procurá-lo em seu escritório. Lois acaba encontrando o notebook de Oliver e libera um vídeo com a gravação do atentado de Winslow no Ace of Clubes. Lois, então, descobre que Oliver não sabia que a bomba estava desarmada e, portanto, tentou se matar. Pior ainda: Clark aparece no vídeo, e então a situação piora. Lois descobre que Clark sabia disso e escondeu dela. Novamente, achei muito forçada essa preocupação toda da Lois e ela acaba desapontada com Clark, jogando-lhe na cara que ele mentiu para ela.

Na delegacia, Oliver é interrogado, quando um agente do FBI chega assumindo o caso. Parece que Oliver teve sorte dessa vez. O agente libera as algemas e avisa Oliver que ele foi vítima de um esquema que vem atingindo milionários, um jogo do qual o resultado final nada mais é do que o roubar o dinheiro de tais pessoas. Oliver é liberado, mas após o agente ir embora, a porta se tranca e Oliver vê, através do notebook posto sobre a mesa, sua quantia bilionária desaparecer virtualmente rápido. Para piorar, a sala é inundada por fumaça. Mas o Herói Misterioso chega na hora certa e salva Oliver. Em seguida, ambos vão para a Torre de Vigilância, onde com a ajudinha da super-hacker Chloe Google-Girl Sullivan, descobrem mais sobre Roulette e o principal: sua localização.





Lois ainda está a procura de Oliver, tanto que entra em contato com serviços de rastreação por satélite. Quando encontra o (um dos) carro(s) de Oliver, ela também se depara com Roulette. (!) A megera está viva! Lois conhece o carro, sabe que pertence a Oliver e desconfia de que há algo errado. Logo as duas se desentendem e a pancadaria rola solta nas esquinas de Metrópolis. E Smallville parece que está apostando mesmo em brigas de mulher. Queria que fosse nas lutas de Clark com vilões supervilões.

Oliver não perde tempo. Ele sabe que Victoria/Roulette está viva e sai à procura dela. Com uma arma. Finalmente, a reecontra exatamente no Clube Roulette. Oliver aponta a arma para a golpista (de costas), mas na hora de atirar, não tem coragem. Aí descobre que, na verdade, trata-se de Lois amarrada. A verdadeira Roulette surge, mantém Lois refém e confessa a Oliver que o esteve manipulando até ali, e que o último passo era era atirar na refém, mas ele não teve coragem. Mas Roulette ainda tem uma ultima carta na manga: o prédio será imediatamente incendiado. Ela foge, em seguida. Oliver cuida de Lois, quando o compartimento ao lado explode e ele ouve a megera pedir por socorro. Oliver exista, o instinto heróico, aquela pequena fagulha ainda existe, está lá, bem escondida, mas ainda existe dentro dele. E Oliver se certiifica que Lois está bem e vai atrás de Roulette, que está presa debaixo de escombros. Ele está determinado a salvá-la e afirma a ele que fará isso, apesar de tudo que ela fez. Ok, momento 'Jogos Mortais' tem seu clímax: Roulette sai debaixo dos escombros e revela a Oliver que tudo que aconteceu até ali foi para resgatar o herói que estava adormecido dentro dele. Vidros que automaticamente surgem ao redor de Oliver respondem a pergunta que vinha lhe sendo feita o episódio inteiro: "Quem você tentou destruir?" E vemos no rosto de Oliver que ele, enfim, parece ter aprendido a lição.

Tanto que Oliver até mesmo sabe quem realmente tramou tudo isso: Chloe Sullivan! Sim a lorinha mais famosa da série (a única!). Essa sim parece nunca aprender a lição. Mas dessa vez parece que ela passou dos limites! Após acobertar um assassino intergalático e quase causar o fim do mundo, agora a Watchtower resolveu manipular pessoas, arriscar vidas, tudo por um mero jogo. Talvez suas intenções fossem boas (hum, dissoo inferno tá cheio!), mas nada...absolutamente NADA justifica os fins pelos meios, principlamente da forma que ela agiu. O pior foi ver Oliver agradecê-la por isso. Chloe está fria. O poder subiu-lhe a cabeça. Ela colocou a própria prima em perigo. Lana na 7ª temporada não é nada comparada a essa loirinha só para diabinhos. Mas enfim...isso ainda vai dar muito o que falar! E certamente a já fraquejada (e tênue) amizade dela com Clark será envolvida. Outro ponto dessa conversa foi o aparente clima entre Oliver e Chloe. Nada demais, mas deu pra ter um resquício de relação futura ali. Será? Bem, Oliver terá que entrar na fila, porque o Dr. Hamilton chegou primeiro. Pior que em "Crossfire" surge ainda mais um candidato rsrs



Mais tarde, Lois e Oliver finalmente se reecontram...agora numa situação mais calma. Lois afirma que Oliver sempre poderá contar com ela e brindam (com engradados) juntos.

Enquanto isso, Clark descobre, com a ajuda de Chloe, que Alia (a ninja kryptoniana de "Savior") estava no evento em "Echo". E pra piorar, através de um super-radar, eles localizam vários outros kryptonianos espalhados pelo globo. Eu já me perguntava mesmo quando os produtores voltariam à questão de Alia. Afinal, Clark havia decidido que teria apenas 1 ano para descobrir como uma kryptoniana veio do futuro e o que ela sabia a ponto de querer matá-lo. Bem, seja o que for, agora Clark tem um exército de kandorianos para se preocupar.

E a melhor cena, sem dúvida (pra mim), foi a final, onde vemos o Arqueiro Verde (de volta!) observando a cidade de cima de um prédio. O mesmo que o Borrão costuma frequentar. E é ali mesmo que os dois heróis se encontram. Clark/Borrão agora sabe que pode contar com Oliver/Arqueiro Verde e vermos os dois como guardiões de Metrópolis, numa bela cena filmada, foi um dos pontos altos da temporada.

Enfim...mais um ótimo episódio e, que, repito: fecha o clico de Oliver. Agora ele está bem, reestruturado, revivido e pronto para voltar a ser quem ele é: o Arqueiro Verde. O personagem subiu no meu conceito, apesar de que a lenga-lenga entre Oliver-Lois-Clark eu não vou suportar.

Infinitamente melhor que 8x03#Toxic (que eu re-assisti ontem), mas ainda muito inferior à obra quadrinística "Arqueiro Verde: Ano Um" (que eu re-li hoje), manteve a qualidade da 9ª temporada.

NOTA 9,0

Nenhum comentário: