segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Exposições no Centro de Cultura Judaica destacam super-heróis e quadrinhos judeus!


Já começaram no Centro de Cultura Judaica, em São Paulo, as exposições De Superman ao Chat du Rabbin e Para o Alto e Avante!. As duas destacam os criadores, os personagens e os temas judaicos nos quadrinhos do início do século XX até hoje.

Embora Superman não seja religioso em suas HQs, foi criado por dois seguidores da religião e, como destaca o release do evento, ganhou características judaicas após o Holocausto. A outra HQ mencionada no título da exposição, O Gato do Rabino (que teve dois volumes lançados no Brasil pela editora Jorge Zahar), é do francês Joann Sfar e trata de um gato que, na Argélia do século XX, começa a falar e discute judaísmo com seu dono.

Entre estes dois extremos, há, por exemplo, Magneto, o personagem de X-Men cuja identidade é marcada pelo Holocausto nazista, e toda obra de Will Eisner. A exposição destaca estes e outros marcos judeus nas HQs.

Para o Alto e Avante! reúne originais de seis artistas brasileiros - Leandro Spett, Marcelo Azalim, Paulo Galdino Sá, Ricardo Soares, Yan Pinheiro e Marcio Levyman - que criaram personagens franco-judaico-brasileiros especialmente para a mostra.

As duas exposições começaram na última quinta-feira, dia 12, e ficam até 28 de fevereiro. O Centro de Cultura Judaica fica na rua Oscar Freire, 2.550 (ao lado da Estação Sumaré do metrô). O ingresso é gratuito, mas pede-se a contribuição de 1kg de alimento não perecível. Mais informações em (11) 3065.4333 ou na web.


Fonte: Omelete.

Nenhum comentário: