quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Sandman (Wesley Dodds)
















Wesley Dodds ou Sandman da Era de Ouro é o primeiro personagem da DC Comics a se chamar Sandman. Ele era um membro tradicional da Sociedade da Justiça. O Sandman da Era de Ouro, Wesley Dodds, era um vigilante mascarado sem superpoderes. Ele usava um sobretudo, chapéu, uma máscara de gás e um arma que dispara gás do sono para sedar os criminosos. Originalmente um personagem apenas do Universo DC, Wesley Dodds também teve sua própria revista pelo selo Vertigo, Sandman Teatro do Mistério. Ele chegou a ter um jovem assistente chamado Sandy, o menino dourado (atualmente Sand da Sociedade da Justiça.)

O personagem surgiu na década de 30 (a Era de Ouro dos quadrinhos) e era um detetive chamado Wesley Dodds, que usava uma arma de gás para colocar os bandidos para dormir. Outras versões de Sandman se seguiram a essa, mantendo apenas o nome em comum. Sandman fez sua primeira aparição em abril de 1940, na revista Adventure Comics #40. Na época suas aventuras abordavam temas da Segunda Guerra Mundial e seus grandes inimigos era os nazistas. Mas claro que ele também tinha que lutar contra as gangues locais e bandidos de ocasião.

Ao longo do tempo, o herói fez parte de duas equipes de heróis, a Sociedade da Justiça e o All-Star Squadron. No Brasil pudemos ver muitas histórias de Wesley Dodds na Sociedade, junto de outros grandes heróis da Era de Ouro da DC.

Mas a verdade é que Sandman nunca foi tão grande quanto na linha Vertigo. Sempre na mão de competentes artistas, Sandman trouxe de volta um estilo das HQ's que estavam em baixa: investigação, suspense, terror, romance. Sem poderes, sem grandes sagas, sem uniformes coloridos.

Fonte: wikipedia

Nenhum comentário: