quarta-feira, 25 de novembro de 2009

[Review] 9x09# Pandora

O DIA DO APOCALIPSE.....digo, DE ZOD!


Comentários de Pandora – 9x09 [ou: “Senhoras e senhores, trago boas novas!”]
- Por Helena (Smallville Brasil)








Primeiro um comentário pessoal que nem todos podem concordar: putz, a temporada tá humilhando geral! Cada episodio consegue ser mais fodástico que o outro. Pandora não me decepcionou, foi tudo o que eu esperava e mais um pouco.

Previously:
Bem feitinho também, nos leva de volta aos eventos da temporada passada, ao confronto de Lois e Tess, à bolota, à chegada de Zod.....emfim, um previously massa!


O Presente:
Logo de cara somos informados de que Lois está em coma, e mais que isso sumiu do hospital. As primeiras suspeitas, tanto de Clark quanto de Meu Verdinho são sobre Chloe. Nem os fãs nem a loura têm o direito de se sentirem ofendidos, pois ela está colhendo o que está plantando, cheia de segredos e vigiando todo mundo, não era de admirar que suspeitassem dela.

Mas foi Tess quem pegou Lois. Ela vinha vigiando a repórter há dias, inclusive roubando as fichas da analista. E Stuart está com ela. E os dois estão no Belle Reve [saudades do hospício mais animado de pequenópolis! E que depois do fim da série vai ser o lar de muitos de nós!! ] e usando a mesma máquina que Lionel usou em Clark e Lex em Fracture! Adoro quando trazem essas coisas de volta!

Como eu tinha pensado, Tess tem acesso a algumas memórias de Lois, o que vai dar à nossa querida e amada salve, salve Vilã a chance de moldar o futuro, de estar por dentro de várias informações privilegiadas, informações que nem Clark teve! E uma delas é que no futuro, ela foi assassinada por Chloe! Opa, algo me diz que a nossa Blondie Emo não terá uma vida fácil de agora em diante, quem sonha com um final feliz pra Chloe pode estar enganado, agora mais do que nunca eu acho que Chloe morre no fim da série!

Mas Stu é um harcker bonzinho e se recusa a apagar as memórias de Lois, ainda bem, pois mais uma catatônica eu não ia aguentar!

Quando Clark chega, Tess ainda tenta jogar um papinho nele, mas CK definitivamente perdeu a paciência com ela e por Lois enfrenta até uma sala cheia de kryptonita!

Mas Clark se conectou com Lois ao furar a mão? E Tess teve que enfiar aqueles eletrodos na cabeça!! kkkkkkkkkkkk!!! Essa foi realmente boa!!

Agora Clark tem acesso à segunda parte da aventura de Lois no futuro, inclusive de como eles detiveram Zod, de como destruíram a torre, e Tess não sabe de nada disso. Legal. Clark também tem a chance de moldar o futuro, ele e Tess são peças chaves agora, cada um sabe uma parte da história, cada um vai agir em seu front. E a briga promete ser boa.

Uma coisa legal e importante: Emil [aêêê ele voltou!!! sou Emil fã!!] disse que com o inibidor químico que aplicou em Lois ele apagou as memórias que ela teve enquanto estava ligada à máquina, as memórias que foram identificadas pela máquina! Mas até pelo desenrolar do futuro [isso é a outra parte do comentário] vimos que Lois não lembrou de tudo, ela pulou umas partes, como quando ela descobre que Clark é o Borrão [quando ele conta a ela, ou Chloe e Oliver podem ter contado, mas o fato é que ela sabe, na hora em que ela entra naquele quarto em que ele está, ela sabe] e o que aconteceu até ela, Chloe e Oliver chegarem até a WT, pois ela chega com a mão machucada e ela não estava com a mão machucada. Devem ter outras memórias perdidas ali, com certeza, e elas vão reaparecer.







O Futuro:
A primeira lembrança de Lois é justamente o Planeta Diário, o fight com Tess. Depois ela percebe que o lugar está abandonado e coberto de poeira sob uma luz avermelhada. Ao sair do prédio ela se depara com um cenário de fim de mundo. E logo é recepcionada por um Kandoriano voador. Ele mostra a camisa do Borrão e diz que ele morreu, mas ela ainda não conhecia aquela marca, achei isso uma falha do episódio, aquela marca ainda não significava nada para ela. Fizeram uma referência bacana, mas no momento errado.

Logo depois Lois acorda no celeiro dos Kent, e descobre estar num tipo de campo de concentração. Esse celeiro é o cenário favorito dos produtores mesmo, já foi destruído incontáveis vezes, já viu de festa de casamento a orgia de bruxas, e ainda está lá! Se o celeiro morrer, paro de ver!

Dois segundos depois e Lois já está encrencada com Alia! Nesse ponto vemos porque Clark dá o relógio de seu pai a ela, para salvar a cara de Lois, e não como um presente como eu pensei. Mas nesse ponto vamos fazer uma pausa para considerações sobre Alia, a personagem que vem levantando muitos questionamentos:

Alia – bom, pelo episódio pouco se pode concluir sobre ela, se ela gosta ou gostou de Clark, se era missão dela se aproximar dele no começo das coisas.... só dá pra saber que desde Savior vimos que ela é uma das kandorianas de destaque e que ela tinha poderes sob o sol amarelo; em Kandor vimos que ela veio no orbe com os outros, pois estava no campo de batalha, onde seu sangue foi colhido. Mas como ela tem poderes quando os outros não têm? Boa pergunta! Em Savior ela carregava consigo uma pedra de kryptonita azul, que bloqueava os poderes dela sob o sol amarelo, uma pista de que, diferente dos outros, ela tinha poderes sob o sol amarelo.

Vale lembrar que os kandorianos fizeram vários experimentos para resgatar seus poderes, e se um deles deu certo? Ou ela conseguiu de outra forma seus porderes? Enquanto retira os poderes dela no sol amarelo, a kryptonita azul poderia fortalecê-la no sol vermelho, pode ser uma hipótese, já que eu não acho que tenha sido um furo da série e sim uma ponta solta para ser reatada no desenrolar da temporada.

Voltando ao Futuro – O terceiro encontro importante de Lois do dia: ela conhece o já General Zod! Ficamos sabendo tb que Lois foi confundida com um membro da resistência, e que estava em território proibido para tentar algo contra a poderosa torre de Zod!

O esperto general, claro, deu uma sacada com sua visão de raio-x na moça antes de se aproximar, por isso logo encontrou o anel da legion, mas o escondeu de Tess quando ela entrou na sala. Por um momento eu pensei que ele ia passar a mão em Lois, deve estar a perigo esse Zod, toda mulher ele vai logo dando em cima!

O quarto encontro importante: Lois descobre que Tess está do lado de Zod. Tess traiu a humanidade, mas como eu já tinha comentado, ela acredita piamente que suas atitudes estão salvando a humanidade dela mesma, foi seduzida pelo título de salvadora, mas talvez sua atitude em relação a isso tudo mude depois que ela descobriu sobre sua própria morte.







Se Lois está perdida com tudo aquilo, fica mais ainda quando começam a falar de Clark e da possibilidade de ele se juntar a Zod. Quando o mesmo Clark é trazido para ser sacrificado junto com ela.

O quinto encontro importante de Lois do dia: quando tudo parece perdido, quando Clark vai ficar sem cabeça, a resistência chega e salva o dia.

Nesse ponto sabemos que a líder do movimento é Chloe, que Oliver está com ela, e que eles vêm atacando Zod já a algum tempo. Inteligente o lance das flechas de kryptonita. Mas, assim como DI comentou eu fiquei me perguntando o tempo todo, porque somente flechas e facas? Porque não todo um arsenal de kryptonita, como spray, colares, anéis, soco-inglês, etc. É como sair pra caçar vampiros, por maior que seja a sua estaca de madeira é inteligente levar uma trança de alho no pescoço e um vidrinho com água benta. Eles tinham um meio de fazer como que o kandorianos não se aproximassem e não usaram.

Falando em momentos constrangedores, Lois presencia o encontro entre Clark, Oliver e Chloe, depois de obviamente eles não terem mais nada em comum. Já li várias acusações a Clark aqui, inclusive o chamando de covarde. Injustiça. Ele não fugiu da luta, só não se juntou aos outros. Achou que como era poderoso tb podia resolver sozinho as coisas, o que não aconteceu.

Chloe estava Fodona no episódio. A Líder Rebelde! Mas estava rancorosa, pode até ter tido seus motivos, mas não curto pessoas rancorosas! Matou Tess, amarrou a cara pra Clark, e ainda destruiu a torre com um vírus de computador. Mas, mesmo quando ela está toda no caminho certo, morre! Bom, esse é mesmo o destino dela pra mim!

Oliver sempre soltando os bordões do personagem nos quadrinhos, gostoso ouvir essas pequenas referências. Em Beast ele fala de Bridezilla [termo que usou nos quadrinhos na estória do casamento com a Canário], em Crossfire usou várias referênciazinhas, inclusive partes de diálogos de Quiver, e em Pandora ele chama Clark de Grandão, como ele se refere ao Superman nos quadrinhos.

Momento fã passado, voltemos: temos agora o momento esperado por todos os cloisers do mundo. O encontro de Lois e Clark no futuro, o ENCONTRO, se é que vcs me entendem!!

Outro momento polêmico, criticado, etc. Tudo bem, cada um tem uma opinião. Eu não vi motivo pra tanta celeuma, mas ok! Aqui não é lugar, mas não tem como não tocar no relacionamento Clois e seu desenrolar. Quem melhor explicou isso aqui foi Rodrigo e se ele puder repostar ou reexplicar eu agradeço. Mas acho que Clois começou no momento em que ela entrou na série. Não como um casal, mas como uma relação.

Eles passaram por várias fases, vários momentos. Se odiaram, se aproximaram, passaram a se respeitar mutuamente e admirar um ao outro, ficaram amigos. A aproximação de Lois com a família Kent mostrou em vários momentos um lado dela que ele não conhecia e vice-versa. Podem não querer ver, mas em Apocalypse a visão de um sobre o outro mudou, é só assistir com calma ao episódio e prestar atenção aos dois. Durante a oitava temporada eles se aproximaram e aconteceu o que eu sempre disse aqui, quando ele menos perceber vai se ver apaixonado por ela.






E foi o que aconteceu. A perda dela foi o dedo na ferida, o que o fez perceber a intensidade dos seus sentimentos. Tanto que em Savior ele tb está afastado. Ele voltou por ela. Então, não sei porque tanto espanto. Mas como eu disse antes, é uma questão de opinião, pros Clanas nem em 200 anos ele se apaixonaria por Lois, os Chlarkers engolem clana agora que Lana saiu da série e compartilham a mesma opinião. Nós, fanáticos chatos, temos a nossa!

As sequências seguintes são de enlouquecer. A galera parte para a ação mesmo! Chegam na WT [morri de rir com o espanto de Lois!]. Ok, o plano era soltar um vírus no sistema da torre, e assim destruí-la a distância, logicamente. Mas eu me pergunto: Por que não fizeram isso antes??? Por que esperaram Lois aparecer? Não tinham Clark? Mas tinham Kryptonita! Derrubavam a torre, traziam o sol de volta e caiam de pau nos kandorianos!!

Como eu disse antes, acho que aconteceram algumas coisas antes deles chegarem na WT, mas Lois não acessou essas memórias!

Ver Meu Verdinho de uniforme novamente salvou episódio!! kkkkkkkkkkkkk!!! [brincaaaando!!] Mas é que esse uniforme é minha perdição, e só o tinha visto em Roullete e muito rápido, nem deu pra ver as mudanças que fizeram nele!!! \o/

A cena seguinte é a morte de Chloe. Uma morte anunciada e que eu cometi o engano de supor que não seria impactante, já que Chloe morrer não é novidade!!! Mas me enganei. Primeiro porque tinha pensado em Alia matando Chloe mesmo, perseguindo ela e Lois e a matando no fim das contas e com a espada. Mas acabou ficando mais forte do que eu imaginei, e mais emocionante tb. Cheguei a lembrar a situação exatamente inversa de Phanton, onde era Chloe que chorava com a prima morta nos braços, e as duas tiveram a chance de trazer uma a outra de volta. Chloe descobrindo seus poderes e Lois re-escrevendo a história! Massa!!!

A cena seguinte foi tão impactante quanto..... Meu Verdinho olha angustiado para o céu, aponta o arco com uma mísera flechinha enquanto ouvimos um barulho como se uma tempestade estivesse prestes a chegar. E quando vislumbramos o céu eis que está vindo nuvem de kandorianos enfurecidos. Bom, eu prefiro acreditar que meu verde não morreu. Eu não o vi morrer. E segundos depois daquilo a torre foi desligada. Então, eu prefiro pensar que quando estavam perto do Green Arrow, o sol amarelo voltou e os kandorianos, tal como o Capitão Caverna, disseram: Oh, superforça acabou!!! E mergulharam de fuça na terra!!!! Green Arrow Lives!!!!

Zod arrastando Clark pelo pé foi trágico e engraçado ao mesmo tempo! [como pude rir daquilo?? ] Mas o confronto final dos dois foi mais intenso do que o aguardado confronto Clark / Doom na temporada passada!

Na hora que Lois jogou a faca pro Clark eu quase gritei: não... e acabou dando no que deu! Mas re-assistindo eu vi que ela tinha que jogar mesmo, pois não tinha o que ela fazer. E chutão que o Zod deu no Clark, acho que ele morreu ou quase naquele momento... não tinha como não. Mas na hora H a torre foi desligada e imediatamente o Borrão voltou a atacar. Viram como Lois sabia que ele era o Borrão? E ela não teve a lembrança do momento da descoberta na máquina, logo, essa lembrança pode voltar!!

Mas como sempre, Clark subestimou o inimigo e se deixou abater, ainda bem que jogou Zod longe, tomara que tenha morrido! Acho que Clark morreria / morreu por conta dos ferimentos. Mas Lois voltou antes, e Alia [com poderes sob o sol amarelo] veio de carona!

E foi o fim da aventura no futuro!
Foi bom, forte, intenso!












De Volta ao Passado:
O que temos na volta: Clois começa como um casal mesmo. E com Clark tomando a iniciativa. Ele perdeu Lois duas vezes [quando ela sumiu e quando teve que voltar do futuro], então partiu pra ação. Mas como Clois é Clois, não vamos esperar nada eterno por enquanto, não é a hora disso ainda, mas espero que não façam disso um novo clana!

Clark todo sorridente entrando na WT!! Quase dizendo a Oliver: Lois tá namorando comigo e não com vc, otário!! E ele mandou 5 dúzias de rosas?? o tempo do buquezinho de lírios passou mesmo!!! Tão meiguinho o detalhe das mãos no elevador..... eu tava esperando uma agarrada!

Mas quando eu estava feliz por Clark não ter se unido a Zod no futuro alternativo, eis que ele decide fazer isso no presente!! O que estamos vendo? Um revival de Doom?! Isso não vai prestar!

E o momento: "Kneel before KAL-EL!!!” Ele quer mesmo trazer Clark para o lado dele? Sim, nesse momento sim. E olha a Alia lá novamente. Eu ainda acho que vai rolar alguma coisa entre ela e Clark... sei não, mas essa mulher ainda vai dar trabalho!

No fim das contas, isso que foi episódio de mid-season! De deixar muito season finale morto de vergonha [não é Artic?]. Duro agora vai ser esperar até janeiro! Mas a espera compensa..... que venha Disciple, Meu Verdinho logo de cara assim, chega a ser covardia!


The End e até 2010!







NOTA 10!

Um comentário:

mrhide disse...

a cena que me deixou mais bolado foi da frieza da chloe ao deixar a Lois continuar na maquina, mesmo ela correndo risco de vida bad blond