quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Exposições no Centro de Cultura Judaica destacam super-heróis e quadrinhos judeus


A exposição Do Superman ao Gato do Rabino, feita em parceria com o Museu de Arte e História do Judaísmo de Paris, e o Museu de História Judaica de Amsterdam, reinterpreta a história dos quadrinhos à luz das memórias judaicas, mostrando como grandes escritores e ilustradores de HQ (Histórias em Quadrinhos), de origem judaica, conseguiram transformar a memória, a autobiografia e a história em elementos essenciais de sua criação artística. Joann Sfar é a grande figura que emerge dessa exposição. Sua grande criação é o Gato do Rabino, personagem extraordinário que passeia por histórias que divertem e fazem pensar.

A mostra relembra os momentos-chave das histórias em quadrinhos entre o período de 1912 e 2007, atravessando as culturas americanas e europeias. O evento faz parte da programação do 7º Ciclo Multicultural, tradicional projeto do CCJ, que engloba diversas atividades e que nesta edição homenageia o Ano da França no Brasil, promovendo a integração entre as culturas brasileiras, judaicas e francesas.

Embora Superman não seja religioso em suas HQs, foi criado por dois seguidores da religião e, como destaca o release do evento, ganhou características judaicas após o Holocausto.

Para dialogar com todas estas referências, a exposição traz ainda os cartunistas brasileiros: Leandro Spett, Marcelo Azalim, Paulo Galdino Sá, Ricardo Soares, Yan Pinheiro e Marcio Levyman, na mostra “PARA O ALTO E AVANTE!” para criarem suas próprias versões e leituras, em misturas de forma de traço e cores, para personagens franco-judaicos-brasileiros.

Centro de Cultura Judaica fica na rua Oscar Freire, 2.550 (ao lado da Estação Sumaré do metrô). O ingresso é gratuito, mas pede-se a contribuição de 1kg de alimento não perecível. Mais informações em (11) 3065.4333

Local: 1º andar | de 12/11 a 28/02/2010 | de terça a domingo das 12h00 às 18h00

Nenhum comentário: