segunda-feira, 2 de novembro de 2009

[Entrevista] Brian Peterson


Brian Peterson é um dos produtores executivos de Smallville, e no começo da semana o nosso correspondente em Los Angeles, Steve Weintraub, do site parceiro Collider, teve a chance de bater um longo papo com ele sobre a nona temporada e a possibilidade da série continuar por mais um ano. Veja abaixo como foi:

Então, como está essa temporada?

Brian Peterson: Tem sido fenomenal. Eu acho que os episódios estão indo além das nossas expectativas e temos trabalhado com muita proximidade com o Canadá [onde a série é gravada], para nos certificarmos que a visão que tivemos para cada episódio esteja presente do começo ao fim, e é isso o que tem acontecido. Basicamente, não tivemos nenhum momento de "Oh, não era isso o que queríamos". Então estamos incrivelmente felizes. E eu acho que os fãs, pelo que pude perceber, estão reagindo da maneira que esperávamos. Nesta temporada estamos tentando levar o Clark de um lugar de indecisão para um lugar de estar na ação. Estamos tentando descobrir exatamente o que essa ação significa, como isso vai torná-lo um herói para que até o fim desta temporada ou da próxima ele tenha passado por todas as provações possíveis antes de se tornar o Super-Homem.

Vocês estão filmando em Vancouver, já tiveram a tentação de ter um Easter egg com Fringe?

[risos] Entre nós e Fringe?

É, porque vocês gravam perto um do outro, na mesma cidade. Então eu tenho essa curiosidade, vocês alguma vez estavam filmando em locação e acabaram se encontrando? Ter o Clark andando no fundo, com outros personagens... É uma piada, mas é meio que sério.

Eu posso te dizer que teve uma pequena discussão pelo uso dos cenários de Watchmen, e acho que nós ganhamos, porque o cenário está lá e nós filmamos um episódio usando uma parte do cenário de Watchmen. Além disso, eu não sei. Eu sei que temos tido muitos agrados entre as duas séries. Mas definitivamente teve uma locação que... eu não diria que teve uma briga... mas tivemos uma "conversa mais séria" em um certo momento.

Eu visitei o set de Watchmen e recentemente fui a Vancouver para visitar outro set e nós passamos pelos cenários de Watchmen e eu mal conseguia acreditar que aquilo tudo ainda estava de pé.

É, e foi uma sorte nossa porque filmamos parte do episódio 9 lá.

Eu posso perguntar o que vocês filmaram naquele set?

Será que isso seria um spolier? Eu não sei. Deixe-me pensar. Nós filmamos... Eu não acho que isso é spoiler. Nós filmamos uma parte do futuro no episódio 9. Nós vamos ao futuro com a Lois e vemos quais são as visões dela. Gravamos um pedaço do futuro lá.

Interessante. Ok, bom, vamos entrar em outros assuntos. Em que parte do processo de roteirização vocês estão, tipo em que episódio vocês estão trabalhando agora?

Nós estamos no meio... nornalmente nós temos vários episódios sendo escritos ao mesmo tempo. Estamos mais ou menos no 15, eu diria.

E o plano são 22 episódios nesta temporada ou 24?

22.

E qual episódio vocês estão gravando agora?

Nós estamos no meio das gravações do décimo episódio e falta um dia para começarmos a gravar o episódio 11.

Então vocês estão quase acabando. E vocês não fazem aquela coisa de "Merda, precisamos de outro roteiro pra amanhã"?

Não. Na verdade nós nunca estivemos nessa posição por causa de toda a produção pesada que usamos, sabe, nós não somos que nem uma novela que grava tudo em um cenário. Nós temos efeitos visuais, cenas de ação e locações malucas. Nós sempre temos que nos adiantar um pouco e tradicionalmente a nossa série sempre esteve adiantada.

Você lê sites que falam sobre a série? E como foram as reações que você viu em relação ao novo uniforme do Clark?

Nós lemos alguns sites. É difícil porque esse tipo de informação é valiosíssima e nós queremos ter certeza de que os fãs estão felizes. Nós não estaríamos fazendo nosso trabalho direito se estivéssemos moldando a série para um sub-segmento de pessoas. Nós realmente queremos fazer o melhor programa que pudermos. Mas, honestamente, eu acho que os fãs gostaram mais ou menos da roupa. Eu acho, obviamente, que isso é porque eles querem vê-lo na roupa do Super-Homem e querem que ele seja o Super-Homem. Mas eu acho que o personagem, infelizmente, ainda tem algumas provações para passar. Eu acredito que o Clark Kent no programa que temos hoje, se ele fosse vestir a roupa e tentar ser o Super-Homem, acho que ele não estaria preparado. Então é essa a história que estamos contando, ele lidando com esses dilemas difíceis que vêm junto com o fato de que ele agora aceitou ser um herói. Que tipo de herói? Que tipo de visual? Que tipo de tema e símbolo ele vai mostrar para o mundo?

Eu assisto à série e consigo ver aonde vocês estão indo com ela. Pessoalmente, não vejo nenhum problema, porque entendo o contexto todo, mas eu entendo os fãs. Eles estão esperando para a série chegar lá.

Exato, exato.

É claro que eu quero perguntar sobre o Geoff Johns. Ele está no episódio da Sociedade da Justiça. Você poderia falar um pouco sobre isso?

Claro. Na verdade ele está trabalhando nisso agora. E na verdade se tornou um evento de dois episódios agora. Então nós estamos trabalhando em dois episódios com a Sociedade da Justiça e tem sido incrível trabalhar com o Jeff. Ele traz tanto do Universo DC e esse mundo, e o conhecimento dele é maravilhoso, além dele ser uma ótima pessoa. Então, tem sido muito divertido usar o que ele traz para enriquecer a série de um jeito que eu acho que não afeta só um episódio ou dois. A maneira como a Sociedade da Justiça é introduzida na trama começa a desenvolver uma liga de heróis que nós temos e confiamos, de uma maneira sólida. Então eu acho que lá pelo meio da temporada todos os nossos personagens estarão em uma situação um pouco diferento do que jamais estiveram, e isso é ótimo. Eu acho que é muito empolgante para a série.

Quando vocês perceberam que seriam duas partes? Eu sei que cada programa tem um orçamento para trabalhar, vocês conseguiram aumentar o orçamento um pouco para o episódio de duas partes ou vão gastar um pouco mais de dinheiro nisso?

Parte da ideia veio do fato de que quando pegamos o roteiro ele era fantástico. E nós temos tantos personagens ali que percebemos que seria bom gastar um pouco mais de tempo em cada um e contar o passado deles, mostrar quem eles são e dar profundidade. E percebemos que na verdade íamos precisar de dois episódios e agora temos dois episódios inteiros disso. Eu realmente não posso falar sobre isso, pra falar a verdade. Mas eu adianto que temos um foco nesses episódios e estamos tentando dar todo o apoio que eles precisam.

Eu abri umas perguntas para as pessoas que me seguem no Twitter. Uma delas é: todos nós sabemos que você não pode usar o Batman ou a Mulher-Maravilha no programa. Existem outros personagens do Universo DC que vocês não podem usar?

Tem alguns que não podemos... mas são bem poucos, devo dizer. Bem poucos. As únicas restrições são quando os personagens estão sendo escritos para longa-metragens. É aí que temos problemas. Mas sinceramente não consigo me lembrar de nenhum. Eu sei que teve alguns que tentamos este ano que estavam fora do nosso alcance. Mas, na maior parte, a não ser que tenha algum problema com os direitos ou com novos filmes, temos trabalhado em conjunto com a DC e este ano é um exemplo disso. Sabe, tivemos a Roulette. Tivemos os Super Gêmeos. Tivemos a volta do Mestre dos Brinquedos, sabe? Conseguimos trazer todos esses personagens do JFA, o que tem sido ótimo.

Vocês agora estão passando na sexta-feira à noite [nos Estados Unidos]. Eu estou curioso com essa mudança. Obviamente sexta à noite é um horário que não favorece audiência pra ninguém. Como foi a reação de vocês com essa mudança da CW? Você acha que essa será a última temporada? A CW já disse que vai fazer mais uma temporada?

Eu acho que para todas as partes envolvidas ainda é muito cedo pra dizer o que vai acontecer. Não houve comunicação de nenhum dos lados sobre isso. Nós estamos muito orgulhosos dos programas que estamos fazendo este ano e eu acho que isso tem a ver com o fato de a nossa audiência ter crescido bastante na semana passada e eu tenho esperanças de que ela vai continuar crescendo. Isso realmente quer dizer alguma coisa. E também o fato de que estamos concorrendo bem com Dollhouse e alguns outros programas e somos a série com o melhor número de gravações para assistir depois no TiVO. Mas além disso, vou deixar nas mãos das forças superiores. Eu estou otimista e acho que todos na série também estão otimistas para uma décima temporada.

Eu assisto a série, como eu mencionei, e eu gravo no TiVO pra assistir depois. Afinal quem está em casa numa sexta à noite?

Sim, exatamente.

Quando eu conversei com você há um ou dois anos na Comic-Con de San Diego, você disse que espera, quando a série estiver chegando ao seu fim, poder desenvolver a história de uma certa maneira. O que vai acontecer?E aqui estou falando como um fã: o que acontece se vocês estiverem desenvolvendo o episódio 21 ou 22 e a CW disser que este será o último ano?

Bom, nós temos um plano reserva. Nós temos algumas linhas de história que poderiam tanto finalizar a temporada, como poderiam ser um final para a série. Nós sabemos que existe uma data limite, e desculpa eu realmente não posso falar sobre isso, mas existe uma data de cancelamento em que nós precisaríamos saber para nos prepararmos para finalizar o programa. Mas, sinceramente, nós estamos tentando nem pensar nisso e levar a série para a décima temporada.

Sim, eu entendo, o que me traz para a próxima pergunta. Independente de ganhar ou não uma décima temporada, você acha que existe a possibilidade de Smallville ganhar um filme direto pra DVD ou algo assim?

Isso é difícil devido a toda a parte legal e contratual necessária porque o elenco, a equipe e todos têm contratos diferentes, precisam obedecer regras diferentes, restrições e tudo o mais. Eu diria que não está completamente fora do leque de possibilidades, mas eu acho que isso não vai acontecer.

É porque as pessoas têm contratos por temporada e tudo teria que ser renegociado?

Sim. A TV obedece diferentes regras do WGA, SAG, Director's Guild para filmes da semana, direto pra vídeo, longa-metragens e outros negociados especialmente para televisão. Eu diria que é um pouco improvável, mas eu nunca diria que algo é impossível nessa série porque todos são muito comprometidos, do elenco à equipe, e se houver uma possibilidade a maioria vai se esforçar para dar certo. Mas eu diria que Smallville vai permanecer assim, temporada por temporada na televisão.

Você poderia falar um pouco sobre o que aparece nos próximos episódios que ainda não foram pro ar?

Nesta sexta-feira vai ao ar Crossfire, que é provavelmente o episódio mais divertido que tivemos na série toda. É um ótimo episódio Clark/Lois, em que eles decidem fazer os testes para serem apresentadores de um programa matinal. E para balancear a diversão nós apresentamos a Ricardita, interpretada pela Mia Deardon, que é parceira do Oliver Queen (Arqueiro Verde). Então é um episódio fantástico. Depois disso temos um episódio rico em mitologia chamado "Kandor", que realmente revela a história pregressa do Zod e dos Kandorianos e como eles chegaram aqui e o que eles estão fazendo aqui. E finalmente vamos conhecer Jor-El, que é interpretado pelo Julian Sands, que faz um trabalho incrível. Então eu acho que esse pode virar um grande favorito dos fãs e depois disso nós apresentamos os Super Gêmos no episódio 8. Nesse episódio a Lois vai fazer terapia, o que já é divertido por si só, para tentar distinguir o que ela sente pelo Clark e pelo Borrão e aí teremos "Pandora", que é um épico nesse programa sobre o que a Lois viu quando ela foi pro futuro no início da temporada. Aí finalmente vemos o futuro pelos olhos da Lois.

E é aí que vemos o cenário de Watchmen?

Sim, dá pra ver um pouco do cenário de Watchmen, mas eu não vou te contar qual pedaço é.

Última pergunta. No fim da última temporada acho que eu e todos os fãs esperávamos um pouco mais de Zod. O Zod ia originalmente fazer mais parte da temporada ou vocês ainda estão construindo isso? Por que não se mencionou mais nada nos últimos episódios?

Nós estamos tentando construir isso. Eu sei que as pessoas estão esperando por isso mas, sabe, nós temos nossos personagens principais com quem nos preocupamos mais. Nós queremos relevar a história de Zod de um jeito que pareça orgânico com o jeito que ele se relaciona com o Clark, e não jogar tudo lá no início da temporada. Nós temos conversado sobre isso na sala dos roteiristas e isso se desenvolveu no rítmo que deveria. Eu acho que quando nós nos reconectarmos com Zod as pessoas também vão achar que está certo.

Legal. Olha, eu espero que vocês ganhem mais uma temporada. Ou que ao menos tenham tempo suficiente para terminar a série do jeito certo.

Eu também espero que sim. Estamos torcendo pra isso. Mas esse momento é a hora dos fãs se manifestarem!


FONTE: Omelete

Nenhum comentário: