domingo, 4 de abril de 2010

[Review] 9x15# Escape







NUNCA IRRITE UMA MULHER...ELA PODE GRITAR!

De volta do hiatus. Finalmente, mais um episódio inédito. E dessa vez, com ares 'a la Supernatural'. Ah, claro, sem esquecer a participação de mais um personagem do Universo DC. Mas certamente o foco desse episódio foram os shippers. E querem saber? Até que foi interessante. Sei de gente que não gostou desse episódio, mas para mim, a temporada está perfeita e mesmo episódios que fojem totalmente ao assunto da temporada (kandorianos) estão ótimos. (Apesar de nesse caso, haver algo sobre Zod). Bem, terror, salvamentos e namoros a parte, "Escape" mostrou que não é só em novelas da (arghh!) Globo que aprendemos lições sociais de vida. Se alguma coisa nesse episódio ficou clara, foi a mensagem para nós, homens: Nunca irrite uma mulher...ela pode gritar!

Após uma noite combatendo o crime, com auxílio de Chloe, Clark agora poderá tirar um final de semana com Lois, enquanto John Jones e Flash tomam conta da cidade. Chegando no Planeta Diário, Clark encontra Lois com as malas já prontas. E lá vão eles desfrutarem o seu final de semana romântico numa pousada escosesa. O que já parecia divertido, se torna ainda mais quando descobrimos que um certo outro casal também passará seu findi na choupana, digo pousada: Chloe e Oliver.

Enquanto os casalzinhos se alojam, em Metrópolis um certo borrão preto voa pelos céus da cidade até pousar na Torre. Zod usa sua mega-audição e ali percebemos que o líder dos kandorianos começa a sentir inveja, não só de Kal-El com os kandorianos, mas da fama do Borrão para com os cidadãos. Em seguida ele recebe uma mensagem requisitando um encontro.





Após quase perderem um quarto na pousada e de Clark consertar o encanamento com sua visão de calor (impressão ou ultimamente ele só usa esse poder?!), o casal icônico da série finalmente vai para seu quarto. Gostei dessa cena. Sem exageros. Uma cena light, mas ao mesmo tempo ressaltando o que Clark e Lois sentem um pelo outro (ela se arrumando toda para Clark, e ele ajeitando a cama para Lois), e em seguida, a cena na cama, com o casal trocando carícias. Mas quando vão dar o "beijinho de boa noite", um grito estranho os atrapalha. Saindo para a rua, Clark e Lois se juntam aos demais casais, mas a dona da pousada garante que é apenas um lobo e todos voltam para suas camas. No caminho, porém, Clois encontra Chlollie. Agora sim, os dois casais preferidos dos fãs reunidos.










A cena do café da manhã é legal pois brinca com esse joguinho de shippers na série, com antigos e novos pares se reencontrando. Afinal, Chloe gostava de Clark, que namora Lois, que namorou Oliver, que agora está com Chloe. O desconforto de ambos os casais é notável, com Lois querendo puxar assunto, Chloe querendo mais privacidade e Clark e Oliver desconfortados com tudo isso. Enfim, as mulheres saem para conversar, enquanto os homens permanecem na mesa. Hilário a falta de assunto entre os dois (Clark deteu um assalto, e Oliver está testando um novo arco). Então, Clark abre o jogo e pede apenas que Oliver cuide bem de Chloe e não a trate como qualquer uma. Já Chloe revela a Lois que ela e Oliver não são um casal, estão apenas curtindo (esses relacionamentos modernos!) Apesar de não ser fã desse tipo de relacionamento, é algo diferente criado pelos produtores. Vejamos no que sai, porque todos sabemos que em criar relacionamentos os produtores são muito bons, agora desenvolver...

Mas se tem uma coisa que os produtores (e os roteiristas) tem trabalhado bem nessa temporada é o "relacionamento" entre Zod e Tess, sempre remetendo aos antigos confrontos verbais, filosóficos e psicológicos entre Lex e Lionel Luthor. Ponto pra eles. E aqui o joguinho de gato e rato entre o alien e a executiva avança um passo. Reunidos no celeiro da Fazenda Kent, Tess mostra uma de suas cartas e comprova sua suspeita de que Zod havia adquirido poderes como os de Clark. Ela atira contra Zod, que não só esquiva-se como apanha a bala com a mão. Ok, ponto pra ela. Mas Zod não parece querer que ninguém saiba seu segredo (por enquanto) e ataca a ruiva, erguendo-a pelo pescoço. Mas Tess, dess vez, veio preparada e, usando (escondido) uma kryptonita, enfraquece o major, que cai agonizante no chão. Tess compara tudo aquilo a um relacionamento, sempre um terá de se ajoelhar, porém ela nunca fará isso. Zod então a reconhece como adversária e a admira como uma "quase kryptoniana". E assim, eles avançam ainda mais um passo...na cama. E é aqui que Zod confessa ter ciúmes de Clark, afinal mesmo ele (Zod) podendo voar, a humanidade seguiria o Borrão até mesmo a pé. Após ter custado a adquirir seus poderes, Zod fará de tudo para protegê-los e para isso precisa saber como tirar os de Clark. Mas Tess se nega a contar como o deixou fraco, provando que a informação também é um poder a se proteger.


















Enquanto isso, Oliver tenta seguir o conselho de Clark e compra um presente para Chloe, que não recebe isso bem, afinal o lema dela agora é "sem compromisso, sem presentes, sem pressão, sem laços". Após uma breve discussão, a loira sai para tomar um ar, quando se depara com um ser estranho em meio às árvores do bosque, numa cena verdadeiramente "filme de terror". Gostei muito dessa cena. Em seguida, Chloe se depara com a garota que foi possuída, e que ao tocar nela, passa o espírito da Banshee para Chloe. Ok, agora menos tensão e mais humor. Enquanto Lois prepara uma surpresa para Clark, ele toma um banho. Nisso, Chloe possuída entra no banheiro apenas de toalha, surpreendendo Clark. A loira possuída deixa a toalha cair e tenta se agarrar a um Clark totalmente sem jeito que sai do chuveiro e tenta manter-se com a toalha. Lois acaba entrando no banheiro também e, ironicamente, quem fica surpreendida é ela. Furiosa, ela passa o shampoo para Chloe, passando assim o espírito da Banshee para Lois, que sai do local. Em seguida, Chloe desmaia e quando volta a si, nos braços de Clark, fica histérica.




















Hora da Banshee fazer sua próxima vítima e passando pelo corredor quem a demônia encontra? Oliver. Quando o playboy pergunta se ela viu Chloe, imediatamente "Lois" se prontifica a ajudá-lo e arrasta-o com ela para o bosque. Interessante na cena do chuveiro e essa de Oliver e "Lois" é que os produtores realmente confirmaram minah idéia de que iriam brincar com os shippers nesse episódio. Antigos e novos casais se "confrontando" no melhor estilo 'Os Normais - O Filme'.





Clark e Chloe saem para procurar Lois e Oliver no meio do bosque, no melhor estilo "parceiros" das primeiras temporadas. Se a interação de Clark e Chloe fosse sempre assim, seria melhor. Ponto para os produtores que, em 1 temporada, me fizeram gostar da Chloe em 2 episódios ("Warrior" e "Escape"). Isso ainda não anula o fato de que quero ver Chloe pagando por seus erros nas últimas duas temporadas (mas, digamos, que já é um caminho para a redenção!). Outro fator interessante nessa caminhada noturna não é só a parceria investigativa, mas o confidencialismo entre eles (que rendeu bons momentos na 5ª e 6ª temporadas), com Clark explicando para Chloe o porque agora ele pode t***s*r com Lois. A explicação é até convincente: seu treinamento com Jor-El na Fortaleza permitiu que ele aprendesse a ter o controle sobre seus poderes. É de fato uma "licença poética" aceitável e bem bolada, já que até hoje nos quadrinhos Clark e Lois nunca...consumaram...de fato. Enfim, eles encontram um corpo na floresta e imediatamente vão até a gerente da pousada, a fim de descobrirem mais sobre a lenda da Banshee Prateada. A moça conta que, segundo o mito, a Banshee adquiriu poderes (força e grito sônico) e os usa para matar os homens. Perguntado se há uma maneira de deter o monstro, a moça conta sobre um antigo "artefato" que Bevan guardou, deixando uma carta escrita com ele. Clark então descobre, através de sua visão de raio-x, uma pintura da Siobhan, por baixo da pintura de Bevan. Clark sai para encontrar a Banshee, enquanto Chloe ficará ali para descobrir mais. A loirinha e a gerente, então, descobrem que, através de um antigo ritual, o monstro poderá ser detido com fogo.





Na floresta, Lois/Banshee se revela, espancando Oliver e o arremessando no chão. Ela então dispara seu grito sônico contra o playboy, fazendo-o desmaiar. Nisso, ela se transforma inteiramente na personificação da Banshee Prateada. Clark chega nesse momento e confronta a criatura. Ela grita para ele, enquanto o herói corre supervelozmente na sua direção disparando sua visão de calor. Porém, Clark é arremessado no chão. Na pousada, Chloe rasga o quadro e pegando a pintura de Siobhan, põe fogo nela. Nesse momento, a Banshee queima inteiramente (ótimo efeitos especial, por sinal), na frente de Clark. Ótima sequência-homenagem a "Supernatural", por sinal.
















Amanhece. Oliver e Chloe tem uma conversa madura e sincera. Chloe deixa claro (mais uma vez) que seus sentimentos por Clark ficaram no passado (mais especificamente 1000 salvamentos atrás), enquanto Oliver explica que suas cicatrizes talvez ainda existam, mas estão curadas. E assim ambos tentarão levar esse novo relacionamento adiante. Já o casal Clois, o homem de aço mostra em mais uma cena o quanto ele mudou nesses últimos dois anos. E tá ousado esse fazendeiro hein! Pegou Lois com tudo e quando ia dar um bejo na mulher mais gata de "Smallville"...o celular ¬¬
Clark não se importou que Lois atendesse, e a repórter se deparou com ninguém mais ninguém menos que...o Borrão?! A voz pede a Lois que consiga informações sobre Tess Mercer, mas ninguém, absolutamente, ninguém pode ficar sabendo disso. Zod agora iniciou uma nova tramóia, passando-se pelo Borrão, que só descobriremos mais no decorrer dos episódios.

E mais uma vez "Smallville" cumpriu com seu objetivo: agradar. Pode não ter sido um daqueles episódios mitológicos com kandorianos ou a questão dupla-identidade, mas agradou sim, pra mim. E a 9ª temporada só se fortalece cada vez mais com uma das melhores temporadas da série. Acredito que até "Upgrade" (9x17) poderemos chamá-la de "A Melhor Temporada de Smallville", para então selarmos com o certificado oficial e definitivo na season finale "Salvation".








NOTA 4,5/ 5
(não dou nota 5 porque queria ver mais a Banshee Prateada)

3 comentários:

mrhide disse...

Nunca irrite uma mulher...ela pode gritar!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Clark deteu um assalto, e Oliver está testando um novo arco
kkkkkkkkk altos papos na sal de justiça kkkkkkkkkkkkk
nota 5 mesmo

Unknown disse...

Legal sua review ,mais pensava que clark e lois iriam ter a primeira noite de amor neste epi ,poxa quando será tsc ,tsc pq se ela engravidar tem de rolar logo não é ?aí tomara

mrhide disse...

aff gravidez superman , acho q isso nao rola agora
nao faça amor espanque uns kandorianos CK e explodão a Clhoe