domingo, 25 de abril de 2010

[Review] 9x18# "Charade"


CHARADA: O QUE É O QUE É? É INVÍSIVEL, MAS DOLOR! PROTEGE, MAS FERE!...O SEGREDO

Finalmente outro episódio focando no que há de mais interessante na "relação Clois": a questão da dupla-identidade. Nessa temporada já havíamos tido o ótimo "Idol" e um relance no final de "Metallo". Esse tema que vem sendo abordado desde o início da série com Lana, e ganhou novos ares em "Infamous" (8x15) com a Lois, teve seu ápice em "Charade". Nunca nenhum episódio da série tinha focado tanto o "drama" envolvendo Clark, seu amor e sua identidade secreta (talvez o épico "Reckonning"). De uma vez por todas (e para fechar a boca de clanas!), vimos que Clark realmente AMA Lois. Sua vida agora é Lois. Lana é seu passado e vimos ele enterrar isso em "Rabid". Mas a questão não é discutir shippers e, sim, desfrutar de um episódio "chave" para a questão da identidade secreta de Clark Kent (depois dessa eu usava o óculos! rs)

Sinceramente, o episódio começou morno. Se salvou as cenas clois (O soco, clois sendo demitido, clois no elevador). Mas a partir do momento em que o Borrão salvou Lois pela primeira vez NO episódio, a coisa engrenou: o Borrão descobrindo que existia um falso Borrão; a foto tirada; e a discussão Clois. Momentos que criaram uma tensão no episódio, pois se de um lado Clark precisava proteger sua identidade, de outro ele queria proteger seu relacionamento com Lois, o que não vai ser fácil daqui pra frente.
Pra piorar, o ex-político Sacks (que jogou Lois do prédio em "Idol") foi solto (seria isso uma analogia aos nossos políticos Paulo Maluf e José Arruda???) e o novo editor do Planeta Diário, Franklin Stern (Blu Mankuma, muito bem no papel) estava fazendo do relacionamento amoroso/profissional de Lois e Clark um jogo de gato e rato.





Essa "saudável" disputa de trabalho, e isso já foi mostrado nos quadrinhos, na revista Superman: The Man of Steel, nos anos 90, onde Clark e Lois investigaram a Intergangue (detalhe: Clark não usou seus poderes para disputar a matéria).

Ao ir atrás de Sacks e o confrontar, Lois acaba na mira de uma arma, mas é salva, como sempre, pelo Borrão. Porém, antes que o herói vá embora, a repórter o agradece e comenta das ligações entre eles. O Borrão fica surpreso e, sem poder dizer nada, dá um salto pro alto e protagoniza uma ótima cena sob um terraço (que me lembrou Zorro nessa cena). Logo em seguida, um garoto que estava ali no beco vibra por tirar uma foto do Borrão e assim receber o U$ 1.000.000 de recompensa oferecido por Sacks. Mas Lois não consegue pará-lo.
Nisso, Clark aparece e pergunta o que Lois fazia ali e para quem estava ligando. O casal se desentende, pois Clark acusa a namorada de guardar segredos dele acerca das ligações com o Borrão, e Lois, magoada, retruca e depois vai embora.
Clark, agora, além de seguir a matéria sobre Sacks, tentar manter seu namoro, também precisa proteger sua identidade. Voltamos à cena inicial com Lois saindo do bolo, enquanto Clark, também disfarçado, escuta Sacks falando com o garoto do celular. Bagunça feita, celular destruído, Sacks irritado, barraco na festa e todo mundo já sabe o que acontece depois.








A introdução (assim como a participação) de Maxwell Lord, o Rei-Negro da Xeque-Mate, não foi lá essas coisas. Confesso, esperava mais. Mas Gil Bellows é um bom ator. Já o havia visto no telefilme "24: Exile" da série "24 Horas" e recentemente conferi sua participação num episódio-duplo da série "FlashForward". E Bellows sabe mesmo diferenciar em suas interpretações, nunca soando um personagem parecido um com o outro. Mas, infelizmente, parece que aqui faltou potencial para o personagem no roteiro (espero que isso seja revisado em "Hostage").

Após o sequestro de Lois, temos o "encontro" entre Maxwell e o Borrão. Após destruir o equipamento 3D do agente, e este desaparecer, o Borrão se depara com Lois acordada. Vendo apenas o símbolo "S" na tela de um dos equipamentos, a repórter confessa entender agora a importância do herói se manter em sigilo. Ambos tem um momento quando o Borrão põe sua mão sobre o ombro de Lois. Ali vimos que o coração da repórter está dividido entre o herói misterioso e Clark. Nesse momento, independente de ser um nerd viciado/colecionador dos quadrinhos do Superman, ali eu quis que ele revelasse seu segredo para Lois. Fora a cena do telhado em "Idol", este seria um momento perfeito para a confissão do casal. Mas talvez haja coisas mais importantes do que um relacionamento ou um segredo. O que é? Não sei. Isso só Clark sabe. E Lois agora entende disso.














Numa conversa franca com Chloe (a 1ª cena deles ficou muito boa!), Clark desabafa sobre o fardo de carregar uma dupla-identidade, estando dividido entre suas duas personalidades. E agora, boy? O homem de aço com inveja dele mesmo! E com o auxílio da sua (de volta)melhor amiga, Clark descobre que é Zod quem tem se passado por ele e, com isso, toma uma medida drástica! A conversa entre Lois e o Borrão nesse episódio me lembrou a primeira cena deles em "Stiletto" (8x19). A 'última' conversa entre eles (não acho que seja a última) mexeu com ambos. Lois, por um lado, perdeu sua única ligação com um bem maior, a chance que ela tinha de praticar o bem, auxiliando alguém que é símbolo de esperança na cidade. Já Clark/Borrão: duas identidades, uma vida. Se o futuro Superman perdeu sua maior ligação com a humanidade, por outro lado, Clark perdeu o respeito pelo seu próprio alter-ego, tendo colocado a si mesmo numa situação que gera uma rivalidade com seu interior, suas ações, seu destino. O irônico é que ele pode ter perdido a pessoa que ama, para ele mesmo. Clark X Borrão. A cena final explicita isso, deixando no ar um vaco quando a pergunta de Clark para Lois fica sem resposta assim que a tela escurece: "Eu sou o suficiente para você?" A verdadeira questão, no entanto, é: manter um segredo é o suficiente para Clark conquistar Lois Lane? Futuramente o Superman perceberá que a resposta é "Não".

NOTA 5/5

Ansioso por 9x21 "Salvation"!






4 comentários:

mrhide disse...

po eu dava 6 poq esse episodio foi muito psicologico, muito bom por sinal , mostrando um relacionamento maduro e Lois de coelhinha ja da 2 pontos entao vai p 8

Isma-El Kavallera disse...

Mrhide,

Não estou mais fazendo "avaliações" de 10 pobtos. De 5 pontos fica + fácil e é menos injusto...

...claro q em épicos como "AJ", "Checkmate" e (o futuro) "Salvation" a avaliação extrapola pra 10! kkk

mrhide disse...

bom sabe como é injustiça p todos kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

ednilson disse...

agora sim ele passou pelo momento mais dificil da vida dele conforme disseram quando começaram essa nova temporada motivo pelo qual estaria usando o uniforme escuro pois este passaria por um momento de transformação em sua vida tanto como clark kent e borrão, agora sim o desfecho se completou pork se fez uma escolha ou continuar com lois sendo borrão ou sendo apenas clark, agora sim vem as tais grandes mudanças em sua vida, agora sim toma o tão esperado rumo, ser apenas o pacato ck num periodo e no outro ser o superman acredito k foi o epi chave pra desenrolar esse lance amoroso da lois pelo borrão e ao mesmo tempo por clark e k decisão dizer adeus e mostrar por fim k quem realmente ama lois é ck e naum apenas o borrão até achei uma foto k define exatamente como acho k vai ser daki pra frente se este blog aceitar vou postar a foto mas pra mim foi o epi chave do casal é claro torci pra k aquele momento ela se virasse e olhasse quem? qual seria a reação dela diante dele? só o tempo dirá mas foi bom sim eu gostei do epi e com aquele suspense no final aki o link k falei:http://i144.photobucket.com/albums/r180/TWpics2007/Wallpaper/1024x768-Clark-Kent-manip3a.jpg