quinta-feira, 19 de maio de 2011

[ESPECIAL 10 ANOS] Episódios Essenciais de Clark Kent

Finalmente, encerro o "Especial: Episódios Essenciais", e como não poderia deixar de ser, o melhor sempre vem por último. Tom Welling viveu mais tempo do que qualquer outro ator o papel de Clark Kent na TV/cinema (George Reeves viveu 6 anos, Dean Cain por 4 anos, Christopher Reeve em 4 filmes, e Brandon Routh em 1 filme). A conclusão deste artigo foi o mais difícil de elaborar, já que praticamente todas as temporadas são lotadas de episódios essenciais para a formação do Superman. Ainda assim, fiz um apanhado geral desses 10 anos de Smallville e tentei selecionar "os mais importantes", tarefa impossível. Espero que gostem, e obrigado por ainda acessarem o blog! ;)

1x01 Pilot
É óbvio que o episódio inicial não poderia ficar de fora, afinal foi através dele que tudo começou. Uma chuva de meteoros atinge a cidade de Pequenópolis, e com ela chega um menino muito pequeno. A criança é adotada por Jonathan e Martha Kent, um casal que vive na cidade, e passa a se chamar Clark. Doze anos depois, Clark está no meio de sua adolescência, e se esforça para desvendar sua verdadeira identidade. Um certo dia, a caminho de casa, depois de um longo dia na escola, ele é atropelado por um Porsche que acabara de desviar de um arame farpado na pista, e acaba caindo no rio debaixo da estrada onde o acidente ocorreu. Ele não se machuca, e acaba salvando a vida do motorista que causou o acidente, Lex Luthor. Logo, ele e Lex tornam-se amigos - sem saber que um dia ele se tornará seu maior inimigo. Após uma conversa íntima com Lana Lang, por quem é apaixonado, ele é forçado a ser o "Espantalho" durante o baile em sua escola, sendo largado em uma plantação de milho, tudo devido um plano do namorado de Lana, Withney, que está com ciúmes da namorada. Clark é salvo por Lex, e, ao voltar ao baile, descobre que um garoto chamado Jeremy Creek, que havia sido o espantalho no ano em que a chuva de meteoros aconteceu, está de volta, e quer vingança pelo que lhe aconteceu. Jeremy quer ir atrás de todos os atletas do time, para poder matá-los, então, Clark tenta impedir seu 1º adversário. Logo no 1º episódio, cria-se a fórmula de que os pedaços de meteoro (kryptonita) são responsáveis por transformar pessoas em mutantes com super-habilidades - a maioria delas, vilões.

1x04 - X-Ray
Clark começa a desenvolver um novo poder, a visão de raio-x, logo após ser atirado pela janela do banco por uma pessoa disfarçada de Lex, que tinha acabado de fazer um assalto. Logo após, Clark começa a tentar controlar a visão, e acaba conseguindo. Então, para inocentar Lex, ele tenta descobrir quem realmente fez o assalto. Ele descobre que Tina Greer, uma amiga de Lana, pode se transformar em qualquer pessoa, o que a aponta como a autora do roubo. Ele luta com ela para poder dete-la. Enquanto isso, Lex contrata um detetive chamado Roger Nixon para descobrir como Clark sobreviveu ao ser esmagado por seu Porsche durante o acidente.

1x12 - Leech
Durante uma aula de campo, Clark é atingido por um raio enquanto tenta impedir seu colega, Eric Summers, de cair do alto da barragem de uma represa, no mesmo momento em que Eric segurava uma pedra vinda da chuva de meteoros. Graças ao raio, os poderes de Clark são transferidos para Eric, permitindo que ele finalmente viva uma vida normal. Inicialmente, Eric usa os poderes para o bem, mas logo começa a abusar deles. Então, Clark decide sacrificar a chance de uma vida normal para impedir que Eric machuque outras pessoas. Torcendo para que, assim como seus poderes foram transferidos, suas fraquezas também tenham sido, Clark enfrenta Eric perto de um gerador elétrico, usando a eletricidade e uma pedra da chuva de meteoros para conseguir seus poderes de volta.

2x02 - Heat
Uma nova professora chamada Desyrê, muito bonita e jovem entra na escola de Smallville e logo na primeira aula dela, Clark desperta um novo poder: a visão de calor. Logo depois ele descobre que essa professora vai se casar com Lex depois de eles se conhecerem apenashá alguns dias. O casamento acontece mas logo depois Desyrê aparece no celeiro e tenta seduzir Clark, mas acaba não conseguindo. Ela possui o poder de fazer os homens se apaixonarem e obdecerem ela, mas Clark é imune. Desyrê então tenta incriminar Clark sobre o incêndio do seu carro, forjado por ela mesma. Clak é preso e Jonathan vai até a mansão falar com Desyrê, mas acaba sendo controlado por ela e tenta matar Lex. Clark chega a tempo de parar seu pai e ainda deter Desyrê que acaba presa.
Clique para ampliar!

2x04 - Red
Clark usa um anel de formatura contendo Kryptonita vermelha, que, sem saber, faz com que ele se torne rebelde, vindo a causar muita confusão. Ao mesmo tempo ele conhece uma misteriosa garota e acaba se envolvendo em um esquema de muito dinheiro. No fim Jonathan e Pitt conseguem para-lo.

2x10 - Skinwalker
Clark descobre uma caverna indígena que carrega diversos segredos sobre ele. Nisso, ele conhece Kayla, uma mulher descendente de uma tribo indigena que tenta proteger a caverna e parece saber muito sobre sua história. Aqui há referências sobre um salvador que chegaria do céu (chuva de meteoros), dispararia fogo dos olhos (visão de calor) e que seria traído por um amigo (Lex).

Clique para ampliar!

2x17 Rosetta
Numa participação mais que especial, Christopher Reeve (o eterno Superman dos cinemas) vive o Dr. Virgil Swann, um astrólogo que sabe muito sobre Clark e possui uma mensagem para ele de seu planeta natal - Krypton (citado pela 1ª vez na série).

Clique para ampliar!

2x23 Exodus
Jor-El (na voz de Terence Stamp, o General Zod de "Superman 2"), o pai biológico de Clark, o avisa que ele deve deixar Smallville. Não querendo isso, Clark rouba uma cópia da Chave octagonal feita por Lionel com resíduo de kryptonita e a põe na nave, destruindo-a. O impacto da explosão causa a morte do bebê de Martha. Sentindo-se culpado, Clark deixa Smallville.

Clique para ampliar!

3x10 - Whisper
Clark fica cego quando ele usa sua visão de calor, que refletiu de volta em seus olhos e com isso, pela necessidade, descobre mais um de seus super-poderes: A super audição. Além disso, vemos o futuro Homem de Aço usar um óculos pela 1ª vez, mesmo que temporariamente.

Clique para ampliar!

3x12 - Hereafter
Jordan é um garoto que prevê o futuro e diz a Clark que Lana irá morrer, fazendo o herói correr contra o tempo para mudar o destino de sua amada. O grande destaque desse episódio vai para a cena que Jordan vê o futuro de Clark, e aparece a capa vermelha com o símbolo "S" esvoaçando no céu.

4x01 - Crusade
Após ser sugado na caverna, Clark ressurge, desmemoriado, como Kal-El, determinado a roubar uma misteriosa pedra que está em poder de Lex Luthor. O destaque vai para o 1º vôo de Clark na série, mesmo não sendo "exatamente" ele. De brinde, ainda temos a chegada de Lois Lane, que vem a cidade em busca de esclarecimentos sobre a suposta morte de sua prima Chloe Sullivan.

5x01 - Arrival
Surge a Fortaleza da Solidão, onde Clark inicia seu treinamento kryptoniano com Jor-El, mas é interrompido para salvar Chloe. Jor-El avisa o mesmo para voltar antes do sol se pôr, se não sofrerá consequências terríveis. Os Kent conseguiram sobreviver após o meteoro atingir a casa deles, mas Jason estava aparentemente morto, Clark e Lana começam a namorar. Junto com a chuva de meteoros veio uma nave com Kryptonianos que planejam dominar o mundo e ainda um elemento desconhecido.

5x12 - Reckoning
100º episódio da série. Clark conta a Lana sua verdadeira identidade na Fortaleza da Solidão e a pede em casamento. Jonathan vence a eleição, deixando Lex arrasado e alcoolizado, tirando a vida de Lana durante uma perseguição de carro. Clark pede ajuda a Jor-el que lhe concede uma chance de voltar ao tempo e reverter o que fez. Clark, de volta no tempo consegue impedir o acidente em que Lana morreria, sendo assim acaba alterando o destino, deixando consequências como a morte de seu pai Jonathan Kent por um ataque cardíaco, deixando Clark e Martha chocados. Esse evento mudaria a vida de Clark para sempre.

6x02 - Sneeze
Clark trabalha duro para resolver o caos feito por Zod e desenvolve o que ele pensa ser sua primeira gripe. Porém, ele descobre que isso é um novo poder: o super-sopro! Lois consegue um emprego no Inquisitor, o tablóide local, e Lana vai morar com Lex, que pensa que alguém está o seguindo, o que prova rapidamente ser verdade depois que ele é seqüestrado, e caberá a Clark usar seu novo poder para salvá-lo.

6x10 - Hydro
Lois começa a suspeitar que Oliver é o Arqueiro Verde e pede ajuda a Clark para provar isto. Então, para ajudar Oliver, Clark se disfarça como o Arqueiro Verde, salvando Lois e ganhando um beijo apaixonado em troca. Essa é a 1ª vez que Clark usa um uniforme na série, além de ser também o 1º beijo Clois da série.

6x11 - Justice
Arqueiro Verde envia reforços a Flash, Aquaman e Ciborgue para retornar a Smallville e destruir o laboratório secreto da LuthorCorp. Durante o arrombamento na fábrica, Bart é capturado e torturado por Lex. Clark tenta salvá-lo, mas é impedido por uma granada de meteoro. Chloe pede ajuda a Oliver para salvá-lo, e a recém-formada "Liga da Justiça" entra em ação para salvar Clark e Bart.

7x18 - Apocalypse
Jor-El mostra a Clark como o mundo seria se ele não existisse. Lá, Lois é uma jornalista famosa e bem sucedida, Jimmy o fotógrafo do Planeta Diário e Chloe está noiva de um outro cara. Clark está convencido de que o mundo seria um lugar melhor sem ele,até descobrir que Lex é o presidente e que junto com Milton Fine tramam um plano diabólico para dominarem o mundo.

8x02 - Plastique
Clark começa a trabalhar no Planeta Diário, como repórter, ao lado de Lois.

8x06 - Prey
Clark iniciou sua vida-dupla, sendo um repórter de dia, e um vigilante à noite. Enquanto isso, um serial killer está solto em Metropolis, e Clark acredita que Davis Bloome é o responsável, enquanto eque Chloe defende cegamente seu novo amigo.

8x07 - Identity
Jimmy tira uma foto de Clark salvando Lois, mas a imagem sai borrada. Tess decide colocar a matéria na primeira página do Planeta Diário, enquanto Clark tenta fazer de tudo para tirar Jimmy do seu pé, que começou a desconfiar que ele seja o Herói Misterioso.

8x11 - Legion
Chloe é possuída por Brainiac, fazendo com que a Legião de Super-Heróis venha do futuro auxiliar Clark nessa missão, revelando que Chloe não está no futuro dele. Eles dizem que vão matá-la para assim, poder destruir Brainiac, mas Clark tentar encontrar outra forma de salvar a amiga sem que ela morra. Há muitas referências ao Superman, como quando perguntam onde está a capa dele, ou quando dizem que ele será conhecido em todas as galáxias e quase dizem o nome "Superman".

8x15 - Infamous
Linda Lake, uma mutante da 6ª temporada, retorna após 2 anos e ameaça revelar o segredo de Clark para o Planeta Diário caso ele não concorde com os "termos" impostos por ela. Clark resolve então revelar seu segredo para Lois para que ela divulgue no Planeta Diário, mas nem tudo ocorre como o esperado e ele acaba tendo que usar o anel da Legião para voltar no tempo.

9x01 - Savior
Clark adota um uniforme (camiseta, calça e sobretudo pretos, com o símbolo no meio) e se torna de vez o protetor da cidade, sendo chamado de "Borrão". Ele começa seu treinamento na Fortaleza, mas é impedido por Jor-El de continuar por conta dos laços com Lois, e por isso ele decide voltar para Metrópolis para se despedir dela.

9x11/12 - Absolute Justice
Surge a Sociedade da Justiça! Sylveester Pemberton, antes de ser assassinado, pede ajuda a Chloe. Clark e Chloe vão investigar o caso e acabam chegando na base de operações da Sociedade da Justiça, onde encontram Gavião Negro, Senhor Destino e StarGirl. Posteriormente, Clark e seu time de heróis se une a Sociedade da Justiça para impedirem o assassino de matar mais alguém do grupo.

9x16 - Checkmate
Oliver é sequestrado pela organização Xeque-Mate para ser recrutado e revelar a identidade dos membros da Liga da Justiça. Ele consegue escapar e pede ajuda à Clark. Enquanto isso, Chloe é sequestrada também e ao tentar regastá-la, Clark/Borrão fica cara a cara com Amanda Waller.

9x21 - Salvation
Zod aparece para Lois dizendo que ele é o Borrão e acusa Clark de tentar revelar seus segredos. Clark descobre um segundo painel para ativar o Livro de Rao. Zod ataca Lois quando ela descobre que ele não é o Borrão, ela é salva por Clark que a beija e nisso Lois descobre que Clark é o Borrão. A tropa de Zod concorda em ir para um novo lar. Zod usa uma adaga de kryptonita azul assim ele e Clark viram humanos e não serão banidos. Após lutarem, Clark intencionalmente se apunhala e cai do prédio, deixando Zod sem proteção e fazendo com que ele seja banido. Aqui, vemos, possivelmente o maior ato de altruismo do herói na série, sacrificando sua vida pela sobrevivência da humanidade. Outro destaque desse episódio é a cena inicial, uma visão no futuro do Homem de Aço salvando um avião.

Clique para ampliar!

10x01 - Lazarus
O episódio começa segundos após Clark Kent cair do prédio com uma adaga de Kryptonita Azul (que anula seus poderes) no seu abdômen, sendo salvo por Lois Lane, que remove a adaga e sai de lá a fim de proteger seu segredo. Enquanto isso, Tess Mercer se depara com clones de Lex Luthor, do qual, um deles, faz um teste para Clark onde ele terá que correr contra o tempo. Clark consegue salvar Lois e evita que o globo do Planeta Diário caia sobre a população, num incrível ato de superação. Apesar disso, Jor-El o acusa de ser orgulhoso e frio, e afirma que ele nunca será um herói.

10x04 - Homecoming
Na tentativa de animar Clark , Lois o convence de participar de sua reunião escolar de 5 anos após formatura. Uma visita a casa dos Crows faz com que Clark tenha lembranças de seus velhos tempos com Lana e Chloe. Brainiac 5 usa o anel da Legião para vir do futuro e leva Clark para o passado, presente e futuro. Ele mostra a Clark o que realmente aconteceu na noite em que Jonathan morreu, a dor de Oliver, o atual e o futuro de Clark no Planeta Diário ao lado de Lois e seu papel como o super-herói favorito vermelho e azul da Terra.

10x14 - Masquerade
Lois alerta Clark de que ele precisa ser mais cuidadoso com a sua identidade e sugere um disfarce. No final do episódio, Clark adota oficialmente os óculos como disfarce, sendo o Borrão sua verdadeira identidade.

10x17 - Kent
Clark fica chocado ao encontrar o artefato do Portal da Terra-2 no celeiro. Clark Luthor o surpreende e envia Clark Kent de volta para a realidade alternativa, onde há um furioso Jonathan Kent. Esse episódio trata da questão familiar, tema muito bem desenvolvido nas primeiras temporadas. Nesse episódio podemos ver a grande influência que Clark causa nas pessoas, mostrando que o maior poder do Superman não é voar, correr mais rápido que umabala ou disparar fogo dos olhos, mas a sua capacidade de fazer o bem. E aqui vemos 3 pessoas influenciadas pelo bom caráter do herói: Lois Lane, Jonathan Kent e Clark Luthor da Terra-2.

10x18 - Booster
Depois de tudo o que aconteceu com o ARV, Lois diz para Clark que é melhor fazer de "Clark Kent" esquecível e inábil para que as pessoas não suspeitem que ele é o Borrão. No entanto, os dois ficam chocados quando um famoso super-herói vem do futuro, Gladiador Dourado, fazendo varreduras na cidade e começa a fazer guarda e posando para a mídia, tendo conquistado completamente a cidade de Metropolis. Gladiador começa sua campanha para tomar o lugar do Borrão como o "Maior Super-Heroi do Mundo" e tenta convencer Lois a escrever uma história sobre ele, mas ela não está para brincadeira e começa sua própria campanha para o Borrão. Durante um salvamento do Gladiador, uma arma alienígena na forma de um escaravelho cai de um caminhão e cai nas mãos de um menino chamado Jaime Reyes, transformando-o no Besouro Azul. Infelizmente Jaime é incapaz de controlar o processo e o Besouro Azul começa a atacar Metropolis. Esse episódio serve para mostrar as diferenças entre Clark e o Gladiador Dourado, sendo que o primeiro age por altruísmo, enquanto o outro busca fama e dinheiro. É também o primeiro que mostra Clark quase o tempo todo usando óculos, e ainda tem a clássica cena dele se trocando na cabine telefônica.


10x21/10x22 - Finale
O episódio final de Smallville mostrou, finalmente a ascensão de Clark Kent. A jornada que durou 10 temporadas chega a um fim épico, com direito a Clark se casando com Lois, aprendendo a voar e derrotando Darkseid. Mas o momento mais aguardado é a sua transformação no maior de todos os super-heróis: o Superman. A sequência dele recebendo o uniforme clássico na Fortaleza e alçando vôo, enquanto se transforma no Superman e salva o avião de Lois e impede o Apocalypse, é simplesmente inesquecível. E a cena final...mais icônica impossível!

Por 10 anos, acompanhamos as aventuras de Kal-El na Terra, suas lutas internas a externas, seus treinamentos, provações, relacionamentos e, por fim, a conclusão de sua jornada. Obrigado a todos que acompanharam o blog e a série. Clark Kent e suas aventuras deixarão saudades!

6 comentários:

Unknown disse...

Como disse o Rodrigo....Foi um Prazer acompanha o blog...muito prazer mesmo....Descobri o blog da oitava pra nona temporada...de la pra ca nao parei mais de acompanha o blog...entro nele todo dia..muito bom mesmo..Espero q o blog continue..

Lorena Welling/Ackles/Knowles disse...

senti um tom de despedida no finalzinho :/

não acompanho o blog a muito tempo, só desde setembro, mas já conheci muitas pessoas legais aqui =)

espero que continue, relembrando os bons momentos de smallville ou, como o Rodrigo disse, falar como andam os atores da série, seus próximos projetos, etc...

smallville acabou faz uma semana, mas ainda assim visito o blog todos os dias, virou mania... rsrs...

pace disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
pace disse...

Puxa amei a sua análise sobre o clark
nesses dez anos
fiquei emocionada aqui
vc simplesmente falou tudo
e não perdeu tempo em comentar personagens inúteis que só serviram para enrolar a série
adorei sobre a cena final
foi realmente inesquecível a cena do avião ele salvando a lois e depois salvando o mundo
amei
parabéns
bjs

Nilson Silva disse...

Smallville eterno...

@Genival disse...

Smallville: Arqueiro Verde mata Clark Kent (DUBLADO HD) "-onde está continuação desta parte? Mim digam aí..