domingo, 12 de dezembro de 2010

[Review] 10x11 "Icarus"

[image]

Enfim, chegamos a um dos episódios mais aguardados desta temporada, que culminantemente encerrou a primeira metade da última temporada. Mesclando romance, drama, tensão e ação, o episódio foi...satisfatório.

A participação dos heróis da LJA e SJA vem enriquecendo esta temporada, sendo os melhores episódios desta, protagonizados pelos vigilantes. E Slade voltou, agora muito mais perigoso!

"Icarus" usou bem da mito por trás desse título, com uma cena grandiosa que acabou com a despedida de um dos heróis e personagens mais queridos dessa série.

O ARV (Ato de Registro dos Vigilantes) está cada vez mais tenso, atingindo um nível de fúria descomunal nos cidadãos, que passam a agir como animais. Eu só havia visto algo assim nas minisséries em quadrinhos "Lendas" (da DC) e "Guerra Civil" (da Marvel).

Para a alegria dos cloisers de plantão, o episódio já começou com uma das cenas mais aguardadas: o pedido de casamento. Mesmo nervoso, porém decidido, Clark preparou uma surpresa para a amada e, de joelhos, tomou uma das decisões mais importantes da sua vida, uma das que vai de encontro ao seu futuro mitológico. E a resposta de Lois não poderia ser outra: "Sim".





A festa-surpresa, organizada por Tess, na Torre de Vigilância, também foi bem legal. Com os heróis reunidos (entre eles, Carter Hall e Courtney), vimos pela 1ª vez uma cena bem "família" entre os heróis, algo que Courtney já havia comentado em "Absolute Justice", na época da Sociedade da Justiça, quando todos os heróis e seus cônjuges se reuniam. Um destaque na cena foi Clark pedindo a Oliver para ser seu padrinho de casamento por toda sua amizade e apoio nos bons e maus momentos, pedido que o playboy foragido ficou lisongeado em aceitar.

Mas foi ao fim da festa que os problemas começaram. Ao voltar para casa, a noite, a pé, Oliver testemunhou um ladrão assaltando uma mulher e, imediatamente, seu instinto heróico o fez entrar em ação. Mesmo não estando uniformizado, Oliver salvou a jovem e correu atrás do bandido, jogando-se por cima dele. Para seu azar, alguns cidadãos que estavam ali viram a ação e, quando o homem mentiu que ele o atacara por nada, a população foi para cima do herói, golpeando-o, empurrando-o e batendo-o. Por sorte, Carter e Courtney chegaram antes que Oliver fosse morto e afastaram os cidadãos ensandecidos e desapareceram com o bastão mágico de Courtney.

Com o acontecido, a opressão em cima dos vigilantes aumentou, ganhando proporções extremas, com agentes especiais invadindo o escritório de Oliver e a Fazenda Kent, e levando Lois, Dr. Emil e Tess sob custódia. Reunidos na Torre de Vigilância, Clark foi informado sobre o que havia e o que estava acontecendo. Mediante a tudo isso, o futuro Superman tomou uma decisão difícil, porém necessária e sábia: desativar a Torre de Vigilância. Essa cena ficou muito "Liga da Justiça". Genial!


Nos interrogatórios individuais, a oficial deixou claro que o Exército conhece as verdadeiras identidades dos vigilantes, o que me faz perguntar: porque o Exército não divulga a notícia para a população? Ou como ficará a vida de Oliver, ao final da série, com todos sabendo seu segredo? O que será de Clark? Vai se revelar ao mundo como Clark ou Superman? Todos saberão sua dupla identidade ou só o exército? Provavelmente, só saberemos as respostas para essas perguntas no último episódio da série.



Quando Lois é raptada por Slade, os heróis voltam a se unir para detê-lo. Com uma entrada triunfal, o Gavião-Negro invade o prédio e ali mesmo, em frente a Lois, começa a travar um duelo feroz com Slade, cada um com a sua arma. No entanto (e como eu suspeitava) o herói acaba atravessado pela espada do vilão, mas não sem antes de morrer, salvar a vida daquela que completará o destino de Clark Kent. Com uma explosão causada, Lois é arremessada para fora do prédio. A cena de Lois caindo e Carter, com as asas em chamas, voando em sua direção para salvá-la, é uma das melhores da temporada e, por que não, de toda a série. Agora entendem o sentido do título "Icarus"? Foi uma referência mais que perfeita. E pra confirmar a metáfora, prestes a escapar, Slade é confrontado por Clark e fala de seu plano que visava causar a sua queda devido ao seu orgulho (como o personagem Ícaro, da mitologia grega) e, no fim, a alusão se mostrou mais simbólica e literal do que ele imaginava. Ao ouvir que seus amigos estão mortos, Clark percebe que Slade não tem salvação e o prende na Zona Fantasma com o cristal.

Antes de morrer, Carter entrega Lois viva para os braços de Clark e profere palavras de encorajamento para o kryptoniano, que, agora, mais que nunca, é o líder absoluto da equipe (o que já ficou claro em "Salvation" e neste episódio ao decidir desativar a Torre).

Mas certamente a cena que mexeu com os fãs, em geral, o foi o velório/enterro de Carter num antigo templo no Egito. Bem produzida, a cena contou com todos os heróis da LJA reunidos na despedida. Figurantes foram usados para "interpretarem" Flash, Zatanna, Aquaman, Cyborgue e John Jones (que apareceram somente em partes - nunca sendo mostrado os rostos). Ali também vimos que cada vez as palavras do Dr. Destino se concretizam: "Lois Lane é a chave". O fato dela estar presente nesta cena, mostra a importância que ela tem ao lado de Clark na LJA. E é ela que vê aquele estranho objeto triangular surgir na areia e se abrir, liberando uma onda de luz no local, que, quando se esvai, deixa a todos ali presentes desacordados no chão. Sem sabermos o que é e o que causou, o episódio se encerra, deixando este intrigante mistério no ar - enquanto nós, pobres mortais, teremos de esperar pelas respostas até janeiro do ano que vem!

Antes de encerrar, quero deixar registrado as breves aparições de Cat Grant e Chloe Sullivan no episódio. Enquanto a intrometida Cat ganha cada vez mais minha simpatia (torço pra ela aparecer mais vezes), a outra loirinha foi vista apenas num flashback de Lois. Uma aparição, na minha opinião, desnecessária. Se era para falar que Lana não estava destinada a ficar com Clark, isso todo mundo já sabe (sei até de muitos clanas que já se conformaram com isso!). Então, se era apenas para mostrar a personagem de relance e dar um gostinho para os fãs dela, volto a dizer que contribuiu em nada para o episódio.

Enfim, a série volta só em 28 de janeiro de 2011. Até lá, fiquem de olho no blog, pois estamos preparando muitas matérias para discontraí-los até lá! Uma ótima semana para todos e "bom" hiatus! ;D

NOTA 5/5

15 comentários:

luciana disse...

gostei muito do seu texto;tb achei desnecessário a cena de clhoe;
o episódio achei o melhor depois de homecoming;gostei das cenas clois,do interrogatório;slade;dos heróis.
O grande destaque para mim foi o carter foi o grande herói do episódio e encerrou a sua história com uma bela despedida;primeiro a luta com slade,segundo a cena de lois caindo e ele salvando e suas sábias palavras para o clark .Eu já sabia que ele iria morrer pela dica em shield mesmo assim chorei com sua morte ;a cena final achei muito legal pq vários heróis estavam reunidos;foi bem marcante tb.
achei um episodio nota dez.
eu não entendi o seu critério de avaliaçao no seu blog
é de um a cinco a nota
ou de um a dez?
bjs

Lorena Welling/Ackles/Knowles disse...

a nota é de um a cinco......

Pedro Enrico disse...

no trailer pro proximo episodio o Chloe aparece, mas n era pra ela voltar só em 13 beacon ?
o episodio foi exelente, o pedido foi lindo a chuva de petalas de rosas brancas e tudo tenhu q adimitir q quase chorei, alem disso muito bom otima participação de todos, todos foram muitos bons.

Isma-El Kavallera disse...

Pedro, é que com a aparição de Martha e Lionel, decidiram antecipar o retorno dela para "Collateral", caso contrário, não sobraria tempo pra ela no episódio rsrs

Lorena Welling/Ackles/Knowles disse...

concordo pedro...concerteza as cenas iniciais de clois foram lindas, eu não chorei, mas fiquei muito feliz.
eu pensei q esse episódio teria muito mais ação, mas a luta do gavião negro contra o slade bastou pra mim...
e a cena onde o gavião negro salva lois...nossa, foi ótima! os produtores capricharam nessa cena...
ainda não sei se esse episódio foi um dos melhores da temporada(muitos ainda estão por vir), mas concerteza foi o que me deixou mais anciosa...afinal, só no dia 28 de janeiro saberemos sobre aquele triângulo branco e o que aconteceu com os heróis (até agora só sei q tiraram os poderes deles, mas quem fez isso?)

Mayara disse...

quando ele se transformar em Superhomen (de verdade) o que vai sobrar para ele enfrentar? O apocalipse já era (aparentemente ou podem ressuscita´-lo?)e o darkside também ou ele não vai enfrenta-lo no último episodio?

leonardo lopes disse...

Bem... eu nao achei desnecessário a aparição de Chloe Sullivan. Na verdade, aquela cena foi um pouco antes da Chloe se entregar ao "Esquadrão Suicida" - uma despedida-, porque como a Chloe tornou-se a "Senhora Destino" ela ja sabia que o Clark pediria a Lois em casamento, por isso ela mandou o bilhete para a Lois marcando sua presença, sem mesmo antes da Lois falar para qualquer pessoa. Enfim, durante o flashback, quando a Chloe fala da Lana e do Clark, observem que ela fala " Lana nao estava DESTINADA ao Clark", ela usa o sentido em relaçao a destino, pois ela já conheçe o mesmo.

mrhide disse...

Também achei legal a aparição da Chloe.
Pelo visto a pedra vai tirar os poderes dos heróis e a Canário Negro vai salva-los.

ClarkKentLane disse...

Tudo perfeito!!! Tenso é esperar por 10x12 "Colateral" que estréia dia 28/01/2011, hehe. Mas eu espero com prazer, vale a pena depois de um belo episódio cheio de confronto entre justiça e vilanismo, descrença/fé da sociedade, destino e amor/noivado(show de bola, e ainda teve a cena da torre e a carta da Chloe)/romance, heroísmo e tbm teve aquela bela cena do funeral do Hawkman(que ensinou a Clark sobre o dever do heróis e dever do homem no amor
destinado(Clark/Lois), o equilíbrio destas duas coisas que devem coexistir, etc), que culminou com algo que não entendi, que é aquela pirâmide branca surgindo da areia, deixando todos desacordados. O que será?? Haha, só em janeiro saberemos algo, que ansiedade!!

Retorno da Chloe,uniforme/codinome Superman nas manchetes do Dailly Planet, óculos(10x14 "Mascarade"?? sugere disfarce...), vitória sobre a escuridão/Darkside/vilões, e o desenvolvimento/ casamento big day Clois(assim como está escrito na carta da Chloe, carta essa que vem com um colar de presente), todas essas coisas são grandes e vão acontecer até o final com certeza, cada uma.

Até a Cat Grant apareceu, só pra lembrar, dando umas tiradinhas de humor e mostrando alguns embates com sua colega repórter Lois.

ps: alguém faz idéia do porque do surgimento da pirâmide brance, sem levar em conta o efeito dela, mas o surgimento em si???

Daniel disse...

mayara o apocalipse morreu mas a cada morte ele evolui se torna mais forte

ele foi enterrado para coincidir com os quadrinhos onde ele saiu debaixo da terra para enfrentar o superman pela primeira vez:D

Samuka_7 disse...

Concordo com vc na nota esperei
Mt pra ver esse episodio masi nw achei mt coisa...

e e vdd como vai fazer com as identidades secretas dos herois....pq desse jeito nw precisa nem de uniforme tds ja sabem quem sao eles....

e sobre o final do episodio...achei legal msm nw sendo os atores colocarem tds os herois na despedida do gaviao....

E como o raio atingiu tds os herois acho q no retorno tera q mostrar oq aconteceu com tds neh....Bart,zatanna e etc

falows

Unknown disse...

eu nao daria 5..achei q vc daria 5 no ep. passado...mas foi satisfatorio...mas tava esperando MAIS

Isma-El Kavallera disse...

gatitta,

Como eu expliquei ao final da resenha de "Luthor", só não dei nota 5 pro episódio porque não exploraram devidamente o Clark Luthor na nossa Terra.

E, "Icarus", por mais que eu não goste muito quando é outro herói, e não Clark, que tem o destaque no final, a sequência luta/salvamento do Gavião compensou.

Rodrigo disse...

Pessoal, me ajudem

No episódio Supergirl, se bem reparei, a Lois até que tentou saber qual o codinome da prima de Clark, Kara. Ela fez algumas tentativas, mas não pronunciou SUPERGIRL como eu esperava.

Contudo, quando estava assistindo ao episódio ICARUS, em determinado momento a Lois está lendo o jornal e aparecem as fotos dos vigilantes e seus respectivos codinomes, foi quando resolvi apertar o pause.

Quando dei por mim, lá estava a foto da Kara com o codinome SUPERGIRL muito claro.

Afinal de contas, quem deu o nome dela? O jornal? A lois? Ela mesma? O Darkside? rs

Brincadeiras a parte, se alguem puder esclarecer, agradeço!

Lorena Welling/Ackles/Knowles disse...

boa observação MAXIMUS...
mas deve ter sido o jornal, ou ela mesma com infuência dos nomes que a lois deu...sei lá...
também quero saber, quem deu o nome de Supergirl para a Kara?