segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

[Review] 10x10 "Luthor"


“O SANGUE LUTHOR É VENENOSO”

Após 1 semana de hiatus, “Smallville” voltou com tudo, dando continuidade aos bons episódios que vinha exibindo antes da pausa. E, seguindo a linha de referências e homenagens nesta última temporada, quem deu as caras foi John Glover, o amado – apesar de vilão – Lionel Luthor. Quase três temporadas se passaram após a sua morte na 7ª temporada, mas os produtores tiveram uma boa idéia de como introduzi-lo de volta, ao mesmo tempo, aproximando ainda mais a série dos quadrinhos, apresentando uma terra paralela a nossa, que já ficou conhecida como Terra-2.

O episódio também mostrou mais da questão “Tess Luthor”, uma vez que a ricassa herdou uma caixa kryptoniana de seu pai, Lionel. Essa caixa que daria origem a todos os problemas no episódio.

Após receber uma pista do Dr.Emil, Clark leva Tess até os destroços do laboratório Cadmus, acreditando que um dos clones de Lex ainda está vivo. Os temores de Tess em ter seu segredo descoberto se concretizam quando Clark descobre um diário de Lex com uma mensagem destinada a Tess. Mas antes que ela possa explicar, Clark aciona a caixa e, imediatamente, é transportado para a Terra-2, acordando numa cama ao lado de duas mulheres. E é aí que a aventura começa.




Sem saber o que aconteceu ou onde está, Clark levanta-se e veste uma camisa com um estranho símbolo. Em seguida, ele depara-se com uma voz familiar e, ao se virar, depara-se com Lionel Luthor fazendo suas citações históricas. A rápida conversa se estende a um duelo de espadas, onde Clark descobre então que, ali, Lionel é seu pai e ele é uma espécie de Ultra-Homem. Indo até a fazenda, Clark depara-se com Tess, que descobre ser sua irmã, mas isso não a impede de beijá-lo ardentemente com a maior naturalidade. Mas ela percebe que não há uma cicatriz em seu pulso, e Clark lhe explica que não é o “seu” Clark e que esse não é o seu mundo. Tess então lhe conta sobre a caixa descoberta por Lionel, capaz de teletransportar para uma realidade alternativa.

Enquanto tenta achar um meio de voltar, Clark vê as ruas da cidade dominadas pelo caos, medo e a miséria. Quando Lois aparece, ele tenta aproximar-se, mas ela o repele com seu ódio, e então Clark percebe que ali Lois e Oliver são noivos e ambos odeiam Clark. Para entender melhor o que se passa, Clark impede um ladrão e este se mostra aterrorizado, pois quem vê o rosto do Ultra-Homem não vive para contar. É ai que Clark percebe o quão errado está aquele lugar, tendo Lionel o transformado num assassino.









Enquanto isso, na Terra-1 (a nossa Terra), o Clark Luthor procura Tess em seu escritório na LuthorCorp e logo percebe que ela não é a "sua" irmã e exige que ela lhe entregue a caixa kryptoniana, ou irá matá-la.










A questão aqui a ser analisada é, se prestarmos atenção, o Lionel Luthor da Terra-2 é responsável por tudo que acontece à volta, tanto de Clark Kent quanto Clark Luthor. Ele criou o Clark da Terra-2 a sua imagem e crueldade, transformando-o num ser superpoderoso implacável, enquanto que o Clark da Terra-1 é obrigado a fingir ser alguém que não é para tentar escapar de um mundo que não é o seu. Isso levanta muitas hipóteses e confirmações também, como o exemplo claro na Terra-1 de que Lex só é o vilão que é pois Lionel o transformou nisso.

Talvez Lionel tenha sido o marco zero da série, pois muitas coisas aconteceram devido à ligações com ele. Os problemas ecológicos que afetavam o gado de Pequenópolis foram graças a indústria de Lionel, que fincou estaca na cidade. Lana só casou com Lex pela intervenção de Lionel. Até a adoção de Clark pelos Kent teve o dedo de Lionel. E a vinda de Lois para a série se deu pelo desaparecimento de sua prima, causado por Lionel. Acho que só não podemos culpar Lionel pela chuva de meteoros!

Para se ter uma amostra do quão grande é a frieza deste homem, ele permitiu que Clark Luthor assassinasse Lex. O motivo não foi explicado, talvez o Clark Luthor o odiasse, talvez ele quisesse ocupar o lugar de Lex, ou talvez este Lex fosse um herói na Terra-2. Infelizmente, não exploraram devidamente esta parte, o que ao meu ver foi uma das poucas falhas do episódio.

E quando Clark tenta concertar as coisas na Terra-2, algumas acabam não dando muito certo. A fim de recuperar a caixa kryptoniana, ele finge sequestrar Lois para exigir que Oliver lhe entregue o artefato. No entanto, Clark aproveita para mostrar à Lois (da Terra-2) que ele não é mal como ela imagina e que ele precisa voltar para o seu mundo, pois ele não pode suportar a dor de estar num lugar onde ela não o ame. Percebemos que ela fica mexida com as palavras de Clark. Ela tem as mesmas características da nossa Lois da Terra-1, e ao final da conversa deles, senti uma certa fagulha de esperança, como se a partir dali, aquele planeta pudesse sonhar com um destino diferente, um mundo melhor feito de escolhas e esperanças.

Oliver acata a chantagem de Clark, mas ao chegar na Torre de Vigilância, o homem de aço descobre que caiu numa armadilha, com Oliver acionando o sistema de segurança do prédio que emite uma exposição de kryptonita verde ao herói. Essa cena eu achei muito boa. Aqui vimos um Oliver amargurado, alguém não tão maduro quanto o da Terra-1, mas ao mesmo tempo, eu pude ver um certo relance do Oliver que conhecemos. Toda aquela raiva despejada no seu arqui-rival, poderia ser também algo que o Oliver da Terra-1 esconde. Ok, eles são amigos e tudo, mas sempre ficou visível que, no fundo, Oliver sente um pouco de inveja de Clark, seja por seus superpoderes, seja por seu exemplo ou seja por Lois tê-lo escolhido. Mas antes que esse Oliver pudesse matar Clark Kent, o jovem kryptoniano foi "salvo" por Lionel, que apunhalou o playboy nervosinho. No entanto, Lionel escutara tudo que Clark dissera sobre não ser daquele planeta e, furioso, utilizou a kryptonita para despejar sua raiva e desapontamento, espancando seu "falso filho". Estava ai mais uma faceta do Lionel da Terra-2 que nunca tinhamos visto no Lionel original. Entregar-se à fúria animalesca nunca foi uma característica do Lionel Terra-1, o que torna este muito mais perigoso. Porém, mais uma vez, Clark é salvo, quando Oliver desativa a segurança do prédio, que também inibe a kryptonita, devolvendo os poderes a Clark e assim permitindo que ele colocasse Luthor para dormir. Oliver escutara a conversa entre Clark e Lionel e, assim, acreditou na história das terras paralelas. Em agradecimento, Clark afirmou que eles formavam um ótimo time na luta pela bondade e justiça. Em seguida, de posse do artefato (que, na verdade, estava com Lionel), Clark o aciona novamente, mas não sem antes vermos um Lionel correndo na sua direção, e a câmera fecha o ângulo, não revendo o que aconteceu.
















De volta à sua Terra, Clark se vê ajoelhado em meio a uma Torre de Vigilância destruída, com Oliver, Tess e Lois apontando armas de kryptonita na sua direção. Imeditamente, Clark afirma que ele voltou e recorre a Lois para confirmar que ele está dizendo a verdade. O amor entre esses dois realmente é muito forte. Tanto que, apenas num olhar, Lois reconheceu o seu amado, abraçando-o apaixonadamente.







Todo esse lance de terras paralelas foi muito divertido de se acompanhar. Como outros episódios de temporadas passadas em que víamos os personagens em situações totalmente opostas do comum ("Lexmas" e "Labirinty", por exemplo), esse serviu para mostrar um mundo onde Clark não era apenas um vilão, mas um supervilão capaz de dominar ou destruir a Terra por completo. Sempre acho interessante ver essas inversões de papeis do tipo "o que aconteceria se...". Pessoalmente, acho tão interessante quanto um episódio mostrando o futuro.

Outra questão muito importante do episódio e que me agradou em cheio foi a conversa final entre Clark e Tess. Após o início do episódio, temi pela fragilidade da equipe, com Clark deixando de confiar em Tess. Fiquei aliviado e feliz por isso não ter acontecido. Estou gostando muito de ver a Tess como uma boa pessoa, mostrando seus sentimentos e sendo aliada dos heróis. E isso tudo sendo uma Luthor! Após sua experiência na Terra-2, Clark mudou seu pensamento. Agora ele entende melhor o que realmente se passa na linhagem Luthor. Para ele, Lionel foi a raiz do mal e Lex só se tornou um vilão devido a má influência dele. Felizmente, Tess conseguiu escapar desse caminho e o gesto de carinho de Clark com ela foi bem legal, renovando as esperanças de Lutessa, digo...Tess.


Agora, a melhor cena de todas: o final. E que final! Lionel Luthor da Terra-2 em nossa Terra. Sim, ele conseguiu escapar com Clark e, com certeza, podemos esperar uma grande dor de cabeça para o futuro Homem do Amanhã. E nas palavras dele:

- "Eu não perderia esse desfecho por nada!"

Ele olhando para a câmera e dizendo isso foi simplesmente sensacional! Primeiro, porque simplesmente temos Lionel Luthor de volta, um dos melhores personagens da série, assim como o melhor ator que já pisou na série. E eu acredito que a sua presença na Terra-1 será a peça-fundamental para o desfecho do arco do Clone-Lex. Minha teoria é que Lionel o encontrará (ou será encontrado por ele) e o preparará para ser o maior inimigo do Superman. E segundo...sim, isso mesmo. Os produtores são muito espertos e, como todos sabem, adoram fazer referências à série e aos fãs, e dessa vez a vítima da piada foi Michael Rosembaum. Isso mesmo, alguém não percebeu? Bem, é o que muitos fãs estão comentando. Afinal, essa frase marcante também se encaixa perfeitamente numa indireta para o ator que teima em fazer birrinha para voltar a encarnar Lex Luthor na série. Simplesmente brilhante!




Finalizando...ótimo episódio. Do meu ponto de vista, só pecou em dois aspectos: 1) não ter detalhado mais os motivos do assassinato de Lex da Terra paralela e 2) não terem explorado direito o Clark Luthor na Terra-1. Quando o Clark original regressa no ponto de caos na Torre, ficou muito "ãh?" Deveriam ter mostrado Clark Luthor arrebentnado tudo e brigando com Oliver, Tess e Lois, para depois sim mandá-lo embora. Só por isso não darei nota máxima!

NOTA 4,5 /5

13 comentários:

Unknown disse...

aaaaaaaa
quero saber a continuaidade dos seus comentarios ! odoro ler eles
bjs

Lorena Welling/Ackles/Knowles disse...

verdade! o lionel é o culpado de tudo, desde a maldade do Lex até a origem da Lutessa, a qual duas temporadas atrás pensei que tinha caído de para-quedas na série.......

Lorena Welling/Ackles/Knowles disse...

esperando a continuação da review... =)

Daniel disse...

eu me atrevo até a dizer q lionel tem uma grande parcela na transformação de Clark em Superman afinal
o maior responsável pela vinda de lois a Smallville é o Lionel e de acordo com o DR Destino lois é a chave para o Clark se tornar o Superman

agora me respondam e se Lois não tivesse conhecido Clark? Sera q ele se tornaria O HOMEM DO AMANHÃ?

Lorena Welling/Ackles/Knowles disse...

concerteza não, ao contrário do que alguns dizem (CRHISTIAN) a lois não é só um par "romantiquinho" do CK, ao contrário da lana que não servia pra nada. Como podemos ver nesse episódio, o próprio Clark diz, ele não pode suportar a dor de estar num lugar onde ela não o ame.
Então pra mim, por esse e outros (MUITOS) motivos, eu acho que sem a Lois o CK não se tornaria o "homen do amanhã".........

ClarkKentLane disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
ClarkKentLane disse...

Com certeza não se tornaria(Smallville mostra isso), ela é a colega repórter, companheira, amiga e grande par roântico e mais ainda, grande amor destinado do Superman, isso até os mais leigos em relação ao Superman sabem(pergunta a alguém quais os 2 nomes mais conhecidos em relação ao super??resposta: Lex Luthor e Lois Lane), e Smallville vem mostrando isso com louvor, a parceria entre os personagens e uma grande história romântica, um ajudando incondicionalmente o outro no cumprimento dos deveres e no amor, no desenvolvimento de suas jornada como heróis e reporteres, personagens, e casal. Por isso e, muito +, sou fã desse casal da ficção, e do Clois de Smallville claro. É fato.

Sobre o episódio e e review, a participação do Lionel foi muito boa, é um bom personagem maquiavlico/vilão; o efeito dos Clark Kent/Luthor nas duas Terras foi legal, assim como a interação entre os personagens de todo esse plano da existência; e tmbém vimos o nosso herói Clark Kent influenciar as pessoas da Terra-2, primeiramente a "universalmente consistente" Lois Lane, naquela bela cena/conversa do telhado em que pudemos perceber como um conhece o outro melhor do que ninguém e que são destinados um para o outro em qualquer uma das terras, e pudemos ver o CK influenciar o Oliver de lá, dps do conflito final com Lionel.
De volta a Terra-1, pudemos perceber que enquanto Oliver e Tess ainda desconfiavam, Clark recorreu a Lois para confirmar sua identidade, e só bastou um olhar entre os 2, pois o amor já diz tudo, seguido de um abraço. E tbm, Tess, que revelou que está cuidando de um clone, mas não que ela própria é uma Luthor!

Haha, e a frase do Lionel ao final foi foda, adoro frases de efeito, as vezes conhecidos como bordões, hehe.

Aguardando Icarus, que é um episódio daqueles de bom =D!!

Unknown disse...

Aiii eu acho q daria 4,9 !!! nao me liguei muito nisso do Lex. Acho que acabo descontando isso tudo do ator de birra no Lex kkk . tirando isso Eu so AMEI o lado malvado na outra terra ... juro q no final bufei com raiva que ele sumiu e nem apareceu pra da tchau ¬¬ . Pra mim o ep. tinah ter umas 3 horas pra colocar todas as cenas q eu gostaria de ter visto . Clark e Lois me deixaram apaixonada com a cena em q ela reconhece ele .Eu nunca fui viciada em Lana e Clark q nem umas por ai ..mas sempre me senti mais doida por eles .. essa temporada esta mudando a minha visao . to adorando eles dois .. kero ve logo o pedido de casamento no 10x11 !

Samuka_7 disse...

Meu como faz agora...Lionel,Esquadrao Suicida,Slade ,Darkseid, a Vovo Bondade e o outro q nw lembro o nome,e Lex crescendo...CLark tem q ser o SUperman msm pra tantos problemas pra resolver

Lorena Welling/Ackles/Knowles disse...

é, eu também gosto mais da Lois para o Ck.
eu nunca fui com a cara da Lana, na verdade eu odeio ela. Ela queria fazer do tipo certinha(mas ficou com quase todos os caras da série), era sempre a "donzela em perigo", e quando descobriu os poderes do clark ao invés de apoiá-lo ela ficou foi com inveja...inclusive quando conseguiu poderes pirou
Então, a mulher certa para o Clark sempre foi e sempre será Lois Lane.

Daniel disse...

Samuka 7 tem tbm o Major Zod ele vai fazer aparições na décima temporada :D

luciana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
luciana disse...

ADOREI O SEU COMENTÁRIO
CONCORDO CONTIGO EM TUDO;
POR ESSES DOIS MOTIVOS FINAIS QUE VC DISSE EU NÃO ACHEI UM EPISÓDIO PERFEITO E SIM BOM;
QUERIA VER O CLARK LUTHOR DETONANDO TUDO NA TERRA1 E O OUTRO QUE VC DISSE TB
ASSINO EMBAIXO
CONCORDO EM GÊNERO,NÚMERO E GRAU.

PACE