sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

[Especial] A Intervenção Luthor - A Releitura de um Universo



(Por Kelson)

Segue abaixo uma releitura sobre o universo de Smallville. Eu a criei pensando em nós, fãs do Universo Smallville. Tentei caprichar bem, mas a opinião é com vocês. Por favor, leiam e comentem.Todos nós, telespectadores assíduos de Smallville, fomos cativados por um universo que, apesar de possuir elementos que já conhecemos, passou por uma quase completa mutação dos quadrinhos. Ao longo de toda a série vemos personagens que sequer existiram nas edições, personagens sendo aplicados muito tempo antes do apresentado e diversos acontecimentos que nunca se realizaram. Por essas e outras tratamos Smallville como sendo mais um dos “zilhões” de universos paralelos no universo de Superman.

Ok. Isso todos nós já sabemos. Mas o que levou a tantas mudanças? Apenas a mente mirabolante e criativa Al Gough e Miles Millar, alguns podem dizer. Não deixa de ser uma verdade. Mas e se olharmos mais ampla e profundamente dentro deste universo? E se tentarmos achar lá no marco zero, um motivo pra todas essas modificações? O que ou quem seria o responsável por essas “anomalias”? Eu passei muito tempo me aprofundando nesse assunto e cheguei à conclusão de que a simples existência de um único, mas poderoso personagem ocasionou quase todos os eventos apresentados nesse universo. Esse personagem seria ninguém mais, ninguém menos que o ilustre e poderoso Lionel Luthor. Sua simples existência e ações até sua morte, creio eu, modificaram toda a cronologia desse universo. Como? Já explico. Para a devida interpretação da teoria é necessário levarmos em conta o que o universo de Smallville sempre pregou: O que deve acontecer acontecerá. Não importa o tempo que leve, acontecerá.

Lionel Luthor filho de Lachlan Luthor e Eliza Luthor era um jovem pobre até criar laços com o criminoso Morgan Edge o qual se tornou amigo e junto com o mesmo conspirou a morte de Lachlan e Eliza Luthor. Com o dinheiro do seguro de vida de ambos, conseguiu criar o monopólio que mais tarde seria a bilionária Luthorcorp. Em torno de 1980 casou-se com uma mulher chamada Lilian e alguns anos depois tiveram um filho: Alexander “Lex” Luthor. Anos depois, Lilian deu a luz a mais um filho, o qual chamou de Julian. Lilian vendo o quão cruel Lionel poderia ser com seu filho Lex, decidiu tirar a vida do recém nascido Julian privando traumas futuros para a criança. Lionel, enfurecido, culpa o jovem Lex de tal barbaridade o que causa traumas irreparáveis à Lex. Até aqui nada demais. Apenas o marco zero de mudanças que citei um pouco acima. Lex com ou sem esses traumas se tornaria no vilão perverso que conhecemos, mas EM SMALLVILLE foram esses e outros motivos que transformaram Lex na pessoa que ele é.

Lionel expandiu seu Império e criou diversas instalações em diversas partes dos EUA e até em outros países. Uma de suas instalações foi construída em Smallville: a fábrica de milho que mais tarde seria comandada por Lex. Nesse meio tempo em que Lionel expandia a Luthorcorp, ele se envolveu e co-fundou, junto com outras influentes famílias a sociedade secreta Veritas, a qual visava estudar e esperar a chegada do Viajante que viria para a Terra. Tal viajante obviamente seria Kal-El. Entre todos esses estudos Lionel acabou por colocar sua família em segundo plano e se focou tanto no Viajante que foi capaz de esconder em sua própria mansão em Smallville um objeto de alta tecnologia alienígena que seria encontrada anos depois por Lex.



À parte desses fatos, Lex cresceu e quando atingiu certa maturidade foi convidado por seu pai a cuidar da instalação da Luthorcorp fundada em Smallville. Aí vemos algo mais interessante ainda. Se Lionel não existisse Lex nunca teria ido para Smallville tão jovem. E nunca teria atropelado Clark Kent na ponte. Logo, Lex nunca teria conhecido Clark e ficado seu amigo.

A partir desse ponto a história muda completamente. Graças à existência de quem? Lionel Luthor. Lex e Clark se tornam grandes amigos sem sequer saberem que o destino de ambos já está feito.

Mas agora vejamos como Lionel afetou a vida de tantos outros personagens mudando completamente a sequência dos fatos.

Chloe Sullivan e seu pai só moraram em Smallville graças à instalação fundada por Lionel, na qual seu pai trabalha. Foi deixado claro no decorrer das primeiras temporadas que Chloe e seu pai continuariam morando em Metropolis se não houvesse o emprego de seu pai em Smallville. Ela quase se muda para Metropolis na 1ª temporada porque Lionel estava fechando a fábrica e demitindo seus funcionários. Sendo assim, sem instalação da Luthorcorp, Chloe Sullivan não moraria em Smallville e nunca teria se envolvido com todos os eventos apresentados. Sem falar que ela e sua mãe nunca teriam desenvolvido poderes e provavelmente ainda moraria com a mesma. E o legal é que Chloe será apresentada em uma edição futura dos quadrinhos de Jimmy Olsen. Na qual veremos como a vida dela seria sem ter sido afetada pela existência de Lionel Luthor. E o destino a puxa para o universo do Superman mesmo SEM a existência de Lionel.

Outro Personagem afetado é Pete Ross. Sua família foi extorquida e lograda diversas vezes por Lionel. E sua mudança de Smallville ocorreu porque Lionel investigou a fundo sobre Clark, mandando agentes falsos do FBI para arrancar informações de Pete sobre o que ele sabia sobre Clark. Espancado e sem ter revelado nada sobre o segredo de Clark, ele é obrigado a viver uma vida em paz longe do homem cruel que quase havia acabado com ele sua família.

Lois também não deixou de ser afetada por Lionel. Mesmo que indiretamente. Quando Lionel quase matou sua prima Chloe e a mesma sumiu. Lois foi à Smallville investigar sobre o desaparecimento. E é aí que mais um evento precoce se desencadeia graças a você sabe quem. Lois conhece Clark. E Lois a partir desse ponto não sai mais do pé de Clark, literalmente. E o destino ataca novamente. Sabemos muito bem que com ou sem Lionel, Lois futuramente conheceria Clark.

Lana também foi afetada por Lionel. Nos quadrinhos Lana e Clark nunca tiveram empecilhos em seu relacionamento. Foram amigos, se apaixonaram, Clark contou seu segredo à Lana e depois ele foi para Metropolis. Já em Smallville diversos empecilhos foram postos em seus caminhos. Whitney também é um personagem que surge graças à Lionel e sua influencia na cidade de Smallville. Clark era impedido de chegar mais perto de Lana, já que a mesma possuía namorado. Mas quando ela o perde, o medo de Clark que o seu segredo afete a vida da amada como afetou a de Pete por causa de Lionel, o impede de aproximar-se de Lana. O que faz com o que ambos dêem diversas e diversas voltas em seu relacionamento. Eventos como casamento entre Lana e Lex, nunca teriam acontecido já que Lex nem sequer conheceria Lana sem a existência de Lionel. Se não fosse, também, as diversas voltas de Clark e Lana, Lana nunca teria ido à Paris e tocado na pintura da Condessa Margaret Isobel Thoreaux.

Enfim, todos os personagens apresentados na série, até mesmo os da Liga foram afetados por Lionel. Basta você analisar.


Lionel tornou-se uma pessoa cada vez melhor ao ser escolhido como um emissário de Jor-El. Redimiu-se de seus pecados e o que ele deixou após sua morte foram as consequências de seus atos e de sua simples existência.

Sem Lionel, vemos que o universo seguiria seu curso livremente. Todos os personagens seriam apresentados na hora certa. No tempo certo. Pete nunca teria se mudado de Smallville. Lana também moraria em Smallville. Provavelmente casaria com Pete (pois é...) assim como nos quadrinhos. E Lex seria introduzido na história somente agora. Já que sem papai poderoso teria que se virar sozinho para criar seu império.

Por esse aprofundamento que eu amo tanto Smallville. Uma série que para alguns olhos é muito pobre e muda muita coisa, mas se olharmos por esse lado, de que um simples personagem mudou todo curso da história, a série fica com um olhar muito mais rico e interessante.

Lionel Luthor sem dúvidas é a grande chave do Universo Smallville. Com certeza o personagem mais interessante e bem criado.

E meditem nessa frase: e se Lionel Luthor não existisse?

4 comentários:

Daniel disse...

legal gostei do seu ponto de vista
nunca tinha visto o universo de smallville por esse lado é se não fosse lionel a história ia ser bem diferente

Anônimo disse...

Depois de muito ler sou praticamente obrigado a comentar este texto primoroso sobre um dos meus principais personagens favoritos de Smallville, se não fosse o Lionel acho que a história seria quase a mesma dos quadrinhos e isso deixaria a mitologia de Smallville menos rica. Acho interessante a série conseguir despertar estes pontos de vista, quando li este texto me vi como quando lia os comentários LOST em que cada movimento era apenas a ponta de um mistério muito maior. Obrigado pelo excelente trabalho com este que é o melhor blog sobre o Super que eu conheço;

luloispes disse...

Nossa!! que comentário!! Eu nunca vi por esse prisma, mas analisando é verdade.. tudo está conectado com Lionel.... Por isso smallville é ótima!! Revolucionou a mitologia superman...
Gostei muito do epi Luthor!! foi muito bom!!
Aguardando Icarus!!

Bruno El Rassa disse...

Sem esquecer que o Lex ja havia estado em Smallville antes de atropelar Clark na ponte. Lex estava lá no dia da chuva de meteoros, e por esse motivo ele ficou careca...

háa