domingo, 8 de maio de 2011

[Review] 10x20 "Prophecy"



Caros amigos e leitores do blog, estamos há 1 passo (1 semana) do tão aguardado final de "Smallville". Após 10 anos, entre momentos incríveis e memoráveis, assim como momentos nem tão bons, a série deixa sua marca na História. Seja como a série de ficção-científica mais longa da TV (218 episódios), seja como a produção mais longeva do Superman na TV ("The Adventures of Superman" teve 6 temporadas, enquanto "Superboy" e "Lois & Clark" tiveram 4 temporadas e o desenho "Superman Animated" durou 3 temporadas) ou simplesmente como a série de maior sucesso da WB. TV/The CW. Muitos a odeiam, e muitos outros a amam! O que importa é que, apesar de inúmeras alterações, "Smallville" foi e, provavelmente, SEMPRE será a melhor e mais fiel adaptação do Superman em qualquer mídia.

Nenhuma outra adaptação ousou explorar a adolescência do Homem de Aço e mostrar a seu processo de transformação e amadurecimento, através dos anos, até se tornar o maior ícone dos super-heróis. Nenhuma outra adaptação utilizou tanto da mitologia do personagem nos quadrinhos, como "Smallville" utilizou. Nenhuma adaptação teve a inteligência de transpor o VERDADEIRO Lex Luthor, a não ser "Smallville" (é por isso que mesmo quem odeia a série, concorda que Michael Rosembaum foi a melhor encarnação do vilão fora das HQ's). Nenhuma outra adaptação investiu tanto em história e efeitos especiais. Esta foi a 1ª vez que vimos QUASE todos os heróis e arqui-inimigos do personagem numa adaptação do mesmo, o que nunca aconteceu em suas demais séries anteriores (afinal, quem já imaginou ver Homem-Brinquedo, Roulette, Super-Gêmeos, Apocalypse, Plastique, Cyborgue, e tantos outros numa adaptação de TV ou cinema!?).

São diversos fatores que contribuiram para o sucesso de "Smallville", sendo um deles, a fusão de Eras dos quadrinhos (Era de Ouro, Era de Prata, Era de Bronze) - daí, para quem não entende, o motivo de tantos aparecimentos e encontros inusitados na série, como Lex Luthor e Clark amigos na adolescência, ou Arqueiro Verde e General Zod em Pequenópolis.

Vocês já devem ter reparado que, até aqui, apenas revivi alguns pontos da série, ao invés de falar sobre o episódio em si. Bem, acontece que, na próxima sexta-feira, já é O FINAL DE SMALLVILLE. Alguém já parou e percebeu o tamanho disso? DEZ ANOS na frente de uma TV ou mesmo um PC, acompanhando a história de um jovem alienígena, criado como humano, passando por crises de identidade, lições de família e relações amorosas, enquanto ele se tornava o maior super-herói do mundo? Muito do que aconteceu a Clark Kent já deve ter acontecido a alguns dos leitores desse blog. Eu sou um. Parece que a série mostrou, em alguns aspectos, a minha história (com exceção dos superpoderes e invasões alienígenas, é claro). Talvez por isso eu me identifique tanto com ESSE Clark Kent, pois muitas das coisas que aconteceram com ele a cada temporada, ao mesmo tempo aconteciam comigo.

E "Finale" mostrará não apenas o fim de uma etapa na vida de Kal-El (a jornada continua!), mas também um ponto que separará a minha vida de um passado quase idêntico ao de Clark, para um futuro que a, partir de agora, terei que descobrir sozinho (assim como o futuro do Superman caberá a imaginação de cada fã a partir de então).

"Prophecy" mostrou um pouco disso, ao mostrar um Clark que cortou seu último laço com seu passado (Jor-El e a Fortaleza da Solidão) e entendeu, afinal, qual seria a lógica de todos esses testes importos a ele, através desses anos todos. Mostrou um Clark que, finalmente, está 100% pronto para assumir o seu destino e construir o seu futuro, com base em tudo que aprendeu, mas acima de tudo, com a maturidade e instintos que sempre estiveram dentro dele.






Ensinou-nos que, apesar das dificuldades e ameaças impostas pela vida, SEMPRE somos nós que decidimos qual caminho escolher (Supergirl), e somos nós quem decidimos QUANDO isso termina (Clark). Assim como muitas vezes deixamos nosso orgulho nos empurrar em direção a nós mesmos (Oliver), às vezes é preciso "matar" esse orgulho, em favor de alguém que amamos (Lois e Supergirl).

E se o Mal parece sempre estar um passo a frente (Homem-Brinquedo e Vovó Bondade), com as duas mãos no controle (Arco de Órion), sempre há uma luz brilhando mais forte, dentro de cada um de nós (a influência de Clark nessa temporada, através de Tess, Conner, e Jonathan, Lois e Clark da Terra-2).

O final de "Prophecy" deixou muitos fãs angustiados e temerosos do que está por vir (A destruição do Arco de Órion? Oliver dominado pela escuridão? Lois desistindo do casamento?), mas como no fim, o Bem sempre vence, sabemos que, independente do que acontecerá, veremos o Sol amarelo brilhar mais uma vez, a cada manhã, ao olharmos para cima, para o alto e avante.

NOTA 4,5/5















19 comentários:

Lorena Welling/Ackles/Knowles disse...

"Ensinou-nos que, apesar das dificuldades e ameaças impostas pela vida, SEMPRE somos nós que decidimos qual caminho escolher (Supergirl), e somos nós quem decidimos QUANDO isso termina (Clark). Assim como muitas vezes deixamos nosso orgulho nos empurrar em direção a nós mesmos (Oliver), às vezes é preciso "matar" esse orgulho, em favor de alguém que amamos (Lois e Supergirl).

E se o Mal parece sempre estar um passo a frente (Homem-Brinquedo e Vovó Bondade), com as duas mãos no controle (Arco de Órion), sempre há uma luz brilhando mais forte, dentro de cada um de nós (a influência de Clark nessa temporada, através de Tess, Conner, e Jonathan, Lois e Clark da Terra-2)."


que lindo *-*

ai ai... é semana que vem :/ tô triste, anciosa, feliz... sei lá como é que eu tô...

#choraoceanos depois do final de smallville

Irmãos Piologo disse...

Quero ver a review do ultimo episódio, que vai ser até triste ler, pq naum havera mais noticia de Smallville depois disso. Dependendo do odo que ela se encerre, quero falar sério com vcs:

Que tal um protesto para uma serie nova do Superman.
Pelo twitter por exemplo, como hashtags:

#Smallvilleseason11 ou até mesmo #acordawarner. E fazemos com q paremos nos TT.
Os produtores que naum twitteiros de primeira logo veraum e até pensaram.
Pessoal, isso naum pode ser feito sozinho, tem q todos ajudar.
(por exemplo, houve uma campanha para Todo mundo odeia o chris 5 temp. que naum foi pra frente)
Vcs ajudaraum ou naum, cabe a vcs essa escolha?
??

pace disse...

nossa amei oque vc escreveu
nossa chorei de emoção depois de tudo isso;lembrei de tudo que aconteceu na minha vida nesses dez anos;mas voltando sobre o último episódio, confesso que amei pq para mim esclareceu muita coisa
e ao mesmo tempo tenho medo do que está por vir e como eles vão fazer o final pq tem muita coisa para esclarecer.
Espero que seja o final lindo surtante
clark finalmente SUPERMAN
bjs
pace

Luiz Ricardo Landim disse...

Cara, adorei essa review. Apesar de não falar quase nada do episódio ela foi fera. Quase li aos prantos na tela do meu computador. O último episódio, o último dia. Um dia Superboy, outro dia Superman. É duro aceitar o fim de Smallville. A série de uns 2 anos pra cá fez (e sempre fará) parte de minha vida, assim como é de muitas.

Assistindo os episódios eu percebo como Clark carregou o fardo de ser o último filho de Krypton até o fim. Mesmo que isso lhe causa-se perdas (Jonathan, Lana, Jimmy) e alegrias aos fãs.

Smallville nunca morrerá. Viverá eternamente no coração e na mente de todos os fãs da série mais amado pelos fãs do Superman.

Luiz Ricardo Landim disse...

Adorei a ideia do LordSSJ que vou apoiar criando várias e várias ideias para uma nova temporada de Smallville. Quando estiver tudo pronto comentarei em um post.

ClarkKentLane disse...

Belo texto.

Falando do episódio, a única coisa que não gostei foi do "drama" da cena final(a cena em si, a atuação de Erica foi ótima). Da forma e da época em que se situa. Uma época depois de muitas lições aprendidas ao longo dos episódios da 10ª, reviravoltas, enfim, entre Lois e Clark. Não sei se veio em boa hora. mas como existem muitos fãs, e em paralelo as últimas fotos divulgadas, nesse aspecto do show... era meio que previsível que aconteceria esse tipo de coisa no penúltimo episódio antes do final de 2 horas, para prender a atenção, hehe. Espero que a resolução seja possível, sem ser corrida, e convicente, nesse último episódio de 2 horas, 1h25min sem comerciais :(. Tbm achei meio chatinha a citação de Lana, mas enfim...

Espero que o Superman consiga salva isso tudo =D.

ClarkKentLane disse...

Do resto tivemos gold-k, Vovó, arco de orion.

Lorena Welling/Ackles/Knowles disse...

citar a lana no episódio foi um ÓOOO!!! U_U #nãogostei

ClarkKentLane disse...

Poi é Lorena.

As 2 únicas coisas que não gostei do episódio... essa citação da "fastasminha" da Lana; e o plot de drama pré-finale envolvendo da última cena, que poderia ter sido eplorado antes, e acho que tinha sido, em todos os episódios que testavam e passavam lições, isso desde 10x01 "Lazarus" e todos os episódios desde então. Os personagens se mostraram fortes e determinaodos quanto ao relacionamento ao lado das obrigações... mas tivemos essa última cena de "Prophecy" :(. Por mais que eu acompanhe os spoilers, e saiba das coisas, hehehe(a atuação da Erica foi ótima, repito, ótima atriz).

Se não fosse esses 2 detalhes eu pularia do 4,5 do Isma-El, e daria a nota 5 ao episódio dessa semana, hehe =D.

Pedro disse...

gente eu fazer um comentario...aki...e eu sei qe eu vou ser odiado por muitos...
tipo da 1 temporada até o começo da 5 o casal clana..era legall..era muito bonita como era conduzida a historia dos dois......o qe matou na lana pra mim...foi ela se envolver com o lex... mais tipo a parti da6 temporada eu ja começei a gosta mais da lois...!!!!!!
:D

Maycon disse...

gostei da ideia LordSSj EU TÓPO, e oque eu puder fazer pra ajudar, pode contar comigo...
mais tem que ser logo o tempo é curtoo

Kryptoniano disse...

Assisto''Smallville'' desde os meus 15 anos, lá pra meados de 2002, quando estreou no SBT. Agora tô com 24. Tô ficando velho kkkkk. E assim, como os demais fãs veteranos, que acompanharam a série há muito tempo,espero que tenha um final digno.Mas seja como for, Smallville deixará saudades. É e sempre será uma das melhores séries já produzidas nos últimos 10 anos.

mrhide disse...

Eu odiei esse episodio e vou dizer por quê. Quando me preparei psicologicamente para ver esse episodio pensei assim vai ser mais do mesmo. Lois ganha poderes e tenta matar Clark, como sempre acontece na serie quando alguém ganha podres.
MAS a serie consegui se superar em retarda mongolice.
1. Mostrou uma legião do mal com uma missão de caçar e destruir a liga da justiça. Pergunto-me para que? Só para ser uma justificativa para Clark lutar sozinho contra Darkside? Oh produção não seria melhor um campo de força sobre a cidade impedindo os heróis de entrarem? E pior cria uma expectativa no expectador (combate entre as duas equipes) que não vai acontecer, deixando quem vê a serie ou que ainda tem algum respeito por ela frustrado.
2. Participação da Stargirl para que? A SJA só serviu de cadáver nesse serie a morte do Gavião Negro foi de uma inutilidade sem par.
3. A participação da Supergirl só serviu para mandá-la para o futuro.
4. Oliver atrás do arco repetido os mesmo erros da oitava temporada me convenceu que ele é um imbecil. Foi o individualismo dele e a estupidez de Chloe que levaram aquela zona que foi o final da oitava temporada.
5. Clark indo pedir permissão ao papai maquina Jor-El para casar com Lois. Para que? Será que ele até hoje não se convenceu que o computador da fortaleza não é seu pai de verdade? Quando vi ele dizendo Lois tenho que pedir permissão de papai eu disse vai dar M... Clark eu já não quero que você nem seja Super-Homem cara quero que você seja homem apenas de seguir sua vida.
6. A cena final de Clark desligando a fortaleza da solidão foi patética, porque qualquer um que leia gibi sabe que o refugio do Superman é a Fortaleza da Solidão.
7. Agora Lois nesse episodio realmente fez por merecer o titulo ganhado em Lois e Clark de “Mulher mais burra da galáxia”.

a) O dialogo dela com Toyman que a convenceu a colocar o aparelho que controla a mente nem criança de 5 anos de idade cairia. Tipo assim ela tinha super poderes podia sentar a mão nos vilões todos da serie, Clark estava num local que tinha uma certa segurança então na verdade ele não estava em perigo até ela colocar aquele treco no pescoço. Ela podia até blefar com o vilão dizendo o que acontecer com ele vai acontecer 10 vezes pior com você. Mas ela mais esperta repórter do planeta diário resolveu colocar uma aparelho que controla mentes e contar para que o vilão fosse bonzinho e fizesse ela distribuir doces e balas pela cidade. Se você achou o que Lois fez certo voce tem um QI menor que uma criança de 5 anos de idade.
b) E o dialogo dela com Clark no final. Clark eu descobri que você é um super herói (uau) e quando esta comigo não esta salvando pessoas, demorou tempo para você pensar nisso. Então você não pode se casar comigo, ir ao banheiro, comer uma pizza etc. Só ser herói 24 h por dia. Agora pergunto o relacionamento deles até hoje impediu ele de ser herói de salvar alguém? Entao foi aquele papo de novela mexicana mal dublada para fazer você ver o que vai acontecer no próximo episodio. Acho que a serie teria artifícios melhores que esse. Lois esta virando uma Lana chorona Lang só que mais burra.

8. Eu já disse aqui antes em um artigo a falta de verba da serie faz todo mundo soltar o verbo de dizer coisas óbvias. Do tipo nós somos muito parecidos e muito diferentes. Roxo é uma cor que surge quando se mistura Azul e Vermelho. A maioria dos inimigos Clássicos do Homem Aranha eram verdes, etc.
9. Se for assim prevejo um final sem graça com crises existenciais e depois de muita baboseira então os heróis descobrem um artefato das bodas de Ali Baba e banem o vilão para outra dimensão. Vai ser um final agridoce.
10. Ah sim Clark coloca a roupa, o que o pessoal quer saber é em quantos milésimos de segundo ele vai aparecer com ela. Sinceramente eu esperava um final um pouco melhor que esse que vem surgindo no horizonte.

Pedro Enrico disse...

Mr Hide 10 x 0 Smallville
Disse tudo.

ClarkKentLane disse...

Repito, só não gostei do drama, devido a todo percurso que a 10ª vinha apresentando, de aprendizado e momentos que reforçam a união, que se concretiza no final, para os meus queridos Lois e Clark. Foi mais uma jogada de drama para prender a atenção...

... por isso mesmo eu só sei o que passou pelos episódios lendo os foruns, vou deixar pra ver o 20, e o finale part.1 e 2, todos os 3 de uma vez, pra não ficar ranzinza, hehe.

O resto dos elementos que mr.hide enumerou, são coisas de Smallville, coisas da série, mesmo, o que eu gosto né, rsrs.

mrhide disse...

só umas coisinhas p vc pensar

1 Clark pedir permissão ao pai dele p. casar é mesma coisa que pedir permissão p. uma secretaria eletronica só porque tem a voz do seu pai.

2. Mandar Solon Grundy atras da Canario Negro é o fim da picada. Ele tem força p encarar o Superman. Ela ta morta

3. Pelo menos o Arqueiro esta tentando descobrir meios de destruir Darkside e o Clark??

Clark Kent disse...

tb gostei da ideia LordSSj
vamos a luta!
estamos aqui pra ajudar!

Moura disse...

me explica so uma coisa que eu nao entendi até hoje:
O Jor-el, em Smallville, está vivo ou morto?

mrhide disse...

mortinho da silva