quinta-feira, 12 de maio de 2011

Smallville - Um Estudo Sobre a Fenomenal Adolescência do Superman!



Smallville é uma série de televisão estadunidense de ficção que estreou em 2001 no canal The WB. Criada por Alfred Gough e Miles Millar, a série conta as aventuras do jovem Clark Kent na pequena cidade de Smallville (chamada de Pequenópolis na versão dublada brasileira), no estado do Kansas antes de se tornar o Superman.

A história é bem diferente da história em quadrinhos, onde surgiu Superman; trata-se mais de uma reconcepção. Inspirada na mini-série Superman: As Quatro Estações, ela preserva nomes e alguns acontecimentos, mas caminha de forma independente.

No Brasil é transmitida pelo canal a cabo Warner Channel (hoje, CW) e pela rede de televisão aberta SBT, com o nome Smallville: As Aventuras do Superboy e em Portugal pelo canal a cabo Fox Life e pela televisão aberta RTP1.

(Wikipedia)


Sobre a Série



Smallville é baseada na história do mais conhecido super-herói da DC Comics de todos os tempos, o popular personagem Superman. A série mostra a vida do adolescente Clark Kent, que vive e cresce em Smallville. O seriado mostra como Clark lida com os problemas enfrentados durante a adolescência de qualquer humano comum, somando-se ao fato de enquanto isso manifestar novos poderes anormais, o que traz o lado dramático ao formato desejado pelos produtores: mostrar a vulnerabilidade de um pseudo-humano enquanto ele é completamente invulnerável. A idéia geral no seriado é a de que Clark seja assim, uma pessoa também vulnerável, principalmente quando está próximo das pedras de Kryptonita (pedaços radioativos de seu planeta-natal) e dos problemas emocionais com os outros personagens. A idéia original dos produtores era distanciar aquele conceito de imortalidade criado em cima do Superman, coisa até certo ponto entediante, para trazê-lo mais perto ao telespectador comum. Identificar e empatizar-se com aquele super-herói, também comum e vulnerável, era a missão chave da primeira temporada de Smallville e seu episódio-piloto. Apesar deste lado humano e fraco dos sentimentos humanos, Clark Kent também tem de passar a imagem do super-herói mais poderoso do universo DC, a tarefa talvez mais difícil do seriado.

Os telespectadores frequentemente observarão alusões às revistas e filmes do Superman em forma de diálogos, atores convidados, figurinos dos personagens e cenas.

(Trechos extraídos da Wikipedia)

Primeira temporada
(2001 - 2002)




1989. Uma chuva de meteoros atinge a pacata cidade de Smallville, no Kansas. Juntamente com ela, um bebê é trazido à Terra em uma nave espacial, e é acudida por Jonathan e Martha Kent, sem saber que, um dia, ele se tornaria o Salvador da Humanidade.

Treze anos mais tarde, somos apresentados a um jovem Clark Kent, que entra no colegial com a árdua tarefa de esconder seus poderes de seus melhores amigos, Pete Ross e Chloe Sullivan (personagem criada especialmente para a série), e ainda conviver com a garota por quem é apaixonado, Lana Lang.

Num acidente de carro, Clark conhece Lex Luthor. A partir daí, os dois se tornam grandes amigos. Mas pode Lex Luthor ser confiável?

Com o tempo, pessoas afetadas pelas pedras de meteoros vão desenvolvendo poderes, como Tina Greer e sua habilidade metamórfica, Sean Kelvin e seu poder de congelar as pessoas, Justin Gaines e sua telecinesia, Sasha Woodman e seu controle de abelhas e até mesmo Jodie Wilson, uma garota capaz de sugar a gordura das pessoas! E Clark sempre está a postos pronto para defender Smallville.

Ao decorrer da temporada, Clark vê o relacionamento de Lana e Withiney, seu namorado, desmoronar. Até que, após a morte de seu pai, Withiney resolve seguir carreira militar e, no último capítulo, abandona Lana.

Clark e Chloe se aproximam. Lana e Withiney se separam. Jonathan enfrenta um jornalista que descobre a verdade sobre Clark e quer expô-lo ao mundo. Um tornado se aproxima de Smallville, e acaba pegando Lana de surpresa. Clark descobre e vai salvá-la, deixando Chloe no baile. Jonathan e o jornalista ficam presos nos destroços de uma cabana, após o tornado.

Lex e Lionel brigam, e o pai fica preso em uma pilastra. Lex hesita em salvá-lo.

A última cena é de Lana sendo sugada por um dos tornados e Clark correndo em direção a ela, em super-velocidade, e desaparecendo dentro do tornado.


Segunda temporada
2002 - 2003




Pegando o gancho do último capítulo da 1ª temporada, o 2º ano de Smallville mostra todo o desfecho e as conseqüências causadas pelo tornado. Clark, de uma forma inacreditável, digna de um super herói, consegue salvar Lana, a tirando do tornado, com a ajuda de sua nave espacial, que sai para protegê-lo.

Lex também salva seu pai, mas ele acaba ficando cego.

Um retorno inesperado nesta temporada: Tina Greer, a metamórfica obsecada por Lana volta a Smallville na aparência de Whitney! Após Clark derrotá-la mais uma vez, Lana descobre que Whitney morreu na guerra.

A relação de Clark e Lana se aprofunda ainda mais, após a morte de Withiney. Clark adquire uma nova habilidade: visão de calor, e se depara com um novo tipo de Kryptonita, a vermelha, que o afeta psicologicamente.

Ele conta seu segredo à Pete e começa a encontrar vestígios sobre sua misteriosa origem, ao conhecer o Dr. Virgil Swan (uma participação especial de Christopher Reeve), e à, finalmente, ter seu primeiro contato com o espírito de Jor-El, seu pai biológico.

Martha descobre estar grávida. Clark e Lana começam a namorar, o que causa a inimizade de Chloe, que promete a Lionel um dossiê sobre a história de Clark.

Clark se revolta contra Jor-El, que revela a ele que terá que deixar Smallville para cumprir seu destino. Num ato de rebeldia, ele destrói sua nave espacial, sem pensar nas conseqüências: Martha perde seu bebê.

Revoltado com tudo e com todos, Clark, usando um anel de Kryptonita vermelha, se exila em Metropolis, deixando Lana e sua família. Lex, que pareceu ter encontrado a mulher de sua vida, é enganado por ela após o casamento, e fica preso em um avião sem piloto, que cai no mar.


Terceira temporada
2003 - 2004




Três meses se passam. Clark, “dominado” pela Kryptonita vermelha, vive uma vida de magnata em Metrópolis, enquanto, em Smallville, todos o procuram desesperadamente. Jonathan faz um trato com Jor-El para poder encontrar Clark, o que lhe trará graves conseqüências.

Lex e Chloe descobrem um passado negro de Lionel Luthor, que faz de tudo para encobrir a verdade, inclusive colocar a vida de seu filho em jogo.

Clark e Lana vão se distanciando cada vez mais por conta de seus poderes, e isso atormenta até mesmo Pete, que resolve ir embora, para não revelar o segredo do amigo a ninguém, numa espetacular demonstração de uma leal amizade.

Uma temporada eletrizante, onde várias aparições especiais dão um ar a mais no seriado. Morgan Edge, Alicia Baker, Perry White e uma pequena alusão à Lois Lane.

Chloe consegue colocar Lionel na prisão, mas isso trará a ela e a Lex um preço muito alto, um preço mortal.

Lana resolve ir morar em Páris.

Clark descobre a verdade sobre Lex e sua obsessão pela vida do jovem fazendeiro.

Jor-El deixa Jonathan em coma e consegue “seqüestrar” seu filho.

Quarta temporada
2004 - 2005




Clark retorna, mas ele não é mais o mesmo. Reprogamado por Jor-El, ele busca por três pedras ao redor do mundo. Tais pedras são a fonte do maior conhecimento do universo.

Lois Lane chega a Smallville, para descobrir a verdade por trás da morte de sua prima Chloe. Lois encontra um Clark sem memória, que retornou depois de ficar ausente por 3 meses, e o leva ao hospital. Lana ainda em Páris, e com um novo interesse amoroso, o destemido Jason Teague, pesquisa sobre uma antiga mártir e bruxa: Condessa Marguerite Isobel Theroux, quem ela acredita ser sua ancestral. Jonathan ainda está em coma, Martha está ao seu lado e Lionel está na prisão aguardando julgamento.

Martha traz Clark de volta ao normal graças a Kryptonita Negra, que transforma Kal-El em Clark. Nesse momento Jonathan sai do coma. Pouco depois Lois e Clark descobrem que Lex salvou Chloe da explosão e ela pôde testemunhar contra Lionel, o que garantiu sua prisão.

Clark resolve aproveitar o último ano de escola e entra para o time de futebol americano, onde se torna um astro, mas depois desiste. Clark encontra dificuldades em sua relação com Lana e sua amizade com Lex começa a desmoronar, que fica cada vez mais sombrio. Durante a sua estadia na prisão, Lionel tem seu espírito trocado com Clark por algumas horas, fazendo com que sua doença rara se curasse e fez com que ele perdesse grande parte de sua maldade. Lois acha um cão muito especial: Krypto. Outro jovem super herói aparece na cidade: Flash. Chloe descobre o segredo de Clark. Lana tem sua antepassada despertada dentro dela por planos de Genevieve Teague, mãe de Jason, para que ela achasse os cristais de Clark. Genevieve tira Lionel da prisão.

Um inesperado e bem vindo personagem da temporada passada retorna, Alicia Baker, a jovem com a habilidade de se teletransportar. Alicia diz-se arrependida e disposta a consertar seus erros, pedindo desculpas à Lana e mostrando para Clark o quanto o amava. A participação de Alicia foi tão emocionante que a maioria dos fãs começou a torcer para que ela e Clark ficassem juntos, e foi ela quem revelou para Chloe que Clark não era um rapaz normal. Porém, Alicia foi brutalmente assassinada.

No final da temporada Clark e Lana se formam no ensino médio e confessam o amor que sentem um pelo outro. Lana mata Genevieve com o cristal kryptoniano fazendo com que Smallville se torne alvo de outra chuva de meteoros e Clark reúne as 3 pedras kryptonianas, que juntas formam um cristal que dá origem à Fortaleza da Solidão.

Com a ligeira impressão de que escritores e produtores teriam se perdido de seu foco na quarta temporada, a série ganha outras proporções a partir dessa temporada, fugindo um pouco do conceito "a história da adolescência e formação de Clark Kent", tomando algumas liberdades poéticas, porém se tornando ainda mais interessante e grandiosa. Assim se iniciou uma "nova fase" no seriado. É notável a ascensão e crescimento na qualidade do enredo nas temporadas seguintes.


Quinta temporada
2005 - 2006



Tendo chegado no Ártico sem saber o que fazer, Clark deixa o Cristal fazer todo o trabalho. Com a recentemente formada Fortaleza da Solidão, Clark começa a cumprir seu verdadeiro destino, parando o mal iminente com a ajuda de Jor-El, porém adia o treinamento para salvar Chloe.

Dois discípulos kryptonianos do General Zod, Nam-ek e Aethyr, chegam a Smallville en busca de Kal-El. O misterioso desaparecimento de Chloe nas cavernas e seu reaparecimento num hospital em Yukon, aumenta ainda mais as suspeitas que Lex tem em relação a Clark.

Clark fica sem seus poderes durante algumas semanas, o que permite que sua relação com Lana se desenvolva mais que nunca e os dois perdem a virgindade juntos. Chloe vira a nova confidente de Clark, já que agora sabe de seus poderes, ela também consegue um emprego no Planeta Diário, mas começa de baixo, literalmente. Clark entra para a faculdade e um de seus professores é Milton Fine, que na verdade é Brainiac e esconde segredos sombrios.

Dois novos heróis aparecem em Smallville, Aquaman e Ciborgue. Jonathan e Lex se candidatam a Senador. Jonathan é eleito Senador.

No centésimo episódio da série, Clark decide contar a Lana seu segredo, e também a pede em casamento. Lex descobre, e numa perseguição de carro com Lana, ela acaba sofrendo um acidente e morre. Desesperado, Clark procura seu pai biológico, Jor-El, e esta dá a ele a oportunidade de voltar no tempo, mas com algumas condições que mudariam para sempre o destino de Clark. Agora de volta ao passado, Clark decide não revelar o seu segredo, o que faz com que Lana se distancie ainda mais dele. Clark consegue salvar Lana do acidente, mas ela já está envolvida com Lex e Clark percebe que seu relacionamento não tem mais volta. Uma morte surpreendente atinge Smallville: Jonathan Kent morre, após Clark ter desobedecido seu pai biológico, Jor-El, para salvar Lana.

Lionel Luthor assume que sabe o segredo de Clark desde a queda da segunda chuva de meteoros.

Clark recebe ajuda de um aliado incomum e os verdadeiros motivos de Fine são revelados, obrigando Clark a tomar uma decisão que pode afetar a toda humanidade. Um vírus de computador criado por Fine destrói toda a infraestrutura tecnológica em todo o globo, gerando pânico e caos em várias cidades. Clark talvez não consiga salvar todos, e ainda pior, ele finalmente encontra o destruidor de Krypton, mas já pode ser tarde demais.

A temporada acaba de forma surpreendente, com Zod (que possuiu Lex) dominando o mundo, e Clark preso na Zona Fantasma sem poder fazer nada. Com este cenário, talvez seja a temporada com o final mais caprichado entre todas as outras.


Sexta temporada
2006 - 2007



A sexta temporada começou a ser exibida dia 28 de setembro de 2006 nos Estados Unidos, na recém criada emissora The CW, e estreou dia 7 de novembro, ás 21h (Horário de Brasília) no Brasil, no canal pago Warner Channel.

O tema da sexta temporada, de acordo com o produtor executivo da série, é a "ascensão" de Lex Luthor. Na verdade, é um dos temas. Nessa temporada, após derrotar Zod (Lex), Clark vai se empenhar em capturar os fantasmas que foram libertados quando ele conseguiu se livrar da Zona Fantasma e também continuaram aparecendo novos personagens da DC Comics.

Dessa vez Oliver Queen, o Arqueiro Verde aparece e acaba se envolvendo com Lois. Esta, por sua vez, anseia descobrir a identidade do Arqueiro Verde. Chloe tem uma surpresa e reencontra Jimmy Olsen, um fotógrafo do Planeta Diário com quem ela pensava ter perdido a virgindade em temporadas passadas.

Lana se aproxima mais de Lex, e Clark parece aceitar isso de forma menos dolorosa. Os sentimentos de Clark por Lois também começam a mudar, principalmente a partir do episódio 6.10, intitulado como 'Hydro' (Segredos Ameaçados).

No episódio 6.11 (Justice), além de Oliver, outros três integrantes da Liga da Justiça reaparecem na série. Bart (Denominado como 'Impulse', em vez de 'Flash' por restrições da DC Comics), Victor (Cyborg) e AC (Aquaman) formam com Clark e Oliver a Liga na série. Depois de 'Justice', um outro integrante da Liga apareceu (Ajax o caçador de marte). Especificamente no episódio "Labyrinth", onde um dos fantasmas espalhados pela Terra causa grandes problemas a Clark, e neste momento ele descobre o aliado não muito claro ainda na história da temporada até então.

A partir do episódio "Freak" o rumo da série começa a mudar. Lana fica obcecada em descobrir segredo de Clark, Chloe descobre ser uma infectada por kriptonita, embora ainda não possua poderes aparente. Os sentimentos de Clark por Lana voltam à tona.

O envolvimento de Lex com o experimento chamado 33.1 que aparentemente realiza trocidades com infectados a fim de criar um novo ser que só aparecerá no episódio 6.21 intitulado no inglês de "Prototype". Lex arriscará tanto por isso que envolverá Lana numa gravidez muito suspeita e doentia. Essa gravidez fará Lana subir ao altar com Lex e se tornar a Sra. Luthor. No dia de seu casamento, Lana descobrirá os poderes de Clark e isso quase impedirá o casamento, porém Lionel ameaça matar Clark caso ela deixe seu filho esperando-a na igreja.

Após o casamento, Lana descobre que não está grávida e revela a Clark que sabe do seu segredo. Clark vai tirar satisfações com Lionel, mas Ajax revela que Lionel forçou Lana a se casar para que ela descobrisse mais sobre um terrível experimento de Lex. Enquanto isso, Lana Lang aparentemente morre carbonizada após seu carro ter explodido depois de uma discussão com Lex. Lois Lane é assassinada durante uma ivestigação contra Lex Luthor, e Chloe Sullivan usa seu poder para curá-la, o que causará sua morte em seguida devido a todo desgaste de energia usado para a ressureição da prima.

A situação foge do controle de Lex e Clark enfrenta o último fugitivo da zona fantasma: Bizarro.


Sétima temporada
2007 - 2008


A lenda continua nesses sensacionas 20 capítulos da saga de um dos heróis mais venerados de todos os tempos. Clark conhece sua prima Kara Zor-El - uma garota kryptoniana que foi enviada a Terra para salvar o bebê Kal-El - enquanto namora com Lana, após o fim do casamento com Lex. Este aperfeiçoa uma nova obsessão ao ser salvo por Kara enquanto Lois lida com uma competição jornalística contra sua prima graças ao mais novo editor do Planeta Diário.

Chloe não está pronta para aceitar o que realmente é e termina seu romance com Jimmy.

Aparições não faltam na temporada, tais como: Sasha Woodman, uma freak vista na 1ª temporada; Lara, a mãe de Clark; Zor-El, o pai de Kara; o retorno de Pete Ross; Dean Cain interpretando o psicótico Dr. Knox; a entrada da Canário Negro na Liga da Justiça; e a volta do Caçador de Marte, de Oliver Queen/Arqueiro Verde e do vilão Brainiac.

Lois descobre o segredo de Oliver (Arqueiro Verde), Chloe e Jimmy voltam a namorar, Lex vira o novo diretor do Planeta Diário. Clark conhece Dax-Ur (o criador de Brainiac), enquanto Bizarro tenta tomar a vida de Clark e conquistar o amor de Lana. Surge a Kriptonita Azul, que anula os poderes de Clark, mas que pode ser mortal para Bizarro.

Descobrimos nessa temporada que Lionel, Dr. Swann e os pais de Oliver e de Jason formavam o grupo Veritas, que queria controlar o viajante (Clark), e que Lionel foi o responsável pela morte de todos os membros do grupo.

Quando Lex fica obcecado em descobrir onde se encontra o viajante, este mata Lionel em busca da chave para o viajante. Clark encontra o último sobrevivente de Veritas, Edward Teague, que depois é morto por Brainiac, personificando Kara, que está presa na Zona Fantasma.



Brainiac deixa Lana e Chloe em coma, mas acaba ficando fraco e busca por energia. Clark destrói Brainiac, salvando ambas. Lana deixa Smallville para que Clark cumpra sua missão e Chloe é presa pelo Departamento de Segurança de Lex. Clark vai em busca de Lex, que descobriu o segredo de Clark e a Fortaleza da Solidão. Na tentativa de controlar Clark, Lex acaba causando a destruição da Fortaleza e ambos ficam soterrados.

*Nota: Esta é a última temporada de Michael Rosembeau como Lex Luthor.


Oitava temporada
2008 - 2009




Nesta temporada, Clark Kent se direciona mais do que nunca para abraçar seu propósito como o super-herói ícone que ele está destinado a se tornar. Passando menos tempo em sua cidade natal e mais tempo na grande cidade de Metropolis, Clark encontrará novos desafios e novos rostos - tanto amigos quando inimigos - conforme começa sua carreira no Planeta Diário. Personagens de toda esquina dos quadrinhos da DC Comics irão marcar presença, incluindo Plastique, a suposta futura heroína com uma personalidade explosiva; Maxima, sedutora deusa intergalática; e o adversário mais formidável do Superman, Doomsday (ou Apocalypse), o único personagem capaz de matá-lo. Esta temporada também contará com aparição dos super-heróis viajantes no tempo da "Legião de Super-Heróis", que retornarão do futuro em um episódio escrito pelo renomado escritor dos quadrinhos Geoff Johns.

A oitava temporada começa com algumas semanas depois que a Fortaleza fora destruída, com uma equipe de escavação na região ártica pela LuthorCorp investigando o desaparecimento de Lex. Membros da Liga da Justiça se reúnem à procura de Clark, que está em estado vulnerável após a queda da Forteleza. A temporada mal começa e o novo emprego de Clark no Planeta Diário significará trabalhar junto a mesa de Lois Lane. Os dois serão obrigados a trabalharem em equipe cobrindo toda a pressão existente em Metrópolis. Algumas vezes é a própria Lois que se torna o maior obstáculo de Clark, especialmente quando ele está sem saída. Mas com Clark e Lois impulsionando uma maior proximidade, o clima começa a esquentar, e os sentimentos que começarão a aparecer irão vir como uma surpresa para os dois. No mesmo momento, Clark começa a descobrir a necessidade de se adaptar para explorar a sua dupla identidade como repórter e super-herói.

Mesmo com Lex desaparecido, a mansão dos Luthors não está vazia por muito tempo. A nova moradora é a Tess Mercer, a quem, seguindo as ordens escritas por Lex, assume o lugar dele na LuthorCorp e todos os projetos, incluindo a direção do Planeta Diário. Tess mostrará ser tanto impenetrável como ardilosa, e é uma nova e enigmática presença para todos. Não demorará muito para que a atenção de Tess se volte para Clark. Mas Clark está desconfiado das intenções dela, e como as marcas do seu passado são desmascaradas, novos mistérios irão aparecer. Através de tudo isso, Tess resolve permanecer inabalável - para encontrar Lex Luthor, na qual ela está convencida que ele ainda esteja vivo.

Clark não é um dos únicos que irá enfrentar desafios formidáveis. Oliver Queen retornará para fazer Metrópolis a sua casa. Ele se encontra numa encruzilhada, forçado a viajar através de alguns terrenos obscuros - especialmente quando os demônios de seu passado são despertados. Oliver ultimamente começa a questionar o seu papel como um super-herói, tal como Clark está abraçando o seu.

Com um noivo e novas habilidades que a assustam tanto quanto a intrigam, Chloe Sullivan decide direcionar sua atenção em ajudar o próximo. Ela assume o que Lana deixou e reabre a Fundação Isis para fornecer ajuda e conselhos para aqueles que são afetados por meteoros. Ela logo descobre o quão malandro um afetado por meteoro pode ser. A vida de Chloe ainda fica mais complicada quando ela conhece o paramédico Davis Bloome. Um servidor público sem descanso, Bloome consegue uma amizade bem rápida com Chloe. Nobre e misterioso, Bloome tem seus próprios demônios. Ele esta com problemas a respeito de vários lapsos de tempo que ele não consegue lembrar, e de maneira que ele se aproxima das respostas, ele deve confrontar o seu maior medo - que em seu interior, ele é pura maldade.


"A História Mais Sombria Que Smallville Já Teve!"

Se você acha que "Smallville" mergulhou fundo no lado negro da Força com a história de Lex e Lionel Luthor no sétimo ano da série, prepare-se que a série vai pegar ainda mais pesado no oitavo ao mostrar a saga do novo e poderoso vilão: Davis Bloome, o Apocalipse.

"O relato de sua história será algo muito triste e psicologicamente perturbado e, provavelmente, será a coisa mais sombria que 'Smallville' já fez", opinou Sam Witwer, o intérprete do personagem, em entrevista ao Krypton Site. Mas as coisas só vão de fato piorar ao longo da temporada pois, quando surgir na série, Bloome não terá qualquer traço de malvadeza.

"Ele é um paramédico em Metrópolis. Um cara consciente, bacana e bom", avaliou o ator, também dando detalhes da vida pregressa de seu personagem e de como surgirá em "Smallville": "Ele é meio que um outsider. Cresceu em orfanatos e teve uma infância muito dura. Ele é trazido à trama porque forma uma amizade muito rápida com Chloe. Eventualmente, começará a ter apagões, e fica curioso para saber o que está acontecendo - e o que descobre é algo horrível".
E o curioso é que Davis Bloome não terá apenas um bom relacionamento com Chloe não: inicialmente, ele também será amigo de... Clark Kent! Algo bem estranho, já que, nos quadrinhos, o Apocalipse simplesmente acaba matando o Super-Homem.

"Onde e como esse relacionamento surgirá será algo completamente novo para a série. Eu vou dizer o seguinte: não acho que Clark tenha tido a oportunidade de ter um amigo como Davis e vice-versa. Não posso ser mais vago do que isso, posso? Eles terão uma singular relação de amizade e camaradagem. Isso soa esquisito, né? Eu não posso falar sobre isso. Realmente não posso", contou Sam Witwer, que fez questão de afirmar que, em "Smallville", haverá total respeito ao Apocalipse dos quadrinhos, mas que o seriado também mostrará aspectos e fatos do vilão jamais vistos nas revistas.

"Eventualmente, Davis se tornará o Apocalipse e lembrará o personagem que os fãs dos quadrinhos estão esperando ver. Espero que eles gostem do que iremos fazer com o vilão, porque trata-se de nossa leitura dele. Temos a bênção da DC Comics (empresa responsável pelos quadrinhos do Super-Homem) e não vamos estragar qualquer história anterior do Apocalipse, mas estamos fazendo uma interpretação dele e adicionando elementos a essa história. Esperamos que os fãs percebam isso, e farei o meu melhor na pele dele", prometeu Witwer, que confessou não ver a hora de enfrentar Clark como inimigo.

"Ele está pedindo por isso. Você sabe, quem não gostaria de acertar aquele cara?", brincou o ator. Em se tratando do temível Apocalipse, dá para apostar que o público de "Smallville" tanto teme como anseia por esse embate...


No fórum ComicBlog, o famoso quadrinista Geoff Johns (contratado para escrever um dos episódios da temporada) comentou a empreitada:
"Posso dizer com confiança, a temporada que eles planejaram é a mais ambiciosa da série até agora. Tem diversas reviravoltas. E o episódio dez é insano!"

Ele fala de um ponto que tem intrigado os fãs: o fato de Apocalipse (Doomsday no original) ser um humano na série, enquanto na HQ o assassino do Superman era um monstro alien. "Se eles conseguirem chegar onde querem com Doomsday... No começo não entendi o que eles queria com o alter-ego humano. Mas é uma idéia muito boa, infernal. Os fãs dos quadrinhos vão ficar surpresos quando o mistério for revelado. É espetacular de verdade", disse.



Para quem não conhece o personagem, Apocalipse (Doomsday em inglês) é um super-vilão fictício pertencente ao universo da DC Comics, que se tornou conhecido internacionalmente por ter sido o responsável pela morte de Superman na bem-sucedida história A morte de Superman (Superman #75 nos EUA). Ele é fruto de experiências feitas por um cientista alienígena em Krypton, daí seu ódio pelo Superman, pois Krypton foi o local de suas inúmeras mortes e renascimentos.




Nona temporada
2009 - 2010


A nona temporada de Smallville estreou no dia 25 de setembro de 2009 na WB e CW.

Nessa temporada, Clark Kent participa de duas realidades opostas: A da destruição do Planeta Terra, causada pelo Major Zod escravizando os seres humanos e trazendo a morte para sua melhor amiga Chloe Sullivan, e a realidade presente da qual ele necessita mudar para que tais eventos não ocorram no futuro.

Clark, Chloe e Oliver Queen estiveram bem ocupados neste ano, pois a ameaça de Zod é real e o mundo precisou mais do que nunca de heróis.

A "Sociedade da Justiça" (formada por Gavião-Negro, Dr. Destino e Stargirl) ensinou a esse trio a essência de uma equipe e a confiança que cada um deve depositar no outro para que os dias que virão a seguir sejam cheios de paz.


Lois encontrou Amanda Waller, a líder de uma perigosa e secreta organização governamental, intitulada Xeque-Mate. Oliver é sequestrado pela Xeque-Mate para ser recrutado e revelar a identidade dos membros da Liga da Justiça. Ele consegue escapar e pede ajuda à Clark. Enquanto isso, Chloe é sequestrada também e ao tentar regastá-la, Clark fica cara a cara com Waller, revelando assim sua identidade. Porém, depois, John Jones (o Caçador de Marte) apaga a memória dela. A organização também compra briga com Zod, ao ameaçar os kandorianos e causar a morte de Faora, o que desperta a ira do vilão, que destrói o QG do Xeque-Mate e elimina os agentes para sempre.

Martha Kent e Perry White retornam para a cidade...como namorados. Lois e Perry começam a trabalhar na mesma matéria sobre a Rainha Vermelha, e formam uma dupla, o que acaba por colocá-los em perigo.

No episódio final da temporada, Tess confronta Zod na Fortaleza para salvar Clark, porém o vilão a queima com sua visão de calor e a deixa para morrer antes de destruir o painel da Fortaleza. Clark leva Tess ao hospital, onde ela diz que há um segundo painel para ativar o Livro de Rao (uma chave que abre um portal para mandar os kandorianos a outra dimensão). Mais tarde ela é declarada morta. Zod finge ser o Borrão, mas ataca Lois quando ela descobre que ele não é o verdadeiro herói. Contudo, ela é salva por Clark que a beija e nisso Lois descobre que Clark é o Borrão. A tropa de Zod concorda em ir para um novo lar. Mas Zod se nega a ir e usa uma adaga de kryptonita azul, assim ele e Clark viram humanos e não serão banidos. Após lutarem entre si no alto de uma torre, Clark intencionalmente se apunhala e cai do prédio, deixando Zod sem proteção e fazendo com que ele seja banido. Enquanto isso, Chloe se desespera quando Oliver é raptado.


Décima temporada
2010
- 2011

Na explosiva última temporada, Smallville culmina no surgimento do maior heroi do mundo: Superman. Finalmente trabalhando ao lado da intrépida Lois Lane no Planeta Diário, Clark Kent aceitou seu destino como guardião de Metrópolis.

O episódio começa segundos após Clark Kent cair do prédio com uma adaga de Kryptonita Azul (que anula seus poderes) no seu abdômen, sendo salvo por Lois Lane, que remove a adaga e sai de lá a fim de proteger seu segredo. Chloe Sullivan, em busca de salvar Oliver Queen, que está sendo torturado por um membro do Esquadrão Suicida, recorre ao elmo do Senhor Destino, colocando sua sanidade em risco e tendo visões de um futuro não tão distante. Para salvar Oliver, Chloe se sacrifica, se oferecendo como moeda de troca. Enquanto isso, Tess Mercer aparece viva e se depara com clones de Lex Luthor, do qual, um deles, faz um teste para Clark onde ele terá que correr contra o tempo. Clark consegue salvar Lois e evita que o globo do Planeta Diário caia sobre a população,voando e o colocando de volta.

No 200º episódio da série, Clark e Lois vão uma reunião escolar de 5 anos após a formatura. Uma visita à casa dos Crows faz com que Clark tenha lembranças de seus velhos tempos com Lana e Chloe. Brainiac 5 usa o anel da Legião para vir do futuro e leva Clark para o passado, presente e futuro. Ele mostra a Clark o que realmente aconteceu na noite em que Jonathan Kent morreu, a dor de Oliver, o atual e o futuro de Clark no Planeta Diário ao lado de Lois e seu papel como o super-herói favorito vermelho e azul da Terra.

Entre algumas revelações e reviravoltas surpreendentes na trama, Tess descobre que é filha de Lionel Luthor com Pamela Jankins, uma ex-babá de Lex Luthor que morreu de câncer no 19º episódio da primeira temporada.

Neste ano, a galeria de vilões principais foi formada por Darkseid e seus asseclas de Apokolips (Vovó Bondade e Gordon Godfrey), além de clones de Lex Luthor, entre outros vilões, que dificultaram a vida de Clark - como o Esquadrão Suicida, liderado por Rick Flagg (entre outros membros, como Pistoleiro e Plastique). Com tudo isso, a imprensa e o exército dos EUA promovem o Ato de Registro dos Vigilantes, para acabar de vez com os heróis. Em um esforço para proteger o resto da equipe, Oliver Queen decide se registrar de acordo com o Registro para ver o que o governo pretende fazer com a nova lei. Como ele suspeitava, era uma armadilha para levar os super-heróis a uma prisão, onde ele é submetido a uma brutal bateria de testes sob a supervisão do Coronel Slade (aka Exterminador). Com a ajuda de Aquaman e sua esposa Mera, Clark salva o amigo e destrói as prisões construídas para os heróis. Com a derrota, o governo decide pegar pesado e a Lei de Registro dos Vigilantes é efetivada e as coisas tomam um rumo pouco favorável quando o Arqueiro Verde tenta deter um assalto, mas é atacado por cidadãos, só por ser um super-herói. Clark descobre que todos esses civis têm uma ''tatuagem das trevas'' (o símbolo ÔMEGA, de Darkseid). O Gavião Negro e Stargirl retornam para ajudar Clark a lidar com Slade Wilson (agora o Exterminador), que raptou Lois. Mas o confronto acaba causando a morte do Gavião, após uma batalha heróica.

Depois de tudo o que aconteceu com o ARV, Lois diz para Clark que é melhor fazer de "Clark Kent" esquecível e inábil para que as pessoas não suspeitem que ele é o Borrão. No entanto, os dois ficam chocados quando um famoso super-herói vem do futuro, o Gladiador Dourado, fazendo varreduras na cidade e começa a fazer guarda e posando para a mídia, tendo conquistado completamente a cidade de Metropolis. Gladiador começa sua campanha para tomar o lugar do Borrão como o "Maior Super-Herói do Mundo" e tenta convencer Lois com charme a escrever uma história sobre ele, mas ela não está para brincadeira e começa sua própria campanha para o Borrão. Durante um salvamento do Gladiador, uma arma alienígena na forma de um escaravelho cai de um caminhão e cai nas mãos de um menino chamado Jaime Reyes, transformando-o no Besouro Azul. Infelizmente Jaime é incapaz de controlar o processo e Besouro Azul começa a atacar Metropolis. Nisso, o Borrão e o Gladiador precisam se unir para salvar a cidade e também o garoto. Mais um memorável episódio escrito por Geoff Johns ("Legion" e "Absolute Justice"), que marcou como o primeiro episódio a Clark usar o óculos em mais de 90% do episódio.

A décima temporada promete concluir o mito que se iniciou no ano de 2001, finalizando o desenvolvimento de Clark Kent, mostrando seu relacionamento com Lois Lane, o desfecho de Chloe Sullivan e o ínicio de uma nova etapa na vida de Oliver Queen. A Décima Temporada de Smallville estreiou no dia 03 de novembro de 2010 no Brasil pelo canal pago Warner Channel, e se encerrará hoje, uma sexta-feira 13 (de Maio de 2011).

Nenhum comentário: