domingo, 1 de maio de 2011

[Review] 10x19 "Dominion"



AJOELHEM-SE PERANTE ZOD!

Parece que agora Smallville tomou jeito. Após o ótimo episódio da semana passada, "Booster", a série nos brinda com "Dominion". Muito mais emocionante do que a volta de Zod (Callum Blue), foi a volta dos bons efeitos especiais e as cenas de ação - dessa vez, com direito a sangue!

Em sua estréia como diretor, Justin Hartley acertou em cheio e comandou um dos melhores episódios da temporada (ou deveria dizer, um dos únicos bons da temporada?).

Assim que descobre que Slade Wilson (vulgo Exterminador) - exilado em 10x11 "Icarus" - escapou da Zona Fantasma, Clark decide investigar quem está por trás disso (já que apenas o sangue da Casa de El pode abrir o portal). Mas ele não parte sozinho, e Oliver acaba indo junto nessa missão arriscada - contra a vontade do seu amigo de aço.



O reencontro com Zod - agora governador da Zona Fantasma - foi bem sinistro, com o mesmo debaixo de um capuz negro, envolto por uma serpente. Uma imagem que realmente caracteriza o clima e sentimento daquele lugar, além de personificar alguém tão cruel como Zod - que revela-se o manipulador por trás dos eventos que atrairam Clark até ele, para que assim ele pudesse se vingar.

E como todo bom vilão, a vítima precisa sofrer muito antes de ser finalmente aniquilado. Vimos que Zod organizou pequnos combates numa arena, onde prisioneiros da Zona se enfrentam até a morte!

O visual, as cenas de luta, os efeitos slow-motion, tudo isso me lembrou outra série de TV que assisto (e recomendo!), "Spartacus" do canal Starz, que conta a história do gladiador Espártaco que liderou um grupo de gladiadores numa revolta ao Império Romano. Uma série muito bem produzida, por sinal, com ótimas cenas de combates, e efeitos espetaculares que lembram muito o filme "300" - do diretor Zack Snyder (que dirigirá o próximo filme do Superman).

Mas as semelhanças não param por aí! Há um episódio do desenho "Liga da Justiça", onde o Superman (Clark) é capturado por Mongul, senhor da guerra, e forçado a lutar até a morte ao estilo dos antigos gladiadores romanos em um planeta alienígena. Essa zona de batalha é conhecida como Planeta Arena. Essa história foi baseada na saga em quadrinhos "Superman no Espaço", onde o Homem de Aço se exila da Terra após matar Zod, conhecendo novos planetas, incluindo aí o Planeta Arena.





As cenas de luta foram, sem dúvidas, o grande destaque do episódio - com direito até a Clark de capa vermelha! A 1ª luta de Clark contra um gladiador e sendo auxiliado por Oliver, foi muito boa. E quando os dois amigos se enfrentaram, ficou melhor ainda. Parece que, na série, nosso futuro Superman SEMPRE luta melhor quando está sem poderes!

Zod também estava ótimo nesse episódio. De visual dark e com barba, o personagem se aproximou ainda mais da mitologia icônica, quando revelou algumas coisas para Clark:





ZOD: (...) Quando cheguei aqui, achei algo muito especial, alguém que conhece. Alguém que aprecio muito.
CLARK:
...Quem?
ZOD:
Eu.
CLARK:
O fantasma original de Zod.
ZOD:
Finalmente de volta ao corpo do qual você me tirou. Agora tenho o conhecimento total de duas vidas, e você... Você é meu inimigo em ambas.
CLARK:
Derrotei você nas duas.
ZOD:
É por isso que terei uma dupla satisfação ao vê-lo se ajoelhar...e servir...até morrer. Você me mandou para minha sentença de morte. Deixou-me a mercê daqueles kandorianos. Esta foi minha punição.
CLARK:
Jor-El construiu esse lugar para pessoas do seu tipo.
ZOD:
Meu tipo? Por isso que mandou Slade pra cá? O que Jor-El pensaria sobre você usar esta prisão para seus próprios fins? Sem julgamento, sem júri, só as regras de Kal-El. Mas acho que no fim, tornou-s sua ruína, não foi?
CLARK:
...Era uma armadilha. Sabia que assim que eu visse que Slade havia sido mandado de volta, eu viria até aqui à procura de respostas.
ZOD: E veio.
CLARK:
Você tem o cristal-chave. Como?
ZOD:
Somos irmãos de sangue, Kal-El. Esqueceu de como me curou com seu sangue na Terra?

Uma ótima explicação, que encaixou certinho em alguns pontos deixados pela série em temporadas anteriores. O fantasma de Zod ter seu próprio corpo agora, casa com a caracterização canônica dos quadrinhos, sem contar que souberam aproveitar muito bem o "sangue compartilhado" na 9ª temporada. Zod esteve tão bem nesse episódio, como esteve em quase toda a 9ª temporada. Muito mais cruel, frio, calculista e manipulador. "Smallville" precisava de vilões como Zod. Além disso, o final de Zod, mostrado no episódio (e na foto abaixo), aproximou de vez o personagem da imagem memorável dos filmes de Richard Donner, "Superman I" e "II".


Algo que não posso deixar em branco é a participação de Lois nesse episódio. Vi algumas pessoas compararem as atitudes da futura (será?) Srª Kent com as de Chloe nas últimas temporadas (8 e 9). Sério, as atitudes da Lois são bem claras: ela faz coisas que qualquer pessoa que ama muito o Clark faria. O salvou e ainda livrou o mundo de ser dominado futuramente pelo Darkseid. Por mais que o portal estivesse aberto e os fantasmas saíssem, o estrago seria tão grande quanto deixar o Clark lá preso e o mundo aberto para Darkseid dominar a todos. A Lois não agiu como a Chloe ao dar o ataque de teimosia que ela deu. Ela como uma pessoa que ama o Clark, simplesmente não deixaria que o plano dele de sair da sua vida do nada desse certo. CLARO que ela pode ter exagerado um pouco com a arma, mas não vi traço "Chloeano" nenhum em nenhuma situação. Além do mais, Lois não é assistente de Clark, É MULHER DELE, muito diferente. O que pode até justificar algumas ações dela, mesmo que sejamos contra essas ações!

E, enfim, ouvimos mais sobre Darkseid. Descobrimos que o vilão visitou Zod na Zona Fantasma e, através do kryptoniano, descobrimos que Oliver está infectado (com o símbolo Ômega) e portanto já faz parte do exército sombrio de Darkseid. Agora, é ver onde isso vai dar!

Excelente episódio. Confesso que achei as cenas de fora da Fortaleza, meio chatinhas, mas como o que predominou foi a aventura tridimensional dos heróis, achei o episódio muito bom. Pena que só agora os roteiristas e produtores decidiram investir mais na temporada.

NOTA 5/5


6 comentários:

Pedro Enrico disse...

Um dos melhores episodios da temporada, eu realmente pensei q Oliver tivesse se juntado a Zod quando ele enfincou a enpada em Clark.
Episodio fantastico

Lorena Welling/Ackles/Knowles disse...

"Parece que, na série, nosso futuro Superman SEMPRE luta melhor quando está sem poderes!" #euri mas é verdade! kkkk...

"...as cenas de ação - dessa vez, com direito a sangue!" iiiih, já tinha falado isso. xD

"Mas as semelhanças não param por aí! Há um episódio do desenho "Liga da Justiça", onde o Superman (Clark) é capturado por Mongul, senhor da guerra, e forçado a lutar até a morte ao estilo dos antigos gladiadores romanos em um planeta alienígena. Essa zona de batalha é conhecida como Planeta Arena. Essa história foi baseada na saga em quadrinhos "Superman no Espaço", onde o Homem de Aço se exila da Terra após matar Zod, conhecendo novos planetas, incluindo aí o Planeta Arena." acertei né?! =D

acho que eles estavam guardando os melhores episodios pro final... desperdício? falta de grana? sei lá...


Pedro, eles também me enganaram direitinho u.u' eu podia jurar que o oliver tinha se juntado ao Zod...


ótima review para um ótimo episódio!

mrhide disse...

Lois não é assistente de Clark, É MULHER DELE, muito diferente. O que pode até justificar algumas ações dela, mesmo que sejamos contra essas ações!
Para mim Lois foi a Chave do episodio o q ela diz p Tess

mrhide disse...

outra coisa o ep fala de ORION

luloispes disse...

Gostei muito do episodio!!
Mas o que mais me chamou a atenção foi a interpretação da Erika. Nossa a Lois dela ama Clark com os olhos, ela demonstra tão bem, isso se completou com suas ações dentro do episódio, ela faria tudo pelo Clark. Que show de interpretação!!
Gostei da interpretação e direção do Justin, foi completa.

Maycon disse...

um dos melhores episodios!
baixei aqui em HD, muito show os efeitos da luta
espero que se ele for lutar com Darkseid tenha bastante efeitos desse tipo.
eles deicharao o melhor pros episodios finais
se é falta de $$$$ ñ sei mais o epi ficou fabuloso
eles tavao juntando $$$$ pra comprar umas placas de videos pra ter bastante efeiitos de computaçao no finall kkkkkk