terça-feira, 17 de maio de 2011

"Smallville" chega ao fim: Um balanço da série que manteve o universo do Superman nas telas por uma década

Smallville
Smallville
O elenco de Smallville
Smallville
Tom Welling
Smallville
Christopher Reeve em "Rosetta"
Smallville
Liga da Justiça
Smallville
Sociedade da Justiça
Smallville
Enfim o uniforme

No final dos anos 90, o roteirista de O Gigante de Ferro, Tim McCanlies, levou para a Warner Bros. a ideia de uma série de TV que mostraria a adolescência de um jovem destinado a se tornar um dos maiores heróis de todos os tempos: Bruce Wayne. Apesar da premissa interessante, o estrago feito na franquia Batman pelos filmes de Joel Schumacher havia sido tão grande que o projeto acabou engavetado.

Mas a ideia de mostrar a vida de um super-herói antes das capas e colantes era boa demais para ser desperdiçada, e acabou renovando o fôlego de outro personagem desgastado na mídia: o Superman.

Assim, sob a tutela de Alfred Gough e Miles Millar, Smallvile foi criada como uma mistura de histórias em quadrinhos com Dawson’s Creek e Buffy, a Caça-Vampiros. O piloto estreou em outubro de 2001, apresentando para 8 milhões de expectadores um Clark Kent de 15 anos, tão inseguro quanto invulnerável, em busca de seu lugar no mundo - e sem colantes.

Durante os primeiros - e melhores - episódios da série, o jovem estaria às voltas com seus hormônios, poderes e a paixão platônica por Lana Lang. A história seria como uma grande versão extendida do filme de Richard Donner e, contrariando as expectativas, durou 10 anos e rendeu 217 episódios.

Um tanto controversos, é verdade. Nenhuma série que dura tanto tempo é capaz de manter a qualidade em todos os seus episódios, e em alguns deles era possível sentir pena dos roteiristas, limitados pelo orçamento e pela obrigatoriedade de criar um supervilão por semana. De repente, tudo era desculpa para se ganhar poderes: de exposição à kryptonita até mascar chicletes radioativos com a marca do patrocinador do programa. Como se não bastasse, Clark ainda enfrentou bruxas, vampiros e uma penca de kryptonianos. [Mas ele não era o último?]

O importante é que, em meio a situações que beiravam o estapafúrdio, Smallville mostrou o amadurecimento de Clark, a descoberta de sua herança alienígena e o início de sua vida adulta em Metrópolis. Durante essa jornada, seu arqui-inimigo, Lex Luthor, foi derrotado. Seu pai adotivo, Jonathan Kent, morreu de causas naturais. Amigos chegaram e partiram, e seu coração, que sempre fora de Lana Lang, acabou entregue à Lois Lane, que nessa versão da lenda já sabia do segredo do amado muito antes de ele vestir sua capa vermelha.

Não faltaram homenagens às encarnações anteriores do herói. A começar por Christopher Reeve, numa participação emocionante no episódio “Rosetta”, repetida em mais duas ocasiões. Maggot Kidder (a Lois Lane dos filmes de Richard Donner), Dean Cain e Teri Hatcher (de Lois & Clark) e até Helen Slater (a Supergirl do filme de 1984) também deram o ar da graça. Terence Stamp, o antigo General Zod, dublou de maneira muito competente o novo Jor-El.

Entre os heróis e vilões convidados, podemos destacar a Liga e Sociedade da Justiça, a Legião dos Super-Heróis, Gladiador Dourado e Besouro Azul, a Legião do Mal e até mesmo o vilão Apocalypse, que matou o herói nos quadrinhos.

No auge de sua popularidade, Smallville gerou ainda duas tentativas de séries de super-heróis. Em 2002, Birds of Prey mostrava a filha do Batman junto a Oráculo e Canário Negro combatendo o crime numa Gotham City baseada no mesmo universo de Smallville. Apesar da boa audiência inicial, a série desandou e não passou de 13 episódios. Em 2005 veio Aquaman, que pode ter naufragado ainda no piloto, mas garantiu ao seu protagonista, Justin Hartley, o papel de Arqueiro Verde em Smallville.

Ao anunciar que a décima temporada seria a última, culminando na transformação de Clark em Superman, os produtores e roteiristas puderam finalmente posicionar as peças em seu esburacado tabuleiro. Pontas soltas foram amarradas e o grande vilão Lex Luthor voltou à vida numa trama típica dos quadrinhos, aliado à ameaça cósmica de Darkseid e seu planeta Apokolips.

Apesar do episódio final emocionante - que teve cena de voo, trilha sonora de John Williams e diversas cenas em homenagem ao filme de 1978 - o clímax foi frustrado pelo orçamento apertado da série. Depois de esperar 10 anos para ver Tom Welling com o icônico uniforme azul, os fãs tiveram que se contentar com tomadas distantes, um modelo em computação gráfica e closes no rosto do ator, que nunca chegou a colocar a cueca por cima da calça.

Assim como a vida do Superman nos quadrinhos, Smallville teve altos e baixos, e acabou perdendo dois terços de seus 8 milhões de expectadores ao longo do caminho. Mas, ao final, cumpriu bem seu papel em manter viva a mitologia do último - ou ao menos, mais famoso - kryptoniano, e nos manter acreditando que um homem pode voar.

Por: Fábio Yabu / Fonte: Omelete

3 comentários:

Jackie Marcondes disse...

Ainda estou vendo a 9ª temporada, mas conto os segundos para chegar nesse episódio, deve ser mais que emocionante, afinal 10 anos se passaram. Crescemos assistindo a série, esperamos, choramos, gritamos, nos emocionamos, nos apaixonamos e vimos mais de uma vez que Superman é o grande e maior herói de todos, honrado eternamente, por todos, independente da homenagem, mas sempre estivemos lá. Parabéns aos criadores da série, ao atores que interpretaram maravilhosamente seus grandes personagens e a nós fãs, que jamais esqueceremos essa série. "Finale somebody save us."

Maycon disse...

um fim para un novo começo
espero que ainda lançem uma serie do superman com os mesmos personagens

Erick disse...

Fábio Yabu / Fonte: Omelete

NESSA FONTE, ALGUMAS COISAS ESTÃO EM DIVERGÊNCIA, PORQUÊ? PORQUE O PROJETO AQUAMAN (PROGRAMA TELEVISIVO) NÃO SEGUIU SUA HISTÓRIA PORQUE EM 2001 PERDEU A DISPUTA ENTRE SMALVILLE, QUE FOI OBJETO DE DISPUTA, PORÉM, DIGO QUE NAO FOI LANÇADO EM 2005 E SIM EM 2001 JUNTAMENTE COM O PILOTO DO SMALLVILLE, COM ISSO, FOI AVALIADOS OS DOIS, A CHEGAR A UMA CONCLUSÃO DE QUE SMALLVILLE SERIA A SÉRIA ESCOLHIDA.

INCLUSIVE JUSTIN HARLEY PERDEU O PAPEL DE CLARK PARA O TOM WALLING.

BLOG: ERICKURUBA.BLOGSPOT.COM