quarta-feira, 11 de maio de 2011

[ESPECIAL 10 ANOS] Episódios Essenciais de Tess Mercer

E chegou a vez de Tess Mercer (ou seria Lutessa Luthor) ganhar a sua sessão de "Episódios Essenciais". A personagem (interpretada por Cassidy Freeman) chegou na 8ª temporada, substituindo Lex Luthor na trama (após Michael Rosembaum abandonar a série). No início, uma simples "tapa-buraco", mas ao londgo das temporadas, Tess foi ganhando seu merecido destaque, e desde então, já são três temporadas em que ela está presente, tornando-se uma dos personagens que mais evoluiu e uma das mais amados da série.

8x01 # Odyssey
O início da 8ª temporada mudou tudo na série. Com a entrada de novos produtores e o cenário mudando de Pequenópolis para Metrópolis, Clark virando repórter do Planeta Diário e seu arqui-inimigo estando ausente, foi preciso criar um substituto. A 8ª temporada deu um novo rumo à série, e um dos (muitos) destaques certamente foi a entrada de Tess Mercer, vice-presidente da LuthorCorp, que assumia o lugar de Luthor na empresa e no Planeta Diário. "Odyssey" é a sua estreia na série, e logo vemos o quanto ela é fiel e obssessivamente determinada a encontrar Lex Luthor, alguém que ela realmente admira e respeita muito.

8x02 # Plastique
Em seu segundo episódio, já podemos ver do que a personagem é capaz. Após fechar um departamento secreto de experiências em mutantes, Tess persegue uma fugitiva do instituto, capaz de soltar fogo dos olhos. Vemos que Tess não mede esforços nem se importa com a verdade, para alcançar aquilo que ela almeja, igualzinha a Lex Luthor.

8x03 # Toxic
O episódio centrado em Oliver Queen, que mostra sua origem como Arqueiro Verde, também revela alguns momentos de Tess Mercer, quando ela ainda era uma ambientalista inocente, que conheceu Oliver e mais tarde se envolveu com ele. Tudo isso nos faz perguntar como uma pessoa tão boa como ela era, acabou se tornando tão fria e manipuladora?!

8x12 # Bulletproof
Confrontada por Lana, Tess descobre a verdade sobre Lex Luthor! E pior: ela era apenas uma marionete, e Lex havia implantado uma câmera nos olhos de Tess para ver e saber das coisas através dela. Ao saber disso, Tess corta sua relação com Luthor, o que gerará problemas futuramente.

8x13 # Power
Quando parecia que Tess se ajeitaria, o inesperado acontece e ela assassina, a sangue-frio, um ex-funcionário de Lex, que a ameaçara. Essa é a 1ª vez que vemos Tess matar alguém, e acontece ali a sua queda para o lado sombrio.

8x16 # Turbulence
Tess e Clark vão juntos a uma conferência, mas no meio do caminho, o avião passa por uma turbulência - o que, na verdade, era uma armação dela para ver se Clark revelava seu segredo. Antes disso, numa conversa sincera, ela abre seu coração para Clark e, então, descobrimos que, durante sua infância, ela era violentada pelo pai adotivo.

9x06 # Crossfire
Tess prova que nem um general militar de outro planeta pode com ela. Ameaçada por Zod, Tess vira o jogo e surpreende o kryptoniano, ao entregar-lhe as placas de identificação dos soldados que ele havia mandado para matá-la.

9x11-12 # Absolute Justice
No épico episódio escrito por Geoff Johns, entre toda a ação e os heróis apresentados, sobra espaço para Tess brilhar! Com a chegada do Xeque-Mate, uma organização de agentes secretos (e nada bonzinhos), descobrimos que a presidente da LuthorCorp faz parte da equipe.

9x17 # Checkmate
Num dos melhores episódios da série, vemos finalmente Tess em ação, numa missão da Xeque-Mate, que consiste em capturar o Arqueiro Verde e descobrir os segredos da LJA. Nesse episódio, Tess descobre que Oliver é o Arqueiro Verde, e ele ao saber da traição dela, diz que nunca mais quer vê-la. Descobrimos também que Tess deseja sair da organização, mas só existe uma maneira de um agente deixar a Xeque-Mate...

9x21 # Salvation
Num ato de redenção, Tess confronta Zod na Fortaleza da Solidão, mas acaba entre a vida e a morte, com metade de seu corpo queimado pela visão de calor do kryptoniano. Salva por Clark, ela lhe dá uma última ajuda, antes de morrer e ter seu corpo levado do hospital pela Vovó Bondade (ela viria a ressussitar logo na estréia da 10ª temporada).

10x05 # Isis
Mudada, Tess conquista a confiança de Clark e Oliver e é convidada por eles a assumir o controle da Torre de Vigilância, na ausência de Chloe.

10x08 # Abandoned
Tess tem estranhas lembranças de sua infância e, ao acordar, percebe que elas podem ser reais. Com a ajuda de Clark, ela investiga um orfanato, onde a anfitriã esconde um sinistro segredo. Trata-se da Vovó Bondade, uma serva maligna do mal absoluto, Darkseid. Ela treina meninas em habilidosas assassinas letais - as Fúrias. Tess acaba descobrindo que é uma dessas guerreiras e que teve sua memória apagada. Ao final do episódio, também descobrimos que ela é filha bastarda de Lionel Luthor e foi abandonada pelo empresário no orfanato, quando criança.

10x09 # Luthor
Clark é teletransportado para um universo alternativo, a Terra-2, onde tudo lá é diferente e sombrio. Ele nunca foi achado pelos Kent, mas sim criado por Lionel Luthor. Entre outras anomalias, ele descobre que Tess é uma Luthor, e nesse universo, ele e Tess eram irmãos e tinham um caso amoroso!

Nenhum comentário: