domingo, 20 de fevereiro de 2011

[Review] 10x14 "Masquerade"


"Smallville" parece ter voltado aos bons episódios. Claro, ainda não chega ao nível da 9ª temporada, mas pelo menos, alguma coisa boa está saindo dessa salada de frutas.

Depois do fraquíssimo "Collateral", tivemos o bom "Beacon", e agora (salvo alguns detalhes) temos também "Masquerade". Esse episódio serviu para ligar alguns pontos e aproximar ainda mais a história de sua mitologia canônica.

É sempre legal ver Clark em outros páises (China, Equador, Austrália, Egito, etc), pois nos passa toda a grandiosidade universal que é o Superman, ao invés de mostrá-lo agindo somente em Metrópolis. Pois é isso que ele é. Um herói de todos. E dessa vez, o passeio foi em Londres. Muito bacana a cena do Borrão no relógio de Londres (só fico me perguntando como ele chegou lá em cima?)

O grande destaque do episódio não é a abordagem feita sobre Desaad e o arco Darkseid (muito menos a relação Chllolie :S ), mas é o próprio Clark Kent, cada vez mais, aceitando as peças que faltam para completar o quebra-cabeça. Já haviamos tido essa referência no episódio passado, quando ele comentou com Martha que estava na hora de se revelar ao mundo. Pois "Masquerade" trata de mostrar como isso deve ser feito. O que os fãs sempre se perguntaram foi, como ele fará para usar a dupla-identidade se todos já viram o rosto dele? Bem, o episódio deu a entender que Clark não é o centro das atenções do Planeta Diário, salvo o estagiário (Jimmy Olsen?) que beija o chão onde ele e Lois pisam. Talvez, por isso, Clark possa continuar nas sombras, sem chamar atenção, deixando apenas o Borrão em evidência.

A cena do Clark testando um novo uniforme no celeiro me lembrou muito o episódio-piloto da série "Lois & Clark"- com a diferença que lá, era Martha quem o ajudava com isso, e aqui era Lois. Mas convenhamos, que capuz é aquele? Ficou parecendo um irmão mais velho do Bart/Flash. Mas como o Sr. Kent disse, ele não quer se esconder atrás de uma máscara, mas sim que todos os vejam de cara limpa, sendo um verdadeiro símbolo de esperança.

-


Enquanto isso, somos apresentados a Desaad, o último aliado-servo de Darkseid, que faltava. Após lutarem com um grupo de gângsters e se envolverem em assuntos do FBI, não demora para Oliver e Chloe se verem envolvidos nas garras do vilão. Sequestrada, Chloe é presa a uma corrente e torturada psicologicamente por Desaad em seu esconderijo. O vilão usa de ilusões para tentar confundir a mente de suas vítimas e assim convertê-las ao lado sombrio - e as que não cedem, morrem. Após alucinar que Clark a salva e tenta beijá-la, que Oliver diz para esquecerem o papo de heroísmo e viverem suas vidas e que Lois a faz lembrar de tudo que abriu mão, Chloe se mostra firme, mas Desaad ainda tem suas cartas. Tentando provocar a ira da loirinha, ele a incita a querer matá-lo com uma faca. Mesmo tentada e pressionada por uma contraparte sua vestida de branco (igual em "Collateral"), Chloe parece, finalmente, ter aprendido a lição e não cede à escuridão. Mas antes que Desaad possa feri-la, o Borrão a salva e, em seguida, retorna para confrontar o pupilo de Darkseid. Diferente de quando "enfrentou" Godfrey, aqui o herói está mais confiante, tem amor, e está incorruptível. Por isso mesmo, não entendo como ele não conseguiu dar um jeito em Desaad. Sério, como o futuro maior super-herói de todos, aquele que será a luz e esperança do amanhã, não consegue lidar com um mero capanga de vilão? Saudades das primeiras temporadas, quando Clark já chegava chegando, dando um empurrão ou puxando o vilão pelo casaco e arremessando-o pra longe....bons tempos. Podiam voltar a fazer isso, já que não querem colocar uma grande luta! Por mim, apenas esse ponto no episódio foi negativo e nos faz pensar: se Clark não deu conta de Godfrey, Vovó Bondade e Desaad, temamos pelo confronto final com Darkseid :S

E se falta ação da parte do herói principal, Oliver nem quer saber e já chega na porrada! Pegando Dessad de jeito quando este ia escapar, dá uma surra e tanto no vilão, acreditando que Chloe esteja morta, mas sem saber que ali Desaad o estava testando...e o arqueiro caiu feito patinho!
A grande fumaça que arremessara Clark contra a parede, então o solta e desaparece, e pelos flashes batidos enquanto Oliver surrava o vilão, dava a entender que algo muito ruim estava acontecendo pro lado do playboy. Apenas quando Clark chehou contando que havia salvo Chloe, Oliver parou e saiu dali. Por mais que seja bom, ver pelo menos um herói dando socos em alguém, isso não muda o fato que Oliver é e sempre será assim. Esse lado obscuro nele sempre vai existir. Ele não é Clark. Não tem a mesma bondade e a mesma compaixão que ele. E por isso, sempre será um beberrão. Por mais que ele já tenha passado por altos e baixos desde a 8ª temporada, sempre tenho a impressão de que ele ainda mataria Lex mais uma vez, sem existar...

...e agora que vimos que a marca "ômega" está nele, resta aguardar e ver no que isso vai dar. Será que ganhamos mais um candidato a hospedeiro de Darkseid? Algo me diz que que veremos algo sobre isso em 10x20 "Dominion".

Enquanto isso, Clark finalmente entende como resolver seu problema da dupla-identidade. E diferente do que vemos nos quadrinhos, onde Clark Kent é sua verdadeira identidade e o Superman é o que ele pode fazer, aqui temos uma inversão de papéis. E esse, na minha opinião, é mais um dos acertos da série. Aqui, o Borrão (Superman) é o que ele sempre foi e sempre será, sua verdadeira natureza, seu propósito....Clark Kent será a máscara. Utilizando os óculos, ele será um sujeito pacato e simples, à parte dos acontecimentos. E já pudemos ver um vislumbre disso ;D

PS: Ok, muitos irão dizer: "como um óculos vai impedir que todos reconheçam ele?" Bem, se nem as HQ's formularam uma explicação decente pra isso, a série também não tem nenhuma obrigação!



Resta agora saber se os óculos serão contínuos no decorrer da temporada, já que nas fotos divulgadas de "Fortune" e "Scion", ele aparece de cara limpa.

Aliás, "Fortune" me xeira a filler-enchedor-de-linguiça, ainda mais escrito por Anne Coffel Saunders (10x03 "Supergirl"), o que me deixa tentado a nem assistir o episódio!

NOTA 4,5/ 5

14 comentários:

pace disse...

na boa discordo acho um absurdo nao ter explicaçao sobre o oculos
mas smallville sempre pode
nao sinto saudades das temporadas antigas pq o clark era um verdadeiro boco´que só sabia chorar e lamentar atrás da uva
o problema que esses tres ultimos na minha opiniao deixaram a desejar
beacon para mim foi melhor entre os tres
esse ultimo teve muitas falhas
e a chloe foi a protagonista
a série é sobre o clark
e nao chloe
infelizmente estou decepcionada
continuando achando que a nona foi a melhor temporada
e decima e quarta
bjs

Bruno Rovaron disse...

" sempre tenho a impressão de que ele ainda mataria Lex mais uma vez, sem existar..."

"hesitar..."

Daniel disse...

muito boa a review sma parabens!!

agora sobre o óculos eu concordo com vc acho q nunca vamos ter uma explicação satisfatória de como um simples óculos esconde a cara do clark ja q nem os filmes fizeram isso rsrsrs smallville naum tem a minima obrigação de explicar


isso só quem poderia responder é o senhor jerry siegel rsrsrs

e eu acho q vai ser dificil de perguntarmos a ele rsrs

o misterio vai continuar

Anônimo disse...

episódio da nona temporada supergemeos o k acontece no final? clark se mostra pra lois de? óculos mas e depois? NÃOOOOOOOOOOO TEMOS ÓCULOS MAISSSSSSSSSS HEHEHE bem agora de novo mostra seus? óculos e agora teremos óculos ou será como nesses episódios seguintes? sem óculos duvidas ou vão salientar mais no final msmo? bem tbm não podemos deixar de exaltar alisson mack ou clhoe sulivan mais uma vez dando um show lembrando k foram os próprios produtores k disseram ela seria lembrada como heroina na sua participação correto? então esta fazendo justamente isso sendo uma heroina isso sim, uma pena é óbvio k clark kent ache k até o magrelo seja uma boa pessoa como nas temporadas passadas sempre achando k os maus elementos eram bons e msmo apanhando num fez nada, curisoso estou assistindo novamente as temporadas e agora começo na 4ª e num determinado episódio k lex é chamado de assassino por uma moça ao qual ele dormiu ela o coloca numa cadeira e depois põe fogo enquanto isso um rapaz joven chega em alta velocidade e o k faz? sim da um soco na moça e apaga o fogo e num anterior episódio quando tem o nome eskisito ou apostador e vale o titulo dos crows o k faz clark embora clhoe esteja a beira da morte com o cara e sua faça sobre o pescoço dela? ele corre super velozmente da um soco no cara jogando contra a parede e salva a loirinha e ainda volta a tempo de ver seu time ganhar o campeonato, agora comparando-se com a atual não era pra ser mais sério? não estão nos momentos finais? qual o próximo agora? 15 sim e o k aconteceu até agora? parece k os produtores eskeceram k é a ultima temporada não vai ter continuação no entanto e nem kerendo ser chato ta parecendo comédia smallvile ou somente este k voz fala se sente assim? assisto mas onde esta a seriadade? pork clark trata seus inimigos como amiguinhos? cara é o superman não é um metido a herói ou kerendo se aparecer pra ganhar fama e fortuna, ou apenas um mero ser k ganhou poderes com pedras verdinhas como nas outras pra conquistas as garotas, estamos falando do superman, suponho k já assistiram os desenhos pelo menos e até lois e clark nos anos 90, tinha um senso de humor sim mas quando se tratava de inimigo ele batia pra valer, era homem de aço de atitude, agora quem ganhou destaque maior? quem foi o herói até aki? me corrijam se eu tiver errado mas k caminho é esse pra ser o tão esperando superman? leva uma surra dum magrelo imagina então quando for os 3 juntos, lex, zod e darkside alias nem precisava deles do jeito k ta qualquer um derrotaria ele até a vovozinha, não estou tirando onda ou sarro não, estou fazendo aki minha critica sim posso estar errado? blz aceito se tiver errado mas k caminho é esse? do perdedor? td bem se tivessemos na metade ou nos primeiros episódios mas não estamos indo ao nº 15 e pra 22 são? 7 episódios e onde esta a seriedade disso? confesso surpreso ao assistir esse episódio eu jurava, tinha certeza quando o magrelo disse até kem fim nos encontramos onde estava a atitude k ele teve nas anteriores? ou ker mais k a 6ª quando apareceram os zoners? os caras maus da zona fantasma ele enfrentou todos cara a cara sozinho até seu sózia embora apanhou um poukinho mais bateu tbm atitude mandou o cara pro espaço, cadê o msmo clark kent? o cara das atitudes? das decisões dificeis? embora volto a repetir, os produtores disseram k clhoe seria e terminaria como uma heroina bem se cumpriu até aki mas aquele clark das atitudes onde esta? do defensor dos amigos? sinceramente estou surpreso de verdade acho até k deveria ter mais 30 minutos de smallvile ou melhor 1:30 assim poderiam não editar partes como aquele momento k tavam os 2: clark e o magrelo na frente do carro e de repente corta pra fazenda alguém notou? acho k sim.

Irmãos Piologo disse...

mals ae, mais coloque a review no WOrld antes de postar, os erros ai são vergonhosos, sem maldade.
Olha gente, nenhum filme explicou isso até hoje, Smallville poderia ter dado uma explicação, como tambem explicarem como o uniforme dele é indestrutivel ( como na cena que o Slader atira no clark com a jaqueta ) .
Mais tb, pensem, na vida real, vcs tem um amigo nerd e desajeitado, e apareçe um cara com superpoderes que salva o mundo, vc nunk imaginaria que seu amigo seria esse cara, por mais que seja parecido. FLWS

Lorena Welling/Ackles/Knowles disse...

"Muito bacana a cena do Borrão no relógio de Londres (só fico me perguntando como ele chegou lá em cima?)"

Simples. Ele deu um super pulo!

Eu acho que o CK não vai mais usar esses óculos, do mesmo jeito que aconteceu na nona temporada, mas pra mim isso é o de menos. O que importa é que ele aceitou seu destino e está cada vez mais perto de se tornar o Super.

pace disse...

realmente a do oculos
so se fora para esconder das pessoas que ele é o blur
pq ainda é blur fato
agora sobre o que vc disse do clark
nao sei se comentei gostei sobre o clark

ClarkKentLane disse...

Só não gostei do "time" screen da Chloe, mas o episódio foi legal no geral.

pace disse...

logico que é esconder das pessoas
agora da lois nao
pq ela já sabe
essa historia do oculos
devia ter sido posta desde o começo da serie
quando ele ia na escola com oculos
e nao o que fizeram
bom agora é esperar pra ver como será o final

ClarkKentLane disse...

As cenas do meço do episódio e do final com Clark conversnado com Lois sobre os óculos foram as melhores.

Marlon Xavier disse...

Acredito que a prévia de um series finalle deixe qualquer produção de cabelos em pé, e acredito que Fortune será mesmo como vc disse... encher libguiça mesmo, mas promete ser divertido. Lembremos que um show para TV não busca audiência apenas de fãs de quadrinhos (que por vezes se mostram chatos e radicais demais, e foram até ironizados no episódio onde Clark ganha a capa daquela atriz que ele salvou). Esse Clark, agora, provou que não é o Clark de John Byrne... é o clássico pacato repórter Clark Kent desde o início, e o episódio, pra mim, disse tudo que era preciso pra entender pq Clark será a máscara: "You talk like a Cop, walk like a Fireman...You're a hero!". No dias de hj, onde qualquer pessoa pode montar um óculos no rosto de alguém no photoshop, onde qq celular tira uma foto, qq um pode ligar os pontos e bang, Lois vira uma "dama em apuros" mais uma vez. É o que acho. Episódio pertinente, e bem construido.

Samuka_7 disse...

Tipo....se vc assistir ao filme mais recente do retorno vai ver...e a postura, o oculos e o cabelo de clark kent(coisa q em smallville nw sei se vao mudar) q diferencia Clark do Super....Nw e so oculos...

Uma coisa q quero saber e o Seguinte eo LEX,q conhece clark desde de jovem sabe dos poderes dele,...No futuro clark sendo o superman o obvio seria LEX vs SUPERMAN mais ele sabendo de clark kent ele vai atacar ele sendo clark,q dai ele vai ser obrigado a se defender e mostrar quem ele e pro mundo....Minha duvida é como vao fazer pra Lex esquecer q CLARK eo poderoso e ele ser inimigo do Superman nao do clark kent que e um ze ninguem

mrhide disse...

olhem para o brilho dessa caneta agora
FLAAAAAAAAAAASSSHHHHHHHHH

Vocês vão esquecer essas 10 temporadas e que Clark Kent é o Superman

Os homens d preto agradecem

Lorena Welling/Ackles/Knowles disse...

kkkkkkk...........