domingo, 6 de fevereiro de 2011

[Review] 10x12 "Collateral"




Finalmente, após pouco mais de 1 mês de hiatus e sua volta adiada, "Smallville" retorna com a segunda metade de sua última temporada. Já de cara, serei franco: achei um episódio muito fraco para um retorno de hiatus, sem muitos atrativos ou nada que realmente contribuisse para a história da temporada ou para a formação de Clark Kent no herói que todos ansiamos para ver.
Mas como eu não esperava nada de "Collateral" mesmo, acabou não sendo o pior episódio da temporada (sim, "Supergirl" continua liderando essa posição!)

Novamente, o vilão foi o ARV (Ato de Registro dos Vigilantes), enquato os heróis da LJA se uniram ao Esquadrão Suicida, que estava sendo liderado por ninguém menos que...Chloe.

A loirinha (amada por uns, odiada por outros) de Smallville retorna num episódio filler, onde a trama nada mais foi do que uma cópia barata e mal-feita da mega trilogia cinematográfica "Matrix".

Depois de ser tudo nessa série (líder de jornal da escola, estagiária, curandeira, guru dos mutantes, vaso do Brainiac, cúmplice do vilão, WatchTower e Srª do Destino), agora ela é....bom, sei lá, mas aquela não era Chloe!





Após o último evento no episódio pré-hiatus, 10x11 "Icarus", quando todos os heróis acabaram desacordados no funeral de Carter, 3 semanas se passaram. Lois está em casa, preocupada, sem notícias de Clark ou dos outros vigilantes. Nisso, Clark chega em casa e conta o que sabe: o ARV estava esperando os heróis no funeral, e ele não tem mais seus poderes - ou pelo menos é isso que ele acredita. E logo, ele tem um possível flashback do que ocorreu enquanto esteve preso e o que ele vê o deixa surpreso: Chloe fazendo experiências nele!

Por mais que Clark não queira acreditar nisso, Oliver e Dinah também tiveram as mesmas visões. E enquanto Dinah procura pistas de sua sequestradora, Oliver vai parar num sanatório, onde recebe a inesperada e estranha visita de Chloe, que surge através da parede (num efeito especial que eu achei bem mal feito!). Logo, ela explica que é uma avatar de Chloe e que aquele lugar é um mundo virtual, controlado pelo ARV para manipular suas mentes e dominar seus poderes e habilidades. Por mais desconfiado que esteja, Oliver aceita seguir com Chloe, mas não sem antes garantir que confia nela. E, com uma Chloe armada de dois revólveres e dando uma de Trinity, a dupla escapa do edifício.

Quando Clark os encontra, no terraço do Planeta Diário, eles tentam convencê-lo do que está acontecendo, mas Clark já não confia mais em Chloe (também, pudera né!) e observa ela e Oliver pularem do prédio, caindo, caindo (numa cena agora sim bem feita!), até cruzarem um portal - que segundo Chloe - os levaria de volta ao mundo real. E, assim, os dois acordam em nossa realidade e se preparam para resgatar os demais heróis.

O episódio foca bem no aspecto psicológico (algo que já havia sido bem explorado em "Labyrinth" da 6ª Temporada).

A próxima a ser resgatada é Dinah, que perdeu o seu grito sônico, mas quando se depara com Chloe, mostra que é boa de faca. No entanto, num mundo virtual onde ela é a "poderosa", Chloe utililiza de suas super-habilidades "a la Alice de Resident Evil" para assim se esquivar e enfrentar a Canário. E por fim, Dinah aceita ir com Chloe. Agora, só resta Clark, o único problema é que mesmo Lois tentando persuadi-lo, ele já não confia mais em Chloe, nem mesmo sabe mais quem ela é.

Como vimos, essa ferida vem sendo guardada dentro dele há muito tempo, desde que Chloe ajudou Apocalypse e acabou contribuindo para a morte de Jimmy, na 8ª temporada. E isso ainda se soma ao fato dela ter vigiado e escondido segredos de Clark durante a 9ª temporada, tendo chegado a armazenar secretamente um arsenal de kryptonita. Ou seja, aquela antiga e bonita amizade entre eles já não existia mais. Só o que restara era desconfiança e amargura. Ainda assim, Lois tenta mostrar-lhe que ele também contou muitas mentiras a Chloe, antes de finalmente revelar o seu segredo a ela, e que ele fez justamente isso para protegê-la.

Claro que isso nem se compara com o que Chloe escondeu e agiu pelas costas de Clark, mas já que os produtores quiseram resolver isso da maneira mais fácil e rápida, para fazer um agrado aos chloe-fãs, o assunto se encerra aqui (ou não). De qualquer forma, jamais verei a "relação" entre eles como via nas primeiras temporadas (mais precisamente, da 1ª a 6ª temporada). Chloe já foi uma boa personagem (apesar de nunca ter passado de tapa-buraco), mas hoje ela é ...todo mundo usa da maneira que quer.

Enquanto isso, a Chloe do mundo real é apunhalada e levada pelos agentes (com permissão pra matar) da ARV, uma Chloe-virtual-falsa-programada invade o sistema, justamente quando Clark está pronto para dar "o salto da liberdade". E nisso, lá vem mais cenas repetidas de "Matrix", com os múltiplos Smith's....ops, digo, múltiplas Chloe's, que insistem que Clark não tem auto-confiança e que sua morte será certa ao se atirar do edifício. Contudo, as palavras de Lois são mais sábias e verdadeiras. Ela realmente acredita no potencial de Clark e é a peça ao seu lado que jamais o deixará desanimar. E mais uma vez aqui cito as sábias e vindouras palavras do finado Dr. Destino: "LOIS É A CHAVE!" - Sim, MAIS UMA VEZ, ela prova isso e cumpre aquilo que todos os fãs (de verdade) já sabiam. É ela quem o inspiraria a voar! Mesmo que num mundo alternativo. Afinal, ela já havia causado isso em 10x04 "Homecoming"!

E aqui, vemos outra homenagem icônica aos filmes do Homem de Aço com Christopher Reeve, com Clark e Lois voando juntos pelos céus de Metrópolis, com direito a passar por trás do globo do Planeta Diário. Percebam a leveza dessa cena. A troca de olhares simples e apaixonados entre o casal, que permitiu que o homem de aço voasse leve e solto. Uma bela cena que culmina com ambos indo direto para o portal, voltando assim à nossa realidade.







Só esse momento valeu o episódio inteiro (que em si, não teve nada de mais - até o retorno de Lana foi bem mais interessante!).

E o que aconteceu com Chloe? Ah sim. Prestes a ser fuzilada pelos agentes da ARV, a união entre o Esquadrão Suicida (que apareceu pouco) e a LJA, mostra resultados, com Canário Negro, Arqueiro Verde e Rick Flagg atacando os soldados para salvar a "oráculo". No entanto, quem a salva é o Pistoleiro (um dos melhores personagens apresentados nessa 10ª temporada até agora).

Como dito antes, o episódio não trouxe nenhuma novidade, nenhum acréscimo interessante para a trama da temporada, e só o que valeu mesmo foi a tão aguardada cena do vôo. Tirando as pirotecnias apresentadas, não restou nada. E nem vou falar dos furos de roteiro aqui...."o que aconteceu com os outros heróis que também estavam no funeral? (Aquaman, John Jones, Zatanna, Flash)?"

Bem, pelo trailer de 10x13 "Beacon", parece que a série vai voltar aos eixos (ASSIM ESPERO MUITO - porque se até "Beacon" e "Masquerade" decepcionarem, não coloco mais fé nessa temporada!)

NOTA: 2/5

17 comentários:

mrhide disse...

1

Blog do Willian disse...

Pra mim foi o melhor episodio até hoje da serie toda.
Perfeito o episodio

Anônimo disse...

so acho q os emoções desse episódio foram intensificadas ou muito apaziguada pela volta da cloe,se virmos por um lado luthor tb nao foi "o" epsodio mais todo mundo gostou por matar as saudades de Lionel .....

se levarmos em conta tudo o q aconteceu e retiramos a grande emoção ,ou de alegria ou de descontentamento, q foi a participação da cloe talvez tivéssemos um review q condize se com a verdade ...

nao foi o melhor epsodio da temp e nem um enxe-liquisa...

Lorena Welling/Ackles/Knowles disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lorena Welling/Ackles/Knowles disse...

realmente foi um episódio que não contribuiu muito para a história, maaaaaas.....pra mim foi um bom episódio, principalmente pela cena do voô Clois.......LOIS É A CHAVE!

luciana disse...

ISMAEL
VC DISSE TUDO
A UNICA COISA QUE PRESTOU NO EPISODIO
FOI O VOO EU DARIA NOTA CINCO PELO VOO QUE SALVOU O EPISODIO PQ CHOREI MUITO NESSA CENA;DEZ ANOS ESPERANDO O VOO ;AGORA O RESTO FOI FILLER TOTALMENTE;HOMECOMING FOI O MELHOR EPISODIO E ICARUS NA MINHA OPINIAO O SEGUNDO MELHOR.
DOU NOTA CINCO
PQ HOMECOMING E ICARUS DEI NOTA DEZ
SÓ OS FÃS FANATICOS DA CLHOE QUE ACHAM QUE COLLATERAL FOI O MELHOR É UMA PIADA .
BJS PACE.
LUCIANA

SandyLane disse...

Sinceramente, achei o episódio filler demais pra uma volta de hiatus e última temporada. Nem do voo eu gostei, se é pra voar, que voe no mundo real! Encarei o voo como um ensaio, quem sabe agora Clark pare de medinho e trate de voar.
Episódio enche-linguiça.

eveline disse...

ótima review!
tbm espero mais de Beacon...
mas o voo valeu o epi
LOIS LANE É A CHAVE!

Erika disse...

Ótima review, Isma-El.

ClarkKentLane disse...

tirando uns furos de roteiro em relação aos outros heróis, eu gostei bastante do episódio. Alguns lapsos de tempo em relação ao rapto, e o firmamento da identidade Chloe Sullivan(que eu nem odeio, nem amo, meio termo). Agora que ela já tem a confiança, espero que ela firme sua identidade.

Mas no geral, ele e coerente e tem uma boa história, e não acho que só eu me lembrei de Matrix assistindo o episódio, em efeitos especiais, contamos com o pistoleiro, a dinah, até a Chloe(hehehe)...

... E claro, aquela cena do vôo foi plasticamente bonita d+++++, simples assim, a troca de olhares, a referência, o romantismo. Lois é a chave para Clark Kent/Borrão/Superman. E tbm a questão da confiança foi outra coisa tocada aqui, outro ponto legal.

Esperemos por um vôo no mundo real tbm, hehe. Gogo borrão.

Unknown disse...

SINCERAMENTE CADA VEZ MAIS EU NAO TENHO VONTADE DE VER AS REVIEWS DOS EPISODIOS..NUNCA TÁ BOM? =[
EH SOH CRITICA

Daniel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Daniel disse...

hum... eu gostei do episódio ta certo q naum acrescentou nada na história, é um filler, foi uma homenagem a matrix( ou cópia descarada)? rsrs

mas além do voo teve o q eu mais gostei foi q finalmente teeve mais ação as cena de luta bem feitas aquela luta com o ARV matou minha saudade da primeira temporada finalmente eu vi a liga ou parte dela rs lutar de vdd

luloispes disse...

GOSTEI!! PRINCIPALMENTE DA CENA FLY DE LOIS&CLARK!!!

Anônimo disse...

Concordo, esse episódio eu achei muito fraco esperava mais,principalmente por ser a ultima temporada,sem contar que misteriosamente os outros herois que estavam no funeral sumiram, com certeza irão aparecer alguns episodios depois como se nada tivesse acontecido.

Ana Carla Fonseca Braga disse...

O melhor momento do episódio foi o vôo, aliás foi a única coisa que realmente me surpreendeu até agora na série, fora a levitação de Homecoming. Mas o que mais me impressionou mesmo, foi ver que finalmente eles adimitiram que Lois Lane, é, sempre foi e sempre será FUNDAMENTAL na vida de Clark, tanto para o homem quanto para o mito. É ela quem o inspira. Mesmo que estando em um mundo virtual. Agora temos que esperar para vê-lo ter a mesma atitude no mundo real.

justhlollie disse...

Pra começar…Fica muito claro que Clark não é lider de nada, que não está nem perto de ser o Superman. Por que quando ele tem a chance de tomar a frente, realmente, e tirar o time dele daquela realidade, opta por simplesmente ignorar o que está na cara dele, pelo simples fato de que é um poço de mimimi.

Que só funciona quando falam com ele do jeito que Lois( que podia ser sempre assim) falou.

Chloe!Ah, que maravilha essa volta. A melhor personagem volta e em um episódio faz mais que Clark em 10 anos. Um dos motivos de eu adorar a Chloe é que ela faz o que tem que fazer.

Ela sempre liderou a Liga(realmente) junto com Oliver, ela colocou o Esquadrão no bolso e tirou o time dela de um perigo que teria sido definitivo se não tivesse feito o grande sacrifício de se afastar.

Ela é uma verdadeira heroina. Chloe não precisa ter superpoder pra ter mais culhão que Clark em um fio de cabelo.

Mas...por mais inteligente que ela seja, podia ser um pouco mais esperta. Depois de tuuuuuudo, que sacrificou, sofreu e perdeu pra proteger Clark, ela não confia nela, que tivesse sido deixado naquela mainframe. Clark só confiava nela quando ela dizia amém pra ele sem protestar.

Lois é a chave por que é a unica com paciência.