domingo, 13 de fevereiro de 2011

[Review] 10x13 "Beacon"


Boa tarde, galera! Antes de tudo, eu quero agradecer a visita de todos. Vocês são os melhores internautas com quem já tive a oportunidade de interagir. Por isso mesmo, peço desculpas pela forma como vou abrir a review de "Beacon", mas é preciso salientar algo que, infelizmente, alguns ainda não se deram conta: Isso aqui é um espaço pessoal, eu escrevo o que quero, como quero e quando quero. Eu adoro seus comentáios sobre minhas reviews, adoro conversar a respeito de spoilers e novidades, enfim adoro interagir com todos, mas acima de tudo eu prezo muito mais a educação. Então, se querem conversar sobre algo, vá em frente, mas o faça de forma educada.

E outra coisa, que eu nem deveria falar ainda, mas.... Não sou obrigado a ser imparcial com nada e muito menos ser isento de emoções quando eu vejo algo. Então se eu quero puxar sardinha pra quem quer que seja, é um problema meu e de mais ninguém. Não concorda comigo? Beleza, é um direito seu, mas eu não tenho a obrigação de acatar suas idéias e suas grosserias. E outra: não responderei mais postagens anônimas. Por favor não custa deixar um nome. Um abraço e obrigado por visitarem esse espaço e torná-lo referência em outros fóruns e países.


Saber que Michael Rosembaum finalmente acertou para reencarnar Lex Luthor no final da série, foi a melhor notícia que recebi essa semana! Talvez por isso mesmo, "Beacon" tenha sido ainda mais legal de se assistir. Ainda acho que faltou um pouquinho mais de sal, porém, comparado ao fraquíssimo "Collateral", este é sem dúvida um dos melhores episódios da temporada, talvez se comparando a "Abandoned" e "Luthor" pela forma em que a história foi contada.

Rever personagens antigos como Martha (Annete O'Toole) e Lionel (John Glover - o melhor ator que já pisou na série!) é sempre muito bom, e Lucas Grabeel fez um bom trabalho como o jovem perturbado Lex. Além disso, o episódio me fez sentir algo que eu não sentia desde 10x02 "Shield" (naquela conversa entre Clark e Oliver na Torre): um sentimento de adeus. É, a série está cada vez mais próxima de seu final. Alguns já estão se conformando e por isso mesmo aproveitando cada segundo, enquanto outros ainda alimentam esperanças em uma 11ª temporada. Seja como for, tudo se encaminha para o final de uma série (odiada por uns, amada por muitos) que já dura 1 década e ainda é a série sci-fi mais longa da história. Aquele clima de final de série esteve presente o episódio inteiro. Para mim, esteve. Se não fosse o fato de ainda terem que encerrar a história de Darkseid, e ainda acrescentassem mais uma hora de duração, pareceria mesmo uma series finale, com Lex Luthor retomando seu império e tocando o horror, enquanto Clark dá mais uma prova de ter aceito seu destino (ele quer usar um disfarce!!!!)

Por isso mesmo, logo de início, ver o encontro de Tess com Lionel Luthor da Terra-2 foi quase surreal. É algo que há muito tempo os fãs desejavam ver, e a expectatica foi alcançada. Mesmo já os tendo visto juntos em "Luthor", não foi o mesmo que vê-los no nosso mundo, a realidade da Terra 1. Um confronto chocante, um duelo de emoções e interesses por parte de um Lionel, que se mostrou ainda mais cafajeste do que o original das primeiras temporadas.

Melhor ainda foi ver Lionel e Lex juntos. Este Lex pode ser apenas um clone, mas tem todas as lembranças do original, e diferente daquele, não exita em dizer realmente o que pensa:

LEX: Eu vi você cair. Foi o melhor momento da minha vida.

E, se na Terra-2, este Lionel havia traído Lex para alavancar Clark, aqui ele fará de tudo para ver a ascensão de Lex e destruir Clark Kent.

Aliás, Clark Kent anda tendo umas crises de falta de fé e confiança. Os EUA farão uma votação para decidir se prosseguem ou anulam com o Ato de Registro dos Vigilantes, e o homem de aço tem quase certeza que essa é uma guerra perdida. Mas eis que ele não contava que sua maior apoiadora daria a cara tapa (ou a cara a tiro?) na TV. Annete O 'Toole está de volta, como uma das personagens mais queridas da série. Que saudades das cenas na fazenda, com as conversas entre Clark, Jonathan e Martha na cozinha. E aqui, a Srª Kent mostra a sua força como senadora, num comício onde defende abertamente os vigilantes, ressaltando que o povo nunca precisou tanto de seus heróis. A multidão aplaude a atitude louvável de Martha. A cena dela sendo baleada (ainda que em off) mostra a tensão de Clark assistindo o ocorrido pela TV e, em seguida, correndo ao encontro da mãe. No entanto, ciente de que corria perigo, Martha já havia se preparado. O legal desse reencontro dos dois foi que, constantemente, tivemos referências a Jonathan Kent (que volta em 10x17 "Kent") e Perry White (será que ele volta?).

Em seguida, Clark começa a procurar pistas sobre a identidade do atirador, e a revelação vem através de Tess e Oliver, que jogam duas bombas sobre o colo do homem de aço: Lex e Lionel estão de volta! Somando isso ao fragmentos de kryptonita perto do local do tiro e o símbolo S riscado, tudo se encaixa!

Lucas Grabeel se esforçou no papel de clone do arqui-inimigo de Clark. Percebe-se que ele copiou alguns trejeitos e caras de Michael Rosembaum em seu Lex. Mas ainda assim, ver um pirralho baixinho e de cabelo assumindo a LuthorCorp não me convenceu muito. Aliás, diferente do Lex original, que apesar de mal era equilibrado, esse é totalmente frio e tem algumas atitudes impensadas como apunhalar, na maior frieza, uma mulher. Mas isso já vinha se mostrando nos outros intérpretes de Lex, desde a 8ª temporada, todos com um "que" de psicopata desequilibrado. O Lex de Michael é mal e frio, porém acima de tudo é um estrategista. E isso eu sinto uma certa falta nestas outras interpretações.

E quando Clark e o jovem Lex se vêem cara-a-cara no celeiro, fiquei imaginando se o confronto final entre eles na series finale será semelhante a este, sem porrada, apenas com o careca apontando uma pistola com balas de kryptonita (?). A presença de Tess acabou dando um drama maior ainda na cena. Afinal, a filha bastarda de Lionel protagonizou, pra mim, uma de suas melhores cenas na série até hoje. Ali vemos mais uma vez o quanto ela mudou...e tudo por influência de Clark! Ela dizer isso para Lex, pra mim, foi o ápice do conflito. É um tapa na cara bem dado daqueles que ainda apostam contra Clark, dizendo que ele não está pronto para ser o Superman ou que ele não inspira ninguém. Só não gostei do jovem Lex ter cedido a arma para Tess e dado uma de emo. Mas talvez fosse necessário para o desfecho dessa cena e por tudo que Tess havia dito a ele. Mas e agora? Ele será criado no celeiro da Fazenda Kent? Perto de Clark e Lois? Hum...sei não.


E tivemos a cena mais perfeita do episódio, protagonizada por Lionel Luthor. Após ser salvo por Clark do incêndio que Lex provocou, o patriarca da dinastia Luthor vê a mansão arder em chamas até sua destruição total. Essa cena representa muito aqui. Afinal, por 10 anos essa mansão foi local de muitos conflitos (protagonizados principalmente por Lex e Lionel, e Clark e Lex). Essa cena foi chocante, emocionante, praticamente épica. E deixa novamente uma forte sensação sobre o fim da série, cada vez mais próximo.


E após todos os eventos corridos do dia, Clark ainda teve uma surpresa preparada por Lois e Chloe: vários vídeos de pessoas dando apoio para o Borrão e os vigilantes. Estes vídeos foram feitos por fãs, a pedido dos produtores e utilizados de forma muito bem feita. Foi possível se emocionar assistindo alguns deles (eu, pessoalmente, fiquei tocado por aquele do pai de família que via o Borrão como uma boa inflência para seus filhos). E com isso, a esperança surgiu mais uma vez nos olhos daquele que deve representar a maior esperança na Terra. Um gostinho para a vitória concretizada momentos depois numa cena onde, reunidos na sala em frente a TV, Clark, Lois, Martha, Oliver e Chloe comemoram a anulação do Ato de Registro dos Vigilantes. Resta saber se isso acabou de vez ou ainda haverá um contra-ataque dos opositores? Lembrando que Gordon Godfrey ainda pode e deve aparecer de novo.




Como é bom ver a alegria no rosto de Clark. Alguém que já sofreu tanto e já se doou tanto pelos outros, e que ainda fará muito mais. Vê-lo agradecer a Lois e depois abraçar a mãe num momento mãe-filho, foi algo lindo. Mas o mais legal disso foi Clark confirmando para Martha que é hora dele sair das sombras e entrar na luz, para isso, criando um disfarce, uma dupla-identidade. Novamente digo que esse episódio tava em clima de final de série, e lembrando que ele deverá usar os óculos na próxima semana, em "Masquerade" - só resta saber se será permanentemente ou apenas nesse episódio (já que nas fotos de "Fortune", ele não aparece de óculos!)

E ainda por cima, tivemos a re-abertura (mais uma vez!) da WatchTower, que dessa vez deve vir pra ficar (até construirem o Hall da Justiça ou o Satélite no espaço, claro!). Muito boa essa cena, principalmente exaltando a grandeza de Clark, uniformizado, em frente ao grupo e com a luz do sol batendo em seu peito. Eis o grande líder da Era de Prata dos heróis!


E, por fim, a cena final...reveladora! O Lex-clone parece estar perdendo suas memórias (isso é bom ou ruim?) e enquanto se consola nos braços de Tess, ela tenta aplicar-lhe uma injeção letal, mas descobre (assim como nós) que seu corpo é indestrutível (!)

Efeito colateral ou não das clonagens, isso promete dar muita dor de cabeça para o Homem de Aço! Aguardemos ansiosos pela series finale, que com a volta de Michael Rosembaum, e Greg Beeman na direção, promete ser épica!

Peço desculpas pela review resumida, mas é que hoje o tempo está curtíssimo pra mim!
Até a próxima resenha ;D
Uma ótima semana a todos!

16 comentários:

Unknown disse...

Ismael
gostei muito do texto
mas tb pensei o que o lex está fazendo na fazenda
eles sao tão ricos pq nao ficaram no hotel
ficar na fazenda kent depois de tudo que aconteceu achei meio fora;tb achei o episodio muito bom
ah achei emocionante a cena do video dos fãs para o blur
chorei naquela cena
achei demais

Unknown disse...

ISMAEL
ISSO MESMO
O BLOG É SEU E VC FALA O QUE QUISER
O PROBLEMA QUE TEM GENTE COVARDE
E GOSTA DE OFENDER AS PESSOAS
SE TEM UMA OPINIÃO DIFERENTE
NÃO É HOMEM OU MULHER BASTANTE DE CONVERSAR COMO PESSOAS CIVILIZADAS
E VC TEM DIREITO DE TER A SUA PREFERENCIA
NAO DEIXE ESSES ARRUACEIROS INVADIREM O SEU BLOG COM OFENSAS
BJS

mrhide disse...

1

Pedro Enrico disse...

Como sempre Ismael uma grande review de um grande episodio vc mostra bem as partes boas e ruins do episodio e quem nao concorda na leia e nem comente.
Para mim a cena final do Lex-Junior começar a perder a memoria foi digamos assim necessaria pois ele logo vai esquecer q Clark é o Borrão e talvez se esquecer de q um dia conheceu Clark Kent e o fato dele ter superpoderes eu só me lembrei de uma forma de ganhar poderes assim de uma ora para outra:
RECEBENDO UMA ''DOAÇÃO DE SANGUE'' DE KAL-EL COMO ELE FEZ COM O ZOD
é claro tem mais formas mas o zod ta voltando e lembrei dessa em especial só não me lembro se o Clark se machucou recentemente se alguem souber fala-ai.
Mais uma vez uma otima review Ismael e se tem pessoas q são capazes de xingar em anominato só pq nao concorda com oq vc diz essas pessoas q se *****

Lorena Welling/Ackles/Knowles disse...

fiquei uns dias sem internet, e quando visitei hoje o blog e vi a notícia de que michael rosembaum iria voltar, nossa eu fiquei muuuito feliz!

amei o episódio! amei a review (mesmo que tenha sido um pouco resumida)!

Lorena Welling/Ackles/Knowles disse...

aah! e ismael, também gostei da sua consideração com os visitantes do blog ;)

ClarkKentLane disse...

Interações entre Lionel e Lex clone; entre Lionel e Martha; entre Lois e Martha(o pingente em forma de coração que Lois ganhou por ser a nova sra.Kent ao se casar com Clark, é um bom presente de Martha com Jonathan, bem simbólico isso =D); o apoio ao Borrão impulsionado por Lois e Chloe(que inclusive usa um pouquinho de seu nerd interior e invade sites de informações e mídia, para ajudar), e por civis de metropolis(os fãs apoiadores);
A cena ARV Downed e o abraço que Clark deu em Martha e Lois, com a conversa, tbm foi boa. Uma mega confiança que o Borrão vem adquirindo através de seus 3 sustentáculos: seu coração(Lois, sua fonte de inspiração e grande amor, fiel companheira, vindoura esposa) e seu dever(heroísmo entra aí, o símbolo S, "simplifando" e resumindo), caráter(criação de Martha e Jonathan, e tbm ele foi tocado pela recente aparição dos pais biológicos em 10x08 "Abandoned").

Só não gsotei dessa de Lex e Tess na fazenda, mas creio que é só por uma noite, enquanto alguam uma cobertura, afinal, dinheiro eles tem de sobra, uhauhua. Efeitos da clonagem? Voando aqui.

ClarkKentLane disse...

E Lionel, se ele está na zona fantasma, como poderia voltar?? Creio que ele vá permanecer lá mesmo, ou será mandado "de volta, novamente"(pleonasmo). Tipo, é um que deve ficar lá memso, porque só infecta as pessoas com emoções negativas, as levando a cair e tornarem-se avatares de ódio, literalmente.

ClarkKentLane disse...

Ou volta e será morto de novo.

Exterminator_27 disse...

Fala Seu Isma-EL !!
Acho também como a maioria que o nivel do review esta tão bom quanto os outros...
O episódio em si ganhou muito com a presença de Annette e John Glover, e mostra mesmo que estamos mesmo finalizando esse espetacular seriado que completa de forma digna esses 10 anos no ar.

Abraços do Exterminador_27

ednilson disse...

mais 2 detalhes tbm me chamaram a atenção: quando clark salvou lionel ele disse: ainda não acabou e depois abraçando sua mami ele disse k tinha se visto no futuro ao qual estava um pouco diferente sendo clark kent e usando o uniforme e mami diz: não importa qual uniforme use e sim k vc é o brilho da esperança dizendo vc é a luz k o mundo precisa sendo clark kent ou qualquer outro nome k usar, ou seja mostrando k esta cada vez mais próximo de usar a tão sonhada capa e uniforme de verdade como se imaginou tanto mas tomara k não seja no finalzinho e sim ao longo mas fika a duvida como fará? será k jor-el finalmente vai entender k clark esta pronto pra ser o maior herói do mundo? eu imagino aki na minha modesta sabedoria k jor-el poderia aparecer nem k fosse como um fantasma claro mas passando as mãos dele o manto sagrado e k provou ser digno de ser o grande salvador da humanidade aquele k destruirá completamente a escuridão, mas como será? num acho simplesmente k vai chegar pegar e pronto acho k deve vir ai um episódio pra mostrar como se torna enfim superman fortes emoções ainda nos aguardam.

Isma-El Kavallera disse...

Lorena,

De nada ;D
Vcs são a razão desse blog existir!


ClarkKentLane,

De onde vc tirou que Lionel tá na Zona Fantasma?!?

Obrigado pelos comentários, pessoal!

ClarkKentLane disse...

Confundi.

Mas acho que ou ele morre novamente, ou será mandado para a zona fantasma. Outra opção??

Isma-El Kavallera disse...

Bem, eu achava que Lex poderia matá-lo de novo!

Mas agora que descobrimos que o clone é, na verdade, Conner Kent, não sei oq pode acontecer.

De qualquer forma, Lionel deve dar adeus em 10x16 "Scion" mesmo!

savio3456 disse...

Quem está na Zona Fantasma é Slade Wilson. Clark o aprisionou lá em "Icarus".

mrhide disse...

GENTE não deixe de seu depoimeto da serie antes dela acabar, mande um e-mail p ele ser publicado aqui
c/ foto
drraide@gmail.com