domingo, 24 de abril de 2011

[Review] 10x18 "Booster"



FINALMENTE! Essa exclamação com letras maiúsculos serve de desabafo e alívio deste assíduo fã que, há muito estava decepcionado com a mediocridade de roteiros e produção desta 10ª e última temporada que, deveria ser A Melhor temporada da série. Bem, a espera parece ter chegado ao fim. E nessa altura do campeonato, não vai compensar uma temporada (quase) inteira, mas ainda assim valeu e muito! Geoff Johns ("Legion" e "Absolute Justice"), como sempre, contribuindo com sua criatividade para construir grandes histórias, não só do Superman mas de qualquer que seja o super-herói. Já disse e volto a escrever aqui: Geoff Johns deveria ter sido contratado para escrever TODOS os episódios dessa temporada! No lugar de roteiros fracos e sem muito (ou nada) a acrescentar, teríamos a temporada mais épica e mitológica da série até hoje!

Outro ponto a se destacar é a direção de Tom Welling. SEMPRE que o astro da série vai para trás das câmeras, o episódio é, NO MÍNIMO, bom. E "Booster", com certeza, marcará sua carreira como diretor, assim como "Absolute Justice".

Bem, vamos ao episódio. Tivemos de tudo um pouco. Ação, uma ótima história, ótimos efeitos especiais, romance e aquele alívio cômico que alguns fãs tanto gostam.

E, se ainda não temos o Superman em todo o seu explendor vermelho e azul, pela 1ª vez tivemos Clark Kent usando óculos em quase todo o episódio. E não só isso, nesse episódio ele aprendeu a ser "Clark Kent". Isso mesmo, aquele Clark bobão, ingênuo e atrapalhado (tão consagrado por Christopher Reeve no cinema) finalmente "nasceu" na série e, com certeza, essa foi a melhor parte do episódio. O que dizer então de quando, em meio ao perigo, ele corre para uma cabine telefônica e, de Clark Kent, se transforma no Borrão? Ah...mais ICÔNICO impossível (ok, só se fosse como o Superman).







Além disso, a transformação de Clark em Superman está mais evidente e cada vez mais próxima. Em "Beacon", ele comentou com a mãe que talvez fosse hora dele se revelar ao mundo; no episódio seguinte, "Masquerade", ele adotou os óculos como disfarce. E em "Booster", ele aprendeu a desenvolver esse disfarce. Além disso, sabemos que Clark já considera mostrar seu rosto em público em breve, ainda mais com o Gladiador Dourado lhe dando incentivo.



Bem, enquanto não vemos o Homem de Aço, outro super-herói decidiu sobrevoar os céus de Metrópolis, o Gladiador Dourado, um herói-de-aluguel que veio do futuro para tentar tomar o lugar de Clark como o Maior Super-Herói do Mundo.

A atuação de Eric Martsolf como o Gladiador Dourado ficou perfeita. Ele conseguiu encorporar o espírito do personagem dos quadrinhos, demonstrando toda a sua exibição e o seu ego por fama, dinheiro e poder. Além disso, levanta a mão quem não riu com os "sorrisos-Colgate" que ele fazia...parecia até o Jim Carrey (só faltou ele sorrir e dizer "DEMAAAAAAAAAAAAIS"! kkk)



Além dele, tivemos o surgimento de outro herói, o Besouro Azul (ainda que seu início de carreira não tenha sido tão heróico assim!). Durante um dos salvamentos do Gladiador, o jovem atrapalhado e tímido Jaime Reyes acabou infectado por um escaravelho azul, uma arma alienígena que escapou das Indústrias Kord, aqui representada por Ted Kord (nos quadrinhos, o 1º Besouro Azul - Mrhide deve ter ido a loucura!), que contrata o Gladiador para reaver o objeto, em troca de dar-lhe a Chave da Cidade, que segundo a história interplanetária, estava destinada ao Superman.





O garoto, então, procura a ajuda do herói dourado, mas o galã só quer saber de gravar comerciais, posar para fotos, dar autógrafos e correr atrás de Lois Lane para que ela o entreviste (segundo a História, o Superman se tornou o Maior Herói do Mundo após a entrevista para Lois Lane).

E é exatamente toda essa exibição e irresponsabilidade do Gladiador que preocupa Clark, pois mesmo com o fim do Ato de Registro dos Vigilantes, as pessoas ainda estão aprendendo a confiar nos heróis (por isso ele quer se revelar em breve) e, se descobrirem que o herói do futuro só faz o que faz por dinheiro, nunca mais confiarão nos heróis novamente.

A história toda se desenrola através de Clark, Gladiador Dourado e o Besouro Azul, mas ainda sobra espaço para a trama de Lois, que além de fugir do Gladiador e promover a campanha em favor do Borrão, tem de disputar sua promoção dentro do Planeta Diário com a intrometida Cat Grant, que retorna neste episódio, ainda mais competitiva, porém dessa vez acreditando em heróis - só que no caso, no Gladiador Dourado.



Cat Grant foi uma personagem que ganhou a minha simpatia desde "Shield" e eu estava sentindo a falta dela. Depois de "Isis" e "Icarus", ela não havia mais aparecido, somente sendo citada em alguns episódios. Uma pena, pois a química entre ela e o casal Clois é excelente. Espero que ela retorne em "Finale", nem que seja apenas para uma ponta.

O confronto entre Borrão, Gladiador Dourado e Besouro Azul foi bem legal (claro, não foi uma luta final 'a la Absolute Justice'). Capricharam nos efeitos especiais (pra quem reclamou da armadura do Besouro antes da hora, ficou show!) e Cat, vendo de relance, o Borrão de costas para ela a salvando, valeu muito! Além disso, vemos que a evolução e importância do futuro Homem de Aço continua despertando o que há de melhor nas esperanças, algo que já vimos em algumas temporadas, mas que nesta, ganhou proporções maiores (como em "Homecoming", "Scion", "Luthor"). Dessa vez, foi o Gladiador Dourado, que, num momento de perigo, lembrou das palavras ditas a ele por Clark, e assim salvou a ele e o Besouro Azul de si mesmos. Apesar da ação fazer MUITA falta nesta temporada, não podemos esquecer que o principal poder de Clark não é esmurarrar vilões intergaláticos (6x17 "Titan", 7x01 "Bizarro", 9x21 "Salvation"), desviar mísseis de órbita (5x03 "Hidden"), impedir uma chuva de meteoros (4x22 "Commencemment"), correr mais rápido que uma bala (1x11 "Hug", 3x03 "Extinction", 5x11 "Fanatic", 9x06 "Crossfire") ou arremessar uma crosta terrestre em direção ao espaço ("Superman - O Retorno"), mas inspirar as pessoas a fazerem o bem. Nisso, Smallville cumpre o seu propósito e Geoff Johns gosta muito de destacar essa personalidade nas histórias do Superman.

Ao final do episódio, temos a certeza de um episódio espetacular, que serviu de ponte para a iminente transformação de Clark Kent no Maior Herói que o Mundo Já Viu. Por mim, a "Finale" já poderia vir logo após "Booster", mas ainda temos 2 episódios pela frente (e me parece que serei muito feliz em "Dominion" - tentando não criar muitas expectativas kk).

Os fãs, da série ou dos quadrinhos, ficarão contentes com esse episódio, afinal tudo que Geoff Johns toca, vira OURO - sem trocadilhos! :D

Aproveito para deixar a todos um sincero FELIZ PÁSCOA! Mas sem esquecer o real significado dessa data, que é Jesus em nossos corações. Afinal, nem todo chocolate do mundo se compara ao maior presente que ele nos deu! ;)

NOTA 5/5 (até que enfim!)

6 comentários:

Lorena Welling/Ackles/Knowles disse...

ismael, se vc não desse um 5 pra esse episódio eu ia ficar revoltada! rsrs ^^, brincadeirinha...

em relação a nona (que pra mim foi a melhor) realmente a décima temporada em algumas coisas deixou muito a desejar. Mas eu acho que o final vai compensar qualquer erro que ocorreu =)

esse foi mais um episídio que comprovou que sem a lois o clark estaria perdido. Gostando ou não gostando, LOIS É A CHAVE!

Eric Martsolf arrazou como gladiador dourado! hehe, e aquele sorriso colgate... kkkk......foi ótimo.

Exterminator_27 disse...

Ismael, uma ótima páscoa para vc e toda a sua familia, que o Cristo Ressuscitado esteja plenamente presente em toda a sua vida !!
Parabéns mais uma vez pelo Review e sem duvida, o final de temporada promete !!

Forte abraço,
Fernando (Exterminator 27)

pace disse...

Ismael
uma ótima Páscoa para vc e sua familia
um momento de reflexao e oraçoes
agora sobre o episodio eu daria dez kkkkk
realmente para quem e´fã dos quadrinhos foi um excelente episodio
teve tudo
adorei o booster
na minha opiniao fizeram a personalidade dele bem fiel aos quadrinhos coisa rara em smallville
tudo bem que sou muito fã da lois de small
mas amei todas as cenas da lois nesse episodio
o clark com oculos e a cena da cabine foi surtante
e emocionante
vi e revi e gostei mais ainda
agora confesso para vc que estou esperando mais de Dominion
mas na boa sempre quando tem um excelente o outro deixa a desejar
estou com medo de me decepcionar com dominion
apesar que adoro o zod
e para mim a nona foi a melhor temporada

confesso que booster me surpreendeu
fiquei meio receosa
de fazerem besteira
mas quando vi que era o Geoff Johns por trás
fiquei mais tranquila
apesar que pensava será que ele vai errar
ainda bem que nao
e concordo contigo
ele deveria ter feito toda a décima
espero que o final seja surtante e digno para os fãs que assistiram durante dez anos

mrhide disse...

FELIZ PÁSCOA!
a todosssssssssssssssssssss

mrhide disse...

1

Nerd Zen disse...

pra mim a melhor cena foi do Clark se fazendo de atrapalhado. "voces tem um banheiro aqui ? é que eu tomei milk shake..."

hilário!!!

e nao usaram o termo Superman. Só "super"... mas a gente chega lá!!!