terça-feira, 19 de abril de 2011

[Review] 10x17 "Kent"


Boa noite, galera! Antes de tudo, peço desculpas pelo atraso em escrever a review. Semana de Páscoa, e meu trabalho está um correrio doido! Quero agradecer a visita de todos. Vocês são os melhores internautas com quem já tive a oportunidade de interagir. Por isso mesmo, peço desculpas pela forma como vou abrir a review de "Kent", mas é preciso salientar algo que, infelizmente, alguns AINDA não se deram conta: Isso aqui é um espaço pessoal, eu escrevo o que quero, como quero e quando quero. Eu adoro seus comentáios sobre minhas reviews, adoro conversar a respeito de spoilers e novidades, enfim adoro interagir com todos, mas acima de tudo eu prezo muito mais a educação e o direito de expressão. Então, se querem conversar sobre algo, vá em frente, mas o faça de forma educada.

E outra coisa, que eu nem deveria falar ainda, mas.... Não sou obrigado a ser imparcial com nada e muito menos ser isento de emoções quando eu vejo algo. Então se eu quero puxar sardinha pra quem quer que seja, é um problema meu e de mais ninguém. Não concorda comigo? Beleza, é um direito seu, mas eu não tenho a obrigação de acatar suas idéias e suas grosserias. E outra: não responderei mais postagens anônimas. Por favor não custa deixar um nome. Um abraço e obrigado por visitarem esse espaço e torná-lo referência em outros fóruns e países.


Bem, após mais um longo hiatus - o último (sério, já pararam pra pensar que esse é realmente o ÚLTIMO hiatus antes do fim da série?) - Smallville retorna...com um episódio fraco (pra variar!)

Me desculpem, mas é extremamente frustrante uma ótima série que deveria ter sua última temporada impecável, exibir episódios sem ação, arrastados e sem muito o que acrescentar para o "The End". Entrando em sua reta final, e há exatados 4 episódios do fim, "Kent" repete o mesmo erro dos episódios passados. Não tem ação, e ainda apresenta uma história com idéia até interessante (apesar de dispensável a essa altura da temporada), mas peca (como "Patriot", "Icarus", "Beacon", "Masquerade" e "Scion") por não saber desenvolvê-la. Claro que os episódios citados são muito superiores a "Kent", mas ainda assim não houve até agora nenhum episódio realmente merecedor de uma nota máxima nessa temporada (com exceção, TALVEZ, de "Lazarus" e "Homecoming"). É triste escrever isso, mas me diverti MUITO mais assistindo o 10x15 "Fortune" do que essa volta à Terra-2.



"Kent" não é um episódio tão ruim assim, como está parecendo. O problema é que ele é fraco...fraquíssimo! Não tem sustância! E o que é pior: ATÉ poderia ter rendido uma historinha legal, mas não soube ser aproveitada.

Só a presença de John Schneider como Jonathan Kent (ainda que uma terra paralela) já deveria render uma boa idéia pro texto, mas alguns roteiristas de Smallville precisam urgente fazer aulas de dramaturgia, ler bons livros de aventura e ficção (ou os próprios quadrinhos do Superman) e assistir blocksbusters de ação - ou nunca mais escreverão pra outra série de TV!



Se em "Luthor", Clark Luthor foi mal aproveitado, aqui ele apareceu mais, porém sua presença foi monótona e irritante! Não fez nada de mais, mal usou seus poderes, não causou destruição, não feriu nenhum dos amigos de Clark...NADA! Apenas flertou com Lois e Tess. E o "confronto" entre ele e Kent desde o prédio até a Fortaleza! Depois daquela cena, meu coração doeu muito e afora tenho ainda mais medo dessa Series Finale (podem ter certeza que não vai rolar nenhuma luta entre Clark e Zod em 10x19 "Dominion" - e se for, vai ser 2,3 sopapos de Zod na cara de Clark e só!).

Tess deixou meio vaga a sua posição nesse episódio. Confesso que não consegui entender se ela estava sendo sincera ou não no que disse na cena em que Luthor a segura pelo pescoço na varanda.
Essa dualidade interior de Tess ainda pode render algo bacana - SE BEM TRABALHADO (acho que só na "Finale" veremos essa conclusão).

"Kent" teve 2 pontos que poderiam dar um UP em sua história, mas foram justamente as maiores falhas do mesmo. Um tema que desde o início da série foi de extrema importância é sobre a "família". Seja a dos Kent ou dos Luthor. Nas primeiras temporadas, as relações entre os membros dessas famílias, praticamente, ditava o curso das histórias. A série perdeu muito com as saídas de John Schneider, Michael Rosembaum, John Glover e Annete O'Toole.
A relação entre pai-e-filho na série sempre foi uma parte muito forte e interessante em Smallville. Depois de muitos anos, tentaram abordar isso de outra forma, num universo alternativo, em "Kent". Não deu certo! A abordagem foi muito superficial, e a mim, não tocou em nada!

A outra questão - essa sim teria um papel importante para o desenvolvimento de Clark nesa reta final - conseguiu ser ainda mais superficial, sendo muito mais "sugestiva" do que concreta. Vimos que Clark Kent conseguiu, de certa forma, mudar a vida de algumas pessoas na Terra-2 (Lois Queen, Jonathan Kent e até Clark Luthor). No entanto, o desenvolvimento disso foi tão sem sal, que não teve importância ou impacto nenhum.

Moral da história: mal-escrito e mal-dirigido!





Como se não bastasse, ainda vão vender a Fazenda Kent! Nem sei exatamente o que pensar sobre isso, mas não seria algo que eu (se fosse produtor) faria. É um local que é de importância não só para Clark, mas para Lois também. O que ela diz ao Luthor, foi extremamente significativo. No começo, ela não gostava de morar lá logo que chegou. Mas o afeto que ela pegou pelos Kent, mudou isso. Mas não gostei da idéia de vender a fazenda. O medo de Clark de desapegar á fazenda, á cidade, me lembrou Homecoming. Onde ele promete ao pai que nunca esqueceria Pequenópolis. E de fato, nunca vai. Toda vez que vemos um quadrinho ou um desenho do Superman, ele volta para a casa, naquela fazenda. Onde encontra os pais, ou só a mãe e fica lá por um tempo. É estranho. Um sentimento de perda, na verdade. E assim, acho que posso afirmar que a última essência de Smallville morreu nesse episódio.

Eu deveria fazer uma análise mais aprofundada sobre esse episódio, mas a verdade é que estou sem tempo e sem vontade. Já escrevi demais até.

NOTA: ... (sinceramente, não sei)

12 comentários:

Rodrigo disse...

Complicado, mas tenho de concordar. Vi muitos comentários, antes de assistir ao epis de que tratava-se de um episodio fantástico e, sinceramente, fiquei um pouco frustrado. Acredito que teremos uma FINALE interessante,mas estou com muitas ressalvas, todas as venias, para os episodios seguintes, principalmente o penultimo. Todavez tem que ter alguem que assume os poderes de Clark, isso já deveria estar claro aos produtores que irrita os telespectadores. Compreendo que usaram FORTUNE como um epis pessoal dosprodutores, talvez eles tenham essa ideia de querer fazer o elenco pagar mico em algum momento da série, não creio ter sido um epis que eles trataram como sendo parte da linha final da série e o seu enredo; gostei apenas da menção ao Batmen.....ou entendi mal?

Tenho dito

Rodrigo disse...

*BatmAn

mrhide disse...

Bom eu gostei do episodio pelo John Schneider, achei legal Clark lembrando de cosias q o pai ensinou.

QUANTO a ação bom isso já não espero nada mais mesmo.

a FAZENDA vejam bem quem está cuidando dela agora? Ela está abandonada
As pessoas tem q entender q. a vida segue e não devemos nos prender as coisas e sim as pessoas
Foi isso que o episódio quis passar

Ronaldo e Karine MothinX disse...

concordo plenamente com o que MRHIDE disse...
"ão devemos nos prender as coisas e sim as pessoas"
Realmente deu pra ver isso no episodio, claramente ...

ULISSES disse...

Temos que entender que smallville conta a história de Clark Kent, não é liga da justiça, não é ficção cientifica, não tem que ter ação em todos os episódios, apesar de ter uma pitada de cada coisa, o que não é significamente obrigatório. O klark só vai enfrentar e bater nos vilões, depois que se tornar supeman e isso só vamos ver quando sair o filme. Do jeito que a série esta rolando, só veremos Tom Weling com a roupa, nos 5 ou 3 últimos segundos do último episódio e detalhe, em forma de vulto.

ULISSES disse...

todos já sabem que os episódios finais já foram gravados. Alguém lembrou de perguntar pra alguém, como o Tom se sentiu usando a roupa do super, se é que ele usou?

Wilson Constante disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Wilson Constante disse...

Ismael, como vc disse nas primeiras temporadas era a relação familiar que nos prendia a série. Há tempos ela se perdeu e a qualidade caiu muito. Mesmo assim nós fãs continuamos a acompanhar a saga de CK, mas a medida que a séria vai chegando ao fim, fico com uma sensação de tristeza, mas um pouco de alívio também sabe... onde foram parar aqueles roteiros inteligentes das primeiras temporadas... eram sem ação, mas enredos que nos surpreendia a cada episódio. Poxa, estamos na última temporada e continuamos a ver o mais do mesmo... Deixar tudo para o último momento pode ser ainda mais desgastante... mas tá valendo, fã que é fã acompanha até o fim.... Sobre vender a fazenda... afff... que absurdo.... nem vou comentar....

Lorena Welling/Ackles/Knowles disse...

quem diria... eu concordo com o MrHide e.ê

mrhide disse...

coisas do blog Lo

mrhide disse...

querem sem traumas? Não esperem AÇÃO
Até no set de serie é Luz, Camera .. Clark apanhou de novo kkkkkkkkkkkkkkkk

luloispes disse...

Eu acho que eles não vendem a Fazenda Kent, pois no episodio Homecoming, Lois cita ao Clark , que pergunta a respeito anel da legião que ele sempre guarda na camionete na fazenda. Se em 2017 havia fazenda, então Lois e Clark não venderam, ou então vão comprar de novo...
Gostei de "Kent" Lois é apaixonada por Clark até na terra 2...rsss
Isso me faz pensar que a paixão dela foi a primeira vista... lá pela quarta temporada.....rsss