quarta-feira, 13 de abril de 2011

[ESPECIAL 10 ANOS] Episódios Essenciais do Arqueiro Verde

Como prometido, aqui está a continuação do "Especial 10 Anos - Episódios Essenciais", que serve como uma espécie de TOP para cada personagem. Obviamente, nem todos os personagens estarão aqui, focando-se mais em personagens atuais ou igualmente especiais que estão vindo fazer seu retorno. Após o Especial de Lois Lane, agora é a vez do vigilante esmeralda, o Arqueiro Verde (Justin Hartley).


6X01 ARROW
A "estréia" oficial do personagem na série, e, na minha opinião, o melhor episódio centrado no mesmo.
De todos os episódios que apresentam outros heróis, "Arrow" é o meu preferido, pois possui a melhor história e é, talvez, o único que não transforma Clark num bobão que fica pra escanteio quando um herói secundário aparece ¬¬


6x11 JUSTICE
A estréia do embrião da LJA na série, mostra o Arqueiro Verde como líder inicial da equipe. É também nesse episódio, que Oliver termina seu namoro com Lois Lane e faz sua última aparição na 6ª temporada.


7x11 SIREN
A Canário Negro - futura esposa do Arqueiro Verde nos quadrinhos - faz sua estréia na série. É a 1ª vez que vemos um dos casais mais icônicos das HQ's reunidos na série. Infelizmente, os produtores não levarão essa relação adiante em "Smallville" ¬¬


8x01 ODYSSEY
Para mim, esse episódio serviu para mostrar o quanto Oliver preza a sua amizade com Clark. O companherismo e confiança entre eles (mesmo que, mais tarde, ela tenha sido abalada). Mostrou Oliver correndo o mundo para salvar o seu amigo e o desespero dele ao atingir Clark com uma flecha. Marca também o primeiro episódio de Justin Hartley como parte do elenco fixo da série.


8x03 TOXIC
Um dos piores episódios da série, é verdade. Descaracterizou totalmente a origem do Arqueiro Verde. Mesmo assim, tem lá suas qualidades e é bem produzido. Aqui começa a queda do Arqueiro Verde! Por bem ou mal, teve uma certa relevância na história do personagem dentro da série, e por isso, merece estar aqui.


8x10 BRIDE
Um dos melhores episódios da série. Entre tantos outros destaques, "Bride" mostra o início de uma fase sombria do herói, quando ao desobedecer ao pedido de Clark (e assim traindo a amizade de ambos), parte escondido atrás de Lex Luthor, a fim de matá-lo como forma de vingar a morte de seus pais (causada pelo pai do vilão, Lionel Luthor). E só não matou, pois o Lex que ele atingiu era um boneco de porcelana...


8x14 REQUIEM
"Requiem" tem como significado mais próximo, algo referente a uma marcha fúnebre. E nesse episódio vimos tanto "mortes" figurativas quanto física. Aqui, acontece a queda do herói esmeralda, quando supostamente assassina o vilão Lex Luthor, através de explosivos, dentro de um caminhão. Esse acontecimento mostrou uma outra faceta de Oliver Queen, que até então só havia sido sugerida em outros episódios como "Rage" (6x07), "Identity" (8x07) e "Bride" (8x10).

9x03 RABID
Em meio a uma infestação de zumbis em Metrópolis, sobra tempo para os roteiristas reratarem o drama dos personagens, sobretudo o de Oliver Queen, que após a morte de Jimmy Olsen na 8ª Temporada, se culpa pela morte do amigo e somado ao assassinato de Lex Luthor, o ex-herói se entrega de vez à bebida, às loucuras selvagens e aos "remédios". Este é outro Oliver que vemos, muito diferente daquele apresentado lá na 6ª Temporada. E percebemos que, apesar de tudo, aqui ele ainda era apaixonado por Lois e sofre por vê-la com seu melhor amigo, Clark. É um grande episódio para o personagem, que após tudo, ainda tem uma cena memorável, quando ele queima o uniforme de Arqueiro Verde.


9x04 ECHO
Dando continuidade ao drama mostrado no episódio anterior, vemos um Oliver completamente sem limites, ao quase ser linxado num bar do México. Após se salvo por Tess e levado por ela a uma coletiva de imprensa da LuthorCorp, em Metrópolis, vemos até que ponto chega o ex-herói, quando num misto de altruísmo com egoísmo e desprezo pela vida, Oliver quase se deixa morrer por uma bomba implantada pelo Homem-Brinquedo, que se acionaria se ele tirasse os pés de cima dela. Aqui vemos o quão fundo Oliver desceu no abismo e como a morte de Lex ainda o afeta.


9x10 DISCIPLE
Episódio muito interessante que mostra mais do passado do Arqueiro Verde, revelando que o mesmo fez parte de uma sociedade secreta de arqueiros disciplinados e muito bem treinados, onde algumas das regras são: não revelar esse segredo a ninguém e nem se envolver amorosamente. Anos após deixar o grupo, Oliver agora tem de proteger seus amigos e enfrentar seu antigo mestre, o Arqueiro Negro, que quer a cabeça de Oliver como prêmio de aposentoria.


9x16 CHECKMATE
A 9ª Temporada foi muito boa para o personagem, que soube desenvolver muito bem a sua história, dando-lhe mais espaço e destaque entre o elenco fixo da série. E "Checkmate", um dos melhores episódios de Smallville (dirigido pelo produtor Brian Peterson) insere a famosa organização secreta dos quadrinhos, Xeque-Mate - liderada por Amanda Waller atrás dos vigilantes mascarados. Em meio a muita ação e emboscadas, Tess descobre o segredo de Oliver e a interação entre eles a partir daí, no episódio, é simplesmente imperdível!

10x03 SUPERGIRL
Novamente, uma das presenças mais marcantes do personagem se faz em um dos piores episódios da série. Aqui, embora a protagonista seja Kara/Supergirl (ou será que foi Lois Lane?), o grande destaque é o momento 'a la Homem de Ferro', quando Oliver anuncia publicamente para a imprensa em rede mundial que ele é o Arqueiro Verde (as consequências desses ato podem ser vistas em 10x04 "Homecoming", 10x08 "Patriot" e 10x10 "Icarus").

2 comentários:

Lorena Welling/Ackles/Knowles disse...

gostei do post =)

qual será o(a) próximo(a)???

Chloe? Lex? Jhonatan? Marta? Lana? são tantos né...

Amanda Lessa disse...

É bom o post mas faltou falar da Chloe. Pois foi ela quem deu uma "levantada" no arqueiro...