sexta-feira, 4 de março de 2011

[Dossiê] Superboy/ Kon-El/ Conner Kent



Superboy é o nome de vários personagens fictícios de quadrinhos, filmes e desenhos animados, da DC Comics. Basicamente, aludem a uma versão juvenil de Superman. O nome Superboy e o primeiro personagem a usar este nome foi criado por Jerry Siegel. Por muitos anos a DC negou direitos de criação a Siegel e sua família, apesar de Siegel só ter vendido os direitos a DC sobre Superman. Contudo, é válido lembrarmos também que a DC Comics perdeu recentemente uma ação judicial que envolvia os direitos sobre o Superboy para a família de Jerry Siegel.

Superboy
Capa Superboy 01.jpg

Dados da publicação
Publicado por DC Comics
Primeira aparição Adventures of Superman #500
(Junho de 1993)
Criado por Karl Kesel
Tom Grummett
Características do personagem
Alter ego Conner Kent/Kon-El
Espécie Clone (Kryptoniano/Humano)
Terra natal Terra
Afiliações Legião dos Super-Heróis
Projeto Cadmus
Novos Titãs
Justiça Jovem
Base de operações Metropolis
Situação presente Ressuscitado por Brainiac 5 na serie Legião dos Três Mundos.
Codinomes conhecidos Carl Krummett
A maravilha de Metrópolis
Superman
Habilidades Telecinésia
Poderes Kryptonianos
* Força sobre-humana
* Velocidade
* Resistência
* Invulnerabilidade
* Longevidade
* Vôo
* Inteligência e regeneração.

Superboy também conhecido como Superboy moderno é um personagem fictício criado por Karl Kesel e Tom Grummett, O Superboy apareceu pela primeira vez durante o arco de histórias chamado "O Retorno do Super-Homem". Quando os cientistas do Projeto Cadmus constataram a "morte" do Superman após a luta contra Apocalipse decidiram criar um clone para substituí-lo como defensor da Terra. O resultado foi o irreverente Superboy. Ele possui poderes de "telecinésia tátil" (é capaz de mover grandes quantidades de matéria, mas precisa estar em contato físico com ela para tal) e os usa para simular alguns dos poderes do verdadeiro Super, como super-força e vôo. Ele usava um uniforme vagamente diferente de Superman; ele vestia uma jaqueta com o S, óculos escuros de lente redonda, e um colante azul, vermelho e preto, com o S. Seu cabelo era raspado nas laterais e na parte de trás da cabeça, permanecendo alto apenas na parte de cima. O Superboy da Era Moderna era um integrante da Justiça Jovem.


Biografia

Origem

As origens do Superboy começam com o Projeto Cadmus: o Superman, que é o projeto que originalmente pretendeu recriar o Homem de Aço. Devido à incapacidade de duplicar e estabilizar o DNA Kryptoniano, os clones do Superman acabavam se degenerando depois de um curto período de tempo. Sobre a morte do Superman, o projeto é restabelecido em segredo em conjunto com Laboratórios de Cadmus e Lex Luthor para substituir o herói "morto". Depois de doze tentativas documentadas na clonagem de um Superman, o DNA humano (secretamente aquele de Lex Luthor) é parcialmente usado para estabilizar o DNA Kryptoniano. O resultado é o Superboy, o primeiro clone próspero do Superman.

O Superboy

Ele apareceu para substituir o Homem de Aço após a morte dele, mas nesse período havia outros Supermen: Aço, Erradicador e Superman Ciborgue.

Durante o ataque de Henk Henshaw/Superman Ciborgue, Conner tentou enfrentá-lo mas foi brutalmente derrotado. Quando Superman, que acabara de retornar dos mortos, emerge para enfrentar Hank, Superboy e Aço se juntam a ele na batalha.

Após a batalha com Hank, Superboy passou a ter aventuras, em uma delas onde ele se torna o herói do Havaí.

Conner também fez parte da Justiça Jovem e, mais tarde dos Novos Titãs, onde ele conheceu seu melhor amigo Tim Drake e sua futura namorada, a Moça-Maravilha.

Morte


Durante os eventos de Crise Infinita, Superboy-Prime aparece para matar Conner. O motivo era porque ele não aceitava que Conner fosse considerado um herói apesar de ser um clone, enquanto que ele, apesar de ser de uma Terra paralela, era o verdadeiro Superboy e havia sido esquecido. Os dois se enfrentam numa batalha épica pelas ruas de Metrópolis.

A batalha termina com a morte de Conner. Ele é enterrado ao lado das sepulturas de Kal-L e Lois Kent (o Superman e Lois Lane da Terra 2).

Retorno


Em A Legião de Três Mundos, estrelado pelo Superman e por três versões da Legião dos Super-Heróis de diferentes realidades do Multiverso. O processo utilizado para trazer Kon-El de volta foi similar ao que o Erradicador usou para trazer o Superman de volta em "O Retorno do Super-Homem": ele foi posto numa câmara regenerativa da Fortaleza da Solidão por Ástron (integrante da Legião que estava no século XXI), que seguia um plano de Brainiac 5. O processo de regeneração durou mil anos e Kon-El despertou no século XXXI para ajudar a Legião a derrotar o Superboy Primordial. Ele e o Kid Flash (Bart Allen), também trazido de volta pela Legião, retornaram ao presente.

A Noite Mais Densa

Conner também se junta na batalha contra os Lanternas Negros.

Ao enfrentar Nekron, ele o transforma em um Lanterna Negro. Sob a influência do anel, Conner enfrenta a Moça-Maravilha e ao mesmo tempo tenta se libertar da influência do anel. Com o anel, Conner consegue desenvolver o Super Sopro Ártico. Com esse poder ele congela o anel e se junta com os outros para a batalha final.

Em Outras Mídias

Geralmente, algumas características de Connor eram inseridas nos desenhos. Mas recentemente ele foi de adapatado para outras mídia.

Desenhos Animados

  • No filme animado Superman: Doomsday (A Morte do Superman aqui no Brasil), alguns elementos da origem de Superboy são usados no clone de Superman criado por Lex.
  • Na 2ª temporada do desenho Legião de Super-Heróis, surge a versão futura de Superma, chamada Kell-Li, que é um clone do Superman original que é mais poderos e até imune à kryptonita criado para deter Imperiex.

Smallville

Na 10ª e última temporada de Smallville, surge um clone jovem de Lex Luthor chamado Alexander.

Ele aparece no primeiro episódio da temporada, "Lazarus", onde ele conhece Tess Mercer. Tess adota o garoto e em "Harvest", ele acaba envelhecendo 4 anos em duas semanas. Nisso, as memórias e a personalidade do Lex acabam se manifestando nele, principalmente o ódio que Lex passou a sentir por Clark Kent. Tess, que possuía a cura para o envelhecimento de Alexander, destrói a cura e o tranca numa sala do Laboratório Cadmus.

Em "Luthor" é revelado que Alexander é o clone LX-15, e que ele escapou de alguma forma do Cadmus. Em "Beacon", ele retorna com a aparência de um adolescente. Ele tenta matar Martha Kent, mas na verdade sua intenção era matar Clark quando ele aparecesse para salvá-la. Mais tarde ele é encontrado por Lionel Luthor da Terra 2, e juntos eles compram de volta a LuthorCorp que estava com Tess e Oliver Queen. Quando ele descobre que Lionel amava mais a Clark do que o Lex na Terra 2, ele deixa Lionel e Martha presos na Mansão Luthor ao mesmo tempo que a incendeia. Ele então vai até a Fazenda Kent levando uma arma e uma kryptonita consigo, para matar Tess e Clark. Mas as palavras de ambos faz com que Alexander hesite em fazer tal coisa, e após isso ele começa a perder as memórias dele próprio e as de Lex. Tess então tenta injetar nele cianeto para salvá-lo de tudo que estava acontecendo com ele. Entretanto a agulha quebra, mostrando que Alexander tem invunerabilidade.

Em "Scion", Alexander vai se tornar Conner Kent.

Curiosidades

  • Conner tem amizade com Tim Drake e Bart Allen.
  • Em vários futuros alternativos, Conner é mostrado como sendo Superman.
  • Conner e Supergirl são amigos próximos.
  • Conner considera Clark como um pai.



2 comentários:

Nathana disse...

Muito bom esse post! Curti saber a história do Superboy *-*

Lorena Welling/Ackles/Knowles disse...

também curti saber a história do Conner :)