sexta-feira, 25 de setembro de 2009

SMALLVILLE: Um Resumo Até Aqui.....


Smallville é uma série de televisão estadunidense de ficção que estreou em 2001 no canal The WB. Criada por Alfred Gough e Miles Millar, a série conta as aventuras do jovem Clark Kent na pequena cidade de Smallville (chamada de Pequenópolis na versão dublada brasileira), no estado do Kansas antes de se tornar o Superman.

A história é bem diferente da história em quadrinhos, onde surgiu Superman; trata-se mais de uma reconcepção. Inspirada na mini-série Superman: As Quatro Estações, ela preserva nomes e alguns acontecimentos, mas caminha de forma independente.

No Brasil é transmitida pelo canal a cabo Warner Channel (hoje, CW) e pela rede de televisão aberta SBT, com o nome Smallville: As Aventuras do Superboy e em Portugal pelo canal a cabo Fox Life e pela televisão aberta RTP1.


SOBRE A SÉRIE

Smallville é baseada na história do mais conhecido super-herói da DC Comics de todos os tempos, o popular personagem Superman. A série mostra a vida do adolescente Clark Kent, que vive e cresce em Smallville. O seriado mostra como Clark lida com os problemas enfrentados durante a adolescência de qualquer humano comum, somando-se ao fato de enquanto isso manifestar novos poderes anormais, o que traz o lado dramático ao formato desejado pelos produtores: mostrar a vulnerabilidade de um pseudo-humano enquanto ele é completamente invulnerável. A idéia geral no seriado é a de que Clark seja assim, uma pessoa também vulnerável, principalmente quando está próximo das pedras de Kryptonita (pedaços radioativos de seu planeta-natal) e dos problemas emocionais com os outros personagens. A idéia original dos produtores era distanciar aquele conceito de imortalidade criado em cima do Superman, coisa até certo ponto entediante, para trazê-lo mais perto ao telespectador comum. Identificar e empatizar-se com aquele super-herói, também comum e vulnerável, era a missão chave da primeira temporada de Smallville e seu episódio-piloto. Apesar deste lado humano e fraco dos sentimentos humanos, Clark Kent também tem de passar a imagem do super-herói mais poderoso do universo DC, a tarefa talvez mais difícil do seriado.

Os telespectadores frequentemente observarão alusões às revistas e filmes do Superman em forma de diálogos, atores convidados, figurinos dos personagens e cenas.


PRIMEIRA TEMPORADA
(2001 - 2002)



1989. Uma chuva de meteoros atinge a pacata cidade de Smallville, no Kansas. Juntamente com ela, um bebê é trazido à Terra em uma nave espacial, e é acudida por Jonathan e Martha Kent, sem saber que, um dia, ele se tornaria o Salvador da Humanidade.

Treze anos mais tarde, somos apresentados a um jovem Clark Kent, que entra no colegial com a árdua tarefa de esconder seus poderes de seus melhores amigos, Pete Ross e Chloe Sullivan (personagem criada especialmente para a série), e ainda conviver com a garota por quem é apaixonado, Lana Lang.

Num acidente de carro, Clark conhece Lex Luthor. A partir daí, os dois se tornam grandes amigos. Mas pode Lex Luthor ser confiável?

Com o tempo, pessoas afetadas pelas pedras de meteoros vão desenvolvendo poderes, como Tina Greer e sua habilidade metamórfica, Sean Kelvin e seu poder de congelar as pessoas, Justin Gaines e sua telecinesia, Sasha Woodman e seu controle de abelhas e até mesmo Jodie Wilson, uma garota capaz de sugar a gordura das pessoas! E Clark sempre está a postos pronto para defender Smallville.

Ao decorrer da temporada, Clark vê o relacionamento de Lana e Withiney, seu namorado, desmoronar. Até que, após a morte de seu pai, Withiney resolve seguir carreira militar e, no último capítulo, abandona Lana.

Clark e Chloe se aproximam. Lana e Withiney se separam. Jonathan enfrenta um jornalista que descobre a verdade sobre Clark e quer expô-lo ao mundo. Um tornado se aproxima de Smallville, e acaba pegando Lana de surpresa. Clark descobre e vai salvá-la, deixando Chloe no baile. Jonathan e o jornalista ficam presos nos destroços de uma cabana, após o tornado.

Lex e Lionel brigam, e o pai fica preso em uma pilastra. Lex hesita em salvá-lo.

A última cena é de Lana sendo sugada por um dos tornados e Clark correndo em direção a ela, em super-velocidade, e desaparecendo dentro do tornado.


SEGUNDA TEMPORADA
(2002 - 2003)



Pegando o gancho do último capítulo da 1ª temporada, o 2º ano de Smallville mostra todo o desfecho e as conseqüências causadas pelo tornado. Clark, de uma forma inacreditável, digna de um super herói, consegue salvar Lana, a tirando do tornado, com a ajuda de sua nave espacial, que sai para protegê-lo.

Lex também salva seu pai, mas ele acaba ficando cego.

Um retorno inesperado nesta temporada: Tina Greer, a metamórfica obsecada por Lana volta a Smallville na aparência de Whitney! Após Clark derrotá-la mais uma vez, Lana descobre que Whitney morreu na guerra.

A relação de Clark e Lana se aprofunda ainda mais, após a morte de Withiney. Clark adquire uma nova habilidade: visão de calor, e se depara com um novo tipo de Kryptonita, a vermelha, que o afeta psicologicamente.

Ele conta seu segredo à Pete e começa a encontrar vestígios sobre sua misteriosa origem, ao conhecer o Dr. Virgil Swan (uma participação especial de Christopher Reeve), e à, finalmente, ter seu primeiro contato com o espírito de Jor-El, seu pai biológico.

Martha descobre estar grávida. Clark e Lana começam a namorar, o que causa a inimizade de Chloe, que promete a Lionel um dossiê sobre a história de Clark.

Clark se revolta contra Jor-El, que revela a ele que terá que deixar Smallville para cumprir seu destino. Num ato de rebeldia, ele destrói sua nave espacial, sem pensar nas conseqüências: Martha perde seu bebê.

Revoltado com tudo e com todos, Clark, usando um anel de Kryptonita vermelha, se exila em Metropolis, deixando Lana e sua família. Lex, que pareceu ter encontrado a mulher de sua vida, é enganado por ela após o casamento, e fica preso em um avião sem piloto, que cai no mar.


TERCEIRA TEMPORADA
(2003 - 2004)



Três meses se passam. Clark, “dominado” pela Kryptonita vermelha, vive uma vida de magnata em Metrópolis, enquanto, em Smallville, todos o procuram desesperadamente. Jonathan faz um trato com Jor-El para poder encontrar Clark, o que lhe trará graves conseqüências.

Lex e Chloe descobrem um passado negro de Lionel Luthor, que faz de tudo para encobrir a verdade, inclusive colocar a vida de seu filho em jogo.

Clark e Lana vão se distanciando cada vez mais por conta de seus poderes, e isso atormenta até mesmo Pete, que resolve ir embora, para não revelar o segredo do amigo a ninguém, numa espetacular demonstração de uma leal amizade.

Uma temporada eletrizante, onde várias aparições especiais dão um ar a mais no seriado. Morgan Edge, Alicia Baker, Perry White e uma pequena alusão à Lois Lane.

Chloe consegue colocar Lionel na prisão, mas isso trará a ela e a Lex um preço muito alto, um preço mortal.

Lana resolve ir morar em Páris.

Clark descobre a verdade sobre Lex e sua obsessão pela vida do jovem fazendeiro.

Jor-El deixa Jonathan em coma e consegue “seqüestrar” seu filho.


QUARTA TEMPORADA
(2004 - 2005)



Clark retorna, mas ele não é mais o mesmo. Reprogamado por Jor-El, ele busca por três pedras ao redor do mundo. Tais pedras são a fonte do maior conhecimento do universo.

Lois Lane chega a Smallville, para descobrir a verdade por trás da morte de sua prima Chloe. Lois encontra um Clark sem memória, que retornou depois de ficar ausente por 3 meses, e o leva ao hospital. Lana ainda em Páris, e com um novo interesse amoroso, o destemido Jason Teague, pesquisa sobre uma antiga mártir e bruxa: Condessa Marguerite Isobel Theroux, quem ela acredita ser sua ancestral. Jonathan ainda está em coma, Martha está ao seu lado e Lionel está na prisão aguardando julgamento.

Martha traz Clark de volta ao normal graças a Kryptonita Negra, que transforma Kal-El em Clark. Nesse momento Jonathan sai do coma. Pouco depois Lois e Clark descobrem que Lex salvou Chloe da explosão e ela pôde testemunhar contra Lionel, o que garantiu sua prisão.

Clark resolve aproveitar o último ano de escola e entra para o time de futebol americano, onde se torna um astro, mas depois desiste. Clark encontra dificuldades em sua relação com Lana e sua amizade com Lex começa a desmoronar, que fica cada vez mais sombrio. Durante a sua estadia na prisão, Lionel tem seu espírito trocado com Clark por algumas horas, fazendo com que sua doença rara se curasse e fez com que ele perdesse grande parte de sua maldade. Lois acha um cão muito especial: Krypto. Outro jovem super herói aparece na cidade: Flash. Chloe descobre o segredo de Clark. Lana tem sua antepassada despertada dentro dela por planos de Genevieve Teague, mãe de Jason, para que ela achasse os cristais de Clark. Genevieve tira Lionel da prisão.

Um inesperado e bem vindo personagem da temporada passada retorna, Alicia Baker, a jovem com a habilidade de se teletransportar. Alicia diz-se arrependida e disposta a consertar seus erros, pedindo desculpas à Lana e mostrando para Clark o quanto o amava. A participação de Alicia foi tão emocionante que a maioria dos fãs começou a torcer para que ela e Clark ficassem juntos, e foi ela quem revelou para Chloe que Clark não era um rapaz normal. Porém, Alicia foi brutalmente assassinada.

No final da temporada Clark e Lana se formam no ensino médio e confessam o amor que sentem um pelo outro. Lana mata Genevieve com o cristal kryptoniano fazendo com que Smallville se torne alvo de outra chuva de meteoros e Clark reúne as 3 pedras kryptonianas, que juntas formam um cristal que dá origem à Fortaleza da Solidão.

Com a ligeira impressão de que escritores e produtores teriam se perdido de seu foco na quarta temporada, a série ganha outras proporções a partir dessa temporada, fugindo um pouco do conceito "a história da adolescência e formação de Clark Kent", tomando algumas liberdades poéticas, porém se tornando ainda mais interessante e grandiosa. Assim se iniciou uma "nova fase" no seriado. É notável a ascensão e crescimento na qualidade do enredo nas temporadas seguintes.


QUINTA TEMPORADA
(2005 - 2006)



Tendo chegado no Ártico sem saber o que fazer, Clark deixa o Cristal fazer todo o trabalho. Com a recentemente formada Fortaleza da Solidão, Clark começa a cumprir seu verdadeiro destino, parando o mal iminente com a ajuda de Jor-El, porém adia o treinamento para salvar Chloe.

Dois discípulos kryptonianos do General Zod, Nam-ek e Aethyr, chegam a Smallville en busca de Kal-El. O misterioso desaparecimento de Chloe nas cavernas e seu reaparecimento num hospital em Yukon, aumenta ainda mais as suspeitas que Lex tem em relação a Clark.

Clark fica sem seus poderes durante algumas semanas, o que permite que sua relação com Lana se desenvolva mais que nunca e os dois perdem a virgindade juntos. Chloe vira a nova confidente de Clark, já que agora sabe de seus poderes, ela também consegue um emprego no Planeta Diário, mas começa de baixo, literalmente. Clark entra para a faculdade e um de seus professores é Milton Fine, que na verdade é Brainiac e esconde segredos sombrios.

Dois novos heróis aparecem em Smallville, Aquaman e Ciborgue. Jonathan e Lex se candidatam a Senador. Jonathan é eleito Senador.

No centésimo episódio da série, Clark decide contar a Lana seu segredo, e também a pede em casamento. Lex descobre, e numa perseguição de carro com Lana, ela acaba sofrendo um acidente e morre. Desesperado, Clark procura seu pai biológico, Jor-El, e esta dá a ele a oportunidade de voltar no tempo, mas com algumas condições que mudariam para sempre o destino de Clark. Agora de volta ao passado, Clark decide não revelar o seu segredo, o que faz com que Lana se distancie ainda mais dele. Clark consegue salvar Lana do acidente, mas ela já está envolvida com Lex e Clark percebe que seu relacionamento não tem mais volta. Uma morte surpreendente atinge Smallville: Jonathan Kent morre, após Clark ter desobedecido seu pai biológico, Jor-El, para salvar Lana.

Lionel Luthor assume que sabe o segredo de Clark desde a queda da segunda chuva de meteoros.

Clark recebe ajuda de um aliado incomum e os verdadeiros motivos de Fine são revelados, obrigando Clark a tomar uma decisão que pode afetar a toda humanidade. Um vírus de computador criado por Fine destrói toda a infraestrutura tecnológica em todo o globo, gerando pânico e caos em várias cidades. Clark talvez não consiga salvar todos, e ainda pior, ele finalmente encontra o destruidor de Krypton, mas já pode ser tarde demais.

A temporada acaba de forma surpreendente, com Zod (que possuiu Lex) dominando o mundo, e Clark preso na Zona Fantasma sem poder fazer nada. Com este cenário, talvez seja a temporada com o final mais caprichado entre todas as outras.


SEXTA TEMPORADA
(2006 - 2007)





A sexta temporada estreou no dia 28 de setembro de 2006 nos Estados Unidos, na recém criada emissora The CW, e estreou dia 7 de novembro, ás 21h (Horário de Brasília) no Brasil, no canal pago Warner Channel.

O tema da sexta temporada, de acordo com os produtores executivos na época, era a "ascensão" de Lex Luthor. Na verdade, é um dos temas. Nessa temporada, após derrotar Zod (Lex), Clark vai se empenhar em capturar os fantasmas que foram libertados quando ele conseguiu se livrar da Zona Fantasma e também continuaram aparecendo novos personagens da DC Comics.

Dessa vez Oliver Queen, o Arqueiro Verde aparece e acaba se envolvendo com Lois. Esta, por sua vez, anseia descobrir a identidade do Arqueiro Verde. Chloe tem uma surpresa e reencontra Jimmy Olsen, um fotógrafo do Planeta Diário com quem ela pensava ter perdido a virgindade em temporadas passadas.

Lana se aproxima mais de Lex, e Clark parece aceitar isso de forma menos dolorosa. Os sentimentos de Clark por Lois também começam a mudar, principalmente a partir do episódio 6.10, intitulado como 'Hydro' (Segredos Ameaçados).

No episódio 6.11 (Justice), além de Oliver, outros três integrantes da Liga da Justiça reaparecem na série. Bart (denominado como 'Impulse', em vez de 'Flash' por restrições da DC Comics), Victor (Cyborg) e AC (Aquaman) formam com Clark e Oliver a Liga na série. Depois de 'Justice', um outro integrante da Liga apareceu (Ajax o caçador de marte). Especificamente no episódio "Labyrinth", onde um dos fantasmas espalhados pela Terra causa grandes problemas a Clark, e neste momento ele descobre o aliado não muito claro ainda na história da temporada até então.

A partir do episódio "Freak" o rumo da série começa a mudar. Lana fica obcecada em descobrir segredo de Clark, Chloe descobre ser uma infectada por kriptonita, embora ainda não possua poderes aparente. Os sentimentos de Clark por Lana voltam à tona.

O envolvimento de Lex com o experimento chamado 33.1 que aparentemente realiza trocidades com infectados a fim de criar um novo ser que só aparecerá no episódio 6.21 intitulado no inglês de "Prototype". Lex arriscará tanto por isso que envolverá Lana numa gravidez muito suspeita e doentia. Essa gravidez fará Lana subir ao altar com Lex e se tornar a Sra. Luthor. No dia de seu casamento, Lana descobrirá os poderes de Clark e isso quase impedirá o casamento, porém Lionel ameaça matar Clark caso ela deixe seu filho esperando-a na igreja.

Após o casamento, Lana descobre que não está grávida e revela a Clark que sabe do seu segredo. Clark vai tirar satisfações com Lionel, mas Ajax revela que Lionel forçou Lana a se casar para que ela descobrisse mais sobre um terrível experimento de Lex. Enquanto isso, Lana Lang aparentemente morre carbonizada após seu carro ter explodido depois de uma discussão com Lex. Lois Lane é assassinada durante uma ivestigação contra Lex Luthor, e Chloe Sullivan usa seu poder para curá-la, o que causará sua morte em seguida devido a todo desgaste de energia usado para a ressureição da prima.

A situação foge do controle de Lex e Clark enfrenta o último fugitivo da zona fantasma: Bizarro.


SÉTIMA TEMPORADA
(2007 - 2008)






A lenda continua nesses sensacionas 20 capítulos da saga de um dos heróis mais venerados de todos os tempos. Clark conhece sua prima Kara Zor-El - uma garota kryptoniana que foi enviada a Terra para salvar o bebê Kal-El - enquanto namora com Lana, após o fim do casamento com Lex. Este aperfeiçoa uma nova obsessão ao ser salvo por Kara enquanto Lois lida com uma competição jornalística contra sua prima graças ao mais novo editor do Planeta Diário.

Chloe não está pronta para aceitar o que realmente é e termina seu romance com Jimmy.

Aparições não faltam na temporada, tais como: Sasha Woodman, uma freak vista na 1ª temporada; Lara, a mãe de Clark; Zor-El, o pai de Kara; o retorno de Pete Ross; Dean Cain interpretando o psicótico Dr. Knox; a entrada da Canário Negro na Liga da Justiça; e a volta do Caçador de Marte, de Oliver Queen/Arqueiro Verde e do vilão Brainiac.

Lois descobre o segredo de Oliver (Arqueiro Verde), Chloe e Jimmy voltam a namorar, Lex vira o novo diretor do Planeta Diário. Clark conhece Dax-Ur (o criador de Brainiac), enquanto Bizarro tenta tomar a vida de Clark e conquistar o amor de Lana. Surge a Kriptonita Azul, que anula os poderes de Clark, mas que pode ser mortal para Bizarro.

Descobrimos nessa temporada que Lionel, Dr. Swann e os pais de Oliver e de Jason formavam o grupo Veritas, que queria controlar o viajante (Clark), e que Lionel foi o responsável pela morte de todos os membros do grupo.

Quando Lex fica obcecado em descobrir onde se encontra o viajante, este mata Lionel em busca da chave para o viajante. Clark encontra o último sobrevivente de Veritas, Edward Teague, que depois é morto por Brainiac, personificando Kara, que está presa na Zona Fantasma.

Brainiac deixa Lana e Chloe em coma, mas acaba ficando fraco e busca por energia. Clark destrói Brainiac, salvando ambas. Lana deixa Smallville para que Clark cumpra sua missão e Chloe é presa pelo Departamento de Segurança de Lex. Clark vai em busca de Lex, que descobriu o segredo de Clark e a Fortaleza da Solidão. Na tentativa de controlar Clark, Lex acaba causando a destruição da Fortaleza e ambos ficam soterrados.







*Nota: Esta é a última temporada de Michael Rosembeau como Lex Luthor.


OITAVA TEMPORADA
(2008 - 2009)



Nesta temporada, Clark Kent se direciona mais do que nunca para abraçar seu propósito como o super-herói ícone que ele está destinado a se tornar. Passando menos tempo em sua cidade natal e mais tempo na grande cidade de Metropolis, Clark encontrará novos desafios e novos rostos - tanto amigos quando inimigos - conforme começa sua carreira no Planeta Diário. Personagens de toda esquina dos quadrinhos da DC Comics irão marcar presença, incluindo Plastique, a suposta futura heroína com uma personalidade explosiva; Maxima, sedutora deusa intergalática; e o adversário mais formidável do Superman, Doomsday (ou Apocalypse), o único personagem capaz de matá-lo. Esta temporada também contará com aparição dos super-heróis viajantes no tempo da "Legião de Super-Heróis", que retornarão do futuro em um episódio escrito pelo renomado escritor dos quadrinhos Geoff Johns.

A oitava temporada começa com algumas semanas depois que a Fortaleza fora destruída, com uma equipe de escavação na região ártica pela LuthorCorp investigando o desaparecimento de Lex. Membros da Liga da Justiça se reúnem à procura de Clark, que está em estado vulnerável após a queda da Forteleza. A temporada mal começa e o novo emprego de Clark no Planeta Diário significará trabalhar junto a mesa de Lois Lane. Os dois serão obrigados a trabalharem em equipe cobrindo toda a pressão existente em Metrópolis. Algumas vezes é a própria Lois que se torna o maior obstáculo de Clark, especialmente quando ele está sem saída. Mas com Clark e Lois impulsionando uma maior proximidade, o clima começa a esquentar, e os sentimentos que começarão a aparecer irão vir como uma surpresa para os dois. No mesmo momento, Clark começa a descobrir a necessidade de se adaptar para explorar a sua dupla identidade como repórter e super-herói.

Mesmo com Lex desaparecido, a mansão dos Luthors não está vazia por muito tempo. A nova moradora é a Tess Mercer, a quem, seguindo as ordens escritas por Lex, assume o lugar dele na LuthorCorp e todos os projetos, incluindo a direção do Planeta Diário. Tess mostrará ser tanto impenetrável como ardilosa, e é uma nova e enigmática presença para todos. Não demorará muito para que a atenção de Tess se volte para Clark. Mas Clark está desconfiado das intenções dela, e como as marcas do seu passado são desmascaradas, novos mistérios irão aparecer. Através de tudo isso, Tess resolve permanecer inabalável - para encontrar Lex Luthor, na qual ela está convencida que ele ainda esteja vivo.

Clark não é um dos únicos que irá enfrentar desafios formidáveis. Oliver Queen retornará para fazer Metrópolis a sua casa. Ele se encontra numa encruzilhada, forçado a viajar através de alguns terrenos obscuros - especialmente quando os demônios de seu passado são despertados. Oliver ultimamente começa a questionar o seu papel como um super-herói, tal como Clark está abraçando o seu.

Com um noivo e novas habilidades que a assustam tanto quanto a intrigam, Chloe Sullivan decide direcionar sua atenção em ajudar o próximo. Ela assume o que Lana deixou e reabre a Fundação Isis para fornecer ajuda e conselhos para aqueles que são afetados por meteoros. Ela logo descobre o quão malandro um afetado por meteoro pode ser. A vida de Chloe ainda fica mais complicada quando ela conhece o paramédico Davis Bloome. Um servidor público sem descanso, Bloome consegue uma amizade bem rápida com Chloe. Nobre e misterioso, Bloome tem seus próprios demônios. Ele está com problemas a respeito de vários lapsos de tempo que ele não consegue lembrar, e de maneira que ele se aproxima das respostas, ele deve confrontar o seu maior medo - que em seu interior, ele é pura maldade.

"O relato de sua história será algo muito triste e psicologicamente perturbado e, provavelmente, será a coisa mais sombria que 'Smallville' já fez", opinou Sam Witwer, o intérprete do personagem, em entrevista ao Krypton Site, na época. Mas as coisas só vão de fato piorar ao longo da temporada pois, quando surgir na série, Bloome não terá qualquer traço de malvadeza.

"Ele é um paramédico em Metrópolis. Um cara consciente, bacana e bom", avaliou o ator, também dando detalhes da vida pregressa de seu personagem e de como surgirá em "Smallville": "Ele é meio que um outsider. Cresceu em orfanatos e teve uma infância muito dura. Ele é trazido à trama porque forma uma amizade muito rápida com Chloe. Eventualmente, começará a ter apagões, e fica curioso para saber o que está acontecendo - e o que descobre é algo horrível".

Na época, o renomado escritor de quadrinhos Geoff Johns (contratado para escrever o episódio "Legion")comentou no fórum ComicBlog sobre essa ousada empreitada: "Posso dizer com confiança, a temporada que eles planejaram é a mais ambiciosa da série até agora. Tem diversas reviravoltas. E o episódio dez é insano!" "Se eles conseguirem chegar onde querem com Doomsday... No começo não entendi o que eles queria com o alter-ego humano. Mas é uma idéia muito boa, infernal. Os fãs dos quadrinhos vão ficar surpresos quando o mistério for revelado. É espetacular de verdade", disse.

E não foi para menos. A trama de Davis/Apocalypse começa a se desenvolver ainda na primeira metade da temporada e a partir do meio (o citado episódio 10# Bride) é que as coisas começam a tomar um novo rumo catastrófico (no "bom" senido da palavra). Em 8.06# Prey, DAVIS COMEÇA A VER SEU LADO NEGRO: Enquanto pratica atos de heroísmo à noite, Clark investiga um recente ataque em um teatro que pode ser obra de um serial killer. Suspeitando de que possa ser um infectado pelos meteoros, ele exige que Chloe libere os nomes das pessoas que ela está aconselhando na Fundação Isis, o que causa um racha entre os amigos. Davis teme que seus desmaios possam significar que ele é o serial killer e coleta provas que possam incriminá-lo. Temendo o pior, ele confessa suas suspeitas a Chloe. Porém, a prova vem em 8x08# Bloodline: Clark recebe um pacote anônimo que contém o cristal encontrado por Tess no Ártico. Quando ele remove o cristal, ele se ativa e o manda junto com Lois para a Zona Fantasma, onde eles se encontram com Kara (atriz convidada Laura Vandervoort). Kara abre um portal para Lois para retornar, mas a esposa de Zod, Faora, escapa junto com ela e toma conta do corpo de Lois. Uma Lois possuída causa o caos em Metrópolis. E Davis descobre sua origem da pior maneira possível. Faora e Zod seriam os "pais" de Davis, já que eles o criaram para ser uma máquina de matar indestrutível. Descobre-se também que cada objeto que cause dano ou morte em Davis, o mesmo se regenera (ou volta a vida) e o que lhe feriu antes não pode mais atingi-lo e ainda o deixa mais forte!
Enquanto isso, a amizade entre Chloe e Davis vai se tornando algo perigoso à medida que ele se apaixona por ela e vai descobrindo mais de si mesmo. Em 8x10# Bride, o casamento de Chloe e Jimmy vira tragédia. O caos se estabelece quando Davis (transformado em Apocalypse) invade a festa, deixa muitos feridos, apunhala Clark e seqüestra Chloe. Na Fortaleza da Solidão, Chloe (possuída por Brainiac) informa a Davis que ele é Doomsday e foi criado para matar “o outro Kryptoniano” e destruir o mundo. Mas é em 8x16# Turbulence, que Davis pára de lutar contra si mesmo e aceita, finalmente quem ele é, matando (destroçando!) pessoas para manter a fera dentro si.

Mas o mal não está apenas em Davis. O inferno na temporada também tem outro nome: Lana Lang. A antiga paixão de Clark está de volta e abala o desenvolvimento da relação de Clark e Lois. A princípio, a amizade os une para salvar Chloe, juntamente com a Legião dos Super-Heróis, do controle mental de Brainiac. Mas os sentimentos de Clark vem à tona, a medida que descobrimos o que aconteceu com Lana no tempo que ela esteve fora: Lana foi sequestrada por agentes de Lex e, após se libertar, encontrou um ex-militar e pediu que o mesmo a treinasse. Acompanhamos um frio e duro treinamento de Lana, transformando-a numa verdadeira guerreira sobrevivente. Clark descobre que ela está envolvida em experimentos na LuthorCorp, quando Lana acaba adquirindo poderes. Os dois se unem para desvendar um mistério ligado um atentado a Olliver, envolvendo o vilão da DC Comics, Homem dos Brinquedos. Porém, ambos descobrem que quem está por trás de tudo é Lex Luthor, que sobreviveu ao desabamento da Fortaleza, graças a equipamentos respiratórios e agora quer vingança contra o casal. Lex implantou uma bomba no alto do Planeta Diário, que dizimará toda Metrópolis, a não ser que Lana sugue toda a kryptonita contida nela. Lana então se sacrifica e salva a cidade, mas o preço é que ela e Clark nunca mais poderão ficar juntos, já que a kryptonita em Lana é letal para Clark. Clark vai atrás de Lex, querendo matá-lo, mas Lana o impede e, nisso, o caminhão onde Lex estava escondido, explode misteriosamente. Após uma emocionante despedida, Lana vai embora.

Hora de seguir em frente, e Clark mais do que nunca impõe o seu papel como vigilante da cidade, procurando esconder seu segredo de todos, inclusive de Lois, que retornou.

Mas o maior desafio de Clark ainda está por vir. E quando o espectador pensava que não havia mais nada para se mostrar, o excelente episódio 8x18# Eternal, conta o passado de Davis, e revela que ele e Clark chegaram juntos na chuva de meteoros, tendo Davis sido criado por alguns dias na mansão Luthor, já que Lionel pensava ser ele o "Viajante". Finalmente, Davis sabe toda a verdade4 e decide por um fim nisso, tirando sua própria vida num tanque de kryptonita. Clark tenta dissuadi-lo, mas é tarde demais. O que ninguém esperava, no entanto, é que Davis está de volta e, ainda mais fortalecido pela kryptonita.

A onda de mortes aumentou e quando Clark descobre que Davis está vivo, o leva até a Fortaleza, onde pretende enviá-lo para a Zona Fantasma, onde não machucará ninguém. Porém, Chloe intervém e foge da cidade com Davis. Isso mesmo, a loirinha, que agora está divorciada de Jimmy (que se afundou nas drogas) foge com o monstrão.

Clark não deixa barato e passa a caçar a fera, juntamente com Arqueiro Verde e outros membros da Liga da Justiça. Tess também está interessada no vilão e monta uma equipe para caçá-lo, a Gangue da Injustiça (formada por Plastique, Parasita e outros).

O grande clímax se aproxima e a batalha final será surpreendente. Rokk (da Legião) volta a Metrópolis e avisa Clark que o dia seguinte é conhecido como o dia em que ele morreu. A Liga trai Clark e sequestra Davis, a fim de matá-lo. Porém, Chloe usa a kryptonita prateada para separar Davis de Apocalypse, o que resulta num efeito catastrófico. Jimmy, enfim, descobre o segredo de Clark. Lois encontra o anel da Legião e é teletransportada para algum lugar no futuro. Apocalypse causa destruição em Metrópolis. Clark o encontra e ambos travam um combate violento, que culmina numa explosão que enterra o monstro para sempre. Jimmy e Chloe se acertam, mas Davis prova que não precisa de uma fera interior para ser um monstro e atravessa um ferro em Jimmy. Num último ato para salvar Chloe, Jimmy mata Davis, morrendo os dois juntos e de forma trágica. O enterro apresenta o irmão caçula do falecido, que vem a ser o "verdadeiro" Jimmy Olsen. Clark sente-se culpado pela morte de Jimmy e decide mudar radicalmente a sua vida, deixando o nome "Clark Kent" para trás e indo de encontro ao treinamento com Jor-El na Fortaleza. Enquanto isso, a derrota de Apocalypse gera um efeito na mansão Luthor, onde Tess se depara com o surgimento de um novo e antigo vilão da série: Zod.








E AGORA: A season premiere da 9ª temporada de "Smallville"! :D

Nenhum comentário: