sábado, 26 de setembro de 2009

[Audiência] Prévia de 9x01# Savior


Embora seja talvez a season premiere (e consequentemente, a temporada) mais aguardada de "Smallville", o primeiro episódio, "Savior", teve péssima audiência nos EUA, alcançando apenas:

* 2,5 milhões de espectadores

E como era de se esperar, ficou longe de ser a série carro chefe da CW em audiência na estréia. Você, conseguiu, Dawn! Comemore, vagabunda do inferno!

1. The Vampire Diaries - 4.91 million
2. Supernatural - 3.40
3. America's Next Top Model - 3.24
4. Gossip Girl - 2.55
5. Smallville - 2.50
6. One Tree Hill - 2.45
7. 90210 - 2.44
8. Melrose Place - 2.31
9. The Beautiful Life - 1.38


Lembrando que esta é a primeira prévia. Até o fim do dia deve sair a prévia final, e como de costume daqui 3 semanas sai a audiência final oficial consolidada, onde se Deus quiser, Smallville sobe pros 3 milhões.

Bom, agora falando sobre a audiência em si, até que não é uma grande surpresa, pelos fatos já conhecidos (sexta feira, sem reprises no horário, concorrendo só com Season Premiere dos outros canais que já eram acostumados com séries novas às sextas, etc...). Mas pra CW até que está bom. Começou com 2,5 milhões, coisa que o canal certamente jamais sonhou em ver numa sexta feira, e por pouco não ganhou de Brothers da Fox.

Ou seja, vendo pelo âmbito de ser uma sexta feira, foi uma audiência acima de qualquer expectativa de quem acompanha audiências dos EUA.

Mas vendo pelo lado de Smallville, que por 8 anos foi imbativelmente a série mais vista da CW, sempre com médias acima dos 4 milhões na Season Premiere, é de doer na alma ver uma Season Premiere de Smallville sendo vista por menos gente do que uma Season Premiere de Gossip Girl por exemplo, mesmo sabendo que tinha potencial para dar muito mais. Afinal, se deu 2,5 numa sexta, imagine quanto não teria dado se tivesse permanecido nas quintas?

E a tendência agora será cair. Começa no episódio que vem, que não será exibido nem em New York e nem em New Jersey, que são lugares onde boa parte da audiência da série se concentra. Isso pra não falar que como um anunciante vai olhar uma série que antes dava 4 milhões e do nada caiu pra 2,5 numa estréia? Ele vai procurar outra série onde anunciar seu produto.

Quanto menor a audiência, menor o investimento na série. Quanto menor investimento, menos atratividade. Quanto menos atratividade, menos audiência ainda. E quanto menos audiência, menos anunciantes, e quanto menos anunciante, menos motivos para que uma emissora renove com uma série que já não dá o retorno que dava... A mudança pras sextas foi um caminho sem volta, infelizmente. Fizeram isso de caso pensado, porque não é possivel que ninguém tenha se dado conta disso tudo antes de fazer a 'bendita' mudança de dia ¬¬'

Mas é claro que nada disso anula o fato de que Smallville está fazendo história na CW dando numa sexta feira uma audiência que as séries pra emos e boiolas verem durante o resto da semana não estão conseguindo.

Bom, vamos ver os próximos capítulos...
...Mas acho que já podemos começar a nos preparar para nos despedir de Smallville, no fim desta temporada, infelizmente.

Um comentário:

Turan Lima disse...

Ñ PODE SUBIR PRA 3 MILHÕES!!!

TEM DE SUBIR PARA 5 MILHÕES E MEIO!!!

E ONE TREE HILL TEM DE FICAR EM SEGUNDO!!!!