sexta-feira, 26 de setembro de 2008

[COMENTÁRIO] 8.02 - Plastique






Muitas foram as expectativas criadas em volta desse episódio. Um "novo" Clark Kent com pose de Super-Homem em meio a destroços num acidente, em imagens divulgadas pela CW, deixaram os fãs afoitos pelo episódio! Eu era um desses...

Em "Odyssey" (8.01), eu disse que não tinha expectativas para esse episódio, e talvez por isso eu tenha me impressionado e gostado tanto!
...Acontece que deixei o entusiasmo tomar conta e "Plastique" (8.02), o episódio que eu tanto aguardei pra assistir, não foi o que eu esperava e caiu no meu conceito!

Claro...nem tudo é um mar de rosas e nem tudo é um pesadelo, então vamos lá:

O episódio começou bem. Clark chegando no Planeta Diário em seu 1º dia de trabalho. Lois fazendo-o trocar de roupa e depois ficar embasbacada ao olhar para o novo colega todo charmoso! (Hmm...tá pintando um clima! rsrss)
Sem falar que, nahora do tremor, ela caiu sobre os braços dele, que a segurou e aí os dois se olharam! (Hmmm.....)

Confesso que esperava mais da cena do acidente....Imaginei um Super-Clark usando seus superpoderes para deter o ônibus e então salvar os passageiros. Só que o ônibus já estava detonado e ele só teve o trabalho de abrir o teto do ônibus para liberar passagem às vítimas. Nada que tenha comprometido a cena, que, afinal, foi muito bem produzido, com um cenário bem trabalhado, que mostra que "Smallville" também evoluiu nos cenários.

À primeira vista já gostei do personagem de Davis Bloome (o futuro vilão Apocalypse, que nos gibis mata o Superman!). O ator cumpriu seu papel e já é uma adição bem-vinda na série! (Detalhe que nesse primeiro momento do acidente, Allison Mack - Chloe - estava linda como nunca esteve antes! -- infelizmente ela voltou a ser só mais uma cara sem graça no restante do episódio! ........o que uma maquiagem não faz?! kkk)

A preocupação de Lois, enviando um torpedo a Clark para saber onde ele estava. A cara de Clark ao ver que sua chefe era Tess, a mesma moça que ele salvou durante o acidente! E a surpresa maior quando ela perguntou sobre Lex...
Já deu pra perceber que a sombra de Lex continuará a perseguir Clark, mesmo sob a pele de Tess!

<< Falando em Lex...pra quem achava que a série não seria a mesma sem ele...bem, de uma certa forma acertou, porque "Smallvile" ganhou ares novos e um tom mais maduro....mas Tess está cumprindo seu papel e confesso que não lembrei de Lex em nenhum momento enquanto assistia o episódio! >>

E o clima já começa a esquentar entre Chloe e o paramédico Davis Bloome (hum...loirinha safada, aquela cena da lâmpada não me engana! rsrss)

Bem, a atriz que interpretou Betty (a futura Plastique, que dá título ao episódio) se saiu bem, tem futuro, é uma boa atriz....mas de vilã ela não tem jeito!

Aliás, com exceção de duas cenas (quando Davis e e Chloe a socorrem; e quando ela fica cara-a-cara com Tess!) as demais são as mais fraquinhas do episódio!
Aquela que Betty está com Clark no beco e o jovem Tommi pega fogo....muito fraquinha, não teve impacto algum! ... E quando Clark usa sua supervelocidade para salvar Chloe do 'raio de fogo' de Betty é uma daquelas cenas de ação que serão rapidamente esquecidas!

Porém, o maior defeito do episódio também é o "destaque" do episódio, o qual alguns não deverão perceber....o roteiro!
Como eu disse, começa bem no início...mas depois se perde, vai de acordo com a maré e se torna algo cansativo.
O episódio se perde da mesma maneira que o filme "Matrix Reloaded" (e alguns momentos!).....OS DIÁLOGOS!
Isso mesmo! O episódio é virado só em diáologos (demorados!), que não apresentam quase nada de importante (ou interessante!), deixando de lado a ação e focalizando mais em apresentar Davis e um novo rumo para a série, tornando "Plastique" cansativo....o que, inclusive, me fez comparar a um daqueles episódios de estréia de séries teen com apelo mais maduro que não fazem sucesso!

Claro...graças a Deus que nem tudo está perdido!
Clark permanece sendo aquele "novo" homem, mais decidido e parecido com o Super-Homem que todos nós conhecemos e amamos, que nos foi apresentado em "Odyssey".

E Lois está perfeita! Pra quem dizia que Erica Durance pouco parecia com a Lois Lane que todos conhecemos, está aí a prova de que ela sempre foi Lois Lane, e que os produtores só estavam esperando o momento certo para mostrar isso!

Aliás...a relação entre Lois e Clark é o ponto forte do episódio!
Eles pegando no pé um do outro foi hilário e em diversos momentos já deu pra perceber que Lois sente mesmo algo por ele (o que elimina de vez as chances de Clark, por algum motivo bizarro da natureza, vir a ter algo com Chloe, como alguns ainda acreditam! -- essa esperança morre e já é enterrada de uma vez por todas nesse episódio quando Chloe percebe que Clark reagiu normalmente ao lhe contar que estava noiva de Jimmy!)

Destaque também para as últimas duas cenas do episódio, quando Tess vai ao encontro de Betty - que está encarcerada numa cela - e, numa excelente performance, mostra que é a pessoa certa para ocupar o lugar de Lex Luthor (Michael Rosembeau), que aos poucos, vai sendo deixado pra trás.

E quando somos surpreendidos por uma inesperada cena de Davis caído em agonia num beco de Metrópolis! Incrível!

Parabéns a Sam Witwer (Davis Bloome) e Cassidy Freeman (Tess) que estão dando um show de interpretação e já estão em alta comigo!

Já tô vendo (espero não estar me antecipando de novo!) que a transformação de Davis no Apocalypse será um dos trunfos nessa temporada!

(PS: Só espero que se houver uma luta entre ele e o Clark, que seja algo decente, tipo as lutas contra Zod, Titan e Bizarro, porém mais demoradas e mais evoluídas!)

Apesar do episódio fraco (FATO!) nada me fez mudar a opinião sobre o amadurecimento da série e a certeza de que essa será a melhor temporada até aqui!


NOTA: 8,5 (valeu por Lois & Clark, Davis Bloome e Tess)

Nenhum comentário: