quinta-feira, 14 de maio de 2009

[Review] 8x21 # Injustice

A CAÇADA COMEÇOU...


É, pessoal. Depois de um ótimo episódio focado no trio Clark/Davis/Chloe (8x20 # Beast), tivemos um episódio apresentando a Gangue da Injustiça (formada pelos 'meteor freaks' da Tess) e focando na caçada ao monstro assassino, Apocalypse.

Metrópolis está em pânico e estado de alerta. O assassino está por aí e mais corpos tem sido encontrados. Clark chega ao escritório de Tess e indaga sobre o por que alarmar a cidade inteira estampando a cara de Davis nos jornais todos os dias. Tess revida que a cidade precisa estar informada e que isso deve chamar a atenção do 'misterioso' "Borrão Vermelho e Azul". Enquanto ela fala, Clark ouve um chamado através da sua megaaudição e reconhece a voz como a de Chloe, gritando por socorro.
Imediatamente, Clark desaparece supervelozmente.





Numa cena super sombria, Chloe corre desesperada pela floresta, gritando por socorro, quando chega a estrada e se depara com um caminhão vindo na direção dela.
Supervelozmente, Clark atravessa a frente do caminho e salva a amiga, que está em estado de pânico. Quando Chloe percebe que Clark a está segurando, ela o abraça.







Não muito longe dali, um grupo liderado por Betty (lembram dela? 8x02 # Plastique?), observa tudo. Betty afirma que agora eles poderão seguir com o plano.




Na cena seguinte, vemos Clark abrigando Chloe em sua casa e servindo-lhe uma bebida quente. Percebe-se que Chloe ainda está em choque. Clark se sente mal por isso, e Chloe conta que Davis a estava mantendo presa, por isso aproveitou quando teve chance e escapou. Chloe afirma que Apocalypse ainda está solto por aí e Clark precisa encontrá-lo antes que ele machuque mais pessoas inocentes.




Vemos a Gangue da Injustiça reunida num depósito abandonado, onde observam o corpo destroçado de um de seus companheiros, Neutron. Tess aparece e pergunta o que aconteceu. Livewire conta que ela e Neutron estavam perseguindo o monstro, quando Neutron entrou em luta contra a besta e esta o matou. Tess a repreende, afirmando que o objetivo da equipe era achar a fera e segurá-la até que o "Viajante" chegasse.
Livewire se revolta, afirmando que um deles está morto e Tess só se preoculpa com esse tal 'viajante', mas nunca lhes disse quem é ele afinal. Tess afirma que eles não precisam saber isso. Livewire garante que não quer mais fazer parte da equipe, pois não quer acabar como Neutron. Plastique (Betty) tenta convencê-la a ficar, lembrando que foi Tess quem lhes deu uma chance de recomeçarem suas vidas, fazendo algo de útil. Mas Livewire já está decidida. Então Tess faz um sinal para o Parasita, que encosta em Livewire, roubando-lhe o seu poder e enfraquecendo-a. A seguir, Plastique e Parasita vão embora, enquanto Tess fica a observar Livewire, que pergunta-lhe: "Então, o que você vai fazer comigo agora? Vai me matar?"







Clark e Oliver se encontram em seu escritório na LuthorCorp, onde procuram pistas do paradeiro de Davis. Clark afirma ao companheiro que chegou a hora dele fazer o que é certo e que eles precisam deter Davis. Oliver concorda. Clark, então, diz que precisa da sua ajuda para roubar um objeto que está com Tess; uma kryptonita preta. Ele afirma que isso deterá Apocalypse. Oliver topa e promete ajudá-lo.



Na cena seguinte, Clark está no celeiro da fazenda, onde arromba uma táboa pregada ao chão e pega um cristal envolto num pano. Chloe aparece. Clark afirma que não a quer por perto para o que ele irá fazer, e que descobriu uma maneira de salvar Davis. Chloe se surpreende e lembra-o que ele pediu a Oliver para pegar a kryptonita preta. Clark explica que uma vez seus pais (Jonathan e Martha) usaram a kryptonita preta para separá-lo de seu lado kryptoniano, e que usará essa mesma pedra para separar Davis da criatura e mandar Apocalypse para a Zona Fantasma. Chloe parece indignada e afirma que ela se enganou; Davis não tem mais salvação e precisa ser detido o quanto antes. Clark fica surpreso com a atitude dela. Nisso, ele recebe uma chamada de celular do Dr. Emil Hamilton, que conta que Apocalypse atacou novamente.





Clark e Chloe vão se encontrar com o cientista na cena do crime. Eles vêem dois corpos estirados no chão. Curiosamente, apenas um deles está destroçado, o que leva a dúvida, apontada pelo Dr. Hamilton, de que a segunda vítima não tenha sido da criatura. Afinal, ele encontrou um chip ultra-desenvolvido na cabeça da vítima. Chloe se sente mal com tudo aquilo e avisa que precisa sair. Clark pede que ela não se afaste dele, mas Chloe afirma que irá apenas tomar um ar.
Logo quando Chloe sai, Hamilton comenta com Clark que Chloe parece não ser ela mesma, e aponta o fato de uma semana antes ela querer salvar Davis e, de repente, o querer morto. Clark, de fato, percebeu e começa a refletir sobre isso.





Enquanto isso, Chloe vai até um depósito abandonado e se encontra com Plastique e Parasita (?). Ela revela-lhes que Livewire está morta, e pior: encontraram um chip na cabeça dela. Chloe desconfia que alguém armopu pra eles, mas Plastique defende Tess, afirmando que ela os salvou, dando-lhe um novo ideal, uma vida. Chloe permanece insistente na sua teoria, mas Parasita garante que a equipe foi idéia de Tess e não faria sentido algum desmontá-la agora.




Tess está em seu escritório no Planeta Diário, quando Oliver surge com uma garrafa de champagne e avisa que eles irão comemorar as ações da LuthorCorp/Indústrias Queen.
Tess segura a garrafa, mas dispensa a bebida. Oliver tenta dar em cima dela, seduzindo-a. Tess resiste e pede que ele se retire. Oliver decide ceder, pega a garrafa e entra no elevador. Porém, ele exibe um sorriso travesso, já que conseguiu o que queria: as impressões digitais de Tess na garrafa e as copia com um de seus aparelhos tecnológicos.





Clark chega a Fundação Ísis e interroga Chloe sobre onde ela esteve e afirma que a procurou por todas as partes. Em seguida, toca na questão de Chloe parecer mudada, já que agora quer ver Davis morto, mas antes pediu ao Dr. Hamilton que desenvolvesse uma cura para ele, e acusa-a de estar escondendo-lhe algo. Ela, então, confessa que tem mentido para ele desde que voltou e que também conhece a vítima assassinada. "Chloe" revela que a vítima se chamava Leslie Willis, mais conhecida como Livewire, e usava um tipo de dispositivo implantado em Black Creek, no qual era monitorada por Tess Mercer. "Chloe" exibe uma página dos membros da equipe (Injustiça) num dos monitores de seus computadores. Nisso, "Chloe" sente uma forte dor de cabeça e fraqueza, sendo segurada nos braços de Clark, até morrer, quando então se transforma em Eva Greer, uma das infectadas que aparece na tela do computador.







Minutos depois, Dr. Emil e Clark examinam o cadáver de Eva. Clark conclui que a verdadeira Chloe ainda está com Apocalypse. Dr. Emil encontra a mesma marca que havia no corpo de Leslie e afirma que ela também deveria estar sendo monitorada. Clark afirma que precisa encontrar quem está por trás disso e pede ao cientista que localize os demais infectados atravésdo GPS implantado na vítima.



Plastique percorre as ruas de Metrópolis, quando é surpreendida pela chegada super-rápida de Clark, que afirma que ela corre perigo. Clark conta que Tess os está enganando e implantou chips neles para que pudesse controlá-los, e foi através delesq ue matou Livewire e Eva. Plastique não consegue acreditar, até que Clark lhe prova com um sistema GPS sinalizador, onde a equipe aparece monitorada através de um canal de Tess. Clark pergunta onde estão Chloe e Davis e promete, em troca, levá-lo a um expecilista que pode remover os chips deles. Mas Plastique está revoltada e afirma que Tess vai pagar por isso. Clark concorda que Tess agiu errado, mas garante que ir atrás dela não é a melhor opção, e que isso é assunto para as autoridades. Plastique diz que ele não pode detê-la. Nisso, Parasita chega por trás de Clark e rouba-lhe todo o seu poder. Em seguida, Parasita foge com Plastique em supervelocidade.







Enquanto isso, o Arqueiro Verde invade a mansão Luthor atrás do objeto requerido por Clark. Ele usa as impressões de Tess para abrir o cofre e então rouba-lhe o pedaço de kryptonita preta. Nisso, ele ouve alguém se aproximando. Instantes depois, Tess chega ao seu quarto, prestes a trocar de roupa, quando se depara com Oliver em sua cama, nu, e coberto apenas de lençol. Tess se indigna com a afronta dele. Mas Oliver ainda tenta seduzi-la. Tess sente-se tentada, mas resiste e pede que ele se retire. Oliver levanta pelado (claro que a câmera o foca só de costas). De repente, uma explosão assola a porta do quarto, atingindo Oliver, que desmaia. Plastique e Parasita aparecem e avisam que já sabem do joguinho duplo de Tess, que fica sem reação.












Emil liga para Clark e avisa que não conseguiu contatar ninguém na mansão Luthor. Clark afirma que Tess corre perigo e alguém precisa avisá-la. Emil indica-lhe uma direção, onde Clark encontra um belo porshe, que o levará até a mansão.
(Pena que não vimos Clark dando uma voltinha no conversível!)




Na mansão, Tess está amarrada a uma cadeira, sob a vigia de Plastique e Parasita. Parasita a ataca com os poderes elétricos, e Plastique acusa a milionária de assassinar Neutron e Livewire. Tess pergunta o que eles querem. Plastique exige os arquivos secretos de Black Creek sobre os outros infectados, pois desejam formar sua própria equipe. Tess afirma que eles não passam de aberrações. Furiosos, os dois vão pra cima dela. Nisso, Clark chega e pede que eles não façam nada. Parasita afirma que é muita coragem dele aparecer ali sem poderes e arremessa contra a parede. Plastique apunhala Tess, que desmaia. Nisso, Arqueiro Verde surge do nada, derrubando Plastique. Em seguida, ele aponta o punho fechado com um anel de kryptonita para Parasita, que enfraquece. Clark o segura e joga-o contra uma mesa. O mutante afirma estar sentindo dor. Clark afirma que ele pode acabar com isso se devolver-lhe seus poderes. Parasita cede e Clark volta ao normal. Em seguida, ele encara o Arqueiro Verde, que parte com Tess desacordada em seu braços.










Após isso, Clark e Oliver se encontram na LuthorCorp. Oliver cobra que Clark mentiu para ele, e Clark afirma que não pode mais confiar no julgamento dele e exige saber por que ele guardava um anel de kryptonita, sabendo que isso pode matá-lo. Oliver, então, revela que ele tirou o anel de Lex e que foi ele quem matou Lex. Clark fica surpreso e garante que ele passou dos limites. Oliver entrega a kryptonita preta para Clark, que conta que a usará para separar Davis e mandar Apocalypse para a Zona Fanstama, e dá as costas ao amigo. Oliver afirma que ele não é seu inimigo, mas Clark diz que não sabe mais o que ele é, e vai embora.



Clark vai até o celeiro para pegar o cristal da Fortaleza, mas não encontra o objeto. Nisso, ele é surpreendido por Tess, que conta que destruiu o cristal. Clark exige saber por que ela fez isso. Tess afirma que ele precisa enfrentar o seu destino e a humanidade não estará salva até que ele destrua o monstro.




Na mansão, uma luz muito forte inunda a mansão e atrai a atenção de Tess, que corre para ver o que está acontecendo. A Orbe (aquela usada por Lex em 7x20 para controlar Clark) está flutuando e uma voz fala com Tess. Ela afirma que feztudo como ele pediu. A voz, então afirma que ela será a salvadora de Kandor.





O episódio termina com um grande 'baque' para a season finale, deixando no ar algumas dúvidas:

O que a Orbe tem a ver com toda essa história agora?
De quem é a voz? Brainiac? Zod? Zor-El?
Kandor? O que a cidade kryptoniana engarrafada tem a ver com tudo isso?
Afinal, de que lado Tess está?

Dirigido por Tom Welling (o astro intérprete de Clark), "Injustice" foi bom. Esperava-se mais. Mas ainda assim foi bem interessante. Destaco os seguintes momentos:

* As cenas com Clark e Dr. Emil Hamilton
* Arqueiro Verde esteve muito bem nesse episódio. Adorei a dualidade e cenas clichês, como num momento ele é o herói,no outro (pra se safar), ele o ninguém galanteador.
* A cena final.

Ansioso agora para a season finale mais aguardade da história de "Smallville"!

NOTA 9,5

Nenhum comentário: