terça-feira, 5 de maio de 2009

[Review] 8x20 # Beast


(INTRODUÇÃO)

Sem dúvidas, esta vem sendo uma das melhores (senão A melhor) temporadas de "Smallville". É certo que tem seus autos e baixos, mas qual série/filme não tem isso?? Só que em "Smallville", são infinitamente mais acertos do que erros (erros que podem-se contar nos dedos e ainda recebem nomes: "Toxic" e "Abyss")

Bom, mas para receber todo esse mérito, a série tem a sua fórmula: redefiniu totalmente a série (como fez na 4ª temporada) e nos apresentou cenários e ambientes novos. Agora, 98% da série se passa em Metrópolis, e deixando a cidade de Smallville (Pequenópolis) como mero coadjuvante. Não bastasse isso, agora temos Clark Kent (Tom Welling) abraçando o seu destino (até que enfim!) e já trabalhando no Planeta Diário, ao lado de Lois Lane (Erica Durance), com quem tem desenvolvido um relacionamento mais amigável nessa temporada, o que para os fãs está sendo ótimo, já que o clima de romance deu início e a dupla ainda interage muito bem em cena.

Não bastasse isso, a temporada ainda apresenta duas tramas principais.
A primeira delas é a transformação de Clark num super-herói guardião da cidade. Não, ele ainda não usa uniforme e nem é chamado de Superman, mas toda Metrópolis sabe que há um guardião superveloz e que usa as cores vermelho e azul (o que resultou no apelido "Borrão Vermelho e Azul"). Esta é a nova vida de Clark agora: jornalista de dia, e vigilante à noite.

A segunda trama apresenta o paramédico Davis Bloome, aparentemente bom moço, mas que se mostra misterioso e pior: é ele o futuro Apocalypse, o maior vilão do Superman (em outras palavras, aquele que mata o Superman!)
Sua história tem sido bem construída, sem deixar furos, honrando o material das HQ's, mas ao mesmo tempo, acrescentando fatos e fórmulas que tornam o personagem ainda mais intrigante. Ponto alto para a dualidade do personagem, ora o humano bem-intencionado mas atormentado, ora a criatura sanguinária e irracional.

Verdade é que, quando o ator Michael Rosembeau que encarnava (e muito bem!) o vilão Lex Luthor, decidiu deixar a série no final da 7ª temporada, os novos produtores tinham que achar um outro vilão a altura. Para isso, decidiram substituí-lo por dois personagens: Tess Mercer (Cassidy Freeman) e Davis/Apocalypse (Sam Witwer).
Na época, muitos fãs (eu, inclusive) xiaram, afirmando que isso era o cúmulo da apelação. Trazer Apocalypse para a série, antes mesmo de Clark se tornar o Superman seria total falta de respeito com a ordem cronológica do Homem de Aço, sem falar que seria impossível retratar o Apocalypse em uma série de TV, com efeitos especiais inferiores ao de cinema.
Bom, não adiantou reclamar. A decisão já havia sido tomada e o jeito era esperar e conferir na tela.

Para surpresa de todos, não poderiam ter escolhido um vilão melhor!

Desde "Plastique" (8x02), o personagem vem sendo construído na trama, e episódios como "Prey" (8x06), "Bloodline" (8x08), "Infamous" (8x15), "Turbulence" (8x16) e "Eternal" (8x18) serviram para entendermos melhor o personagem....mas é com "Beast" (8x20)que conhecemos de vez a verdadeira face dele, e percebemos que não é preciso ser um monstro para agir como tal, basta ser humano.



(REVIEW)

O episódio começa com Chloe (Allison Mack) se dirigindo ao seu quarto, quando seu celular toca. Davis a chama e diz que ele teve outro pesadelo. Ela afirma que ele está seguro ali com ela, mas Davis insiste para ela descer ao porão. Chloe então decide atender ao chamado e desce as escadas, quando se depara com um rastro de pétalas de rosas vermelhas pelo chão, que terminam em Davis, que está esperando por ela. Ela olha ao redor e percebe que todo o porão está decorado com flores e velas. Davis agradece-lhe por tudo que ela faz para estar com ele e evitar que o monstro dentro dele aflore, e afirma que sem ela, o homem que ele quer ser não existe e a beija apaixonadamente. Ela, então se entrega e o beija-o também. Porém, ela acaba percebendo um outro rastro no chão, porém de sangue. Ela decide seguir o rastro, que a leva até alguma coisa coberta por um lençol. Ela puxa o pano e grita desesperada ao ver o corpo de Clark ensanguentado, destroçado e pendurado (no melhor estilo "Jogos Mortais" e que fã nenhum sonhou em ver algum dia em "Smallville").
Chloe acorda horrorizada. Foi um pesadelo.




Já levantada, Chloe está a preparar um café, quando o telefone toca e ela vê que é uma chamada de Davis, porém quando Clark chega para visitá-la, imediatamente a moça desliga o celular. Clark lhe mostra a edição do Planeta Diário, estampando na capa o unício da caça ao serial killer Davis Bloome. Chloe lembra-o que Davis está morto, mas Clark confessa que está começando a duvidar disso. Chloe tenta convencer Clark de que o que acontece é que ele tem medo porque Davis iria matá-lo. Clark explica que ele encontrou um corpo despedaçado em um latão de lixo no mesmo estilo como os assassinatos de Davis (o mesmo corpo do vítima de Davis no episódio passado).





Enquanto isso, Oliver Queen (Justin Hartley) conversa com dois homens de negócios numa mesa, quando é interrompido pela chegada de Jimmy (Aaron Ashmore), que lhe pede um momento de atenção, garantindo que é um assunto urgente. Oliver pede licença aos convidados e vai falar com Jimmy, que lhe pede U$600,00 para pagar o concerto de seu carro. A julgar pela aparência dele, Oliver percebe que não se trata disso, e afirma que não lhe dará dinheiro para consumir drogas, mas oferece-lhe ajuda numa instituição reabilitada e até mesmo promete bancar as despesas. Jimmy fica contrariado, rejeita a oferta e vai embora.





Chloe se encontra, secretamente, com um cientista das Indústrias Queen (esse cientista, na verdade, é o Dr. Hamilton), e lhe entrega algumas amostras de DNA de Davis, a fim de obter uma cura para salvar Davis Bloom das suas transformações. O cientista diz que deseja ajudar, mas que precisa ver o sujeito em pessoa, mas Chloe afirma que isso não é possível. O cientista diz para ela ter cuidado, e Chloe sai do carro. Nisso, depara-se com Davis, que pergunta quem era o cara. Chloe explica que era só um amigo e avisa Davis que ele não poderia sair do porão. Davis avisa que não está conseguindo mais se controlar, que olha para as fotos dela, sem obter resultado e que não pode mais ficar longe dela. Chloe então entra num beco com ele e mostra-lhe a matéria do Planeta Diário sobre a caçada a ele e que por isso não é seguro deixá-lo na rua. Chloe então afirma que está disposta a deixar Metrópolis com ele. Davis é surpreendido pela proposta, mas Chloe avisa que só precisa fechar algumas contas e então eles podem partir.







Clark vai ao escritório de Oliver nas Indústrias Queen, para falar-lhe das suas suspeitas sobre Davis. Oliver garante que ele mesmo enterrou o corpo, mas Clark avisa que a tumba está vazia. Ambos concluem que Davis está vivo e, portanto, irá atrás de Chloe. Clark sugere ir até a Fortaleza tentar falar com seu pai Jor-El, mas Oliver afirma que o que ele deve fazer é matar Davis de uma vez por todas. Clark afirma que Apocalypse e Chloe são problemas dele e ele resolverá isso.



Chloe fala com o Dr. Hamilton, através dos computadores da Fundação Ísis, sobre o DNA de Davis. O cientista diz que ele não pode fazer nada, porque suas células estão em um estado constante de mudança, que tentou destruir uma e de algum modo se tornou mais forte. Chloe concorda em tentar levá-lo ao seu laboratório, mas agora o cientista avisa que não o quer mais perto dele, e explica que, às vezes, ocorrem alterações no corpo por fortes emoções, como amor, ódio, obsessão, e conclui que a única coisa que ajuda Davis é estar ao seu lado. O cientista desliga o monitor, quando Clark chega supervelozmente para conversar com Chloe e pergunta o que ela estava fazendo. Chloe mente que estava aconselhando um paciente. Clark avisa-a que Davis realmente está vivo e que vai levá-lo a Fortaleza para tentar prendê-lo na Zona Fantasma. Chloe é contra a sugestão, afirmando que ele corre perigo de ficar preso lá também, mas ele insiste que ele está disposto a correr o risco para salvar a humanidade. Chloe então decide despistar-lhe com uma pista falsa. Ela fala de estranhos assassinatos ocorridos no Alasca, e que Clark se prontifica em ir até lá investigar, e parte em supervelocidade.

Chloe realmente está tomando um rumo duvidoso. Obscuro. Uma escolha que não deverá haver volta. Os produtores da série tem se saído muito bem com essa dualidade, pois deixa os espectadores na expectativa e em cosntante etado de tensão. Afinal, não se pode afirmar de que lado Chloe realmente está! Será que ela está fazendo tudo isso por Clark mesmo, num estado de amizade/amor que beira ao doentio?!? Ou será que realmente se apaixonou pelo vilão?!?!






Oliver vai até o apartamento de Chloe e flagra Jimmy tentando roubar dinheiro da ex-esposa. Jimmy afirma que trata-se de um empréstimo e que o devolverá, porém nesse momento Davis surge do nada e golpeia Oliver por trás, desacordando-o. E em seguida, vai pra cima de Jimmy. Instantes depois quando ambos despertam, estão amarrados no porão. Davis está ali e Jimmy afirma que Chloe não é tão louca de ajudá-lo, e nisso, Davis recebe uma ligação dela. Davis pede que ela volte o mais depressa possível, pois ele está se transformando. Oliver aproveita e grita para Chloe, que percebe que há mais alguém ali. Davis conta que pegou dois intrusos e os prendeu no porão, mas Chloe pede que ele os solte e vá direto esperá-la no carro.





Sem dar ouvidos a Oliver, Jimmy continua a provocar Davis, afirmando que ele destruiu a sua vida e agora está fazendo lavagem cerebral em Chloe. Oliver pede que Davis se acalme e siga os conselhos de Chloe, e Davis afirma que se ela não voltar, o único jeito de controlar a criatura dentro dele é matando um dos dois. Jimmy então oferece-se para morrer, alegando que ele já lhe tirou tudo mesmo. Davis se enfurece e vai de encontro a Jimmy, apertando-lhe fortemente os olhos, a fim de furá-los.
Oliver implora que ele páre com isso, garantindo que Chloe não o perdoaria por isso. Davis concorda e solta Jimmy, dando-lhe apenas um soco para desacordá-lo. Mas afirma que a vítima então deve ser ele (Oliver), e aperta-lhe o pescoço, sufocando-o.
Nisso, Clark chega supervelozmente no Talon, à procura de Chloe e, por instinto, usa sua mega-audição, ouvindo o sufoco de Oliver. Imeditamente, Clark arromba a porta do porão e desce supervelozmente, agarrando Davis e jogando-o contra a parede, exigindo saber onde Chloe está. Davis não diz nada e Clark o segura e sai com ele em supervelocidade.









Chloe chega ao Talon e se depara com uma equipe médica, incluindo o cientista que ao qual forneceu a amostra de DNA de Davis, e vê Jimmy sendo removido em uma maca. Chloe afirma a Jimmy que sente muito pelo que aconteceu, e Jimmy apenas diz para ela se afastar do monstro. Após levarem Jimmy, Oliver se aproxima de Chloe e conta, bravo, que pensou em chamar a polícia, mas resolveu lhe dar uma chance de se explicar antes dela ser julgada por esconder um serial killer. Chloe afirma que não deveria ter deixado Davis sozinho, que isso não teria acontecido se ela tivesse estado lá, que é tudo culpa dela. Oliver pergunta quando foi que ela passou para o lado do mal. Ela explica que, por algum motivo, ela acalma a fera dentro dele. Eles discutem, e Oliver afirma que agora nada disso será mais problema, e conta que Clark levou Davis e agora vai acabar com isso de uma vez por todas.





Na Fortaleza da Solidão, Clark arremessa Davis no chão, que afirma que não será trancafiado ali denovo. Clark afirma que não quer brigar, e conta que o trouxe ali pois a Fortaleza é o que restou de Krypton e ela pode ajudá-lo. Davis pergunta como um pedaço de Krypton chegou a Terra, e Clark explica que seu pai usou tecnologia kryptoniana para construí-la. Clark conta que vai enviá-lo a um mundo onde ele não terá de esconder quem é, e pega um cristal na mão. Davis afirma que se é um mundo sem Chloe, ele não irá. Clark afirma que se ele ama Chloe de verdade, deve deixá-la ir, mas Davis conta que ele não pediu isso e que foi ela que se ofereceu para sair da cidade com ele. Clark explica que Chloe faria isso por qualquer um, e que ela não tem sentimentos por ele. Davis afirma que tentou se matar para fugir dessa vida, mas quando Chloe está por perto não há trevas e ele sente-se humano, que é a sua oportunidade única de ser feliz e afirma que ele, seu irmão kryptoniano, deveria entender isso. Clark garante que estava errado e que eles não são irmãos.
Clark insere o cristal negro no centro de controle da Fortaleza, que abre um portal para a Zona Fantasma. Davis afirma que, se ele for, levará Clark junto. Ambos se enfrentam, mas, então, Chloe aparece teletransportada. Ela utilizou a chave octogonal na mesa da caverna Kauwatchi e retira o cristal. Clark exige saber o que ela está fazendo, e Chloe afirma que isso seria pior do que matar Davis, iria condená-lo a uma vida no inferno, e isso não é da natureza dele(Clark) e acabaria arrependido. Em seguida, Chloe vai embora com Davis, deixando Clark sozinho na Fortaleza, pensativo.









Após tudo parecer ter terminado, Jimmy vai até o escritório de Oliver. O jovem milionário recebe o ex-fotógrafo com um cheque em uma das mãos, referindo-se ao valor do concerto de seu carro. Jimmy afirma que não o quer mais, porém Oliver conta-lhe que este é a na verdade o seu primeiro pagamento, pois ele agora é seu funcionário. Jimmy que trata-se de uma piada de mai gosto, mas Oliver afirma que é sério,e ainda elogia a coragem dele ao confrontar a fera, mas garante que, no fim, ele enfrentou a sua própria besta interior. Jimmy encara isso como ajuda e sela a proposta com um aperto de maõs.




Após isso, Oliver vai até a Torre de Vigilância, na Fundação Ísis, e encontra Clark, que está ocupado tentando localizar Chloe através dos computadores. Oliver afirma que ele não conseguirá achar Chloe, e que ele deveria ter feito o que era certo. Clark garante que não tiraria uma vida, mas Oliver retruca que Davis é um monstro e vai matar todos que cruzarem o seu caminho, e ainda provoca que Chloe o tapeou enviando-o ao Alasca pra despistar-lhe. Clark não desvia sua atenção dos computadores, e Oliver vai embora.



Em seguida, o celular de Clark toca e ele atende. É Chloe, que pede desculpas a Clark e afirma que está fazendo tudo isso para protegê-lo. Clark não se conforma com o que está acontecendo. A conversa entre eles é realmente emocionante, focando na grande amizade desses personagens, que perdura desde o início da série (com Chloe tendo descoberto seu segredo na 4ª temporada), e que agora pode estar por um fio. A conversa termina com um pedido emocionado de Chloe para que Clark não vá atrás dela. Furioso, Clark quebra o celular ao descê-lo com seu braço num armário, que obviamente amassa.

E o episódio termina com Chloe partindo de um posto de gasolina com Davis num carro.

A questão que fica é: Chloe estará mesmo fazendo tudo isso por amizade a Clark??



Ótimo episódio!!! Clima de tensão criado desde o início. De certa forma, nos preparou para o que está por vir nos próximos episódios e, principalmente, o que esperar da luta Clark X Apocalypse na 'season finale'. Com ótimos efeitos especiais re-surgindo (por favor, não parem por aí! rsrs), e ótimas cenas de ação e drama, o episódio é sem dúvidas um dos melhores da temporada.

NOTA 10