sábado, 6 de março de 2010

[Review] 9x14# Conspiracy


CONSPIRAÇÃO!!!!!! SÓ PODE!!!!!!

É, pessoal, não foi só no episódio que teve uma "conspiração". Aqui, na minha vidinha real, também aconteceu uma história. Desde sexta-feira retrasada venho tentando desesperadamente baixar o dito episódio, sem sucesso. Em todas as tentativas aqui em casa, falhava. Optei, então, por baixar na Lan House, mas o arquivo aumentava as horas em questão de segundos e sempre extrapolava meu horário. Conspiração! Só pode! Foi ai que decidi 'pagar para ver' o episódio. Na mesma lan house, pedi a uma das donas que baixasse o episódio para mim (ela também é fã de Smallville! Uhuu). CONSPIRAÇÃO! SÓ PODE!!! Três (3) dias tentando baixar o arquivo através dela e....failed ¬¬ Percebam a minha história de amor e ódio com essa 'conspiração'. Até que ontem, a noite, como última tentativa, decidi deixar o pisódio baixando à noite aqui em casa.......

........Consegui!

Ufa, achei mesmo que teria de esperar para assistir "Conspiracy" no BOX em outubro... Ainda bem que não. Inclusive, tenho de avisar a moça para cancelar as tentativas dela...
Mas isso depois, porque agora eu tenho um compromisso com vocês! Vamos ao review...

Quando o episódio começa, percebemos o quanto os kandorianos não só confiam, mas idolatram Clark. Conhecemos Vala, a irmã mais nova de Faora, que demonstra ter uma queda por Clark. Vou dizer, se num futuro próximo quem sabe a série copiasse a saga "World of Krypton", com Clark e os kandorianos indo para o espaço, seria legal ver uma maior aproximação entre Kal-El e Vala.







Pela descrição do episódio, achei que teríamos uma cena 'a la Metallo', mostrando o médico louco sendo "experimentado" pelos kandorianos, mas essa história já aconteceu, e aqui vemos o Dr. Bernard Chisholm já executando a sua vingança contra os chamados "engenheiros cibernéticos", os kandorianos responsáveis pelas experiências. Vala é sequestrada, enquanto fechava a sua livraria (sim, os aliens estão entre nós!)

Quem sabe melhor sobre isso é Chloe, que continua tramando das suas. Oliver (novamente sem camisa - o cara não presta pra outra coisa!) se depara com Tess, em seu escritório, que desconfia do fato de Oliver não estar nem um pouco abalado pela destruição das torres, o que prejudicou a renda da companhia. Mas o que está prejudicando mesmo é um desvio de verbas, que Tess compete ao sócio investigar. Logo, Oliver percebe quem está por trás disso. Vemos Chloe acessando seu computador (pra variar), quando Oliver chega, sério, e, após linkar um rock no PC da loira, se aproxima dela (e ela gosta!) como quem vai beijá-la, mas o rapaz sabe seduzir e ter o que quer. (E no momento não é Chloe que ele quer). Oliver conta que a música é para abafar as escutas de Tess, que pode estar vigiando-os, e acusa Chloe de roubar o dinheiro dele. E como para a loira "os fins justificam os meios", ela afirma que está fazendo isso para o bem da humanidade, e o leva até um contâiner, onde o arqueiro se depara com um pesado armamento forjado de kryptonita. Facas, estacas, flechas, metralhadoras, etc. Enfim, o suficiente para matar Clark. E Chloe deixa bem claro que não confia mais em Clark e precisam se proteger por eles mesmos. Enquanto isso, alguém tirava fotos dos dois. (Na hora pensei que fosse algum agente da Xeque-Mate, mas não...)







Quem também não está confiando no Clark é Zod. Claro, afinal, apesar das autoridades oficializarem a destruição das torres como um acidente bizarro, o major sabe que aquilo foi obra de Clark. Clark não nega, e afirma que Zod não contará ao seu povo, afinal ele está mais mais fraco do que nunca e não sabe quanto kandorianos já estão contra ele. Zod abomina esse pensamento, e, com razão, afinal da forma que Clark expressou, é como se o futuro Superman quisesse usurpar o comando dele. E assim, cada vez mais, a rivalidade entre eles cresce.





Assim como Chloe, Zod decide agir por conta própria e disfarça-se de repórter do Planeta Diário (com direito a óculos) e, fazendo uma pose nerd, ele conquista a simpatia de outra funcionária, que concorda em trazer-lhe qualquer artigo ou papel referente a conspirações alienígenas. Quando consegue o que quer, Zod identifica cartas com símbolos kryptonianos e sabe onde tem que ir.





A relação de Clark e Lois não foi tão explorada nesse episódio, foi leve e isso até foi bom, pois apesar de pouco tempo na tela, surgiram detalhes que estavam fazendo falta, como os segredos de Clark, as saídas misteriosas dele. E enquanto Clark investiga com Faora o desaparecimento de Vala, Lois se depara com o responsável pelo desaparecimento. Dr. Bernard aborda ela numa cafeteria, tentando convencê-la de que aliens estão entre eles e que ele possui as provas necessárias. Lois não acredita (também, com a performance de nerd ufológico que mora em um furgão, quem vai acreditar?) e acaba pagando por isso, sendo rendida pelo doutor, que decidiu recrutá-la para a guerra anti-invasão à força.

Chegando ao esconderijo onde Dr. Bernard brinca de "Jogos Mortais" (com direito a braços decepados), Lois é acorrentada na mesa e obrigada a escrever a matéria, e isso tudo presenciando as atrocidades do Dr. Mureau...ops, Dr. Bernard. E dessa vez quem aparece para salvá-la não é Clark, mas Zod, que chega disfarçado de FBI e ao tentar libertar Vala, é alvejado com um tiro pelo doutor psicótico. Depois que o doutor deixa o local, Lois consegue se livrar das algemas e corre até Zod, mas o kandoriano parece mesmo abatido e pede a Lois que o deixe ali, mas liberte Vala e fuja com ela dali. Ali vemos um momento de altruísmo do major, que parece realmente sincero em suas palavras, e admirando pela bondade da humana. Até porque quando ele pergunta por que ela o está ajudando, ela responde: - "É o que Clark faria". (Se depois dessa, alguém mais se levantar pra dizer que esse Clark não inspira confiança nem está perto de ser o Superman, vem aqui que vai levar uma na cara!)






Quem confirma esse lado sentimental de Zod é Faora (que tem sua maior participação da temporada até aqui). Ela e Clark passam o episódio investigando o sequestro de Vala e, num determinado momento, ela revida quando Clark insinua da perversidade do major. Ela conta que durante uma batalha, Zod arriscou a própria vida, suportando lasers e tiros para resgatar uma jovem cadete (que era ela) do campo de batalha. E até Clark fica surpreso com essa revelação. Isso tudo ocorre após ambos investigarem o necrotério do qual os corpos para experiências dos kandorianos foram roubados. E há uma menção a John Corben (Metallo) nessa cena. Mas Corben não foi a única cobaia e o Dr. Bernard também foi uma dessas vítimas, como relatado no começo dessa review. Bernard morreu de enfarto após presenciar o roubo dos cadáveres e, ressussitou com problemas em seu cerebro, danificado pelas experiências. Com isso, Clark descobre o suposto esconderijo do lunático.




O cientista maluco retorna ao local e percebe que Lois desapareceu, mas ao se descuidar, é apunhalado pela intrépida repórter que, em seguida, tenta libertar a jovem do casulo. Mas Bernard se ergue e vai pra cima de Lois, deixando-a desacordada. Após, ele acaba percebendo algo que ainda não tinha visto: o medalhão no pescoço de Zod. Assim, Bernard acredita que a ameaça alienígena é ainda pior do que ele pensava (e é mesmo, não é?) e decide continuar com suas atrocidades. Nisso, porém, o Borrão chega e interfere em seus jogos macabros, arremessando o louco pro outro lado da sala. Em seguida, ele liberta Vala, pegando-a em seus braços e deitando-a numa maca, envolta num cobertor. Em seguida, ele vê Zod baleado no chão. Mas Bernard ainda resiste e põe-se em pé, ligando o seu instrumento cirúrgico, mas por uma fatalidade (ou saída bizarra dos roteiristas), ele acaba atingindo cabos de alta tensão e morre eletrocutado. Clark sente pena de Zod e, apesar das diferenças, não quer aceitar a morte de Zod, afinal o último pedido de seu pai Jor-El para que salvasse Zod ainda pesa nele. Quando Clark vê o último suspiro se esvair do corpo de Zod (que até na hora da morte não confiou em Clark), o Borrão decide agir e, pegando uma lasca de kryptonita (exposta numa bandeja) faz um corte em sua mão e, apertando-a firmemente, deixa cair uma gota de seu sangue no ferimento de Zod, que é curado e levanta-se surpreso. Surpreso também ficaram alguns fãs, bravos, que praguejaram chamando Clark de burro por salvar seu inimigo, chegando a "blasfemar" que esse não é e nunca será o Superman (a essas "mentes vegetativas" só digo: vão ler um gibi do Superman pra depois dar palpite!). Essa cena foi uma grande surpresa e uma ótima cartada dos roteiristas para resolver o lance da destruição das torres. Sendo assim, o futuro visto por Lois, Clark e Tess (e compartilhado para Chloe e Oliver) está mais próximo de se cumprir, apesar de Alia e as torres já não fazerem mais parte desse futuro. Afinal, Chloe já não confia mais em Clark e Zod, além de curado, agora possui os mesmos poderes de Clark.












Tess é levada até o contãiner por seu espião. Chloe chega nesse momento e preocupa-se, mas tanto ela quanto a diva da LuthorCorp tem uma surpresa: o contãiner está vazio!
Assim que a ruiva e seu lacaio vão embora, Chloe depara-se com Oliver, que conta que moveu as armas para outro esconderijo, prevendo que Tess estava armando alguma quando lhe contou sobre o desvio. A questão é: Oliver também não confia tanto assim em Chloe e se nega a contar para ela o novo local. Mas quando perguntado se ele contará tudo para Clark, ele afirma: "Com certeza....mas no momento certo!"

E quanto a Lois, temos através dela outra referência ao Xeque-Mate, quando vemos na mão dela uma peça de xadrez e a mensagem codificada de Amanda Waller: "Obrigado pela amostra de sangue". Hm...talvez Lois não tenha duvidado tanto assim do Dr. Bernard.



E no final, temos a terceira cena mais comentada do episódio (as outras são a cura pelo sangue e o quase beijo Chlollie). Zod esconde de Clark que agora possui poderes e lhe agradece por ter salvo a sua vida, afirmando que estava enganado sobre ele. Assim que Clark vai embora, Zod então revela ao público que, em poucas horas aprendeu o que Clark ainda não conseguiu em quase 10 anos: VOAR. Uma bela cena, aliás, fazendo referência à famosa cena de "Cidade dos Anjos", com Nicholas Cage.

E assim termino, de forma mais curta que os reviews anteriores, esse episódio que me custou horas de angústia (1 semana, pra ser exato) para conseguir assisti-lo. Claro que depois de tudo o que passei para poder vê-lo, já não tenho tanta paciência assim para escrever uma grande resenha. Agora é esperar 1 mês até a volta de "Smallville", que, pela última promo divulgada, reserva ÓTIMOS episódios na reta final dessa que vem sendo a melhor temporada da série (se Greg Beeman, Lex, Perry e Martha voltarem fixos para a 10ª temporada, então teremos uma nova vencedora rsrs)









Abraços, galera!
PARA O ALTO E AVANTE!


NOTA 8,5

2 comentários:

mrhide disse...

Se depois dessa, alguém mais se levantar pra dizer que esse Clark não inspira confiança nem está perto de ser o Superman, vem aqui que vai levar uma na cara!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
hilario

mrhide disse...

o final com Zod voando show